Saul Leblon: Uma nova contribuição do iluminismo do Higienópolis

Tempo de leitura: 3 min

11/10/2012

Serra: um pacto do além com o aquém. [um Termidor de Malafaias para SP]

por Saul Leblon, na Carta Maior, sugerido pelo Tiago Tobias

Os primeiros passos de Serra na largada do 2º turno em São Paulo ilustram o ponto a que está disposto chegar para reverter o prenúncio da derrota que nem o Datafolha dissimula mais.

O tucano reuniu-se nesta 3ª feira com um interlocutor cirurgicamente escolhido para reforçar a musculatura do vale tudo na disputa: o bispo radialista, Silas Malafaia, veio diretamente do Rio de Janeiro apresentar armas à campanha.

Acompanhado do pastor Jabes Alencar, do Conselho de Pastores de São Paulo, teve um encontro fechado com Serra.

O pacto do além com o aquém foi festejado em manchete do caderno de política da ‘Folha de SP’.

Assim: “Líder evangélico diz que vai ‘arrebentar’ candidato petista — Silas Malafaia afirma que Haddad apoia ativistas gay”. 
O título em 3 linhas de 3 colunas, ladeado de um foto imensa de Serra (meia pág. em 3 colunas), empunhando uma criança adestrada em fazer o ’45’, inspira calafrios.

Deliberadamente ou não, o conjunto ilustra um conceito de harmonia que envolve arrebentar a tolerância, de um lado, para preservar a pureza, de outro. Concepções assemelhadas levaram o mundo a um holocausto eugênico de consequências conhecidas.

A hostilidade beligerante de Serra em relação a adversários — inclusive os do próprio partido — incorporou definitivamente uma extensão regressiva representada pela restauração do filtro religioso na política. Como recurso de caça ao voto popular, que escapa maciçamente ao programa do PSDB — liquefeito na desordem neolibera l–, é mais uma modernidade que devemos ao iluminismo dos intelectuais de Higienópolis.

O bispo Silas Malafaia foi importado do Rio de Janeiro exatamente com essa finalidade. Veio dizer aos fiéis de São Paulo em quem votar e a quem amaldiçoar. Os critérios escapam aos valores laicos da independência democrática em relação às convicções religiosas. Mas isso não importa à ética de vernissage de certa inteligência paulista. Faz tempo que em certos círculos incorporarou-se a licença do vale-tudo para vencer o PT, a quem se acusa de sepultar os princípios originais de esquerda…

Serra aperfeiçoa, não inova na promoção do eclipse das consciências e dos valores laicos que sustentam a convivência compartilhada. 

Na campanha presidencial de 2010, a água benta da sua candidatura foi o carimbo de ‘aborteira’ espetado contra Dilma Rousseff. A esposa do tucano, culta bailarina Mônica Serra, pregava nas ruas da Baixada Fluminense, como uma mascate da intolerância: ‘Ela (Dilma) é a favor de matar as criancinhas’.

Não era uma voz no deserto. Recorde-se que Dom Bergonzini, um bispo de extrema direita, da zona sul de São Paulo, já falecido, encomendou então 20 milhões de panfletos com o mesmo calibre. 

Os impressos falseavam a chancela da Igreja católica para atacar, caluniar e desencorajar o voto na candidata da esquerda nas eleições presidenciais. 

Um lote do material foi descoberto na gráfica da irmã do coordenador de campanha de Serra.

A imprensa sem escrúpulos teve então, curiosamente, todo o escrúpulo, omitindo-se de perguntar:

–De onde veio o dinheiro, Dom Bergonzini?

Tampouco se cogitou indagar se o bispo e os donos da gráfica tinham contato com outro personagem sombrio da campanha tucana, Paulo Preto — que o candidato da hipocrisia conservadora chamava de ‘Paulo afro-descendente’. 

Apontado como o caixa 2 da campanha, Paulo, fixemos assim, teria desviado R$ 4 milhões em doações para proveito próprio. Mas compartilhava segredos protegidos por recados ameaçadores:

–‘Não se abandona um líder no meio do caminho’.

A senha era enfática o suficiente para obrigar Serra a interromper a campanha e convocar os jornais, declarando-o um cidadão acima de qualquer suspeita. 

A transformação do eleitor em rebanho, a manipulação do discernimento político pela mídia e o retorno das togas a uma simbiose desfrutável pelo estamento conservador, configuram hoje os requisito de uma sociedade capaz de dar a vitória a Serra neste 2º turno. 

Não se trata de uma denúncia. São os ingredientes mobilizados pelo candidato tucano que arredonda assim a biografia com um toque de Tea Party tropical.

O pacto da intolerância selado com o eloquente bispo Malafaia ilustra a travessia edificante de um quadro originalmente tido como um zangão ‘desenvolvimentista’ da colméia neoliberal. 

A intelectualidade iluminista que ainda apoia José Serra tem condições de enxergar essa marcha batida que empurra São Paulo para um Termidor de malafaias. 

A intelectualidade iluminista tem, sobretudo, a co-responsabilidade nos desdobramentos dessa distopia obscurantista que a candidatura tucana enseja, agrega, patrocina e encoraja, na tentativa algo desesperada de evitar a derrota desenhada em São Paulo. A ver.

Leia também:

Zé Dirceu: ‘Não me calarei, não abandonarei a luta’

Dirceu, Genoino e Delúbio são condenados pelo STF

Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT

Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana”

Paulo Moreira Leite: O lugar de Genoino

Carta aberta: “Somos contra a transformação do julgamento em espetáculo”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Apavorado por Vírus e Bactérias

Será que Pai Padim Irimão do Santo Aborto no Chiele e esse malacafento vão exacerbar ainda mais o ódio? Neste ano,segundo o Grupo Gay da Bahia, já forma mortos 165 homossexuais no Brasil só no primeiro semestre, 28% a mais que no mesmo período do ano passado. Será que nós vamos assistir o ódio chegar a níveis insuportáveis com Pai Padim e o malacafento disputando o segundo turno das eleições de SP?

Apavorado por Vírus e Bactérias

Esse malacafento não é das melhores coisas que Deus pois na Terra. E quando tirar, não é para o céu que o sujeito vai.

Pai Padim Irimão do Santo Aborto no Chile e sua cruzada em benefício próprio e em luta pela Casa Grande e Senzala, com a vinda do malacafento, vai dar com os burros n´água. Só a Assembléia de Deus vai seguir o Malacafento e assim mesmo nem toda.

Pai Padim Irimão só ganha essa eleição com fraude nas urnas. Ele pode. É só dá uma ligada para o amigo que tem capangas no mato grosso.

francisco niterói

Eu andava muito preocupado com a influencia cescente da religiao na politica brasileira.

Nao acreditava que chegariamos a uma Teocracia, mas teriamos muitas mordaças.

Agora nao penso mais assim. Acho que a eleiçao em SP marcou um ponto de inflexao, um recado do eleitorado pra “velha” separacao Igreja- Estado.

Vejam o Russomano: a meu ver, no inicio a religiao ajudou mas foi fatal no final.

Dessa forma, se o Haddad ganhar, sera mais um sinal aos politicos de que devem manter a religiao onde sempre deveria estar: nos seus templos, entre seus seguidores, etc, mas NUNCA tentando impor, POLITICAMENTE, os seus dogmas à coletividade.

lando carlos

esse malafaia e um tremendo cara de pau,não respeita o proximo acha que o estado deve seguir a biblia,o estado e laico o tse não pode permitir que se fomente o odio~esses caras são riquissimos,pois suas igrejas são milionarias se quer pagam impostos,igrejas tem que ajudar o brasil pagando impostos ex.seria dinheiro para o inss.e quanto a politica malafaia cala a boca,e respeite a minoria seja la ela qual for

FrancoAtirador

.
.
A Máfia Midiática BraZileira trouxe para o país

o que há de pior na política dos Estados Unidos,

fazendo do ‘Coiso Ruim’ um fantoche do Tea Party.

ADMINISTRAÇÕES DO PSDemB NO BRASIL:

QUALIDADE DE VIDA PARA A ELITE RICA;

CEMITÉRIO PARA OS SIMPLES E HUMILDES…


.
.

valter

Mulavéia e Çerra são a vanguarda do atraso. São pessoas que deveriam ter vivido na idade média.

eraklito

Esse “pastorzinho de meia pataca” é muito arrogante, mermão.
Vive pedindo dinheiro na televisão, mermão.
Enganador, larápio, aqui é SP, mermão.

Arlete

Os crimes contra as pessoas comuns serão julgados e os culpados condenados, mas usar o Santo nome de Deus em vão, como esta tucanalha e aliados estão fazendo quem viver verá o fim desta turma de degenerados.

Ildefonso Murillo Seul Batista

Arriégua!!!

Pentecostal na prefeitura e Opus Dei no Estado????

Fabio Passos

silas malafaia é a cara(fuça?) de jose serra, do psdb e de todo o PiG.
Não são apenas atrasados… são medievais.

Livrar-se disto é uma benção, não apenas para São Paulo, mas para todo o Brasil.
Aleluia! rsrs

anac

Entidades de servidores públicos querem anulação da Reforma da Previdência
O Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais já definiu a nova prioridade de luta para o período: a anulação da reforma da previdência de 2003. Os representantes das mais de 30 sindicatos e associações que integram o fórum decidiram questionar a validade da medida, a partir de ações jurídicas e políticas. Presidente nacional do PSOL, Ivan Valente, diz que partido entrará com ação direta de inconstitucionalidade.

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21057

Moura Brasil

“Por onde andará a esposa do tucano, a culta bailarina Mônica Serra?”
Alguém tem alguma informação a respeito de seu paradeiro.

    Arlete

    Se ela aparecer o fora que deu em relação ao aborto volta á tona.

E. S. Fernandes

É o que dizia aos meus amigos, na campanha de 2010.
Bastava estar no século XVIII, o das Luzes, para não votar no Cerra. Sequer é necessário ser de esquerda, socialista ou comunista. Bastava ser um admirador de Rousseau; Montesquieu; Voltaire; Locke e pronto. Bastava ser um admirador dos “pais” fundadores dos EUA, como George Washington, para encontrar no Cerra o símbolo de tudo o que é atraso e preconceito. Candidato da irracionalidade; é um homem ligado mais ao Santo Ofício medieval que a qualquer coisa que represente as idéias da França de 1789.

Bonifa

Malafaia jamais seria considerado seriamente no Rio e o fato de ter sido importado para ser levado a sério em São Paulo ou depõe contra a inteligência da cidade ou é erro de avaliação dos serristas, sempre menosprezando a capacidade de discernimento do povo.

Yacov

Essea excrescência chamada MALA-faia incita ao ódio e à violência contra os homossexuais em seu púlpito televisivo todos os dias. Alguém tem que tomar uma atitude contra esse crime. Isso é no mínimo incitação à violência e apologia ao crime. Cadê o MP???

“O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

João Vargas

O vampiro faz pacto com o coisa ruim. A eleição em São Paulo tá parecendo filme de terror!

demetrius

Quantas pessoas deram na última parada Gay em SP mesmo? E o sujeito da bolinha de papel acha uma boa tática ir contra eles?

Francisco

Parece que a discussão de Cerra com Malafaia é realmente sobre valores…

maria olimpia

Texto primoroso e a simples verdade. Resta saber como reagirão tanto os iluministas e os eleitores paulistanos. Espero que esse candidato e seu partido desapareçam tanto em SP como no País.

srta marcelina

Ac ho que o Edir Macedo vai ter de rumar para o Haddad, pois correrá o risco de invasão de outra igreja concorrente em são paulo (o malafaia predomina no rio) e a perda de possiveis crentes futuramente com o apoio dum imaginario governo serra-malafaia. O PRB tera de sair do buraco, senao a universal correrá riscos (Record-Universalx Globo-Malafaia)

Jairo Beraldo

“Líder evangélico diz que vai ‘arrebentar’ candidato petista — Silas Malafaia afirma que Haddad apoia ativistas gay”.

Isso aí não pode ser considerado homofobia??? E sendo, não é a homofobia crime????

    Marcio Wilk

    Sim! Claro que é homofobia! O Malafaia é um criminoso e não é de agora, mas quem irá denuncia-lo? O Ministerio público de São Paulo? Capaz! O movimento GLS? Não, esses adoram aparecer um pouco, ainda mais se forem vítimas. E mais. ” Religião é o òpio do Povo” já dizia Confúcio…ou maomé, ou chin ling loun…sei lá.

    sergio m pinto

    Bertold Brecht, autor de Escuta Zé. Livro indispensável

Carla

Tudo bem… mas o que Higienópolis tem a ver com isso? Não é só Higienópolis que é tucana, há muitos outros bairros como Alto de Pinheiros (e Pinheiros) onde mora o Zé. Chega de mencionar Higienópolis como referência da tucanagem. Há bastante simpatizantes do PT morando em Higienópolis! Me parece que o Azenha também more em Higienópolis!

    Bruno

    é isso aí!!!!
    O pessoal pega um caso isolado, em que uma infeliz deu uma declaração mais infeliz ainda, e generaliza.

    Diniz

    Ah vá, já morei em Higienópolis e sei que a esmagadora maioria deste bairro é nojentamente elitista, direitista, conservadora, e tem ojeriza de tudo o que se refere a esquerda, ao popular ou a “gente diferenciada”. Na dúvida é só conferir o mapa de votação, aonde Higienópolis, junto com Jardim Paulista, batem sempre os recordes de votação (sempre mais de 70%) a favor dos tucanos e afins. Sei que há alguns gatos pingados intelectuais de esquerda no bairro, que se incomodam com o caráter alienado e preconceituoso de seus moradores. Mas compreendem o simbolismo de Higienópolis, de nome meio nazi-fascista higienista, e sentem até o sabor de uma doce vingança quando este simbolismo vira deboche nacional.

Narr

Programação cultural da semana: J. A. Gianotti, Ana Maria Braga e o bispo S. Malafaia organizam mesa redonda “A farsa do evolucionismo de Darwin”, o pastor Jabes Alencar, o cineasta Hector Babenco, a atriz Beatriz Segal e o padre Marcelo discutem as relações do movimento camponês com o Museu da Moda, o filósofo imortal Merval Pereira e a atriz Bruna Lombardi falam sobre a contemporaneidade do Tribunal do Santo Ofício e da necessidade de integrá-lo ao aparato de ROTA.

Elvys

Malafaia apoiando Serra? O tucano já perdeu essa eleição, isso sim. É só esperar p/ ver.

Marcia Noemia

Qual será a reação dos ditos intelecctuais iluministas, humanistas, progressistas, istas e istas que apoia Serra, FHC e os demais tucanos com esta pérola de campanha política?

    Jorge Moraes

    Irão a um culto malafaiasista. Acompanharão, excepcionalmente, o rebanho. Distinto público de exorcistas, moralistas e neo-pentecostais de ocasião. Passarão, em seguida a um convescote católico com o Padre Marcelo, esse gigante da “aeróbica do Sim, senhor!”. Ao final, haverá a dispersão: bateria e alas mais populares – “os menos favorecidos” para um lado; Diretoria, puxadores (de saco) e ideólogos vip para o outro. Haverá para esse último grupo, certamente, um jantar com finas receitas e estampas, discursos contra os gays (o mais importante orador da noite é gay, mas dissimulado) e contra o aborto (um dos oradores será um notório fabricante de anjos, dissimulado e o outro – a outra – uma que recorreu ao aborto em “instante dramático”, mas que agora discorre sobre a sanha infanticida dos adversários políticos). A TV Globo dará cobertura ao evento, filtrando o que deve ser filtrado. E assim, caminhamos todos rumo à farsa e à idade média. Ave, Tucanos!

    Marcio Wilk

    …e todos ainda ouviram Jose Serra, o mais preparado, pronunciar “UMA TARDE ABENÇOADA À TODOS”!

Tiago Tobias

Esse apelo ao obscurantismo foi tentado pelo Serra em 2010. Surtiu certo efeito, mas não conseguiu reverter a situação. É esperar para ver, embora eu acredite que tudo que o Serra faz, desde levar um meteorito na cabeça a perder o sapato, volta-se contra ele.

Esse é o fim do PSDB. Agregando em suas fileiras um coronel fascista como o Telhada e esse pastor cretino.

abolicionista

Excelente análise! O Serra é isso mesmo, só não percebe quem não quer.

jcm

Se o Malafaia fizer campanha na tv, que se casse a rede que o abriga!

assalariado.

Embora não concorde com essa de adoração, a quem quer que seja, acredito nas ideias e não em pessoas (isto também é biblico), este video legendado nos ensina muito. É um rap cantado pelo Juninho, que nesse e, em outros casos, questiona o uso da fé alheia para fazer crescer a ideologia do deus dinheiro, e ao mesmo tempo reforça a hipocrisia e os ideologos do CAPETA -LISMO, e seus soldados.

Aqui esta o video e letra para reflexão:

http://www.youtube.com/watch?v=D_coA1z7Hnw

Abraços marxistas cristãs. Sim, também defendo a teologia da libertação.

Luiz Augusto

Direto do mensalão:

Os doutos afirmaram que não há necessidade de interromper,anular “parar ou mudar as conquistas” resultante da compra de votos para aprovar estas “conquistas”. Disseram que o povo ganhou com isto e por isto seria retrocesso tornar sem efeito estas “conquistas”, já que a maioria aprovou.

Fica assim: ” deixem as conquistas do povo continuarem já que elas aconteceram” porém “vamos prender quem provocou estas conquistas” para que “não tornem a fazer isto nunca mais”.Não houve crime mas houveram criminosos!!!!!!!!!
Já para os doutos a previdência……

    abolicionista

    “Houveram” é de doer…

    Ubiratan J. dos Santos

    abolucionista – Tambem não concordo múito com o Luíz Augusto, mas me parece que você “abolio” ( é assim que se escreve? ) a tolerância. Não seja tão raivoso.

    abolicionista

    Raiva? De modo algum, meu caro. Sou um grande defensor das variantes linguísticas!rs Apenas sou sensível à linguagem empolada e bacharelesca. De resto, nóis vai de PT! Bora enfrentar a escumalha que descarrilhou São Paulo! Eita tucanato enxundioso!rs

    Ubiratan J. dos Santos

    É pena que eu não sei a hora que você vai votar, mas se soubesse estaria aí em pensamento compartilhando com você. Aqui na minha cidade vão para a disputa final dois candidatos de extrema direita, estupidamente conservadores, minha candidata não conseguiu ir para o 2° turno.
    Deus te abençoe. Um abraço.

    Narr

    O mérito não é esse. Não cabe ao Judiciário determinar se um lei foi ou não benéfica ao povo. Isso é atribuição do Legislativo!

Mariac

Elegante, profunda e completa análise.

Deixe seu comentário

Leia também