VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Emir Sader: FHC sofre de dependência da dor de cotovelo

03 de setembro de 2012 às 14h20

 Emir Sader, no seu blog

O governo Lula recebeu uma herança maldita do governo FHC, refletida numa profunda e prolongada recessão, no desmonte do Estado, na multiplicação por 11 da dívida pública, no descontrole inflacionário. O controle da inflação jogou-a para baixo do tapete: transferiu-a para essa multiplicação da dívida pública.

O povo entendeu, rejeitou FHC e derrotou os seus candidatos: Serra duas vezes e Alckmin. Isso é história, tanto no sentido que é verdade incorporada à história do Brasil, como história porque o governo Lula, com grande esforços, superou a recessão profunda e prolongada herdada e conduziu o Brasil ao ciclo expansivo que dura até hoje.

Para não aguçar o clima de instabilidade que a direita pretendia impor no começo do seu governo, Lula preferiu não fazer o dossiê do governo FHC, que incluísse tudo o que foi mencionado, mais os escândalos das privatizações, da compra de votos para a reeleição, da tentativa de privatização da Petrobras, entre outros.

Não por acaso FHC é o político mais repudiado pelos brasileiros. Já na eleição de 2002, Serra tratou de distanciar-se do FHC. Em 2006, as privatizações, colocadas como tema central no segundo turno, levaram a uma derrota acachapante do Alckmin. Em 2010, de novo, o Serra nem mencionou FHC, tentou aparecer como o melhor continuador do governo Lula, para a desmoralização definitiva do governo FHC.

Ao lado disso, economistas da ultra-esquerda esposaram a bizarra tese de que não havia herança maldita, que o governo Lula era continuidade do governo FHC, que mantinha o modelo neoliberal. Além de se chocarem com a realidade das transformações econômicas e sociais do país, foram derrotados politicamente pelo total falta de apoio a essas teses no final do governo Lula, quando o candidato que defendeu essas posições, apesar de toda a exposição midiática, teve 1% dos votos.

FHC não ouve ninguém, despreza os que o cercam, mas sofre da teoria da dependência da dor de cotovelo. Dedica as pouco claras forças mentais que lhe restam para atacar Lula, cujo sucesso – espelhada no apoio de 69,8% dos brasileiros que querem Lula de volta como presidente em 2014 e nenhuma pesquisa sequer faz a mesma consulta sobre o FHC, para não espezinhá-lo ainda mais – fere seu orgulho à morte.

Esses amigos tentam convencê-lo a não escrever mais, a não se expor ainda mais à execração pública – com efeitos diminutos, porque ele não ouve, seu orgulho ferido é o maior dos sentimentos que ele tem, mas também porque ninguém lê seus artigos – a se retirar definitivamente da vida pública. Cada vez que ele se pronuncia, aumentam os apoios ao Lula e à Dilma.

A história diz, inequivocamente, que o Lula é um triunfador e FHC um perdedor. Isso a direita e seu segmento midiático não perdoam, mas é uma batalha perdida para todos eles.

Veja também:

FHC: Pobre Dilma, com o legado de Lula

André Singer: Neoliberalismo no Brasil é retardatário

Vladimir Safatle: O conservadorismo filho bastardo do lulismo

Requião: A privataria petista

Datafolha: Rejeição a José Serra salta para 43%

Saul Leblon: O sarau entre Clinton, Blair e FHC

Paulo Ghiraldelli Jr.: A antessala do arrocho salarial

 

55 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

niveo campos e souza

04/09/2012 - 21h50

É uma pena, é triste e vergonhoso.
FHC com oitenta anos, envenenado pelo ódio, inveja e rancor.
Foi um incompetente, pau mandado do poder financeiro internacional, vendilhão do patrimonio público.

Niveo Campos e Souza

Responder

arnon

04/09/2012 - 21h25

Em toda essa discussão a verdade é só uma: LULA salvou o Brasil do neoliberalismo.

Responder

Antonio Marcos Ferreira

04/09/2012 - 20h42

FHC-boy, não passa de um aculturado pró-americano. Seu sonho era que o Brasil se tornasse um grande Porto Rico-colônia dos USA.
Na sua gestão ele estava até fazendo acordos com os americanos para instalar uma base no norte do Brasil.

O FHC foi o pior presidente da história do país, depois da ditadura.

Ele tem inveja do prestígio do Lula.

Não passa de um engodo, rançoso, vive pelos cantos falando mal do Lula-lá-lá.

Responder

RicardãoCarioca

04/09/2012 - 13h59

Agora que ‘provas tênues’ servem tanto quanto atos de ofício para condenar uma pessoa, segundo o STF, está na hora de todo o elenco da Privataria Tucana ser julgado. O engraçado é que, mesmo tendo provas, do tipo ato de ofício, como mostrado pelo Amaury no seu livro, em mais de 180 páginas de documentos, o MPF ainda não os importunou.

Responder

Ana Cruzzeli

04/09/2012 - 11h13

Por que ninguém faz isso com o THC???

POR QUÊ, POR QUÊ E POR QUÊ???

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSW4dVTO261gBQIgavaUp5a029CWIANkLmMRtBya7pMWPkpbWzhIw

Responder

Regina Braga

04/09/2012 - 11h04

O fbhc sofre do Complexo de Gabriela…Eu nasci assim,Eu vivi assim…Mas o país mudou com o Nunca Dantes…só o fbhc não viu.Nem ele e nem os seus imutáveis demotucanos.

Responder

joaquim

04/09/2012 - 10h51

bem provavelmente o sr emir esteja falando de outro pais.

Responder

Almerindo

04/09/2012 - 09h43

Tadinho do Fernandinho… Até na pesquisa do “Maior brasileiro de todos os tempos” ele ficou de fora AINDA nas eliminatórias, KKKKKKKK! Vejam:

http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/candidatos/#confrontos

Responder

Carlos

04/09/2012 - 08h39

Estes tucanos, sempre querendo o pior para o Brasil.
Espero que NUNCA mais cheguem a presidencia de nosso Brasil.

Responder

Gerson Carneiro

03/09/2012 - 21h54

É o que dá encher a cara no fim de semana e ainda ter que escrever coluna pra jornal.

Responder

    Fabio Passos

    03/09/2012 - 22h50

    Duvido. Isto é ausência de birita.
    Acho que fhc está é precisando muito beber… para afogar as mágoas. rsrs

Marcia Noemia

03/09/2012 - 21h53

FHC é um político rejeitado pelo povo; é um intelectual rejeitado pelos setores mais progressista; tem maior inveja e por isso raiva do Lula. E sobretudo devemos esquecer o que ele diz, assim como o que ele escreveu – assim pediu ele. Figura decrépita e é uma verdadeira “cotia empalhada” digna da sala de visitas da fazenda de Regina Duarte.

Responder

    Carlos N Mendes

    03/09/2012 - 23h38

    “cotia empalhada”?!? Morri de rir, Marcia, mas você pegou pesado. Não, sèrio, deixa rir um pouco mais…

    maria olimpia

    04/09/2012 - 17h41

    Márcia,
    “Cotia empalhada…. e digna da sala da regina duarte”, foi ótima!!!

Antonio Marcos Ferreira

03/09/2012 - 20h39

CPI da Privataria Tucana urgente.
Temos que colocar FHC e Serra e alguns da sua famiglia que estão envolvidos com a privataria, na cadeia, é o que eles merecem,.
Este estorvo-FCH acha que ainda tem moral para falar mal de alguém.

Responder

Zé Straus

03/09/2012 - 19h29

A turma da tucanalha só não vendeu o Brasil inteiro porque não deu tempo!

Responder

FrancoAtirador

03/09/2012 - 18h43

.
.
Do Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (3), em nota oficial,
ter recebido uma herança bendita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma afirmou ter recebido um país com economia sólida, crescimento robusto e inflação sob controle.

Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

“Citada de modo incorreto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,
em artigo publicado neste domingo, nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo,
creio ser necessário recolocar os fatos em seus devidos lugares.

Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita.

Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.

Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.

Recebi um país mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes.

Recebi um Brasil mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional.

Um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse.

O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista.

Não reconhecer os avanços que o país obteve nos últimos dez anos é uma tentativa menor de reescrever a história.

O passado deve nos servir de contraponto, de lição, de visão crítica, não de ressentimento.

Aprendi com os erros e, principalmente, com os acertos de todas as administrações que me antecederam.

Mas governo com os olhos no futuro.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”

http://www.viomundo.com.br/politica/dilma-rousseff-recolocar-os-fatos-seus-devidos-lugares.html

Responder

Sônia Bulhões

03/09/2012 - 18h34

FHC, quando senador, disse perante uma platéia do Instituto Pinheiro Machado em Brasília, nos anos 90, “quem são os franceses para dizerem que imigrante fede ? ” Na platéia havia um grande número de padres, freiras e leigos franceses. Quase morri de vergonha.

Responder

Dilma Rousseff: “Recolocar os fatos nos seus devidos lugares” « Viomundo – O que você não vê na mídia

03/09/2012 - 18h15

[…] Emir Sader: FHC sofre de dependência da dor de cotovelo […]

Responder

Fabio Passos

03/09/2012 - 17h55

Olha só:

“A resposta dura de Dilma a FHC”
Nota Oficial
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-resposta-dura-de-dilma-a-fhc

Uma das sepuadas…
“… Um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse. O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista.”

Será que o fhc esperava algo diferente? rsrs

Só o PiG e parte da classe média preconceituosa e racista acredita nas tolices de fhc.

Responder

    José Carlos Brandes

    03/09/2012 - 18h34

    “Só o PiG e parte da classe média preconceituosa e racista acredita nas tolices de fhc.”

    E o resto acredita nas tolices do Lula e da Dilma.

    Fabio Passos

    03/09/2012 - 19h48

    Bem… “o resto” são 80% da população do Brasil.

    80% x 6%

    É impressionante.

    Antonio Marcos Ferreira

    03/09/2012 - 20h29

    Tucano localizado

    Xô Xô Xô

    Esta ave é agorenta

    X^XÕ Xô

    RicardãoCarioca

    04/09/2012 - 14h03

    Deve estar querendo ganhar pontos no ‘exército de aliados do Serra na web’. O prêmio para o maior pontuador é ridículo: Tirar uma foto com o Serra!

Willian

03/09/2012 - 17h44

FHC venceu Lula duas vezes. As duas, no primeiro turno. Dor de cotovelo de quem, cara-palida?

Responder

    francisco pereira neto

    03/09/2012 - 19h28

    De novo aquí o Willian com “n”.
    Quem sempre parte para a ignorância é o FHC, e não o Lula.
    E vc vem falar quem tem dor de cotovelo?
    Pô! Conheço meia dúzia de idiotas que ainda acreditam no privatizador mor, lambe rabo do Clinton que garantiu sua reeleição com a compra dos votos para a aprovação da PEC, entrega do serviço do SIVAM encomendado pelo Clinton e teve ainda a cara-de-pau de ligar e sabujamente dizer que o serviço estava feito. É desse que vc gosta? O único da AL que apoiou o ladrão ditador encarcerado Fujimori. FHC bate seu próprio recorde ao quebrar o país tres vezes. Dá suas palestras no exterior para falar mal do Brasil. Por que ele não continua a dar entrevistas frequentes para a BBC de Londres? Voce já assitiu a última dele? Se não, vá ao youtube e assista. Mas não vá morrer de vergonha. Se é que vc tem.

    Willian

    03/09/2012 - 21h16

    Doeu?

    walsil

    03/09/2012 - 21h44

    Dor de cotovelo por Lula ser o Presidente mais querido e mais respeitado do Brasil, dor de cotovelo por LuLa ter o respeito da comunidade internacional e dor de cotovelo por Lula ter mudado o Brasil.

    Ricardo JC

    03/09/2012 - 22h01

    Honestamente, você acha que FHC venceria Lula hoje, em uma disputa eleitoral? Agora isto seria mais justo, já que quando FHC venceu o povo ainda não havia experimentado um governo do PT. Depois que provou…não quer mais saber da laranja podre!!!

    J Fernando

    04/09/2012 - 11h23

    Não tem nada a ver vencer eleição em 1º ou 2º turno. Venceu de acordo com as regras e pronto.

    A dor de cotovelo de FHC é devido à aprovação recorde de Lula. FHC jamais foi aprovado pela população brasileira, pergunte ao próprio J Serra, que evita de todas as formas se associar à imagem de FHC.

    Marcos Lima

    04/09/2012 - 13h33

    Minha, Porque não tem um candidato que queira aparecer com o Lula, e no partido do fhc, todos querem,quer seja em propaganda na televisão ou comicios todos querem aparecer ao lado dele. Não é?

    RicardãoCarioca

    04/09/2012 - 14h04

    FHC venceu Lula duas vezes e o Brasil perdeu duas vezes com isso.

    Mas, Lula ganhou três vezes do PigSDB (Pig + PSDB).

    Chora.

Fabio Passos

03/09/2012 - 17h20

“Não por acaso FHC é o político mais repudiado pelos brasileiros.”

Sem dúvida.
Até os aliados fazem questão de que fhc não apareça nas campanhas porque sabem que o povo odeia o pior presidente da história do Brasil.

Se fhc aparecer sem segurança em uma periferia de grande centro urbano brasileiro… corre risco de ser morto a pedradas.

Responder

José Carlos Brandes

03/09/2012 - 16h45

Acho muita pretensão esse pessoal querer escrever a história que ainda está sendo vivida. A história pertence ao futuro. No mais, FHC, Lula e agora Dilma, rezam pela cartilha de Milton Friedman, todos eles. Cumprem o que manda o Consenso de Washington. Basta analisar os programas mais famosos desse governo vendido ao capital: Minha Casa, Minha DÍvida e o Universidade Para Tolos, ambos modelos neoliberais. Já começamos a aterrizar do nosso atual vôo de galinha, e os ricos ficaram mais ricos e os pobres mais pobres.

Responder

    Apavorado por Vírus e Bactérias

    03/09/2012 - 17h07

    Cada um desce do bonde conforme quer. Se você acha que FHC foi bom pra você, feliz de você.

    José Carlos Brandes

    03/09/2012 - 17h22

    Disse em algum lugar que FHC foi bom ???
    O que eu escrevi é que FHC, Lula e Dilma, analisados seus governos, são todos neo-liberais.

    Mário SF Alves

    03/09/2012 - 20h12

    A história pertence ao futuro.

    Vôo de galinha?!!

    Prefiro ficar com o Emir:

    “economistas da ultra-esquerda esposaram a bizarra tese de que não havia herança maldita, que o governo Lula era continuidade do governo FHC, que mantinha o modelo neoliberal. Além de se chocarem com a realidade das transformações econômicas e sociais do país, foram derrotados politicamente pelo total falta de apoio a essas teses no final do governo Lula, quando o candidato que defendeu essas posições, apesar de toda a exposição midiática, teve 1% dos votos.”

    Pois é, faça diferente, voe um voo de condor (êpa! isso lembra aquela operação), quem sabe?

    Pois é, ignore a complexidade política do Brasil (…) e governe o Brasil com todas as bandeiras de esquerda, tente. Ou melhor, esqueça a esquerda e tente ao menos governar radicalizando a democracia. Tente. Tenha certeza, não será tarefa fácil; afinal, mesmo a frágil democracia que temos é fruto de condição imposta pela direita. Ou, não?

    RicardãoCarioca

    04/09/2012 - 14h06

    Minha Casa, Minha DÍvida e o Universidade Para Todos se são de modelos neoliberais, por que será que não os vimos e não os vemos em governos tucanos? Trollezada…

lulipe

03/09/2012 - 16h07

FHC venceu lula duas vezes, no primeiro turno, algo nunca conseguido por lula e Dilma.Isso é história!!!

Responder

    Ulisses

    03/09/2012 - 18h17

    Com o terrorismo eleitoral contra Lula, até o cacareco ganhava. Uma mídia sem vergonha, sem caráter, canalha, torpedeando o Lula como o foi até hoje, o lula só ganhou em 2002 por que a direita incompetente aprontou tanto, roubou tanto, levou tantos para a miséria, que o povo achou que pior não podia mais ficar e optaram pelo Lula. Foi por isto que ele ganhou, do desespero de não ver mais solução. Depois que ganhou em 2002, foram mais duas eleições seguidas, mesmo com toda a barbárie da imprensa, igrejas evangélicas e católicas. Acho que você devia ter vergonha de comparar as eleições com o poder mafioso da imprensa brasileira. A regina duarte “tenho medo” minuscula mesmo, é o simbolo da direita brasileira

    MARCELO

    04/09/2012 - 12h09

    Ulisses,a direita apóia Dilma apoiando coisas como
    Ruço Mano,Eduardo Paes Palho,Gustavo Mauricinho
    Fruet,Jucá,Chalita,Sarney,Ciro Gomes,Eduardo Playboy
    Campos,etc,etc.Aliás,chamar Serra de “vampiro”????
    E a Dilma?E o Lula?E a Marina Cara de Fome Silva?
    Se FHC fosse do PMDB ou PC DO B,não xingariam
    tanto ele por aqui.É liquido e certo.

    Luiz Carlos

    03/09/2012 - 18h26

    Mas tambem com tantos escandalos fabricados a cada periodo eleitoral é um milagre o cara vencer, o povo não é burro! Sabe onde doi o bolso.
    A direita esta perdida, no Brasil e no mundo , mais cedo ou mais tarde.
    Chupa galera! mais quatro anos de governo de tendencia sicial! hahahahahahahaha

    Mário SF Alves

    03/09/2012 - 20h18

    Claro, sim, duas vezes. Na primeira ninguém o conhecia; na segunda, ninguém conhecia o Lula.

    Henry

    03/09/2012 - 22h36

    Mas tem viuvinhas que não tem vergonha de comemorar o passado vergonhoso de votos de reeleição comprada escandalosamente e arquivada pelo engavetador geral Brindeiro!!!!

    Ricardo JC

    03/09/2012 - 22h06

    Oh lulipe…me diz uma coisa aí. Você acha que hoje FHC venceria Lula em uma disputa eleitoral? FHC venceu quando o povo ainda não havia experimentado o gostinho de um bom governo. Agora que o PT, Lula e Dilma estão fazendo algo de bom (e olha que nem é tão bom assim…), não querem nem saber de FHC. Essa é a verdade. No mais, se FHC venceu Lula duas vezes, não conseguiu eleger seu sucessor. O que Lula conseguiu…mesmo lutando contra toda a mídia corporativa deste país, de quem FHC sempre teve a máxima reverência (por que será????).

    lulipe

    04/09/2012 - 12h20

    Não adianta lero lero, Ricardo, o lula perdeu não uma, mas duas vezes e no primeiro turno.Tá registrado na história, o resto é chororô e, aí sim, dor de cotovelo!!!Espero não precisar desenhar!!!

    Ricardo JC

    04/09/2012 - 21h19

    Oh lulipe…você continua sem me responder. Você acha que FHC venceria Lula hoje em uma disputa eleitoral? Pode desenhar a resposta que eu aceito!!!!

    Valdeci Elias

    04/09/2012 - 12h50

    A Historia existe, pra se estudar os erros do passado e não repeti-los no futuro.

    Apavorado por Vírus e Bactérias

    04/09/2012 - 17h11

    FHC ganhou a eleição e mostrou o que é. Isso é história. Isso vai ficar para a história. Foram mais de R$ 45 bilhões roubados do erário público por Pai Padim Irimão do Santo Aborto no Chile, com comprovação documental e tudo. Isso é história. Isso vai ficar na história. FHC rastejou para Clinton, que falou em sua cara que ele era corrupto. Isso é história e vai ficar para a história. Clinton, o braço armado do neoliberalismo, uma tendência nefasta que tentou relançar a escravidão colonialista no mundo, falando a um presidente, em sua cara que ele era corrupto. E FHC só deu risada, pensando no vinho francês que tomaria com o festivo cartão corporativo. Isso é história. E das nefastas, de um rastejante ajoelhado ao american way of life. Essa b… toda desse nefasto é que fica para a história e tudo o mais de terrível que esse crápula fez para o Brasil. No futuro vão perguntar onde nasceu o sangue suga e talvez pensem que ele era ianque, presidindo o Brasil.

Mardones Ferreira

03/09/2012 - 15h58

Sem falar da herança do Gilmar Dantas no STF, sem dúvida, a pior herança de FHC para o Brasil. A mais danosa, pois defende o Dantas com canetadas pra lá de eficientes.

Responder

Apavorado por Vírus e Bactérias

03/09/2012 - 15h44

FHC foi o mais tenebroso presidente que o Brasil já teve. Ele nos ferrou. Acabou com a indústria nacional e o que sobrou foi vendido para grupos estrangeiros. Hoje, a venda de alimento está na mão dessas empresas norteamericanas, francesas e etc., que mandam 40% do lucro para seus países e por baixo dos panos nem Deus sabe o que fazem. Os preços e a qualidade dos alimentos que consumimos estão nas mãos desses pilantras neoliberais. Com seus países em convulsão financeira, o que serão capazes de fazer? As nossas melhores terras estão nas mãos de estrangeiros, que plantam soja, milho e outros alimentos. Hoje fazem o que querem, empesteiam as terras com agrotóxicos, plantam trangênicos e exportam a bel prazer. FHC fez do Brasil um organismo com uma grande lombriga nos intestinos, que não mata, mas não deixa viver. FHC foi o pior embuste que tivemos. Viva FHC, Viva a Rede Globo e o american way of life, de quem esse pulha é capacho ajoelhado.

Responder

    Renato

    04/09/2012 - 10h26

    O que é industria nacional para você? É aquela que apenas estatais detem o monopólio e nenhum empresário brasileiro? Se isso for indústria nacional prefiro que quebre até última banca.

    Apavorado por Vírus e Bactérias

    04/09/2012 - 17h24

    Talvez você não tenha vivido essa época e nem tenha lido sobre. FHC minou a indústria nacional, cujos donos ficaram numa pindaiba tão grande que não tiveram outra alternativa a não ser vender para o capital internacional. Converse com empresários mais velhos e mais esclarecidos, que eles te informarão sobre os planos do neoliberalismo colonialista para o mundo, que eles chamavam carinhosamente de globalização.

PedroAurelioZabaleta

03/09/2012 - 15h15

Espero que “o farol” não morra de inveja.
Desejo-lhe longa vida.
Quero assistir seu julgamento na CPMI da Privataria.

Responder

Wladimir

03/09/2012 - 14h49

Para esse pobre coitado do FHC deve ser muito dolorosa a solidão no “Retiro dos Tucanos Desamparados”, também conhecido como “Caverna do Ostracismo”; dia a dia sendo corroido pela inveja, falando para as paredes sem que nenhum, nenhunzinho, tucano que seja, disposto a ouví-lo ou defendê-lo! Triste fim do falso príncipe em sua insustentável leveza de ser!

Responder