Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo

Tempo de leitura: 2 min

por Conceição Lemes

Na eleição de 2010, José Serra, então candidato pelo PSDB à presidência, disparou contra o aborto, criminalizando uma questão de saúde pública. Corajosa entrevista da coréografa e bailarina Sheila Ribeiro desmascarou o oportunismo de ocasião.

Agora,  nesta campanha à Prefeitura de São Paulo, o alvo foi o material educativo do Projeto Escola Sem Homofobia, o kit anti-homofobia, que o Ministério da Educação (MEC), na gestão Fernando Haddad (PT), estava avaliando para lançar.

Nessa segunda-feira 15, reportagem de Mônica Bergamo, na Folha, revelou que Serra, quando governador, distribuiu nas escolas de São Paulo material similar ao kit anti-homofobia do MEC.

Só que há também um excelente vídeo educativo, que curiosamente Serra “esqueceu”, como fez com o seu kit anti-homofobia. É o vídeo Pra que time ele joga, que aborda a identidade homossexual.

O Pra que time ele joga foi feito pelo Centro de Referência e Treinamento de DST-Aids (CRT-Aids), da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em 2002, na gestão Alckmin (PSDB).  E, a partir de 2006, quando Serra tornou-se governador, suas secretarias da Saúde e da Educação promoveram-no muito. Está disponível até hoje nas Diretorias de Ensino, para ser usado pelos professores em sala de aula. É muito utilizado e bem aceito.


A aceitação do vídeo é tamanha que a sua reedição, em formato DVD, consta como meta concluída do governo paulista no Relatório de execução do Plano Estadual de Combate à Homofobia e promoção dos direitos LGBT,  da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo. Está na meta 2.10, página 20.

O Pra que time ele joga foi inclusive  recomendado pelo governo federal. No Portal do Professor, do MEC, ensina-se até como utilizá-lo na sala de aula.

Apoie o VIOMUNDO

Conclusão:  Foi um debate oportunista, que desencadeou uma campanha cega, apostando numa suposta intolerância da população. Ignorou os mais de 10 anos de projetos bem-sucedidos de combate à homofobia no ambiente escolar desenvolvidos por técnicos  do governo paulista. Tudo indica que a estratégia obscurantista saiu pela culatra.

Leia também:

Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu”

As entrevistas de Fernando Haddad e José Serra ao SPTV

Toledo: Serra cai de 37% para 28% entre os evangélicos

As entrevistas de Fernando Haddad e José Serra ao SPTV

Toni Reis: “Ele está cuspindo no pote em que comeu”

“Vai lá para o Haddad. É a pauta dele. Não precisa ter uma assessora a mais para ele”

Maria do Rosário: Campanha promove ódio contra a comunidade LGBT

Marinha concede identidade a casal gay no Rio

Alípio de Sousa Filho: Quantos artistas perderemos mais?

Se você é estudante e foi vítima de bullying homofóbico, denuncie

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também