No Ceará, professores fazem maior manifestação desde o Fora Collor

Tempo de leitura: 2 min

De Fortaleza (CE), relato de uma pessoa que acompanhou nessa segunda, 3 de outubro, a caminhada de protesto dos professores em greve. Dessa vez, eles não apanharam do Batalhão de Choque que, aliás, estava pronto para intervir. De longe, alguém (Militar à paisana? Gente da assessoria de comunicação do governo estadual? Ou filmando por conta própria? filmou tudo. Por motivos particulares, pediu-nos que seu nome não fosse divulgado:

“Acabo de chegar do protesto dos professores, cuja caminhada acompanhei do começo até o destino final, o Palácio da Abolição. O governador Cid Gomes (PSB-CE) arranjou dor de cabeça grande, havia pelo menos 5 mil pessoas (organização falou em 7 mil, acho exagero). De toda forma, a maior manifestação civil desde o Fora Collor.

A maioria da multidão era, sim, professores, mas havia estudantes da rede estadual e das universidades Federal e Estadual do Ceará, professores universitários das públicas e de colégios privados. Apesar de o trânsito ficar tumultuado, não foram poucas as manifestações de apoio que vieram das janelas de prédios ao longo do percurso.

Em frente ao Abolição, presenciei o seguinte fato: um jovem com a cabeça coberta por uma camiseta vermelha faz um gesto obsceno em direção a um cinegrafista que, de dentro do jardim do Palácio, filmava a multidão. O cinegrafista lhe responde com um sorriso irônico.

Cerca de meia hora depois, o mesmo jovem, ainda com a cabeça encoberta, passa em minha frente, e o acompanho,  mas noto que, do outro lado da rua, ainda dentro do jardim, o cinegrafista o mira, e na medida em que o jovem caminha ele também o faz, com a clara intenção de obter uma imagem do rosto do rapaz que, de fato, se aproximando da esquina da Avenida  Barão de Studart com a Tenente Benevolo, tira a camisa da cabeça.

Ainda que o cinegrafista tenha provocado “Ei, revoltado…”, em nenhum momento o jovem olhou para trás.  Fotografei toda a cena, sem que o cinegrafista me visse, tão dedicado estava à sua missão. As fotos estão em anexo.

Perguntas: O cinegrafista era “P2”, militar a paisana? Ou era da Assessoria de Comunicação do governo do Estado? Recebeu ordem para filmar o rapaz ou foi por conta própria, dado o gesto anterior?

Batalhão de Choque dentro do Palácio da Abolição, sede do governo

O  “cinegrafista” em sua nobre missão

Leia também:

Professores grevistas do Ceará agredidos pelo Batalhão de Choque

Assessor de tucano provoca professores em Minas Gerais

Professores do Rio Grande do Sul preparam greve

Minas Sem Censura: Cumpra a lei, Anastasia!

Professores provam que Minas é PSDB

Débora Vaz: As escolas de photoshop do Ceará

Beatriz Lugão: No Rio, Cabral produz uma ilha da Fantasia

Ken Robinson: É preciso repensar a educação

Professores federais: Sem diálogo, Dilma cassa direitos

Na Coreia do Sul, a era da educação digital


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

vladoturambar

Tenho certeza que tinhamos mais de 7.000 pessoas nesse ato. Imprensamos o Governo na quina da Gaiola. rs

renan

Desculpem, mas falar q foi a amior manifestação civil apos o fora collor é ser pretencioso demais. E a manifestaçã contra a corrupção em brasila no dia 7 de stembro?

    Marcos

    No Ceará, eu bobo!

Mello

Se o jovem for menor de idade, o "cinegrafista" tem que ser investigado.
DPCA nele!!!

Niel

O que querem? Apenas o que é de direito.

FrancoAtirador

.
.
MANIFESTO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO (3)

[youtube jl0waNyH1xM http://www.youtube.com/watch?v=jl0waNyH1xM youtube]

A PRAÇA PORTUGAL JÁ NÃO ERA A MESMA

FrancoAtirador

.
.
MANIFESTO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO (2)

[youtube QcZalLDUIZU http://www.youtube.com/watch?v=QcZalLDUIZU youtube]

FrancoAtirador

.
.
MANIFESTO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO
[youtube ASSrvLZeBvA http://www.youtube.com/watch?v=ASSrvLZeBvA youtube]

Dia em que professores, estudantes e população saíram as ruas para manifestar repúdio as agressões sofridas pelos profissionais da educação no interior da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Que seja valorizada a luta e a força do povo em detrimento aos atos ditatoriais dos nossos governantes !!!

Zé Augusto

O Partido dos Trabalhadores é o único que se salva nesse mar de lama. (? )*

Se eu dissesse isso, realmente, não dormiria mais à noite tamanho o peso na consciência.

Se eu não digo isso(?)*, não durmo mais à noite tamanho o peso na consciência.

Que dilema.. Mas preciso pensar nos 30 milhões que se transformaram em classe média.

Só que aí preciso pensar nos inúmeros que se beneficiarem quando a inflação absurda foi controlada no Brasil por um outro aí.

Que dilema…

Povo feliz.

Não, não, melhor não pensar.

    Scan

    Bem, não pensar parece ser seu "metier".
    Portanto, meu caro, se melhor ou não, não fará a mínima diferença…

Zé Augusto

Difícil é separar o joio do trigo. hehhe

Mas vamos levando.

Sarney, Ciro, Cid,PT… ôpa… falei mal. PT é o único que não se mistura com essa gente.

Povo feliz.

vladimir lacerda

Não sei o que houve se por um lado dizem que foi a maior manifestação política desde o fora collor por outro não existem imagens sobre ele. No diário do nordeste só a notícia.No o povo a mesma coisa.Será que é de propósito? Aposto que sim.Hoje tem Assembléia geral e por incrível que pareça não consigo acessar o site desde as 5hs.Está fora do ar?apeoc.org.br

Carlos Cruz

Em toda minha intervenção sobre a famiglia Gomes eu lembrava que está no DNA a ditadura militar. São tucanos travestidos de sociais, ditatores envergonhados, mas com toda plumagem. E o apelido "Gaiola das loucas" cai bem… A máscara está caindo na democracia que eles tanto temem e odeiam. Cid=Ciro=Tasso=Serra=FHC=… O passado na ARENA política da ditadura.

vladimir lacerda

Pôxa porque só duas fotos.Por incrível que pareça não existe muita imagens do evento embora tenha sido grandioso.Não vi realmente nada.Fora um vídeo de 28s do You tube.Mostre mais imagens se possível.

    Conceição Lemes

    Vladimir, só. Quem tiver fotos da manifestação, por favor, nos mande. abs

vladimir lacerda

Este movimento no Ceará é de orgulhar.Não se trata de ser a favor ou contra o Cid,mas se trata de lutar por direitos em meio a uma educação destroçada por idéias absurdas.Violência,baixo rendimento,professores mal pagos e desmotivados é a tônica da Educação no Ceará.Por outro lado um governador maquiador:Para a segurança apenas viaturas modernas e nada de treinamento ,qualificação etc.Para a educação prédio bonitos e nada de valorização,qualificação e mudança de eixo.Tá tudo maquiado.

flavio jose

O Ciro Gomes é so um falastrão. Quando governo do Ceará, ele foi um fracasso. Continua na tropa do Coronel Tarso. Esta historia de briga entre os dois é uma farsa. Se Ciro esquecer o Ceará, melhor será para o Ceará.

    adriana

    Parabens povo cearense corajoso cidadão e com sangue nas veias, parecem até argentinos, gente guerreira que nao engole sapo calado e ainda puxa saco de desgovernadores ditadores e corruptos, parabens Ceará!

Ricardo P. Carvalho

Depois que Cid Gomes mandou cercar com grades a sede do governo o povo logo batizou o local de GAIOLA DAS LOUCAS" ! Apelido que, aliás, vem muito a calhar.

Rui

Sobre as filmagens, sempre houve, desde o início do movimento. Cid bebe na fonte ideológica dos tucanos. Ele parece ter uma compulsão pela imagem a ser mantida, uma espécie de GESTAPO travestida de serviço de inteligência não admiraria. Todo governante com tendências ditatoriais tem essas paranóias. Veja que ele copiou a ideia do Serra de uma área de impedimento de manifestação popular. Ontem não foi posta em prática, por que o povo estava lá. Além disso, havia no projeto uma área de segurança intinerante a envolvê-lo, mas esse item não passou. Chega a ser ridículo, não?

    beattrice

    Poxa,
    e o Zé da Bolinha não pensou nisso… ANTES?
    E mesmo depois do "atentado da Bolinha."

Rui

Fala-se em um jornal local em 10 mil. O que não acho exagero. Mas certamente mais de 5 mil. Acostumado aos eventos no aterro da Praia de Iracema a gente cria uma noção de multidão concentrada e em desfile. Mas que importa quantos, foram tantos e tão incriveis!

GilTeixeira

Não confio no PSB desde o dia que aceitou o Skaf em seus quadros! Vai virar um PPS ou PV rapidinho!

Scan

PSB, né?
Tá certo…
Partidinho de aluguel que possui um único nome que presta: Luiza Erundina. O resto é lixo, a começar pelo irmão do Ciro Gomes e acompanhado pelo dep. estadual Jonas Donizeti de Campinas, S. Paulo, que votou a favor da entrega dos leitos do SUS à iniciativa privada.
Aliás, só faltava mesmo terem aceitado o Kassab em seus quadros.
Da nojo!

PS – O Ciro Gomes, que gosta de falar sobre tudo e todos, poderia comentar também sobre o irmão e seu governo. Porque não o faz?
Fala, Ciro, fala.

LUCAS

Azenha, e a manifestação de 100 mil vozes entoando um sonoro "Ei, Sarney, vai tanrantantan" parece que não agradou muito o Dono do Maranhão… ele mandou uma CARTINHA para Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial, que prestou a bela "homenagem" ao digníssimo Sarney durante a execução do clássico QUE PAÍS É ESTE, da eterna Legião Urbana, no Rock in Rio… mais detalhes no link abaixo:
. http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2011/1

    Julio Silveira

    Pelo que li no desatualidades, pelo menos em relação ao Dinho Ouro Preto, o Sarnei ajudou e muito a alimentar a cobra que o está picando. Parece que tem gente que posa de politicamente correto nadando na corrente dos insatisfeitos a serviço da Globo. Como não gosto de acreditar na inocencia dos anjos e pelo pedigree que em boa hora o Sarnei apresenta, como que para mostrar as origens dando pistas, isso parece ser mais daqueles casos de Mauricios rebeldes de araque a serviço do patrocinador plim plim.

    Klaus

    O pai de Dinho Ouro Preto era diplomata. Durante o governo Sarney recebeu uma promoção. E daí? 30 anos depois o filho do diplomata não pode falar nada contra o presidente da épóca? Não gosto do Dinho, não gosto do Capital Inicial, mas menas Julio, menas…

Deixe seu comentário

Leia também