Na Bahia, TV e Ibope deixam petista fora de simulação em pesquisa

Tempo de leitura: 4 min

rui_costa

Rui Costa, do PT, limado da pesquisa por não aparecer com 10% de intenções de voto

Nova Ibope exclui Rui de cenário do segundo turno

do Política Livre, sugerido pelo Charles Carmo, publicado ANTES de sair o resultado

A terceira pesquisa Ibope/TV Bahia sobre a sucessão estadual que será divulgada nesta quarta-feira, dia 27, só apresenta como cenário para um eventual segundo turno no Estado uma hipotética disputa entre os candidatos do PSB, Lídice da Mata, e Paulo Souto, do DEM, excluindo do páreo o candidato do PT, Rui Costa.

É o que se deduz da pergunta de número seis do questionário. “E se a eleição para Governador da Bahia tiver um SEGUNDO TURNO, em quem o(a) sr(a) votaria se tivesse que escolher entre: (LEIA ALTERNATIVAS 1 E 2 – FAÇA RODÍZIO A CADA ENTREVISTA) 1 ( ) Lidice da Mata 2 ( ) Paulo Souto 7 ( ) Nenhum/ Branco/ Nulo 8 ( ) Não sabe 9 ( ) Não respondeu”, é a questão apresentada aos entrevistados.

Nos dois levantamentos anteriores (de julho e maio), Lídice e Souto aparecem com os mesmos percentuais em segundo e primeiro lugar, respectivamente. Souto tem 42% e Lídice, 11%, enquanto Rui surge com 8%, um ponto a menos que no levantamento anterior, de maio.

A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA-00013/2014 e está sendo realizada desde o último dia 23 até a data da divulgação pela emissora. Ao todo, 1008 pessoas serão entrevistadas. A pergunta sobre o segundo turno é a sexta de um questionário com 15 questões. A pesquisa foi contratada ao Ibope pela TV Bahia ao custo de R$ 62.324,64.

Uma outra pesquisa foi registrada no TRE sobre a sucessão estadual. Ela pertence ao Instituto Sensus. São mil entrevistas em sete regiões, abrangendo 56 municípios, entre os dias 25 e 28 de agosto. O Sensus não informou a data de divulgação. Procurada, a representação do Ibope na Bahia, não soube confirmar se a pergunta nº 06 do candidato exclui o candidato Rui Costa.

PS do Viomundo: A TV Bahia, retransmissora da Globo, é ligada a ACM Neto, que apoia Paulo Souto. O PT tentou impedir na Justiça a divulgação da pesquisa, mas não conseguiu.

Apoie o VIOMUNDO

*****

Agora vejam a desculpa do Ibope para não incluir mais duas perguntas na pesquisa, simulando segundo turno entre Paulo Souto x Rui Costa e Lídice da Mata x Rui Costa:

do Bahia Notícias:

Quarta, 27 de Agosto de 2014 – 12:40

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 44%, Rui, 15%; Lídice, 9%

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (27), Paulo Souto (DEM), continua na liderança com 44% das intenções de voto. Em relação a pesquisa anterior, houve uma inversão entre o segundo e o terceiro lugar: Lídice da Mata (PSB) caiu de 11% para 9%, enquanto Rui Costa (PT), subiu de 8% para 15%. Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL), que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos reduziram de 18% para 16% e os indecisos reduziram de 17% para 14%.

O candidato com maior rejeição é Da Luz, com 21%. Lídice e Souto estão empatados com 20%; Rui Costa vem logo em seguida com 17%; Mendes e Renata Mallet também tem o mesmo índice, com 15%; 10% não rejeitam nenhum concorrente e 32% não souberam ou não opinaram. Em uma simulação de segundo turno com os candidatos que pontuaram mais que 10% na pesquisa anterior, Paulo Souto vence com 49% e Lídice aparece com 17% da preferência do eleitor. Brancos e nulos representam 18% e indecisos, 16%.

O levantamento também apurou a opinião dos eleitores sobre o governo de Jaques Wagner: 5% consideraram ótimo; 26% classificaram como bom; 38%, regular e 12% ruim. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A amostragem foi registrada no último dia 22 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00013/2014.

PS2 do Viomundo: Estas regras definidas por emissoras de TV a partir de resultados de institutos de pesquisa são altamente questionáveis, especialmente quando se trata da inclusão ou não de candidatos em debates. Sobre a cobertura televisiva, o PT paulista protestou contra as regras definidas pela TV Globo de São Paulo, que deixou Alexandre Padilha de fora utilizando critérios arbitrários.

Em outras palavras, as emissoras agem como se fossem donas do espectro eletromagnético. No debate presidencial da Band, por exemplo, Boris Casoy e José Paulo de Andrade fizeram perguntas que, em si, continham críticas ao governo Dilma.

No Maranhão, o entrevistador da TV Mirante, que retransmite a Globo e pertence à família Sarney, fez perguntas que pareciam até encomendadas pelo patrão Sarney, ao candidato comunista Flávio Dino.

Finalmente, William Bonner, garoto-propaganda da antipolítica, age de forma imperial diante de candidatos como se ele mesmo fosse disputar o Planalto. A respeito, leiam o Venício Lima.

Leia também:

Seringueiro que atuou com Marina diz que ela privatizou a Amazônia

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também