por Bonifa, em comentário neste post
Todo o Nordeste era, é e quer continuar sendo partidário de Lula. Mas o PT nordestino não tem a estrutura nem o carisma do PT de São Paulo. A liderança de Lula no Nordeste não é acoplada automaticamente ao PT. Embora tenha realizado milagres eleitorais, por toda parte no Nordeste o PT é pequeno e, mesmo assim, ainda não consegue ser homogêneo.
O PT nordestino acreditou que apenas a imagem de Lula, que tentou tomar como exclusividade petista, fosse suficiente para garantir vitórias e mais vitórias. O povo, que é lulista, ficou confuso com o apoio intransigente de seu lider máximo a candidaturas reprovadas fortemente por ele, povo. Jacques Wagner foi um erro que o povo não podia engolir mesmo que Lula diga a ele que tenha que engolir. Embora o titular da atual administração desastrosa de Salvador seja acusado por Pellegrino de estar a apoiar ACM Neto, o fato é que seu partido, o PP, está aliado oficialmente a Pellegrino. E o povo não pode ignorar isso.
Em Fortaleza, onde o carisma da prefeita Luizianne é evidente, sua segunda administração conseguiu o milagre de unir do lado contrário a ela, pessoalmente, quase todas as forças políticas da cidade, inclusive o PC do B e parte do próprio PT, que desde o início se recusou a embarcar na candidatura do grupo da prefeita. E o PT como partido em Fortaleza, embora aguerrido, é muito pequeno, tanto que só fez quatro vereadores.
Se o candidato de PT conseguiu chegar a 46%, estando completamente isolado, este milagre se deveu à presença de Lula na campanha. E este fato, se não vai diminuir a devoção lulista na cidade, provocou uma mágoa profunda, causando mesmo um grande mal estar na população, que se viu obrigada a ter que se dividir entre suas preferências construidas através de avaliações locais, e o chamamento de seu lider máximo para que fosse em sentido contrário.
Temos que concluir que o PT de Salvador e o de Fortaleza e os PTs de todo o Nordeste precisam de autocrítica profunda e de profunda reestruturação, para que não abusem da imagem de Lula nem se adonem dela com exclusividade, isso é um erro brutal. E sua tarefa urgente é a obrigação de reconstituir a imagem de Lula, desfazendo a mágoa que o grande político, pensando talvez demasiadamente em nível nacional sobre seu Partido, deixou com sua presença nestas duas cidades.
PS do Viomundo: O título original deste post, que dizia que o povo derrotou Lula onde o candidato do PT era ruim, foi mudado por não expressar o que escreveu o comentarista. Desculpem nossa falha!
Leia também:
Haddad: Livrar São Paulo do higienismo social
Miguel Nicolelis: SP como centro da inovação cultural
Apoie o VIOMUNDO
Fillipi e Zaratini: Como será o Arco do Futuro
Raquel Rolnik: A revalorização do espaço público em São Paulo
A carta para incentivar o uso das bicicletas
Emicida: Em defesa de investimentos na periferia




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!