Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo

Tempo de leitura: 2 min

por Conceição Lemes

Na eleição de 2010, José Serra, então candidato pelo PSDB à presidência, disparou contra o aborto, criminalizando uma questão de saúde pública. Corajosa entrevista da coréografa e bailarina Sheila Ribeiro desmascarou o oportunismo de ocasião.

Agora,  nesta campanha à Prefeitura de São Paulo, o alvo foi o material educativo do Projeto Escola Sem Homofobia, o kit anti-homofobia, que o Ministério da Educação (MEC), na gestão Fernando Haddad (PT), estava avaliando para lançar.

Nessa segunda-feira 15, reportagem de Mônica Bergamo, na Folha, revelou que Serra, quando governador, distribuiu nas escolas de São Paulo material similar ao kit anti-homofobia do MEC.

Só que há também um excelente vídeo educativo, que curiosamente Serra “esqueceu”, como fez com o seu kit anti-homofobia. É o vídeo Pra que time ele joga, que aborda a identidade homossexual.

O Pra que time ele joga foi feito pelo Centro de Referência e Treinamento de DST-Aids (CRT-Aids), da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em 2002, na gestão Alckmin (PSDB).  E, a partir de 2006, quando Serra tornou-se governador, suas secretarias da Saúde e da Educação promoveram-no muito. Está disponível até hoje nas Diretorias de Ensino, para ser usado pelos professores em sala de aula. É muito utilizado e bem aceito.


A aceitação do vídeo é tamanha que a sua reedição, em formato DVD, consta como meta concluída do governo paulista no Relatório de execução do Plano Estadual de Combate à Homofobia e promoção dos direitos LGBT,  da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo. Está na meta 2.10, página 20.

O Pra que time ele joga foi inclusive  recomendado pelo governo federal. No Portal do Professor, do MEC, ensina-se até como utilizá-lo na sala de aula.

Conclusão:  Foi um debate oportunista, que desencadeou uma campanha cega, apostando numa suposta intolerância da população. Ignorou os mais de 10 anos de projetos bem-sucedidos de combate à homofobia no ambiente escolar desenvolvidos por técnicos  do governo paulista. Tudo indica que a estratégia obscurantista saiu pela culatra.

Leia também:

Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu”

As entrevistas de Fernando Haddad e José Serra ao SPTV

Toledo: Serra cai de 37% para 28% entre os evangélicos

As entrevistas de Fernando Haddad e José Serra ao SPTV

Toni Reis: “Ele está cuspindo no pote em que comeu”

“Vai lá para o Haddad. É a pauta dele. Não precisa ter uma assessora a mais para ele”

Maria do Rosário: Campanha promove ódio contra a comunidade LGBT

Marinha concede identidade a casal gay no Rio

Alípio de Sousa Filho: Quantos artistas perderemos mais?

Se você é estudante e foi vítima de bullying homofóbico, denuncie


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Juvenal Juvêncio: “Só o Haddad para unir eu e o Andrés numa mesma causa” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Candidato a vereador tucano: “Serra é radical e intolerante” Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu”As entrevistas de Fernando Haddad e José Serra ao SPTVToni Reis: “Ele está cuspindo no pote em que comeu”Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo […]

maria olimpia

Conceição/Azenha,
Estes vídeos deveriam ser utilizados por todas as escolas. essa “polêmica” burra, só serve para desinformar e aumentar preconceitos, também é caso de saúde pública. Bela postagem, parabéns!

Roberto Amaral: Chávez e a derrota dos barões da imprensa brasileira « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo […]

Paulo Moreira Leite: Quem não tem voto diz que eleitor está cansado « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo […]

Eugenio L. da Costa

Eu vejo que os piores lugar para ser jornalismo é a GLOBO-PIG e a Veja esgoto. Porque o jornalista pode ser demitido por ataca o fracassado Serra, politicamente falando.

Da Folha tucana: Todos se cansaram de Serra, até conservadores apoiam Haddad | Maria Frô

[…] 2012: Serra não aprendeu nada com a campanha de 2010 e importa do Rio de Janeiro para São Paulo o pastor Malafaia, que esbraveja barbáries homofóbicas contra Haddad. Serra aposta novamente na mobilização dos valores mais conservadores dos eleitores. Mas como na questão do aborto (quando era ministro da saúde Serra  assinou portaria normatizando o aborto no Brasil) Serra na ânsia de atacar políticas públicas em defesa da diversidade se esquece que no governo Alckmin e em seu governo vídeos educativos excelentes contra a homofobia na escola foi política na secretaria da educação (Vejam o vídeo e a excelente matéria da Conceição Lemes no Viomundo a este respeito) […]

Hélio Pereira

Na tentativa de agradar Silas Malafaia,Serra esconde até aquilo em que seu Governo acertou!
Serra tem vergonha de seus acertos e isto é imperdoável!
Serra seguiu o Mala do Silas,mas o “Mala-faiô”!

Mauricio Dias: A manipulação escancarada da “ética” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo […]

Willian

Serra não disparou contra o aborto. Apenas disse que Dilma era a favor. Com medo de perder votos, ela negou. E mentiu.

    Marcos C. Campos

    Ela disse que é PESSOALMENTE contra o aborto (eu também sou). Mas também disse que é uma questão de saúde pública.

    Vocês tucaninhos gostam de reduzir a questão a um fla-flu preto-branco , com o objetivo claro de criar rejeição de segmentos da população ao candidato adversário, PRINCIPALMENTE, se for do PT.

    Mas, como cada vez mais a população busca informação aprofundada na internet, os candidatos que vocês apoiam estão sendo DESCARTADOS.

    Porque será ?

    Mário SF Alves

    A gente vive defendendo que não vale a pena alimentar troll. Mas, taí, você foi prova viva de que, às vezes, a coisa não é bem assim. E sem problemas, mesmo porque, troll só se alimenta daquilo que lhe é ideologicamente alcançável. O resto ele deleta por total receio de indigestão intelectual; ou melhor, por total medo de perder o chão diante da mais remota possibilidade de ver minimamente sacudido o seu patético conservadorismo.
    Parabéns. E obrigado.
    MSFA

    sandro

    Cara: Ou voce é ingênuo ou mal intencionado.
    Enquanto sua “oposiçãozinha” ficar martelando na idéia de que a
    população é alienada , sem memória e acredita em argumentos toscos,
    vão comer poeira.Vir a um blog e escrever um merda dessa só pode ser prá
    de lá de “bundão”.

    Marcos

    William aprendeu a fazer como o PIG e o serra, torcer a verdade é também uma forma de mentir.

Conservador

A questão não é contra o Kit Gay, mas a forma como o MEC fez.
O do Haddad é totalmente diferente do Kit do Serra.

Basta ler, e assistir aos dois Kits para ver a extrema diferença.

O do MEC não combate a homofobia, promove o bissexualismo, dizendo que é a melhor opção, pois a pessoa tem mais chance de encontrar um parceiro.

    sandro

    Ah amigo.
    Seu problema é “freudiano”.
    Voce achar que bissexualismo é um mal ok.. uma visão distorcida das
    coisas. Agora ser conservador?

Roberto Locatelli

Puxa, isso é que eu chamo de informação de qualidade. Não vi esses dados em nenhum outro site e, obviamente, também não apareceram na TV.

Na mesma linha, vamos nos lembrar de que o PIG, com seu ataque furioso ao livro de MEC que “ensina a falar errado” também fingiu não conhecer o excelente vídeo que a Editora Abril (sim, ela mesma!) produziu sobre a exposição “Menas”, patrocinada pela própria editora. Está aqui: http://youtu.be/PZcppSdG8cg

Marcelo de Matos

Aconteceu que o Serra foi abduzido pelo Malafaia.

    Mário SF Alves

    Desde quando? Desde os idos de março de 64. E abdução mesmo, abdução pra valer, ele sofreu ao se submeter à lavagem cerebral norte-americana.

    Márcio Gaspar

    O Serra é mesmo uma espécie de Cabo Anselmo, uma pena que não podemos comprovar com certeza, pois muitos documentos militares foram queimados ou estão muito bem escondidos nos porões da ditadura. Mas por deduções, está na moda deduções, o stf consagrou, ele era agente americano, pois vive a jogar contra o país.

Julio Silveira

Politicos de alma siamesa, como o menino Mallufinho e o outro menino o Cerra do Bras, seguem me impressionando por ter gente, ainda, que lhes livram das consequências ou inconsequências através de seus votos.
Tem cada brasileiro insano por aí.

Mailson

NA BAND-NEWS A ELEIÇÃO PERDEU A GRAÇA

A estação onde o Boechart trabalha até que dá o resultado das pesquisas pelo Brasil a fora. Mas ELIMINOU do noticiário o partido dos candidatos que estão concorrendo ao segundo turno.

Para São Paulo, por exemplo, isso não faz muita falta, porque todo mundo sabe que o Haddad, que vai ganhar a eleição, é do PT.

Mas nem todo mundo que mora em São Paulo sabe que ACM-Neto, também conhecido como GRAMPINHO (o avô tinha o hábito de gramprar telefones, daí o apelido do Neto)é do DEM e concorre no segundo turno com um candidato do PT, o Pelegrino. Também são poucos os que sabem que o Elmano Freitas, (que está concorrendo em Fortaleza com o Roberto Cláudio – PSB) é do PT.

Por que será que do primeiro para o segundo turno a rede Bandeirantes resolveu omitir uma informação tão importante?

O que estará ocorrendo? Será que a rede Bandeirantes está com medo de que o Brasil inteiro saiba que o PT foi (já no primeiro turno) e será (no segundo turno) o partido mais votado do Brasil?

Não sei porque, mas meu feeling diz que é exatemente isto: medo. Daí a omissão.

    Roberto Locatelli

    Realmente, é um absurdo, pois despolitiza a informação. Seria educativo que todo o Brasil soubesse que o PT está mais forte a cada ano. Mas é justamente isso que os donos da Band (que são grandes latifundiários) não querem.

    Mário SF Alves

    Precisamos de um canal de comunicação direta. Um canal que permita a necessária e imprescindível educação política da população. E atente bem, falo de educação; não de manipulação, nem de condicionamento político. Falo da imprescindível educação política. Aquela que por si só já seria o bastante para nos blindar contra as armações do PiG. TV de alta definição é o que não falta.

Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo | Mesa do Futepoca | Scoop.it

[…] ‘Pra que time ele joga’.Confira…  […]

Abel

Serra: “esqueçam o que eu escrevi” (apud FHC ;)

    Marcelo de Matos

    Tirou do gogó. Eu ia citar exatamente isso.

Amauri Teixeira: ACM Neto diz que é de seu avô o Bolsa Família criado por Lula « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Obscurantismo faz ‘esquecer’ excelente vídeo educativo […]

ZePovinho

“Serra não é um homem PRIMATA, mas sim um homem PRIVATA! Se bobear, ele cria uma estatal só para privatizar depois. ”
— Wilson Fernando

Deixe seu comentário

Leia também