Nesse domingo, 9 de outubro, postamos e-mail de um aluno de doutorado da USP, denunciando a dificuldade para se obter dados da Embrapa.
Nesta segunda-feira, por intermédio da assessoria de imprensa, Daniel Vidal Peres, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento – Embrapa Solos, esclarecendo a questão levantada:
“Prezado Sr. Luis Carlos Azenha, em virtude da citação de 09 de outubro de 2011 ‘A dificuldade de acessar dados da Embrapa’, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos.
O referido mapa de solos do estado de São Paulo foi realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) com o apoio da Embrapa Solos. Nesse sentido, a distribuição desse material ficou a cargo da Instituição paulista. Nós não temos acesso ao formato manipulável final. O nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), quando recebe esse tipo de consulta referente ao estado de São Paulo, já direciona para a página do Instituto Agronômico de Campinas.
Com respeito às normas de uso, elas foram fruto de avaliação por uma comissão interna apoiada pela ABIN com base na legislação pertinente (Decretos 4553/2002 e 6666/2008 obtidos em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4553.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6666.htm). Exatamente porque muitas dessas informações foram geradas com apoio do erário público, não podemos ser levianos e liberá-las de forma a não proteger o conhecimento, evitando que sejam alteradas em favor de outros interesses. Tomo como exemplo os zoneamentos que indicam as melhores áreas de plantio de culturas e, por isso, utilizadas para fins de obtenção de crédito agrícola. O que ocorreria se fossem alteradas sem os devidos critérios?
Gostaria, ainda, de indicar as várias opções de contato existentes e que não foram, aparentemente, utilizadas pelo estudante. Nossa página na internet (www.cnps.embrapa.br) aponta telefone de contato e o endereço eletrônico do serviço de atendimento ao cliente ([email protected]). De qualquer forma, a atitude correta e requerida seria um contato oficial do respectivo orientador com a Embrapa Solos.
Por fim, gostaria de lembrar que a Embrapa é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Atenciosamente,
Daniel Vidal Peres
Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento – Embrapa Solos”
Apoie o VIOMUNDO
Leia também:




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!