Professor Mílton: Para prevenir anencefalia, ácido fólico nas gestantes
por Conceição Lemes
É definitivo. A mulher grávida de feto anencéfalo pode interromper a gestação ou levá-la adiante, sem ter de entrar na Justiça. Na semana passada por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF), num julgamento histórico, decidiu que, nesses casos, não é crime a antecipação terapêutica do parto.
A anencefalia resulta de um defeito do tubo neural (estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e à medula espinhal). O feto não tem cérebro, calota craniana e couro cabeludo.
É uma doença multifatorial. Os cientistas não sabem exatamente a causa. O que sabem é que resulta da interação de componente genético com ambiente. Em outras palavras: existem alguns genes que predispõem à doença e algum fator ambiental faz com que ela se manifeste.
“A ingestão insuficiente de ácido fólico, ou folato, é um dos fatores ambientais”, informa o professor Mílton de Arruda Martins, titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. “Gestante com deficiência dessa vitamina do complexo B tem maior risco de gerar bebê com defeitos graves do tubo neural, entre os quais anencefalia e espinha bífida [fechamento incompleto da coluna vertebral].”
A boa notícia. Várias pesquisas já demonstraram que existe diminuição de defeitos do tubo neural em bebês cujas mães tomam suplementação de folato na gravidez. O ácido fólico ajuda a prevenir esses graves problemas congênitos.
O ácido fólico é encontrado em castanhas, vegetais de folhas escuras, cereais integrais, levedo, fígado e leguminosas, como feijão e lentilha. Portanto, em mulheres que desejam engravidar, o consumo de alimentos ricos em folato é fundamental. Suplementação significa ingerir comprimidos dessa vitamina do complexo B.
“Além de uma dieta rica em alimentos contendo ácido fólico, é indispensável a gestante fazer de suplementação dessa vitamina”, orienta o professor Mílton de Arruda Martins. “A suplementação deve ser iniciada três meses antes da gestação”.
A razão é simples. Como os defeitos do tubo neural aparecem nas primeiras semanas de desenvolvimento do feto, o ideal é a mulher estar tomando ácido fólico — atenção! — antes de engravidar. Converse com o seu médico a respeito.
Leia também:
Nascituro: Ninguém assume a sua paternidade nem maternidade na MP 557
14 Comentários para “Professor Mílton: Para prevenir anencefalia, ácido fólico nas gestantes”
Há um pequeno erro no título (e como ele aparece na página inicial, é bem visível)
Obrigada pelo alerta, Arthur. abs
Corrigido. abs
"Uma deficiência de ácido fólico, junto com a vitamina B12, pode causar espinha bífida ou defeitos no fechamento do tubo neural (malformação na coluna vertebral e comprometimento das funções neurológicas, respectivamente). Esse problema é produzido nas primeiras semanas de gestação" – Dr.Victor Bunduki, especialista em Medicina Fetal da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
(…) Em pesquisa recente Czeizel conseguiu provar a eficácia do ácido fólico na prevenção de defeitos do tubo neural. Sua pesquisa rendeu o Prêmio Internacional de Pesquisa Científica da Fundação Joseph P. Kennedy Jr. (EUA),
Retirado do artigo que recomendo: Os benefícios do Ácido Fólico: A vitamina pode diminuir o risco de malformação congênita http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDoc…
serviço de Utilidade Pública. Fantástico! Parabéns! Que se divulgue, se espalhe, que se adote tal suplementação como política pública!
O brocólis é citado com o uma das fontes mais ricas em ácido fólico. Por ironia do destino Severina é plantadora de brocólis! Há uma tese sobre o assunto "Espinafre e brócolis são fontes de ácido fólico", sendo o brócolis campeão: "Folatos em vegetais: influência do tipo de cultivo e do processamento", defendida por Juliana Azevedo Lima na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).
Como uma plantadora de brócolis analfabeta enfrentou o STF e conseguiu o direito (tardio) de abortar um anencéfalo, artigo de Debora Dinz, Uma hist´ria Severina, no Estadão de 07 de abril de 2012 http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,uma-histo...
A ingestão de determinados elementos (vitaminas, aminoácidos, etc) "in natura", por meio da ingestão de frutas, legumes e verduras na dieta, via de regra não é suficiente para assegurar as quantidades adequadas para evitar, prevenir ou tratar condições patológicas.
Olha, Tetê, parece que a chave para o entendimento da função orgânica dos alimentos é essa mesmo: "influência do tipo de cultivo e do processamento". E, certamente, não é com tamanha enchurrada de venenos e estupros ecológico dos solos que a referida função iria se manifestar. Bom, pelo menos não em seu pleno potencial.
OUTRA RECEITA, OUTRA INDICAÇÃO!
Agora, para prevenir anencefalia em feto a termo e, portanto, em futuros adultos, evitar contato com o PIG! [RISOS]
Não! A receita não é do professor/doutor/economista/sociólogo/presidente eleito dos Estados Unidos do Brasil… [José (S)erra… A receita é do matuto 'bananiense'!
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de 'Nois' Bananas
Ih! Essa bateu em cheio na única veia funcional do PIG. Excelente receita. Sem dizer que é notadamente civilizadora e humanista.
… Somente os anencéfalos são contrários à interrupção da gravidez nos casos de feto acometido de anencefalia! É lastimável que uma prerrogativa tão elementar necessite julgamento pelo STF – o mínimo de racionalidade mediana e bom senso são suficientes para determinar o veredicto…
… Urge sempre a necessidade de tremular uma bandeira, defesa de uma causa [ainda que estúpida], ou, simplesmente, a contestação irracional do inteligível… Eis a postura/atitude dos sectários, fundamentalistas, refratários ao aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual…
["O Sol gira ao redor da Terra!" (sic )]
República Destes Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Somente os que já nasceram são a favor do aborto!
Muito bom!
[…] Professor Mílton de Arruda Martins: Para prevenir anencefalia, ácido fólico nas gestantes […]