Jânio de Freitas: Abuso de poder contra governados

Tempo de leitura: 2 min

O que houve em Pinheirinho?

por Jânio de Freitas, na Folha de S. Paulo

Ficam ali caracterizadas as responsabilidades de quem faltou com seus deveres e recorreu à arbitrariedade

A ação realizada pelo governo paulista por intermédio de sua Polícia Militar em Pinheirinho, São José dos Campos, usou o nome técnico de “reintegração de posse”. Algum juiz chamaria, com base no direito que aprendeu, de reintegração de posse o que houve em Pinheirinho? Ou haveria como fazê-lo com base nos artigos e princípios reunidos pela Constituição?

Se o nome técnico de reintegração de posse é insuficiente para designar a ação realizada em Pinheirinho, o que houve lá, com a utilização abusiva de um mandado judicial, ato tecnicamente legítimo de um magistrado?

O ataque foi às seis da manhã. Para surpreender, como se deu, os ocupantes da ex-propriedade de Naji Nahas ainda dormindo ou nos seus primeiros afazeres pessoais.

O governo Alckmin e o prefeito de São José dos Campos, ainda que há muito sabedores de que a reclamada reintegração exigiria a instalação das 2.000 famílias desalojadas, não incomodaram nesse sentido o seu humanitarismo de peessedebistas.

Sair para onde? – Eis o impulso da resistência dos mais inconformados ou menos subjugados pelos séculos de história social que lhes cabe representar.

Não posso dizer o que acho que devessem fazer já à primeira brutalidade covarde da polícia. Seja, porém, o que for que tenham feito, o direito de defesa está na Constituição como integrante legítimo da cidadania. E se foi utilizado, duas razões o explicam.

Uma, a ação policial de maneiras e formas não autorizadas pelo mandado de reintegração de posse, por inconciliáveis com os limites legais da ação policial.

Segunda razão, a absoluta inexistência das alternativas de moradia que o governo Alckmin e o prefeito Eduardo Cury tinham a obrigação funcional e legal de entregar aos removidos, para não expulsar, dos seus forjados tetos para o danem-se, crianças, idosos, doentes, as famílias inteiras que viviam em Pinheirinho há oito anos.

Atendidas essas duas condições, só os que perdessem o juízo prefeririam ficar na área ocupada, e alguns até resistirem à saída. Logo, ficam ali caracterizadas as responsabilidades de quem faltou com seus deveres e, por ter faltado, recorreu à arbitrariedade plena: tiros e vítimas de ferimentos, surras com cassetetes e partes de armamentos (mesmo em pessoas de mãos elevadas, indefesas e passivas, como documentado); destruição não só das moradas, mas dos bens — perdão, bem nenhum — das posses mínimas que podem ter as pessoas ainda carentes de invasões para pensar que moram em algum lugar.

O que houve em Pinheirinho, São José dos Campos, SP, não foi reintegração de posse.

Essa expressão do direito não se destina a acobertar nem disfarçar crimes. Entre eles, o de abuso de poder contra governados.

Leia também:

Fátima Oliveira: Como deixar um doente num lugar onde ele pode morrer?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jacó do B

"……não incomodaram nesse sentido o seu humanitarismo de peessedebistas." Com esta ironia o Sr Jânio de Freitas
demonstra que conhece a alma dos tucanos. Um partido com esse histórico de "humanitarismo" ainda tem no Sr Jânio de Freitas um cabo eleitoral! Sr jornalista, ajude o povo de São Paulo, não fazendo campanha eleitoral para os tucanos, pelo menos na FSP! Não entendi sua indignação!

Pedro Máximo

Nesse episodio parece que voltamos ao período da ditadura militar do anos 70 que tanto condena o partido do governador de São Paulo..

Higienização Social « Ficha Corrida

[…] Alckmin e do prefeito Eduardo Cury: – Ricardo Boechat – Paulo Moreira Leite (aqui, aqui e aqui); – Jânio de Freitas (via viomundo) – Globo (Bom Dia, […]

Impunidade

Corruptos que desviam milhões gozam do privilégio da impunidade e os trabalhadores pobres do Pinheirinho bombardeados?

Ana C

O Governo OPUS DEI e o KKKasab e aliados trouxeram para cá a Guerra do Iraque. Renunciem, voces acabaram com a cidade.
Judiciário é da elite conservadora e de seus filhos os COTISTAS privilegiados .

    LuizCarlosDias

    Kassab quer aliança com o PT na tentaiva de evitar ser exposto a privataria muncipal,
    PIGs/canalhas não vão ter refresco e o dia de acertos tb com Walkimonstro esta proxima,
    LULA pra governadorde SP.

Maria

Fora casal OPUS DEI.

Consciência da Nação

Se o que o Jânio de Freitas expressa é verdade, qual seria o procedimento para iniciarmos uma ação popular para o "impeachment" do sacripanta Geraldinho do pau-oco? As palavras "crime" e "abuso de poder" são expressivas. Ou não?

Operante Livre

Pinheirinho nunca mais.
PSDB nunca mais.
Fora Alckmin!!!

jura

Alckmin, Cury e Nahas: ação entre brimos? Só faltou Kassab nessa…

Maria

Governador pede pra sair. Já deu.

Marat

De vez em quando o JF tem umas crises de consciência e fala verdades!

    Marat

    Mas algo me diz que se a repressão fosse comandada pelo Serra, Jânio de Freitas ficaria calado…

Sagarana

"O ataque foi às seis da manhã. Para surpreender, como se deu, os ocupantes da ex-propriedade" Os ocupantes e, principalmente, as milicias que lah estavam.

Sagarana

"com a utilização abusiva de um mandado judicial" esse cara nao tem nocao do que eh um mandado judicial. CUMPRA-SE, meu jovem.

Cleverton_Silva

Política social da PM do Pior Salário do Brasil: espancar usuários de crack, espancar "maconheiros" (generalização deles para estudantes "diferenciados"), espancar e tirar "gente diferenciada" dos seus tetos. A pergunta que não quer calar: em quem será a próxima surra da PM paulista?

Carlos Alberto

Um video mais revoltante q o outro: http://www.youtube.com/watch?v=-5x6XUsRTvg&fe

Yarus

RICARDO BOECHAT: “GOVERNADOR NÃO ADIANTA IR NA MISSA TODO DOMINGO. NÃO ADIANTA REZAR, FALAR COM DEUS, LER A BÍBLIA …
"E ser na prática, no “mundo dos homens”, alguém que faz isso com seus semelhantes Governador procure na bíblia que o senhor lê, alguma passagem que lhe dá cobertura moral e ética para fazer o que ser fez com a Comunidade Pinheirinho."
[youtube mghmTSVEyrM&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=mghmTSVEyrM&feature=player_embedded youtube]

sergio

O alfanumerário é aprendiz de Hitler e Mussolini, mas a truculência é insuperável.

paulo

Fico aqui pensando quantos milhões a MÍdia Nativa não vai levar por abordar superficialmente esse caso!?A Folha ($) , Estadão ($), Veja ($), Época (4) , Isto É ($) e a Globo ($). Hoje, as notícias nesses meios que mais sobresaem na primeira página, são outras, ficando o caso Pinheirinho em último lugar.

José Ricardo Romero

Êta sujeitinho calhorda esse Jânio de Freitas. Não ví em nenhum lugar a menção ao PSDB, partido responsável pelo massacre. A folha fez escola de vilania.

    andre i souza

    Desculpe-me, sr José Ricardo, mas "peessedebistas" (última palavra do 4º parágrafo) só nos pode remeter ao PSDB. Não gosto do JF, nem da FSP e nem tenho (e nem gostaria de ter) procuração para defendê-los, mas justiça seja feita ao homem, pois ele não omitiu o PSDB. Talvez, pelo hitórico do jornalista e da FSP, acredito que se fosse com o PT ficaria mais escancarado, mas, aí, é discutir o sexo dos anjos.
    Um abraço.

    Luiz Reis

    Você pode discordar do cara (também, na Folha, vai querer o que?), mas para ter sucesso em sua alegação deve sempre ler atentamente. No texto do jornalista consta: "O governo Alckmin e o prefeito de São José dos Campos, ainda que há muito sabedores de que a reclamada reintegração exigiria a instalação das 2.000 famílias desalojadas, não incomodaram nesse sentido o seu humanitarismo de peessedebistas." Abraços.

João Sérgio

A senha de tudo isto já havia sido dada lá atrás, no massacre da Castelinho, no enfrentamento com bandidos perigosos e com armamento pesado, onde, um dos lados, não teve um ferido sequer. Recentemente, a senha foi confirma com a invasão da USP ( igual a do Erasmo Dias ). Agora, o Pinheirinho deu a real dimensão de onde estes (des) governos de São Paulo pretendem chegar. É a extrema direita pura em ação. E, aguardem !
Em nome da Lei e da Ordem, hão de acontecer muito mais destes episódios truculentos por aí.

paulo

JÁ se passaram vários dias e não vejo em lugar algum mostrando se deputados ou senadores ou algum orgão público foi ate a onde estão alojados(?) essas famílias para averiguar as condições em que elas se encontram.Eas igrejas sejam elas católicas ou protestantes, a onde estão? Como que a CNBB permitiram que essas famílias abandonassem a igreja a onde elas estavam hospedadas ,sabendo que elas seriam jogadas em qualquer lugar (esgoto) oferecido pela prefeitura?A onde ja se viu não permitirem que orgão algum entrem para averiguar as condições em que estão para uma possível ajuda, . Ajem esses coronéis tupiniquins como se fossem nazistas ou militáres na época da repressão.VERGONHA !, VERGONHA !, VERGONHA !

Emília

E os sudestinos dizem que nós, nordestinos, somos ignorantes e violentos.

    Geysa Guimarães

    Me tira dessa, Emília!
    Sou sudestina-paulista e digo exatamente o contrário. Nós é que somos fabris, nem os conhecimentos básicos de história sabemos preservar.
    Já no seu pedaço, senti a presença da cultura por onde passei.

Nelson Menezes

Pelo despacho do Exmo, iam cair na bala até os Policiais Federais caso esta corporação estivessem no local,quer dizer que foi colocado em cheque até a altoridade da presidenta Dilma;Depois desta o movimento separadista do governo de SP tomará forças e pobres, nordestinos e negros que arrumem as malas!

Marcelo Rodrigues

Impeachment do Geraldo, já!

GilTeixeira

A coisa foi tão cruel que um colunista tucano até a medula se pronuncia horrorizado…
Governo de são Paulo quer fundar o 4 Reich!

    Bonifa

    Desculpe, mas o Jânio de Freitas jamais poderia ser classificado como um "colunista tucano até a medula". Jamais! Até mesmo ser chamado de tucano, ele entenderia como sendo uma falta de respeito.

    Consciência da Nação

    Tá de brincadeira, né? É troll?

    Bonifa

    Não.

Bonifa

A coisa foi tão séria que fez acordar o Grande Jânio de Freitas de dentro de um Jânio de Freitas que tem andado meio sonolento.

Ana

Quem autorizou o uso da violência além do necessário para o devido cumprimento de "ordem" judicial?
A ordem judicial tem que ter um limite mínimo até no emprego de violência.A reintegração já é violência, e como foi realizada é BARBARIE, CRUELDADE, TERROR e DESUMANIDADE. Para questões sociais que se arrastam há séculos neste país o que se define como ordem judicial não pode desrespeitar o direito fundamental à vida de cidadãos brasileiros.O direito à moradia é um direito humano.A proteção às crianças, idosos, doentes e portadores de necessidades especiais é um direito humano. Foram violados direitos humanos de todos nós. Nós somos parte daquele horror dantesco.
Está instalado no país em nome da "ordem" um intolerância de classe ricos contra pobres.A propaganda que a classe média aumentou é para mascarar a realidade a desigualdade de nosso país é uma violência continua e mostra a incapacida de governantes no atendimento a demandas da população.As questões sociais estão sendo mascaradas. Aonde querem chegar? Que poder é este?

francisco p. neto

Eu sou assíduo frequentador dos blogs "sujos", dou minha opinião e leio quase todas que são postadas.
Já comentei outras vezes, e tenho a certeza que estes espaços vieram para dar voz para quem não tinha voz na grande imprensa. Isso é muito positivo.
Normalmente os comentários nestes espaços são uníssonos, salvo alguns contrários com críticas pertinentes e outros que são considerados trolls.
Este blog por exemplo, não deixa de criticar atitudes e medidas do governo federal, quando deve ser criticado. É assim que deve ser.
Mas eu não deixo de dar umas pequenas olhadas, por mais incômodo que seja, as opiniões e comentários da grande mídia.
O que está claro é que houve uma segregação de opiniões e adptos.
Quem quer dar opinião criticando o governo federal e só entrar lá e somar-se com todos aqueles que fazem o mesmo.
Perdeu-se o senso crítico, humanitário, comiseração. As pessoas estão à busca de confrontos e exacerbandos os piores sentimentos e desprezo pelo ser humano. É a polarização da babárie. O que se passa nestas discussões, se fossem ao vivo, tenho a certeza que haveria até mortes, tal o radicalismo das opiniões. As vezes, eu também me sinto indignado e faço comentários ácidos, que se fosse cara a cara poderia resultar em entreveros.
A internet nos deu essa oportunidade de ouro para colocar as nossas opiniões em confronto com outras, e nos tornamos "macho" para dizer aquilo que está engasgado.
Um exemplo disso foi o post do Gerson Carneiro que twittou com o governador e sua esposa cutucando-os com o caso Pinheirinho. Achei muito legal essa atitude do Gerson e sua coragem.
Quando alguém entra num espaço, cujo o script é atacar só um lado, se vc comenta discordando, chove porradas de todo o lado. Não faço mais isso. Não vale a pena.
Eu me considero uma pessoa bem informada graças aos bolgs "sujos". E isso me causa uma indignação porque a podridão é escancarada ao vivo. E isso faz nós exacerbarmos nas críticas, tal a nossa revolta.
Do outro lado, coisa que não cabe na minha cabeça, é como pode existir pessoas, que são cidadãos como nós, que suponho eu, não fazem parte dessa gangue, por exemplo, que arquitetou toda essa trama contra as pessoas de Pinheirinho, pode emitir opiniões do tipo: "tem que dar porrada mesmo nesses vagabundos", "quer moradia? vai trabalhar", "vc é contra? leve um desabrigado para sua casa"…
Hoje me sinto importante, porque minhas opiniões são lidas, criticadas e aplaudidas, iguais a todos aquí.
Do lado de lá jamais.

    Luci

    A voz dos sem voz. Francisco minha solidariedade, conte com minha atenção à suas opiniões. O que lhe causa indignação é a semente que estes homens da OPUS DEI implantaram em São Paulo. Esta é a violência revelada, não se abale, precisamos de sua força e vivacidade, fique firme com suas convicções e sentimentos humanos, é isto que deve prevalecer, em nossa cidade a violência foi alimentada e cultivada.É a intolerância, o ódio, sexismo, o racismo, o colonialismo. Tempos dificeis virão, porque haverá um confronto, este é o exemplo que vemos nestas ações.Estes governantes truculentos , incapzes serão responsabilizados, quiçá em Côrte Internacional.
    Minha solidariedade e continuemos o debate de idéias e troca de informações para um Brasil mais humano, com justiça social e solidariedade. Fé na luta e na vitória.

Marcos

Ainda á vida no Jânio de Freitas, pouco, mas se mexeu…

Carla

WOW! Impressive! Logo o Janio Freitas… isso vai ser bom pro curriculum do fervoroso católico Gerladão…

Marcos Doniseti

São Paulo se transformou numa Ditadura Tucana Neofascista, que é reforçada pelo total apoio de uma Grande Mídia reacionária e golpista. E a violência indiscriminada contra setores populares e os movimentos sociais vem desde 1995, quando os tucanos passaram a governar o estado mais rico do país.

A repressão e a criminalização dos movimentos sociais é generalizada: professores, estudantes, policiais, sem-teto, sem-terra, dependentes de drogas… Todos os movimentos sociais e segmentos populares do estado já sofreram na pele as consequências da política neofascista do PSDB.

Os abusos comentados pelo Jânio de Freitas não se devem, portanto, à questões técnicas, mas é fruto de uma política previamente definida por um partido político reacionário, neofascista e de extrema-direita, que é o PSDB, e que governa SP há 17 anos.

ana

Tá feio par o Alckmim até a Folha do FHC não tá perdoando…

victor

A justiça do brasil e pior do que a classe de politicos

Jose Antonio Batata

A DEMOCRACIA tem que derrotar esse TUCANOS Nazistas de São Paulo. O POVO de São Paulo não merece o Governo que tem. O POVO de São Paulo e bom , o PSDB é que atrapalha.

Eduardo

Tem gente que acha que somos subdesenvolvidos por gostarmos de BBB. Tem gente que acha que somos subdesenvolvidos por que somos mal-educados e jogamos lixo na rua. Tem gente que acha que somos subdesenvolvidos porque temos muitos feriados e só queremos festa, não somos produtivos como os elfos do primeiro mundo. Eu sinceramente acho que a origem do nosso subdesenvolvimento começa bem ali em Pinheirinho. Ou melhor, na maneira como as 1500 famílias pobres de Pinheirinho foram tratadas, revelando os verdadeiros compromissos dos nossos governantes..

    Horridus Bendegó

    Pinheirinho é nosso melhor poster gigantesco e em três dimensõesa nos retratar!

    Somo aquilo que é Pinheirinho e que um dia já foi Canudos; Caldeirão de Santa Cruz; Contestado; El Dourado dos Carajás…

    Pedro Rocha

    Sim, Eduardo… mas gostar de BBB eh sinal maior do que apenas subdesenvolvimento; eh sinal de burrice.

    Eduardo

    Concordo! E, puxa vida! Não me entenda mal. Não quis legitimar o BBB ou defender a liberdade das pessoas jogarem lixo no meio da rua ;). Apenas acho que é bom distinguir sintomas de causas. BBB é apenas um sintoma, dos mais banais.

FrancoAtirador

.
.
Vocês não vão acreditar!

Em São Paulo, existe uma Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania (SIC).

A Secretária, nomeada pelo governador Alckmin, chama-se Eloisa de Sousa Arruda.

Eloisa Arruda é procuradora de Justiça (SIC) e diretora da Escola Superior do Ministério Público.

É ou não é inacreditável !?!
.
.
Pinheirinho, campo de guerra

Por Matheus Pichonelli, na CartaCapital

‘Não estou lá para saber’

O governo Alckmin só não fez chover durante a expulsão das 1,3 mil famílias do assentamento Pinheirinho, em São José dos Campos. Fora este detalhe, todas as leis da ciência e da lógica foram desafiadas no episódio.

No despacho judicial que autorizou a ação militar do Estado não constava a ordem “faça-se a chuva”. Mesmo assim, bastou uma canetada para provocar uma fileira com centenas de desalojados, tão comuns nessa época do ano, a estação chuvosa. As cenas pareciam repetição de tragédias naturais recentes: famílias deixando suas casas, e se abrigando em igrejas com o que conseguem carregar na enxurrada.

"Não deu tempo de pegar nada. Eles disseram: deixa tudo aí, depois vai voltar para buscar. Peguei o que deu", relata moradora

Coube ao governo decretar a calamidade, colocando todo seu efetivo policial nas ruas para, em tese, garantir a ordem. A ordem pelo caos. Detalhe macabro: chovia e fazia frio quando as famílias deixaram suas casas, sob o som das bombas e a sombra dos cassetetes.

E se após janeiro de 2012 os livros escolares disserem que um governo ou juiz não pode, com uma canetada, decretar uma tempestade, será bom desconfiar. Porque o excerto deverá conter um asterisco: a exceção é o estado de São Paulo.

“O que fizemos foi cumprir a lei”, saíram espalhando aos quatro ventos os responsáveis pela ação. E não houve violência policial – e desta vez quem é desafiada é a lei da física: a luz e a imagem projetada.

Porque, no discurso oficial, a lei foi cumprida e a legalidade, instaurada.
E o que se vê no abrigo improvisado na igreja da cidade é tudo menos calma.
E se a responsabilidade é cuidar da lei, e não de gente, soa inútil perguntar à secretária estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania se houve excesso policial, como fez o jornal Estado de S.Paulo.
Se perguntar, ela te dirá: “Não estou lá para saber”.

Na mesma e inacreditável entrevista, Eloisa Arruda só faltou dizer que faltou à cena por medo de sujar o sapato na lama, tal a frieza nas respostas e o distanciamento do episódio.
“Pelo que tenho conhecimento, as famílias estão alojadas e têm possibilidade de retirar pertences.
Vivemos o império da lei”.
E mais: “Uma ordem judicial foi cumprida e a polícia usou os recursos necessários”.

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/nao-esto

    Ramalho

    Uma coisa é viver-se sob o império da lei. Outra é viver sob o arbitrio irresponsável de juízes e desembargadores incompetentes.

    No TJ de SP, sob suspeita em razão das descobertas do COAF de movimentações financeiras atípicas por parte dos membros do tribunal, juízes e desembargadores escondem-se por detrás da lei. Cometem abusos, como em Pinheirinho, e dizem que é a lei. Não é, são eles, apesar da lei e contra ela.

    Os juízes e desembargadores do TJ de SP desonraram o preceito constitucional de direito à moradia digna, eis que teriam por dever funcional de garanti-lo. Descumpriram a Constituição, a pretexto de fazer valer o direito de propriedade, mas teriam de fazer valer os dois direitos. Respeitaram o direito do rico, mas desrespeitaram o do pobre.

    Havia muitas maneiras de fazerem valer os direitos de ambos, mas preferiram arrogante e truculentamente pôr o Povo no seu "lugar", ou seja, na rua, na sarjeta e com máxima humilhação (e pensar que gente foi torturada e morta para instaurar o Estado democrático de direito no país, que acabou entregue a estes energúmenos pagos a peso de ouro que conduzem o judiciário paulista, e que traem o ideal democratico).

    Os desmandos que o corpo de juízes e desembargadores do TJ de SP perpetrou desmente o dístico, tão ao gosto de Dna. Eloisa, de que "vivemos sob o império da lei". Não vivemos, Estamos sob o império da incompetência e dos desmandos judiciais, ao menos em SP.

Antonio

O desgovernador Alckmin e seus soldados agiram como jagunços de bandido rico, com violência e arbitrariedade, com falta de humanidade e o pior, agiram com criminosos ao destruir os pertences dessas famílias, além de humilhá-los com porradas, força e morte. O pilantra agiu como Israel faz com os palestinos. E repito nós não estamos acostumados a isso com brasileiros e não vamos nos acostumar. Esperamos que o Governo Federal aja para reparar o mal feito dos jagunço governador, até colocando as Forças Armadas para parar esse banditismo institucionalizado. Canhões para o jagunço.

    Julio Silveira

    Boa parte do pensamento do nosso governo federal é paulista, e como tal, podemos observar, agem com uma parcimonia e uma reverência insustentavel, provavelmente sob a argumentação hipocrita do respeito institucional.
    Enquanto isso crescem Hitleres para violentar conceitos de humanidade formados na cultura brasileira. O Brasil está se tornando um campo vasto para a implementação do arbitrio e violencia como conceitos, infelizmente contra os mais frageis para deleite dos "valentes".

Gilvan

Esse cara é da Folha? Vai ser demitido.

    C R TEIXEIRA

    Duvide-ó-dó caro Gilvan. A foia é ates de tudo cerrista até a medula.

    Marcio H Silva

    Tá explicado, então!

    Paulo

    Com certeza…isso ja aconteceu com uma jornalista chamada Lya Luft se nao me engano

_Rorschach_

Nenhum direito fundamental é absoluto, nem a propriedade.

No conflito entre direitos fundamentais díspares (propriedade da massa falida x moradia de milhares de pessoas), há de se utilizar o postulado da proporcionalidade, já consagrado pelo STF.

Ou seja, deveria tentar-se de tudo, repita-se, de tudo, antes de proceder à desocupação da forma violenta como seu deu.

Não advogo pelo desrespeito à propriedade, mas que o caso exigia solução diversa, isso não se pode negar.

    Onofre

    Se houvesse ali um condominio de alto padrão construido irregularmente que só depois fosse denunciado à justiça o tratamento dado seria outro com certeza. Em muitos desses casos já ocorridos pais afora a justiça entendeu como "fato Consumado" para não derrubar casas de grã-finos. Desrespeitou-se a lei para atender interesses dos mais ricos. E aí.

    Edmar

    E, Onofre, se tem q. governo PSDBESTA é 'craque' em administrar é "fato consumado". Qdo o principal (nada a ver c/príncipe) TUGANO governava(?), achou-se os armazens locados pela Cibrasem esvaziados das mercadorias dos estoques regulares (q. deveriam manter o equilíbrio de preços). Q. fez a sumidade (tava sumido né?)? Mandou "realizar" tantos "leilões" c/ produtos inexistentes quantos necessários p/os ladrões retirarem a grana da venda dos produtos, q. tava aplicada no 'OVERNAITE' pra aproveitar os juros TUCANOS, por volta de até 40% a.a. A mídia calou-se. Poucos ficamos sabendo.

    Marat

    Falou tudo, Onofre!!!

    Luciano Prado

    Não existe direito absoluto. Pelo menos nos países em que vige o estado democrático e de direito.

    Nem mesmo o direito a vida é absoluto.

    É por isso que existe a legítima defesa da própria vida ou de terceiros.

    Tirara a vida de outrem para defender a própria ou a de terceiro não é crime, ao contrário, é um direito.

    Portanto, não existe direito absoluto.

Deixe seu comentário

Leia também