Levante da Juventude: Seguiremos nas ruas pela queda no preço de gasolina e gás, contra privatização da Petrobrás

Tempo de leitura: 4 min
Levante Popular da Juventude

Levante Popular da Juventude

da Redação

Cerca de 2 mil jovens do Levante Popular da Juventude, reunidos simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Bahia, lançaram, na manhã desta sexta-feira (01/06), um manifesto em defesa da Petrobrás e da democracia.

Diz o documento (na íntegra ao final):

Nos últimos dias, vivenciamos uma crise de abastecimento no país, produto da paralisação das atividades dos caminhoneiros que protestam contra o aumento abusivo dos combustíveis.

(…)

A política adotada por Parente vincula o preço dos derivados de petróleo ao mercado internacional, fazendo assim como que os preços dos combustíveis e gás de cozinha sejam determinados pelo rentismo que não tem nenhum compromisso com as necessidades do povo brasileiro, estão interessados apenas nos seus lucros

(…)

O petróleo é do Brasil e precisa ser revertido para satisfazer as necessidades do povo brasileiro, como educação e saúde.

Defender uma Petrobrás estatal é defender o direito de o Brasil decidir sobre as nossas riquezas.

Por isso, nos solidarizamos com os petroleiros que tiveram seu direito de greve violado, assim como nos colocamos nessa luta para defender a Petrobrás e a soberania nacional.

(…)
Caiu o presidente da Petrobras, agora faltam só a gasolina e o gás!

O Viomundo perguntou ao Levante o que achou da demissão de Pedro Parente, já que o manifesto foi redigido antes.

Via Jessy Dayane, da coordenação nacional, e Emilly, da Comunicação Nacional, o Levante se posicionou:

“A renúncia de Pedro Parente, antes de qualquer coisa, é um sinal de que com o povo unido e em luta nas ruas conseguiremos construir o país que queremos e contornar os retrocessos do governo golpista de Michel Temer.

Mas não basta tirar Parente da presidência da Petrobrás, queremos a queda dos preços do gás e da gasolina.

Isso só virá, de fato, com a mudança da política  dos preços do petróleo.

Por isso, seguiremos nas ruas  contra a privatização da Petrobrás. 

E, a partir do dia 12 de junho, estaremos mais uma vez somando forças na greve dos petroleiros”.

SÁBADO, ATO EM FRENTE À SEDE DA PETROBRÁS NA PAULISTA

Desde quinta-feira (31/05) acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Bahia encontros de jovens do Levante Popular da Juventude.

Os acampamentos, como são chamados esses encontros, têm por objetivo reunir a militância do movimento popular de cada estado para debater sobre os desafios da juventude diante do atual cenário de golpe que vive o país.
No Rio, São Paulo e Bahia a programação vai até domingo (03/06).

Em São Paulo, especificamente, o Levante realiza neste sábado, às 14h, uma grande manifestação em frente à sede da Petrobrás, na avenida Paulista.

MANIFESTO DA JUVENTUDE BRASILEIRA EM DEFESA DA PETROBRAS E DA DEMOCRACIA  

Nós, jovens brasileiras e brasileiros, sonhamos com um país de oportunidades e direitos! Um país onde a juventude possa desenvolver seu potencial, sem miséria, sem exploração e sem violência.

Lutar por esse Brasil é necessariamente lutar para que nossa juventude não seja exterminada nas periferias e, ao contrário disso, tenha acesso universal à educação em todos os níveis, bem como a saúde, moradia, trabalho, cultura e lazer.

Infelizmente estamos vivendo tempos de golpe na democracia que guia nosso país na contramão dos nossos sonhos.

Diante disso, nós jovens nos levantamos para resistir aos retrocessos, lutar pelo nosso presente e pelo futuro dos que virão.

Nos últimos dias, vivenciamos uma crise de abastecimento no país, produto da paralisação das atividades dos caminhoneiros que protestam contra o aumento abusivo dos combustíveis.

Esse aumento abusivo, que todas as famílias estão sentindo, não se limita aos combustíveis, a exemplo do gás de cozinha que em dois anos de golpe subiu mais de R$45,00.

Na realidade, o que tem aumentado são os preços dos derivados do petróleo, como conseqüência de uma política de preços adotada por Pedro Parente, que é o atual gestor da Petrobrás colocado pelo ilegítimo Michel Temer.

A política adotada por Parente vincula o preço dos derivados de petróleo ao mercado internacional, fazendo assim como que os preços dos combustíveis e gás de cozinha sejam determinados pelo rentismo que não tem nenhum compromisso com as necessidades do povo brasileiro, estão interessados apenas nos seus lucros.

Diante dessa situação, os petroleiros que há muito tempo vêm denunciando o desmonte da Petrobrás provocado pelo governo ilegítimo e entreguista, decidiram construir uma greve de advertência por 72h, sem riscos de gerar desabastecimento ao país, mas denunciando a privatização da Petrobras que agrava ainda mais esse quadro de preços abusivos dos derivados de petróleo.

Essa greve foi duramente criminalizada pelo Tribunal Superior do Trabalho, que declarou a greve ilegal, atribuindo uma multa diária inicialmente de 500 mil e logo depois de 2 milhões, aos sindicatos que aderissem à greve.

Isso demonstra o avanço do golpe sobre os nossos direitos sociais e políticos.

O petróleo é do Brasil e precisa ser revertido para satisfazer as necessidades do povo brasileiro, como educação e saúde.

Defender uma Petrobrás estatal é defender o direito de o Brasil decidir sobre as nossas riquezas.

Por isso, nos solidarizamos com os petroleiros que tiveram seu direito de greve violado, assim como nos colocamos nessa luta para defender a Petrobrás e a soberania nacional.

Nossa tarefa é nos preparar para fortalecer a greve da categoria que já está aprovada, por tempo indeterminado a partir do dia 12 de junho.

Todo retrocesso que estamos vivendo no país é fruto de um golpe que usurpou a nossa democracia e jogou os votos do povo nas eleições de 2014 no lixo.

Por essa razão, não há saída para combater os retrocessos que não seja devolvendo ao povo brasileiro o direito de decidir sobre os rumos da nação, através de eleições livres e democráticas em 2018.

Defendemos a liberdade de Lula e seu direito de concorrer às eleições, para que o povo decida quem deve ocupar a presidência do país.

Por fim, só com um povo forte seremos capazes de defender nossa nação. E um povo forte é um povo organizado e consciente, construindo na luta as soluções para os nossos problemas.

Nesse sentido, a construção do Congresso do Povo pela Frente Brasil Popular deve ser cada vez mais fortalecida por nós, para que assim possamos construir com grande unidade o país dos nossos sonhos!

Caiu o presidente da Petrobras, agora faltam só a gasolina e o gás!

#OPetróleoÉdoBrasil

SOMOS TODOS PETROLEIROS!

PS do Viomundo: Os destaques em negrito são do próprio texto do manifesto.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

bernardino souza neto

Protestos ao vento!!
Temos uma esquerda corporativista,conivente com a corrupção e covarde.Vamos fazer e acontecer e nada!
13 anos no poder.Venderam a alma pro capeta achando que faziam parte do banquete das elites e aí o resultado
Foi necessário bravos caminhoneiros que nem sindicato forte tem,sem central sindical e apenas,movido pela sobrevivência ,para colocar de joelhos um governo entreguista e fascista.
Estava em Recife,vi enfrentamento deles e motoqueiros se solidarizando.Ali tinha de tudo:Lulistas,bolsorano e etc
cadê a Cut,cgt e frente Brasil popular? ficaram na moita!!
Por isso digo: O brasileiro não merece confiança(burguesia,classe média e frações).

Sebastião Farias

Parabéns aos jovens, aos estudantes e a juventude do Brasil, pela iniciativa, acreditem em seus sonhos e, aperfeiçoem isso.
“Aos brasileiros que incitaram o preconceito regional, de raça, social e até religioso e, a violência contra seus semelhantes e patrícios cidadãos, que fomentaram o golpe, o fim da democracia e pediram a ditadura, conseguiram o que queriam, agora, aceitem, são vocês, sim, os responsáveis por tudo de ruim que o povo é obrigado a aceitar, agora. Passe o tempo que passar, é dever sagrado da justiça, de no momento certo, indiciar, processar e promover julgamento justo desses protagonistas do mal do povo, inclusive, de seus membros que concorreram para que isso se efetivasse e, responsabilizá-los, proporcional aos males que causaram ao povo e ao país, na forma da lei específica, vigente.
Quanto aos cidadãos que defendem a valorização das pessoas, o respeito a ajustiça imparcial para todos, à Constituição Federal, a democracia como regime de governo e expressão do poder soberano do povo, o estado de direito e defendem os direitos e cidadania dos trabalhadores, dos estudantes, dos pobres, dos miseráveis, dos excluídos e dos marginalizados, etc, que isso, lhes sirva de aviso.
A história recente do Brasil que nos contempla (para que não fique dúvidas sobre a história, vide o vídeo feito pela globo, dos 08 anos de governo Lula e, não divulgado – REDE GLOBO mostra realidade do governo LULA —https://www.youtube.com/watch?v=WF7pz0NKscg ) e, nos lembra e nos mostra, exemplos a serem seguidos com foco na verdade e na justiça, contra a opressão: Seja luz para os que veem mas, não enxergam, que ouvem mas, não escutam a realidade do país; respeite a todos e seja fraterno mas, não se intimide e não se cale, contra a tirania, a mentira, a injustiça e a opressão; seja consciente e justo, interessado e participativo das causas justas em defesa do direito, da liberdade, da independência, do patrimônio público e da soberania do seu povo e do seu país, contra o imperialismo, a exemplo dos nossos irmãos venezuelanos (http://forodesaopaulo.org/v… ).
Esses cidadãos do país irmão, vivem a democracia desde 1999 e nós aqui, vivemos como vivemos agora?. A propósito de críticas do PIG sobre as eleições lá, a abstenção eleitoral nas eleições dos EUA, em 2016 foi grande e, ninguém da nossa imprensa ficou indignado com isso, né? ( http://www1.folha.uol.com.b… ). Hoje, eles sofrem todas as formas de pressões, embargos e bloqueios do império e de seus mega-fones, a imprensa golpista mas, com patriotismo, não se entregam e nem abdicam de seus direitos, de suas riquezas, de sua honra e de sua soberania de sua pátria, diferentes de nós, aqui, o que fazemos pelo Brasil?.
Por isso, meus irmãos, contribua como puder, para a instrução e consciência social, cívica, cultural e política das pessoas, das famílias e das organizações de defesa da sociedade e, da nossa soberania de nosso país. Só com esses valores e atitudes responsáveis, é que o povo brasileiro reconquistará o seu direito pleno, a justiça imparcial, a democracia e o estado de direito e, também, a governabilidade responsável e cidadã, para o bem-estar e paz social de toda a nação brasileira.
Ajude, incentive e mostre às pessoas que, conforme o que dispõe a CF do Brasil, “todo o Poder emana do povo e, em seu nome e para seu benefício, deve ser ética e responsavelmente, exercido, por aqueles parlamentares, administradores e magistrados, por ele eleitos democraticamente ou, nomeados, à luz da Constituição Federal, Estaduais e Leis Orgânicas dos Municípios”. O povo, deve saber que é ele: o dono do poder, o patrão público, o mantenedor do tesouro público, o objeto e fim de todo esse sistema público e finalmente. O Fiscal dos Fiscais.
Por isso, é importante que todos os cidadãos, sejam instruídos e conscientizados politicamente, conheçam e consultem regularmente, conhecer esse seu poder, a Constituição Federal e/ou Estadual e a Lei Orgânica do seu Município; os Poderes Constituídos e respectivas Instituições, suas competências, atribuições e responsabilidades de seus dirigentes e agentes públicos; os direitos e responsabilidades dos cidadãos, o que é moralidade, ética, justiça imparcial, cidadania, dignidade humana; o que são Patrimônio público e soberania nacional.
E para que não esqueçamos de um dos heróis brasileiros e benfeitores da democracia, és aí, nossa homenagem aos estudantes brasileiros, que apesar de estarem omissos nesse momento, são merecedores, uma hora o gigante acorda: ”são os estudantes a energia, que fará desta nação, a bomba que o mundo ouvirá, num brado de libertação”.
http://www.une.org.br/memoria/ ; http://ubes.org.br/memoria/… ;

Boa sorte para todos nós, confiança, Deus está com o povo brasileiro e, a Sua justiça, não tarda.”
Paz e bem.
Sebastião Farias
Um brasileiro nordestin amazônida

Lukas

Sei, igual disseram que fariam no impeachment da Dilma e na prisão do Lula.

Pobre Petrobrás…

Maria Telma

O que adianta ter reservas gigantescas de petróleo se o Pedro Parente é o PSDB e sendo assim vende óleo cru em abundância para o exterior, sobretudo, para os EUA bem abaixo do custo de 1 litro de derivado importado. Se compararmos um livro de petróleo com o litro de derivado vemos o prejuízo que o Brasil está tendo.
Ele favoreceu os EUA e prejudicou e muito os brasileiros. Se subtraímos por quanto comprou do preço que vendeu, estamos sendo muito penalizados por essa política de combustíveis do PSDB. Vendemos de graça o óleo cru e compramos derivados a peso de ouro.
O Brasil não paga os brasileiros em dólar. Não recebemos salário em dólar. O dólar aumenta mais o real não, não temos o mesmo poder de compra de americanos. Essa mini inflação atual está tão baixa porque ninguém está consumindo. O mercado de consumo está bastante retraído por causa do desemprego, dos baixos salários, e por que ninguém quer se arriscar no meio de um Golpe de Estado.
É insano vender óleo cru e importar derivado que custa muito mais caro que a matéria prima que foi exportada. A conta nunca vai fechar. É essa a recuperação da petrobras alardeada pela imprensa. Uma farsa.
Essa política neoliberal do PSDB vai causar desemprego em massa, pobreza, miséria.

    Evair da Costa Nunes

    Maria Telma, Mas esse era e é o objetivo do golpe realizado pelos salafrários que assaltaram o poder representantes e eles mesmos parte da elite que não deseja que o Brasil seja uma nação soberana tecnológica, econômico-financeira, diplomática com inclusão social que os governos trabalhistas do PT com Lula e Dilma estavam realizando, ou seja, um trabalhismo nacional-desenvolvimentista, pois são servis aos interesses imperiais do capital oligopolizado internacional do qual recebem migalhas para manter o povo sob cabresto! #LulaLivre #Lula2018

E o PT, hein?

O PT?
O PT é por definição Kitsch e brega demais.
Está havendo em BH um festival internacional de Quadrinho…
O FiQ.
Petista?:
Comics books? Fumetto? Historietas? Banda desenhada? Quadrinho de qualidade? Jamais. Petistas São grotões, toscos, primitivistas, Kitsch, bregas, barangões e cafonas. O petismo tem ideologia que nivela tudo por baixo. Esquerdalha. PT tem um mau gosto enorme.

    Antonio

    Meu, você ficou louco?
    Que conversa torta é essa? Só porque é PT. é cafona. Chique é vender barato e comprar caro. Ô meu, para com isso
    reflete.

    Evair da Costa Nunes

    E o PT, hein? Esse é o seu nome de usuário, ou é uma pergunta já com resposta pronta segundo a sua própria forma de enxergar o mundo? Forma de enxergar que denota preconceitos vários: grotões? Sim somos dos grotões, aqueles que o sustentam, que têm as mãos calejadas e os rostos enrugados pelo sol; Toscos? Sim carregamos sacos nos portos e bagagens em aeroportos, para você ter os produtos de que precisa e suas malinhas entregues com correção em suas viagenzinhas, Kitsch, sim, somos melodramáticos, pois sabemos dos dramas das pessoas pobres e simples que andam de ônibus nas horas de pico, e das diaristas que têm de aguentar madames arrogantes que creem que elas não sabem fazer limpeza; Bregas? Sim, pois brega é a alma do povo! Ah! Sim deveríamos dar publicidade ao FIQ, pois lá está a alma da juventude é o que há de mais importante no Brasil nesse momento, mas fazer o quê nossas mulheres são todas barangões, ô sexismo! Não merecem nem ser estupradas? Cafonas? Sim, mas com o maior projeto de nação soberana tecnológica, econômico-financeira, diplomática com inclusão social, desde a década de 50 com Getúlio Vargas! E quem lhe disse que não gostamos de nada do que você enumerou, ô burguesinho arrogante, tudo o que você falou não é ideologia, mas isso tenho certeza que você não sabe o que é! Teria mais uma leva de adjetivos para você, mas encerro dizendo tenho orgulho de ser de esquerda e isso nada tem a ver com mau gosto, mas creio que você certamente não é dos que assinariam o manifesto acima, pois que não enxerga um palmo além do seu nariz e deve ficar olhando para o próprio umbigo a maior parte do tempo! vê se se enxerga, garoto!

Deixe seu comentário

Leia também