VIOMUNDO

Diário da Resistência


Você escreve

1º Encontro Mundial de Blogueiros: Carta de Foz de Iguaçu


30/10/2011 - 01h25

Carta de Foz do Iguaçu

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia.

Como principais consensos do encontro – que buscou pontos de unidade, mas preservando e valorizando a diversidade –, os participantes reafirmaram como prioridades:

– A luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa. O direito humano à comunicação é hoje uma questão estratégica;

– A luta contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor. Neste sentido, os participantes condenam o processo de judicialização da censura e se solidarizam com os atingidos. Na atualidade, o WikiLeaks é um caso exemplar da perseguição imposta pelo governo dos EUA e pelas corporações financeiras e empresariais;

– A luta por novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários; impulsionem a diversidade e os veículos alternativos; coíbam os monopólios, a propriedade cruzada e o uso indevido de concessões públicas; e garantam o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural. Com estes mesmos objetivos, os Estados nacionais devem ter o papel indutor com suas políticas públicas.

– A luta pelo acesso universal à banda larga de qualidade. A internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para enfrentar os problemas sociais e para a democratização da informação. O Estado deve garantir a universalização deste direito. A internet não pode ficar ao sabor dos monopólios privados.

– A luta contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Pela neutralidade na rede e pelo incentivo aos telecentros e outras mecanismos de inclusão digital. Pelo desenvolvimento independente de tecnologias de informação e incentivo ao software livre. Contra qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA  no seu processo de bloqueio à Cuba.

Com o objetivo de aprofundar estas reflexões, reforçar o intercâmbio de experiências e fortalecer as novas mídias sociais, os participantes também aprovaram a realização do II Encontro Mundial de Blogueiros, em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso, foi constituída uma comissão internacional para enraizar ainda mais este movimento, preservando sua diversidade, e para organizar o próximo encontro.

Leia também:

Maria Mello e Rafael Villas Bôas: Madraçais da Veja contra UNB e o MST

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

RicardãoCarioca

31 de outubro de 2011 às 08h20

Ótima oportunidade para os blogueiros sujos do Brasil articularem um abaixo-assinado para a Ley de Medios. Juntos, agindo de forma articulada cada um em seu blog, rapidamente seria possível conseguir mais assinaturas do que foi obtido para a Lei da Ficha Limpa. Está na hora de ação!

Responder

Elias SP SP

31 de outubro de 2011 às 03h55

Saudações a todos os participantes do 1º Encontro Mundial de Blogueiros!

E afirmações firmes de: NÃO! MAS NÃO MESMO! Ao AI5 Digital do deputado Azeredo.

Responder

Mário SF Alves

31 de outubro de 2011 às 01h05

Todo apoio à Carta de Foz do Iguçau. Todo apoio ao WikiLeaks. Todo apoio à resistência anti-fascista Occupy. Todo aopio à luta anti-ACTA.

Responder

beattrice

30 de outubro de 2011 às 22h22

Muito bom!!!!!!!!!!!!
Está aí na pauta o PNBL e ainda defende o Marco Regulatório.
Só pra confirmar: e do Ministrinho Bernardo lhufas ne?
Dá prá constituir uma comissão que entregue solenemente a carta a ele e à Dilma?

Responder

Micuim

30 de outubro de 2011 às 15h07

Parabéns aos blogueiros, é essa a nossa luta. Tem que mandar essa Carta para a Dilmixa (que está deixando o PIG gonernar) com cópia para o Lula, pra ver se, cutucada por ele, ela sacode seu adormecido ministro…

Responder

Noir

30 de outubro de 2011 às 10h44

Parabéns pelo 1º Encontro Mundial, mas quero saber se o ministro das comunicações(é em minúscula mesmo) participou do Evento.

Responder

    Lu_Witovisk

    30 de outubro de 2011 às 11h17

    acho q não… ta dormindo!! e falar com blogueiro?? bobagem… o bom é dar entrevista na gróbo

Geralda

30 de outubro de 2011 às 02h14

Parabénas a todos que lutam para serem dígnos de uma grande e democrática internet, que não deixem famigerados os dominem, porque é aqui que muitas vezes podemos nos expressar com liberdade e precisão. .

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.