Vinícius Segalla: Por Lula livre e justiça social, 1.200 jovens acampam no frio de Curitiba para falar de política; veja fotos

Tempo de leitura: 4 min
Eduardo Matysiak/Agência PT

Fotos: Eduardo Matysiak/Agência PT

Por que 1.200 jovens estão acampando no frio de Curitiba para falar de política?

por Vinícius Segalla, de Curitiba

Já esteve em um encontro, congresso, conferência de gente jovem, com idade média de 20 anos?

Não me refiro a festival de música nem a jogos universitários, mas a um encontro de 1.200 jovens, que compartilham ideais, ideias e sonhos, entre os quais lutar  juntos pela liberdade do ex-presidente Lula  e  por justiça social.

Difícil descrever. Mas é tudo isto junto  e misturado. A energia contagiante. O  grito do fundo de suas gargantas. O irreverente coro, ecoado incontáveis vezes.

Ôôô Moooro,
queria que você

Ôôô Moooro,
queria que você

Entendesse que não dá
pra acabar com o PT

Entendesse que não dá
pra acabar com o PT

Este grito, como uma grande bandeira sonora, marcou o sábado (02/06) do Congresso Extraordinário da Juventude do PT, realizado de sexta a domingo, em Curitiba (PR).

Jovens petistas de todo o Brasil e de movimentos de esquerda de Argentina, Paraguai, Uruguai e África do Sul participam.  Estão acampados numa chácara em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Os brasileiros têm um ponto em comum: viveram sob o governo do PT, desde que começaram a se entender como entender e a se interessar por política.

Nem o frio de Curitiba nessa época do ano afugentou-os dos debates neste sábado, quando aconteceram as principais mesas do congresso.

A estudante secundarista Clélia Moreira, da Juventude Avante e do PT, que veio de Natal (RN), observa:

“Por que precisamos resistir? Porque de onde eu venho, do Nordeste, a gente sabe quanta gente tinha morando em casas de taipa, sem três refeições por dia, e como e quando isso começou a mudar.

A gente sabe quem fez cisterna no sertão, quem levou luz elétrica para quem não tinha.

A gente sabe muito bem por que temos que resistir, pelo que temos que lutar, por que colocamos a estrela no peito”.

João Luís Lemos, estudante de história da USP, diz que vai com a candidatura de Lula à presidência até o fim:

“Vivemos um período em que uma crise econômica está sendo jogada para as costas da classe trabalhadora.

Vivemos um tempo em que 30% da juventude está desempregada. Imagine este percentual considerando só jovens pobres e negros.

Para reduzir o desemprego, o que se propõe, o que se pratica?

Precarização das relações trabalhistas. A conta nas costas do trabalhador. Tem um candidato que já afirmou que vai revogar as recentes medidas golpistas, que vai promover mudanças estruturais para retomar um rumo de crescimento com mais igualdade.

Por isso, com muita nitidez, reafirmamos com muita força, com todas as letras, que não tem Plano B, que eleição sem Lula é fraude, que nós vamos com Lula até o fim”.

Karina Beatriz Cáceres Ortega, da Frente Guasu do Paraguai, lembrou da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), fronteira do Brasil com o seu país:

“O Brasil conhece a história de seu continente?

Há cátedras nas universidades, disciplinas no currículo das escolas sobre a história da América Latina e Caribe? Ou sempre se olhou para os Estados Unidos e para a Europa?

Alguém aqui sabe o que está acontecendo no norte do Paraguai? Sabe dos assassinatos de campesinos que lutam pelo direito à terra por lá? Os meios de comunicação noticiam esses fatos aqui?

Teve um companheiro que começou para mudar isso, que criou a Unila. Este companheiro, hoje, está preso. Mas estou segura de que ele voltará. Lula Livre, Lula Presidente”. 

A senadora  Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, prestigiou o evento desde o início:

“A Juventude do PT não pode ser acomodada, a Juventude do PT tem que ser transgressora, inclusive com alguns códigos do próprio partido.

Porque é essa transgressão, essa cobrança, essa rebeldia que faz a gente acordar, mudar nossas formas de agir, sacudir, não deixar que a burocracia tome conta do nosso cotidiano.”

Leia também:

Levante: Seguiremos nas ruas para baixar o preço da gasolina e do gás de cozinha 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Viviane

“A Juventude do PT não pode ser acomodada, a Juventude do PT tem que ser transgressora, inclusive com alguns códigos do próprio partido.” (Gleisi Hoffman).
Infelizmente, existem muitos quadros do PT acomodados. Esperamos que a militância entenda este apelo da Presidenta do partido e não se deixe acomodar.

Luiz

Foi a burocracia que destruiu a União Soviética

Eugênio Viola

O jornalista Arthur Poerner deixou registrado no livro “O Poder Jovem” a mais significativa síntese sobre a história do movimento estudantil no Brasil.
Ao ler essa matéria não só fiquei sensibilizado, como também me suscitou uma série de indagações sobre a aparente desilusão, apatia, imobilismo da juventude nos dias de hoje, no Brasil e no mundo.
Estarão seduzidos apenas pelas maravilhas da tecnologia, pelas falsas promessas do deus Mercado, reduzidos ao salve-se quem puder do neoliberalismo, sufocados sem alternativas pelo velho modelo de fazer política e de Estado, que entram em colapso?
“Entre o Velho e o Novo há um aparente período de morbidez, mas é quando o verdadeiro Novo está sendo gestado”, dizia Gramsci.
Observo que esgotou-se um modelo de sociedade, um padrão civilizatório. Novos paradigmas tentam vir à luz, nem que seja a fórceps. O século XX teima em não abrir passagem ao século XXI. Ao contrário, parece querer retroceder ao XIX.
Vivemos tempos em que os valores humanos, sentimentos, laços. afetos são fugazes, “líquidos”, virtuais, nada parece durar, tudo é descartável na ciranda do consumismo voraz, como tão bem definiu Zygmunt Bauman.
A utopia de que Outro Mundo É Possível é o que ajuda na caminhada e construção, tijolo a tijolo,do espaço que vai abrigar a futura realidade ainda desconhecida.
Jovens, ocupem todos os espaços da vida. O novo mundo será fruto dos sonhos de vocês !

assim falou Golbery

é o que digo: se Moro só pode ser um petista disfarçado, a la cabo Anselmo, pois não vejo outra motivação para tanto enforço de fazer Lula o maior mártir de toda história da humanidade

    assim falou Golbery

    esforço

João Lourenço

Enquanto os cães ladram a direita vai tomando .Estes idiotas lambem um presidiário que destruiu a história de um partido e tudo de bom que ele deveria ter feito .Jogou no ralo com a sua ambição e seu companheiros .Roubaram e se lambuzaram e agora contam com idiotas de cabeça vaga para pedir o impossível já que são condenados .Não existe habeas corpus popular !!!

    Julio Silveira

    Fala prá nós João, vc e mais daqueles que dizem por aí que é melhor Jair nos acostumando.
    De qualquer maneira, sendo ou não, vc deveria mostrar respeito com aqueles numerosos grupo dos que pensam diferente de vc no que tange a pratica delituosa, inclusive politica, já que o Lula nunca buscou marginalizar, pregar ódio, nem eliminar adversarios, dentro do povo, inclusive eleitos pelo povo, seja de forma legal ou ilegal, como temos visto em pregações de alguns a tempos como daquele politico que pregava acabar com a raça petista, e agora principalmente nesse que afirma que irá promover matança geral, que afirmam que e melhor Jair nos acostumando.

Lídia Pires

Não adianta gritar. O capitão do mato deve estar nos EUA recebendo o prêmio jegue de ouro da tv globo.
Deve tá tirando foto com algum tucano, isso tb é uma boa hipótese.
O segredo é o Lula se filiar ao psdb que ele é solto imediatamente.
Nunca prendeu nenhum psdbista.
Golpe de Estado mascarado pela suposta justiça do capitão do mato e seus suditos. O cara é um Deus para os patos da fiesp. É Deus no céu e são Moro na terra.

maria nadiê rodrigues

Ando meio desgostosa com um sobrinho-neto, a quem me dediquei com alma desde quando se encontrava na barriga da mãe. Fui aquela tia ideal, tenho certeza, por ter acompanhado-o sempre com apoio de tudo, do amor e carinho ao financiamento de sua vida na escola, do Inglês, no intercâmbio, etc. Aí, o garoto vai para a Universidade, e muda completamente o tratamento para comigo. Fui compreender isso ontem, ao ligar para a irmã da mãe dele, uma indignada como nós todos em relação a Lula. Então ela me contou que esse sobrinho-neto, sobrinho dela, está do lado do MBL, sendo um dos coxinhas.
Isso diagnostica o caos em que vivemos. Um país onde nem mesmo um sobrinho consegue ser visível a uma tia que sempre o amou profundamente. Por falta de argumentos, distanciou-se de mim, constrangendo-me, me ferindo fundo, por incapacidade de conversar comigo como antes, de debater ideias.
Na verdade vim saber disso quando por mensagem pedi à sobrinha que fizesse o filho dela, e o sobrinho, assistirem aos documentários do Youtube que apresentam as histórias do regime ditatorial, bem como os depoimentos das vítimas, como de senhoras grávidas levando choques elétricos na barriga, ou de uma mãe que na cadeira do dragão, a levar choque, via seus filhos, crianças assistirem essa crueldade inominável.
Mas, enfim, o que faltou aos governos todos, depois da abertura democrática, foi mostrar aos estudantes a real História do Brasil que eles só conheceriam pelos livros, em sala de aula. Inclusive todos os jovens deveriam conhecer a fraqueza do Brasil pela Comissão da Verdade, que serviu muito mais para hoje termos um pilantra no Congresso a tecer elogios a um dos maiores torturadores brasileiros.

maria nadiê rodrigues

Muito importante essa reunião de estudantes, natural, que nos nossos dias tem feito falta, quase nos apresentando um futuro próximo horrendo, com a nova juventude traçando caminhos sombrios para a Nação, por ignorância, rebeldia normal da idade, mas, e sobretudo, pela forma com que os neo-fascistas conseguem impor a eles seus ideais esquizofrênicos por manipulação. Não à-toa esse Bolsonada e outros de sua laia, como Dallagnol, decidiram ser, também, de araque, um neo-pentecostal. Estão juntando bebé com tomé. Ou seja, política com religião. E ninguém melhor que um Malafaia, um Feliciano, para dizer como se manipula fieis, como é possível enriquecer, encher os bolsos com o dinheiro dos miseráveis, descerebrados.
Como sou natalense e há uns anos voltei a viver nessa cidade, sei muito bem do que falou a representante do RN, Clélia Moreira.
Já me encontrava aqui, quando se noticiava uma seca de mais de três anos, que ultrapassou a casa dos 05, com uma estiagem sem tamanho.
Dilma não veio aqui pra ser bonita. Vi, claramente, que sua vinda ao NE todo, castigado pela seca, foi pelo dever de uma governante de uma Nação, que não poderia cruzar os braços diante de tamanha miséria. As pessoas estavam morrendo, mais uma vez imigrando par outros estados. Mas a Presidenta veio com sua comitiva para doar retro-escavadeira aos trabalhadores rurais, entre outros instrumentos de trabalho; cisterna a todas as comunidades carentes, já assaltadas pelos donos de caminhões-pipa, e toneladas de milho para o gado, que pelas estradas só se viam carcaças dos pobres animais.
Mas vi, também, durante a campanha para prefeito, como se comportou o povo do RN, votando contra o PT, d forma grosseira. Essa é parte de uma população hoje arrependida por ter se deixado levar pelo discurso mentiroso de um Henrique Alves, por exemplo. Esse malandro teve a pachorra de fazer campanha entregando chaves de casas do programa de Dilma, porém mentindo ao dizer que ele fora o idealizador.
Muito boa a matéria. E muito me agrada ver a posição firme de uma curitibana, que começa a crescer no imaginário de nós, que somos petistas, e desconhecíamos sua garra.

Deixe seu comentário

Leia também