Kadafi foi capturado e morto

Tempo de leitura: < 1 min

20/10/2011 – 10:55 | Redação | São Paulo

O CNT (Conselho Nacional de Transição) afirmou nesta quinta-feira (20/10) que o presidente líbio, Muamar Kadafi, foi capturado esta manhã e morto. De acordo com informações preliminares, ele estava com as duas pernas feridas. Kadafi foi atingido por tiros nas pernas ao tentar escapar da captura, segundo integrantes da oposição.

Kadafi estava desaparecido desde que o CNT assumiu o comando da capital, Trípoli, e das principais cidades líbias. Informações iniciais indicam que o presidente estava escondido no deserto, na área de fronteira da Líbia com o Níger. A mulher de Kadafi e três de seis filhos pediram abrigo ao governo do Níger.
 
Por meio de mensagens de áudio, enviadas a uma emissora síria, Kadafi mantinha contato com a população líbia. Nas últimas gravações, ele disse que resistiria à pressão “até o final” e pediu que os líbios fiéis a ele fizessem o mesmo. Kadafi informou ainda que não deixaria a Líbia.

Em setembro, o Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu que a Interpol, a polícia internacional, capturasse Khadafi e seus aliados. Em março, o tribunal anunciou que o presidente líbio e seus colaboradores serão julgados por crime contra a humanidade, como violação aos direitos humanos, assassinatos e estupros.

*Com informações da Agência Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Leia também:

Juliana Medeiros: “Falo quase todos os dias (por Skype) com a Líbia”

Fernando Morais: “Bloqueio é uma metralhadora apontada para Cuba”

 

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também