VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Ibope em SP: O potencial de crescimento dos candidatos até domingo

03 de outubro de 2012 às 09h15

Petista supera tucano em ‘potencial’ de crescimento

03 de outubro de 2012 | 3h 04

O Estado de S.Paulo

Pela primeira vez nesta eleição, o Ibope mediu e divulgou o potencial de voto dos candidatos. Nesse método, cada candidato é avaliado por todos os eleitores, que precisam dizer se votariam nele com certeza, se poderiam votar, se não votariam de jeito nenhum ou se não o conhecem suficientemente para opinar.

O método é um termômetro das chances que cada candidato tem de conquistar o voto dos eleitores indecisos ou dos que estão abandonando outro candidato.

Apesar da queda, Celso Russomanno (PRB) ainda é o que tem maior potencial de voto: 60%, pois 29% dizem que votariam nele com certeza e 31% dizem que poderiam votar nele. Em seguida vêm Fernando Haddad, com potencial de 52% (20% + 32%), Gabriel Chalita (11% + 31% = 42%) e José Serra (19% + 21% = 40%).

Mas como fica o potencial de cada um deles entre os sem candidato, aqueles eleitores que estão indecisos ou dizem pretender votar em branco ou anular? Eles são 20% do eleitorado hoje e, pelo histórico, não devem passar de 10% no dia da eleição. Ou seja, há ao menos 10 pontos em disputa nesse grupo.

Russomanno e Haddad são, teoricamente, os que mais têm a ganhar com a definição dos sem candidato nos próximos cinco dias. O candidato do PRB tem potencial de 37%, e o petista, de 34%. Chalita tem chances de conquistar 22%, e Serra, só 11%.

Se os 10 pontos em disputa fossem distribuídos nessa proporção, Haddad iria a 21%, Serra a 20%, e Chalita bateria em 12%. Isso quer dizer que petista e tucano permaneceriam em empate técnico, mas melhorariam as chances de Haddad.

E Russomanno? Teoricamente ele recuperaria de 3 a 4 pontos entre os sem candidato. Mas vem numa tendência de queda e, se ela se mantiver, eventuais ganhos seriam consumidos pela perda de outros eleitores que por ora declaram voto nele.

Se a sangria persistir, para onde os eleitores de Russomanno têm mais chances de migrar? Pela ordem, quem tem maior potencial são Haddad (53%), Chalita (37%) e Serra (30%). Neste cenário, a disputa pela vaga no segundo turno ficará entre o petista e o tucano, e a definição será por uma margem apertada.

Leia também:

Memória: Queimando a língua com as pesquisas

Na ONU, Dilma critica guerra cambial, islamofobia e bloqueio a Cuba

Requião: “Oportunismo, irresponsabilidade, ciumeira e ressentimento”

Lincoln Secco: A esquerda precisa ver os pobres como sujeitos históricos

Roberto Amaral: É preciso vomitar o “sapo barbudo”

 

38 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Eunice

04/10/2012 - 12h23

Nesse caso, cuidem bem das maquininhas de votar. Vai voar tapetão pra todo lado.

Responder

Ricardo JC

04/10/2012 - 07h45

Outra coisa. A hora é de trabalhar para convencer os mineiros a votarem no Patrus. Esta seria, também, uma vitória maiúscula. E mais…de um candidato espetacular, com alta capacidade administrativa, sensibilidade social e forte ligação com os movimentos sociais. Para mim, Patrus poderia ser o próximo presidente do Brasil. Este país precisa de alguém como ele para continuar a transformação que vem sofrendo nos últimos dez anos.

Responder

Ricardo JC

04/10/2012 - 07h41

Essa pesquisa é uma piada. Quer dizer então que a candidatura do Russomano simplesmente perdeu quase 1 milhão de votos (10%) em dez dias? E nem um tiquinho disto foi para o Haddad, com todos os votos indo parar na urna do Chalita e do Serra? As duas hipóteses são absurdas e mostram a imensa desconfiança que temos que ter dos resultados apresentados por Datafolha e Ibope… Eles não tem nem mais vergonha na cara. Vai chegar o dia, com Haddad no segundo turno (pode vir aqui cobrar…) e eles vão simplesmente, na cara dura, dizer que o eleitorado estava muito volátil. É muita falta de caráter.

Responder

Fabio Passos

03/10/2012 - 19h49

globope e datafraude continuam na operação socorre-cadáver. rsrs

serra fora da disputa em segundo turno será uma derrota gigantesca do PiG.

Responder

Jairo Beraldo

03/10/2012 - 19h16

O Datafolha divulgou, nesta quarta-feira (3), uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo:

Celso Russomanno (PRB) – 25%
José Serra (PSDB) – 23%
Fernando Haddad (PT) – 19%
Gabriel Chalita (PMDB) – 11%
Soninha (PPS) – 4%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Levy Fidelix (PRTB) – 1%
Em branco/nulo – 8%
Não sabe – 6%

Esse DATAFOLHA!!!!!

Responder

    FrancoAtirador

    03/10/2012 - 19h47

    .
    .
    PARADOXO DO DATAFRIAS

    Rejeição

    O Datafolha perguntou ainda

    em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum.

    SERRA FOI O MAIS CITADO, COM ÍNDICE DE REJEIÇÃO DE 45%. (!!!)

    Russomanno tem 26% e Haddad, 25%.
    .
    .

FrancoAtirador

03/10/2012 - 17h41

.
.
Essa sondagem do Globope foi encerrada antes do comício do Haddad com Dilma e Lula.

Depois que Dilma Rousseff “meteu o bico em São Paulo”, o candidato do PT cresceu 5% nas intenções de voto.

Além disso, os votos que agora se deslocam de Russomano para Chalita acabarão por se consolidar muito mais em Haddad do que em Serra que está com 38% de rejeição, no mínimo.

E, ao contrário do que a mídia oligárquica mafiosa tenta fazer parecer, Fernando Haddad tem uma candidatura sólida, porque é a única que tem conteúdo programático, com propostas concretas, algumas inclusive inovadoras, para resolver os inúmeros problemas da cidade de São Paulo inerentes à terceira maior metrópole do Planeta.

Nesse ritmo, mesmo com toda a exploração midiática do ‘mensalão’, no final da semana, Haddad chegará em primeiro lugar no dia da eleição.

Com Globope ou sem Globope, com DataFrias ou sem DataFrias, a disputa para conseguir chegar no segundo turno é e será entre Serra e Russomano.
.
.

Responder

Jairo Beraldo

03/10/2012 - 17h30

O G1 fez um “joguinho” legal para ver qual candidato é mais adequado á ideia do eleitor…joguei e deu Haddad como candidato de minha ideologia.

http://g1.globo.com/politica/eleicoes-2012/jogo-eleitoral-prefeitura/platb/jogo-eleitoral-sp

Responder

Luiz Oliveira

03/10/2012 - 16h42

Acabou o manifesto a favor de Dirceu? Nem partidários seus assinaram?

Responder

J Souza

03/10/2012 - 16h37

O Barbosa e o Gurgel vão aparecer na propaganda eleitoral do Serra?

Responder

Márcia

03/10/2012 - 16h29

Enfim a manchete do Plínio deixou de ser a principal! Dar espaço para moralismo de ocasião neste momento é injustificável.

Responder

Mariac

03/10/2012 - 16h07

Hadad subindo feito rojão! Até Hadad tá surpreso! vamo que vamo!

Responder

Mariac

03/10/2012 - 16h07

O povo clamando o PT, quase sem propaganda, e sendo Hadad um ilustre desconhecido ( a não ser pelos universitários beneficiados diretamente). Acorda PT, e pare de brigar e brigue pelo voto em todos os estados. Vamo que vamo! Avante! Onda Vermelha!

Talvez tenhamos um fenômeno PT sendo descoberto pelos que ainda não tinham descoberto.

Responder

pedro - bahia

03/10/2012 - 15h41

Tudo armado para Serra ir para o segundo turno. Com Russomano ou com Haddad. Este último prejudicado pela mídia nativa e pelo STF. A Rede Globo cancelou o debate porque sabia do despreparo de Serra, portanto não queria prejudicá-lo. Já a Record cancelou para não prejudicar o Russomano que vem caindo nas pesquisas.

Responder

Maurício Queiroz

03/10/2012 - 15h31

Sei que é redundante falar em mau-caratismo do pessoal do IBOPE, mas assim já extrapolou, senão vejamos: na divulgação da pesquisa do dia 02/10, aparece Russomanno com 27%, Serra com 19%, Haddad com 18% e Chalita com 10%. No levantamento acima, que creio ter sido efetuado no mesmo período da referida pesquisa, se questiona o eleitor em quem ele votaria “com certeza”, e o resultado, segundo o próprio IBOPE, é o seguinte: Russomanno 29%, Haddad 20%, Serra 19%, e Chalita 11%!!! É só olhar para ver a manipulação! Quem disse que “vota com certeza” é o mesmo eleitor da pesquisa de intenção direta de voto, “tenho certeza”! Parafraseando o locutor esportivo Sílvio Luis: “Pelo amor dos meus filhinhos”!!!!

Responder

Julio Silveira

03/10/2012 - 14h40

Acho que vai se confirmar a minha chamada de primeira pagina de antevespera das eleições.
Russomano e Haddad no segundo turno, PT já procura o PSDB e o Cerra para aliança.
Apesar de muito criticada essa hipotese, em publico, onde teve fumaça pode ainda reacender o fogo.
Vai ser curioso ver o rebolado para justificar neste país de passistas.

Responder

    Hélio Pereira

    03/10/2012 - 15h43

    De jeito nenhum existe tal possibilidade,pois em SP se o PT procurar Serra ele não vai ganhar nenhum voto do PSDB e ainda vai perder eleitores para Russomano!
    Ter o apoio de Maluf até da pra engolir,mas apoio de Serra jamais!

    Julio Silveira

    03/10/2012 - 19h14

    É o que eu também acho meu caro, mas vai saber o que se passa no miolo das cabeças premiadas.

Eduardo Miranda

03/10/2012 - 14h14

Torço pelo Haddad. Algo me diz que o segundo turno será entre Haddad e Serra. Em minha opinião, o Russomano perde força no dia da votação, sobretudo por causa de sua chapa para vereadores (o que ajuda a puxar votos ‘casados’ no primeiro turno.

Responder

    Elvys

    04/10/2012 - 11h54

    Eduardo, tenho a mesma percepção, segundo turno entre Haddad e Serra. Além das críticas à Russomano, hoje vi cartazes na rua atacando o candidato do PRB.Dia 07/10 promete!

    Eunice

    04/10/2012 - 12h25

    O Ibope não é daquele cara que está enrolado no Detran?

Bonifa

03/10/2012 - 13h47

Isso pode ser o Ibope fazendo ajustes de aproximação para tentar pousar sem muita discrepância. Em algumas cidades isto está a acontecer.

Responder

sandro

03/10/2012 - 13h19

Com ibope ou sem ibope.
Russomano 27%- haddad 23 % Serra 17 %

Responder

Geraldo

03/10/2012 - 11h59

Há erro matemático aí:

Simularam 10 pts de indecisos em disputa. Desses 37% iriam para Russomanno (3,7pts), 34% Haddad (3,4pts), 22% Chalita (2,2pts) e 11% Serra (1,1pt).

Ou seja, Serra iria a 20% (19+1), Haddad 23% (20+3), Chalita 13 (11+2) e Russomanno 32 (29+3).

Erraram os números de Haddad e Chalita para baixo.

Responder

Willian

03/10/2012 - 11h22

Está claro que quem for com Russomano para o segundo turno será o prefeito de São Paulo.

Responder

    Ricardo JC

    03/10/2012 - 22h38

    Lamento, mas você está redondamente enganado. Você acha mesmo que a candidatura de Russomano derreteu 10% em dez dias? Tal movimento de votos seria incrível (quase 1 milhão, no caso), nesta altura do campeonato. Não seja tolo. Os institutos de pesquisa querem dar a sensação, aos possíveis eleitores do Serra, que nem tudo está perdido. Isto está claro na estratégia adotada pelo Datafolha. Manter o Serra em 2o todo o tempo para não desanimar a campanha e não fazer ela, sim, derreter às vésperas da eleição. Ainda, tentam capturar o voto útil, que ainda aparece entre os indecisos. Uma parte dos brasileiros, infelizmente, ainda pensa que eleição é como no futebol. O que vale é escutar a resenha no domingo depois de seu time vencer…Pode apostar que o Serra não passa de 20% no domingo e que o Russomano é, de fato, o favorito no pleito. Quem ficar fora vai aderir ao Russomano…

Carlos Ribeiro

03/10/2012 - 11h18

Serra no segundo turno, ninguém merece!

Responder

    MARCELO

    03/10/2012 - 12h04

    Oh,Carlinhos,já esqueceu que o PT
    ajudou a eleger o Covas contra o
    Maluf em 98?Covas ao contrário de
    Maluf,entregou SP pro PCC.Covas
    já tá no inferno faz tempo.

dukrai

03/10/2012 - 11h15

Imagine se nas urnas o Haddad tiver 10% a mais de votos que o Serra. A explicação já está dada,o gLobope e o abEstadão vão dizer que a variação foi na boca da urna kkkkkk

Responder

    edmundo

    10/10/2012 - 00h33

    seu sonho nao se realizou…acorde e vote direito

adriana m carvalho

03/10/2012 - 11h10

Com cancelamento do Debate na globo o principal prejudicado é o Haddad e o mais beneficiado é o Serra!. Tel da globo é 4002-2884 ligue é reclame do cancelamento do debate!.

Responder

Ze Duarte

03/10/2012 - 10h07

Agora Ibope vale?

Responder

    Willian

    03/10/2012 - 11h23

    Entenda: é a favor, vale; não é, não vale.

    Luiz Carlos Azenha

    03/10/2012 - 16h19

    Publicação não significa endosso. Em blogs os comentaristas são mais importantes que o texto. Alguns são mais lidos que os posts. Ou vcs são novos na blogosfera?

    Ricardo JC

    03/10/2012 - 22h32

    Caro Zé Duarte

    É evidente uqe você está confundindo as coisas. Primeiro, os números simplesmente não batem…nem no Ibope, nem no Datafolha. Veja as simulações de 2o turno. Em qualquer caso, o Haddad tem mais que o Serra, seja ele contra o Russomano ou contra o próprio Serra. Some isto à mais alta rejeição ao Serra e verá que as intenções de voto no Haddad são, de fato, maiores do que no Serra. Segundo, a análise mais detalhada da pesquisa é mais difícil de ser manipulada. Ela, inclusive, desdiz a própria pesquisa. Se José Serra tem uma rejeição de 45% (medida) e potencial de voto de 40%, isto quer dizer que dos 55% restantes do Serra (100% menos rejeição), mais de 70% (40%, potencial/55%, que não descartam) estão dispostos a votar nele…Convenhamos que isto não é nada razoável!!! Aposto com você que Serra não passa de 20% (estou chutando para cima para você ficar feliz!!!) no domingo, o que já seria espetacular, pois significa que ele conseguiu “capturar” cerca de 35% do seu universo…que está restrito a 55% dos eleitores. Bem, com 20%, ele não tem chance contra Haddad nem contra Russomano…então bye, bye, Serra.

Manoel R.Mello Jr

03/10/2012 - 09h46

Eu só espero que o Povo de São Paulo, coloque nas Urnas de 07/10 , o Haddad que já mostrou que tem competência e plano de Trabalho em todas as áreas da Prefeitura e atendera aos anseios dos Paulistanos.

Responder

Rose SP

03/10/2012 - 09h43

na verdade é mais uma divulgação da GLOGOLPE, querendo salvar Zè 15%.

Responder