VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Na “melhor educação do Brasil”, escola funciona em posto de gasolina

20 de outubro de 2014 às 11h40

5I5A3950

Cozinheira e colega carregam água para abastecer a escola; cada sala de aula tem um banheiro

por Luiz Carlos Azenha, em Uberaba

O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, tem dito em comerciais de campanha, discursos e debates que Minas Gerais tem “a melhor educação fundamental do Brasil”.

Esta simplificação grosseira, baseada tão somente nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), acaba mascarando para os não mineiros as precariedades da educação em Minas Gerais, argumentam professores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado, o SindUte.

Baixos salários, falta de quadras esportivas, laboratórios e bibliotecas compõem o quadro, dizem eles.

Os professores apontam para exemplos bizarros, como o da Escola Estadual Cândido Xavier, em Uberaba, para dizer que Aécio combina gastos em propaganda com mordaça na imprensa local para evitar que se exponha a verdade sobre a Educação em Minas.

Uberaba não fica em um lugar remoto do Estado. Com mais de 300 mil habitantes, é um importante polo de desenvolvimento, que se conecta economicamente com Ribeirão Preto, no norte de São Paulo.

patio

O corredor da escola serve de pátio, local de merenda e cozinha

A escola Cândido Xavier foi criada no final de 2010, para atender ao surgimento de núcleos habitacionais em bairros próximos, alguns dos quais do Minha Casa, Minha Vida. Vai completar quatro anos de funcionamento precário. Hoje está em salas que ficam sobre um shopping center de um posto de gasolina, ao lado de uma das estradas que cortam a cidade.

A escola atende a 540 alunos em três turnos. As crianças do ensino fundamental estudam à tarde. As salas de aula improvisadas foram construídas para servir como escritórios. Com a da administração e a da cozinha, são 11 salas ao todo. Segundo o diretor, cada uma custa ao Estado um salário mínimo de aluguel, pagos ao dono do posto.

No andar de baixo do shopping, outra loja serve de biblioteca e de sala improvisada dos professores. Um galpão vizinho ao posto é a “quadra de esportes”.

Recentemente, grades foram colocadas para evitar o risco de as crianças cairem.

A merenda é preparada numa cozinha improvisada no corredor, que também é o pátio dos alunos. É ali que eles comem e passam o tempo do recreio.

A única saída da escola dá direto no posto de gasolina, onde segundo o frentista ficam estocados, em depósitos subterrâneos, 15 mil litros de gasolina, 15 mil de álcool e 30 mil de óleo diesel. O portão da escola, protegido por uma grade, fica trancado com cadeado, o que faz supor que não se considere aqui a possibilidade de uma emergência.

Para evitar que os alunos transitem no estacionamento do shopping, existe um corredor que liga a saída da escola a uma rua dos fundos, onde estacionam os ônibus escolares.

5I5A3965

A quadra de esportes é improvisada em um galpão vizinho ao posto de gasolina

Hoje faltava água na escola, o que tem acontecido com frequência. A cozinheira teve de sair com uma colega para pegar um panelão de água. Como as salas de aula são, na verdade, escritórios, cada uma tem um banheiro. Quando falta água, se algum aluno usa um banheiro o professor tem de providenciar um balde de água para dar a descarga, diz a avó de uma aluna de 19 anos que estuda à noite.

Segundo ela, por causa do mau cheiro e das baratas a neta passou mal recentemente e teve de voltar mais cedo para casa.

O diretor alega que o improviso pode acabar na metade do ano que vem, para quando está prevista a inauguração de num novo prédio na região. Na escola improvisada, ele contou sempre com o quebra-galho de um político local.

[Luiz Carlos Azenha viajou a Uberaba (MG) com todas as despesas pagas pelos assinantes do Viomundo.Torne-se um deles]

Hoje, alunos de ensino médio conversavam em uma das salas para matar o tempo, já que a professora tinha saído para fazer perícia e tirar licença médica.

Os dirigentes do SindUte sustentam que o alto número de professores doentes é também reflexo da precariedade do ensino em Minas Gerais.

Para eles, a escola que funciona em um posto de gasolina não é um problema pontual, mas apenas uma das mazelas mais evidentes de uma realidade que fica escondida sob o slogan de “melhor ensino fundamental do Brasil”.

Clique na foto abaixo para ver o álbum:

5I5A4019

Leia também:

Beatriz Cerqueira: Aécio mente sobre Educação; “Peçam aos professores de Minas que mostrem o contracheque”

Beatriz Cerqueira: Aécio Neves transformou aluno em “consumidor” de educação

Beatriz Cerqueira: Em Minas Gerais, “fantasmas” do PSDB são do presente

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

28 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Lagrange

21/10/2014 - 18h39

Não fiquem criticando. O Ahésim já descobriu que a educação é o combustivel do futuro.

Responder

Urbano

21/10/2014 - 15h51

Atenção Brasil, PT, as autoridades íntegras e dignas do nosso Brasil, pois com tudo que vem ocorrendo desde sempre e principalmente nesses últimos quatro anos, a possibilidade de manipulação de resultados eleitorais não possui mais a consistência imperiosa que se faz necessária, até mesmo pelas injustiças mais crassas perpetradas nesse mesmo período. Toda a atenção será necessária, principalmente porque, em face de atitudes políticas desonestas que foram estancadas administrativamente, a diferença de votos, que o PT deteve nas últimas três eleições anteriores a seu favor, estreitou-se bastante no momento atual. A partir disso, é cristalino que os capciosos da oposição ao Brasil não vão deixar, por hipótese alguma, uma oportunidade de ouro assim passar em branco. Também não custa nada lembrar que a paz de uma Nação é altamente sagrada.

Responder

Lagrange

21/10/2014 - 12h33

Mas voces estão sempre de má vontade: o Ahésim já descobriu que a educação é o combustivel do futuro.

Responder

laura

21/10/2014 - 01h52

FRAUDE NAS URNAS Azenha, vai aqui, já que não achei para onde mandar:
Mapa da Fraude nas Urnas: HELP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Algo disso tem que ir para a RECORD
1-http://www.sinpol.org.br/index2.php?idMenu=01&flag=01&id=915
“Os funcionários dessas empresas contratadas pelos TREs vão ter acesso lógico ao material, não só o acesso físico. Vão dar carga nas urnas, mexer com o cartão de memória, transferir essas mídias das urnas para os computadores dos cartórios. É arriscado, porque existem fraudes possíveis de serem feitas por pessoas com conhecimentos básicos de informática”, disse o engenheiro Amilcar Brunazo Filho, especialista em segurança de dados. “ Com uma fiscalização nacional, como era feita pelo TSE, ficava mais difícil de fazer isso. Agora que descentralizou, a atenção tem que ser redobrada”, advertiu.
2-Denuncia do Protogenes>A lista de cidades contêm numeração de votos idênticos e os percentuais correspondem ao número de eleitores:https://twitter.com/ProtogenesQ?original_referer=http%3A%2F%2Fblogdoprotogenes.com.br%2F&profile_id=58065191&tw_i=524336522016079874&tw_p=embeddedtimeline&tw_w=344530312858062848

3-Software Inseratur onde pode se dar a fraude:http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.trezentos.blog.br%2F%3Fp%3D8567&h=DAQHj2nrf
4-Cara vinculado a Aecio relacionado a empresa ENGETEC que cuida das urnas:Cara vinculado ao Aecio tem empresa PROBAN que apresenta-se ao TSE para cuidar de urnas eletronicas Por Viomundo e Hélcio Zolini, em seu blog no R7

O coordenador da campanha do PSDB à Presidência da República, o empresário Wilson Nélio Brumer, um dos responsáveis na equipe de notáveis encarregada de elaborar o plano de governo para a área energética do candidato tucano Aécio Neves, é acusado de, na sua atividade empresarial, ter dado um calote de R$ 160 milhões na praça e de ter direcionado nos últimos anos grande volume de dinheiro para os chamados paraísos fiscais.

Ao lado do parceiro no negócios, Luiz Carlos Martins, que trabalha atualmente no comitê de campanha do candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, ele teria se valido da Probank S/A e de outras empresas de fachada para fazer a operação que resultou no rombo milionário.

A Probank cresceu ganhando diversas licitações junto aos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o País para organizar as eleições eletrônicas no país, mas entrou em processo de falência. http://www.jornali9.com/
5-Olha a empresa do coorenador da campanha do Aecio ganhando licitaçoes para gerir as urnas eletronicas no TSE: Ate 2012 com direito a prorrogaçao é dele: http://www.prdf.mpf.mp.br/…/10-03-2014-mpf-acompanha… 10/03/2014 – MPF acompanha licitação do TSE para contratar serviço de apoio às urnas eletrônicas
6-TODO o pais era uma empresa so a dele em 2012: QUE COISA MAIS VLNERAVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O edital era esse: TODO pais PODE SER com uma empresa sóhttp://l.facebook.com/lsr.php?u=http%3A%2F%2Fwww.justicaeleitoral.jus.br%2Farquivos%2Ftse-edital-pa-n-8396-2012&ext=1413862565&hash=AcnH80_r_A9ZwXho74hyndRgkx9a6hm3BYtFUdiKaiccIw
7-Segue noticia do consorcio vencido pela Engetec ( da familia do coordenador do Aecio) para cuidar das urnas eletronicas no Brasil. Tem uma empresa dos EUA em Barbados http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.engetec.it%2Fpt%2Fmateria-publicada-no-valor-economico-destaca-engetec&h=iAQHmtXF_ para o Brasil INTEIRO> Continua em 2014 para tudo? Em varios estados sim, veja abaixo
8- Na pagina do face da engetec:Engetec.it
4 de agosto · Editado
A empresa Engetec foi contratada pelos TREs do estados de CE, DF, MG, PA, PE, RJ e RS, para realizar o suporte técnico às Eleições 2014.
As inscrições serão feitas pelo site da Engetec a partir do dia 05/08/2014.

http://www.engetec.it/
9-Como foi este ano picadinho, pode sim ser a mesma empresa para o pais inteiro. Só falta verificar isso. O resto- está aqui.

Responder

Messias Franca de Macedo

20/10/2014 - 23h53

O guru do ‘Arrocho Medidas Impopulares Neves’

Entre outros ‘Adeus’, ‘Minha Casa, Minha Vida’ a R$ 50,00 – R$ 80,00 mensais!

#####################

VÍDEO
‘Armínio Medidas Impopulares Fraga’ do “Ô candidato” DEMoTucano Aécio ‘Never’, o mesmo ‘AeroNeves’!

FONTE: http://blogdomello.blogspot.com.br/2014/10/afinal-aecio-via-arminio-fraga-vai.html

http://www.youtube.com/watch?v=VH69CztNKpE

Responder

Julio Silveira

20/10/2014 - 20h39

Esse pratica a velha politica, a que queremos abolir definitivamente do Brasil, o tipo de politico que vende fantasias,,mentiras e ilusões e entrega má gestão acompanhada de espirito antidemocratico. Mas ainda assim beneficia a sua minoria.

Responder

MARCOS LIMA

20/10/2014 - 19h43

Só um louco um débil mental acredita: ele diz o que qer pq na hora o adversário náo pode provar aí, malandro diz. Como disse que o irmão da Presidenta era funcionário da prefeitura de BH, aí vem o candidato eleito no primeiro turno pq o candidato dele apoiado por ele, o pior apoio, edesmentiu é só ir ao youtube e vê o desmentido.
Não passa um debate semmentir.

Responder

Léo

20/10/2014 - 19h30

Será que é igual em algumas regiões do entorno?
Para dar exemplo aqui perto, tem escola que parecem um galpão divididos por paredes, a estrutura é ruim, certa vez perguntei a secretaria de uma escola algumas ruas de casa e a secretaria respondeu: “não podemos fazer nada, muitos por aqui nem concursados são.”

Responder

Fabio Passos

20/10/2014 - 19h21

E o aecínico fala como se houvesse transformado a educação fundamental de MG em exemplo para o Brasil.

Mas este aécio neve não está disputando a presidência.
Ele quer é o título de maior mentiroso do Brasil…

Mente mais que o fhc!!!

Responder

zuleica jorgensen

20/10/2014 - 19h06

Trabalhadores em postos de gasolina recebem, por lei, adicional de periculosidade de 30% sobre o salário. Isso porque trabalhar em locais de armazenamento de combustíveis e inflamáveis é PERIGOSO. Pergunto: como ficam alunos e trabalhadores da escola?

Responder

MARCOS F.L.

20/10/2014 - 18h59

Ele disse certa vez que não precisava de voto de professor para se eleger.

Responder

    MARCOS F.L.

    20/10/2014 - 19h03

    Seu sucessor vai receber o estado com uma dívida de 79 bilhões de reais que ele diz sem nenhum puder que Minas tem deficit zero.

Alemao

20/10/2014 - 18h19

Vixi, que desespero hein?

Responder

C.Paoliello

20/10/2014 - 18h07

DELAÇÃO-CHANTAGEADA É ARMAÇÃO PRÓ-aécio

No blog do Gerson Camarotti, no Globo

AÉCIO RECEBE RELATÓRIO DETALHADO SOBRE DELAÇÕES DE EX-DIRETOR DA PETROBRAS E DOLEIRO

Quando esteve em Curitiba, na semana passada, o tucano Aécio Neves recebeu do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) um relatório detalhado com o conteúdo das delações premiadas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.
Segundo relatos, haveria no relatório um tópico específico em que integrantes da cúpula petista são citados no esquema de desvio de recursos da estatal.
Aécio decidiu guardar esse relatório como uma munição reserva para o terceiro debate entre os presidenciáveis, que acontece hoje à noite. E vai usá-lo caso haja golpe abaixo da cintura preparado pela campanha da petista Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Responder

Assange

20/10/2014 - 17h57

Minha prática avó diria… por que um diabo desse não some e não deixa o lugar pra outra pessoa?

Simples, por que o cofre público não tem fundo. Esvazia e se enche ao mesmo tempo com dinheiro dos impostos e ele tem coceira de roubar.OU acham que ele tem perfil para querer ajudar pessoas, ser voluntário, administrar melhor o país?

Isso é Dilma! 13.

Responder

carlos

20/10/2014 - 16h28

A melhor educação do Brasil foi maquiada, exemplo pesquisaram só as melhores ranqueadas, enquanto que a pesquisa tem que ser realizada em todas as escolas esse truque que o aécinico faz para aparecer como bom administrador.

Responder

FrancoAtirador

20/10/2014 - 16h16

.
.
O Cotidiano da Mediocridade*

Toca o Telefone…

Identificador da Chamada: DDD 11 [São Paulo]

– Alô.

– Alô. Eu poderia falar com o Senhor FOlano de TIl?

– Você não estaria querendo falar com o Senhor FUlano de TAl?

– Sim, isso mesmo, Senhor FUlano de TAl, desculpe, é que é um nome diferente… o meu nome é Beltrana, falo em nome da Editora Abril, como vai o senhor, vai bem?, eu estou…

– Oi Beltrana, eu vou bem, e você?

– Eu vou bem, mas o motivo de …

– Como vai o Reinaldo Azevedo?

– Quem? Não conheço, não… [Risos]

– Ele escreve na Veja e… Deixa pra lá, ainda bem que você não conhece…

– Não, não conheço… mas o motivo de eu estar entrando em contato com o senhor, Senhor FOlano…

– É FUlano.

– Desculpe, Senhor FUlano, mas é que nós estamos ligando para lhe oferecer uma ótima promoção de assinaturas de diversos títulos, de Revistas, da Editora Abril, tem sobre Variedades, Costumes, 4 Rodas…

– Não, obrigado. Já faz muito tempo que eu deixei de assinar as Revistas da Abril, desde que ela começou a fazer Campanha Antipetista…

– O senhor está falando da Veja? Tem outras revistas que não falam de política…

– Não só da Veja, de toda a linha editorial da Abril que faz propaganda aberta contra o PT…

– Bem, se é assim então, obrigado por sua atenção, senhor…

– E não se preocupe, viu, que também não assino nada da Globo.

– Obrigado, tenha uma boa tarde.

– Igualmente…

Bí, Bí, Bí, Bí…
.
.
*Da Série: Diálogos da [Inexistência de] Vida Real
.
.
Nota de Esclarecimento

Esta é uma Crônica da Realidade.
Qualquer Semelhança com Fatos,
e Nomes de Pessoas e de Empresas,
é a Mais Pura Verdade de Hoje.
.
.

Responder

Gerson Carneiro

20/10/2014 - 15h10

E nada de protesto “Educação Padrão Fifa”.

Responder

Gerson Carneiro

20/10/2014 - 14h51

Essa o TSE também vai proibir de divulgar.

Responder

Urbano

20/10/2014 - 14h30

Para votar num candidato que faz uma aberração dessa, dentre centenas, nem jumento com viseira… Sou obrigado a salvaguardar os inocentes, que em verdade existem, senão o que seria dos que pregam o conto do rogário, digo, do rosário… do vigário! Quase que não saía. E o que normalmente esses fazem? Chamam para… con-ver-sar. E se for na conversa, sifu.

Responder

roberto

20/10/2014 - 12h59

Quem vota “Aelço” é totalmente desinformado.

Responder

    Rogério

    21/10/2014 - 15h35

    Foi uma situação improvisada instalar a escola em um prédio comercial, shopping center, sobre o tal posto.. e não dentro do mesmo. Para a diretora educacional e representante da Superintendência Regional de Ensino, Rochele Boaventura, o lote já foi adquirido, mas ainda não existe previsão de quando serão iniciadas as obras de construção do prédio que irá abrigar os alunos. “Estamos aguardando os trâmites legais de REPASSE DE VERBA DO GOVERNO FEDERAL para o Estadual para que possa construir o prédio próprio”, afirmou.

Jorsom

20/10/2014 - 12h57

Azenha

Pesquisa CNT

Dilma 45,5
Aécio 44,5

O castelo de Aécio está ruindo, até a Folha está mostrando isso. No artigo”Aécio perde a batalha da verdade”(http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ricardomelo/2014/10/1535044-aecio-perde-batalha-da-verdade.shtml) o jornalista Ricardo Melo relata fatos amplamente divulgados pelo Viomundo. O Dilmabate funcionou e parte da mídia já não esconde mais a vida pregressa do candidato tucano.

Responder

Leandro_O

20/10/2014 - 12h52

Pô Azenha, me desculpe mesmo. Mas há menos de uma semana para as eleições não sei se adianta muito essas denúncias na e da “blogosfera”, enquanto que ainda os maiores meios de manipulação de massa, digo, divulgação de massa, são a TV e o rádio, onde estão sendo feitos os debates e onde está o grosso das campanhas, abertas e ocultas. Acho que vale um apelo de última hora em todos os meios possíveis.

Responder

    20/10/2014 - 23h43

    Toda informação é útil.

Luís Carlos

20/10/2014 - 12h35

Mordaça imposta por família Neves esconde isso, e certamente muito mais. Absolutamente vergonhoso!

Responder

Deixe uma resposta