1º Encontro Mundial de Blogueiros: Carta de Foz de Iguaçu

Tempo de leitura: 2 min

Carta de Foz do Iguaçu

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia.

Como principais consensos do encontro – que buscou pontos de unidade, mas preservando e valorizando a diversidade –, os participantes reafirmaram como prioridades:

– A luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa. O direito humano à comunicação é hoje uma questão estratégica;

– A luta contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor. Neste sentido, os participantes condenam o processo de judicialização da censura e se solidarizam com os atingidos. Na atualidade, o WikiLeaks é um caso exemplar da perseguição imposta pelo governo dos EUA e pelas corporações financeiras e empresariais;

– A luta por novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários; impulsionem a diversidade e os veículos alternativos; coíbam os monopólios, a propriedade cruzada e o uso indevido de concessões públicas; e garantam o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural. Com estes mesmos objetivos, os Estados nacionais devem ter o papel indutor com suas políticas públicas.

– A luta pelo acesso universal à banda larga de qualidade. A internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para enfrentar os problemas sociais e para a democratização da informação. O Estado deve garantir a universalização deste direito. A internet não pode ficar ao sabor dos monopólios privados.

– A luta contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Pela neutralidade na rede e pelo incentivo aos telecentros e outras mecanismos de inclusão digital. Pelo desenvolvimento independente de tecnologias de informação e incentivo ao software livre. Contra qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA  no seu processo de bloqueio à Cuba.

Com o objetivo de aprofundar estas reflexões, reforçar o intercâmbio de experiências e fortalecer as novas mídias sociais, os participantes também aprovaram a realização do II Encontro Mundial de Blogueiros, em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso, foi constituída uma comissão internacional para enraizar ainda mais este movimento, preservando sua diversidade, e para organizar o próximo encontro.

Leia também:

Maria Mello e Rafael Villas Bôas: Madraçais da Veja contra UNB e o MST


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RicardãoCarioca

Ótima oportunidade para os blogueiros sujos do Brasil articularem um abaixo-assinado para a Ley de Medios. Juntos, agindo de forma articulada cada um em seu blog, rapidamente seria possível conseguir mais assinaturas do que foi obtido para a Lei da Ficha Limpa. Está na hora de ação!

Elias SP SP

Saudações a todos os participantes do 1º Encontro Mundial de Blogueiros!

E afirmações firmes de: NÃO! MAS NÃO MESMO! Ao AI5 Digital do deputado Azeredo.

Mário SF Alves

Todo apoio à Carta de Foz do Iguçau. Todo apoio ao WikiLeaks. Todo apoio à resistência anti-fascista Occupy. Todo aopio à luta anti-ACTA.

beattrice

Muito bom!!!!!!!!!!!!
Está aí na pauta o PNBL e ainda defende o Marco Regulatório.
Só pra confirmar: e do Ministrinho Bernardo lhufas ne?
Dá prá constituir uma comissão que entregue solenemente a carta a ele e à Dilma?

Micuim

Parabéns aos blogueiros, é essa a nossa luta. Tem que mandar essa Carta para a Dilmixa (que está deixando o PIG gonernar) com cópia para o Lula, pra ver se, cutucada por ele, ela sacode seu adormecido ministro…

Noir

Parabéns pelo 1º Encontro Mundial, mas quero saber se o ministro das comunicações(é em minúscula mesmo) participou do Evento.

    Lu_Witovisk

    acho q não… ta dormindo!! e falar com blogueiro?? bobagem… o bom é dar entrevista na gróbo

Geralda

Parabénas a todos que lutam para serem dígnos de uma grande e democrática internet, que não deixem famigerados os dominem, porque é aqui que muitas vezes podemos nos expressar com liberdade e precisão. .

Deixe seu comentário

Leia também