Grito dos Excluídos denuncia extermínio de jovens brasileiros
da Central de Movimentos Populares, via e-mail
A realidade de violência e exclusão dos jovens brasileiros é a pauta central do Grito de Excluídos deste ano, que tradicionalmente ocorre no dia 7 de Setembro, com manifestações de vários movimentos populares e sociais, dentre eles a Central de Movimentos Populares, que estima a participação de 5 mil pessoas que distribuirão Carta Aberta à população.
As lideranças dos movimentos denunciam os elevados índices de desemprego entre os jovens. Atualmente são 3,7 milhões de excluídos de postos de trabalho, que representam 47% do total de desempregados do país.
O extermínio de jovens é outra questão destacada pelos integrantes do Grito dos Excluídos, que com base no Mapa da Violência de 2012, apontam mortalidade dejovens negros, principais vítimas dos homicídios nos centros urbanos, – 53% do total, lideram o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres, recebem os salários mais baixos e são em sua maioria desempregados e analfabetos funcionais.
Ainda segundo o estudo, a polícia militar paulista tem responsabilidade significativa nas causas destas mortes, pois mata mais que todas as polícias dos Estados Unidos juntas.
De acordo com os organizadores do Grito, o protesto de 7 de Setembro tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade brasileira sobre a situação dos jovens do país e defendem os eixos elencados abaixo; –
Luta pela democratização dos meios de comunicação;
Denuncia o extermínio da juventude negra;
Apoie o jornalismo independente
Exige uma nova política de segurança pública;
Defende a vinda dos médicos estrangeiros para atender à população dos locais em que o direito à saúde hoje é negado;
Revindica o projeto de lei de iniciativa popular de cotas nas universidades estatuais paulistas. É preciso garantir o acesso à educação em todos os níveis e garantir um modelo de ensino questionador, que atenda aos interesses do povo.
Para as lideranças dos movimentos o destinou da juventude brasileira depende de um conjunto de reformas democráticas, nacionais e populares, de um Projeto Popular para o Brasil.
Serviços:
Manifestações Grito dos Excluídos – 07 de Setembro
Local:
Concentração: a partir das 8h30, na Praça Osvaldo Cruz (na Avenida Paulista), e às 10h, caminhada pela Avenida Paulista, Av. Brigadeiro Luiz Antônio até o Parque Ibirapuera, onde ocorrerá Ato de encerramento.
Leia também:
“Segredo no inquérito 2474 vai na contramão da Lei da Transparência”
Guilherme de Alcantara: Resposta a O Globo sobre greve no Rio
Fernando Brito: A Globo se defende em Nuremberg
Tariq Ali: A revolta dos vassalos do Reino Unido
Fátima Oliveira:”Vou chamar a polícia para deixar de ser safado”
CA da USP: Declaração de Maristela Basso sobre a Bolívia é degradante
Weissheimer: A caixa preta da relação da mídia com a ditadura
Comentários
Zanchetta
Que eu saiba, na Av. Paulista, existe a Praça Oswaldo Cruz e não Oswaldo Dias… (mas nem pra fazer uma chamada!!!)
Edgar Rocha
Central de Movimentos Populares: pauta definida, convite expandido a toda a sociedade; apresentação de dados e informações sobre o ato reivindicatório; nenhuma menção a máscaras e a blackblocs; nenhum convite a quebradeira; denúncia e exigência de providências explicitadas; pouco ou nenhum apoio da grande mídia, nomes e lideranças definidos… Aprende, molecada.
Deixe seu comentário