Venezuela: Cadê as 500 mil pessoas que estavam aqui?

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Imagens que resumem o que é a imprensalona da Venezuela.

Capa dos sites dos dois principais jornais na tarde em que Hugo Chávez reuniu, nos cálculos de seus apoiadores, 500 mil pessoas nas ruas de Caracas (a foto na capa do El Nacional é do comício de encerramento da campanha do oposicionista Capriles Radonski, acompanhada pela manchete que diz que o TRE local pediu à mídia um comportamento inatacável):

Leia também:

Lula: “Disputa em SP é a mais complicada que já vi”

Cynara Menezes: Celia Lundberg, vítima esquecida do terror

Lighia Horodynski-Matsushigue: Por que a greve das federais foi unificada

Fátima Oliveira: Senador maranhense, Gracimar e a maca fria do corredor do hospital

Serra pede apreensão de jornal alegando que texto denegria sua imagem; Sindicato dos Bancários acusa tucano de praticar censura

Altamiro Borges: Kassab e o “mensalão” da Veja

Vereadora denuncia instalação de SAMU de “lata” em SP: custam caro, são provisórios e desconfortáveis

Leonardo Boff: Justiça ou preconceito jurídico?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

E. S. Fernandes

A eleição mais importante não são as do Brasil, mas a da Venezuela.

Estou ansioso, não encontro informação alguma.

Do horário de Brasília, já são 5 para as 21 horas.

Nada.

Alguém sabe alguma coisa (não vele informação do pig)?

Marat

É necessário criar uma SIP sem patrocínio…

Julio Silveira

A imprensa corporativa no mundo é associada aos interesses Yankes.
Lá como aqui reproduzem apenas aquilo que serve para reforçar suas palavras e seus interesses.
Faz-me lembra a guerra de numeros do comicio pelas diretas, em que a midia corporativa sempre trabalhou com numeros aquém da realidade, para diminuir a importância do feito e do fato.
Como hoje, neste festival de pesquisas e estatisticas que produzem, com numeros para todos os gostos de seus aliados, menos os que se aproximam da realidade, pelo menos não até o ultimo momento para poderem dizer que preservam a seriedade.

ZePovinho

Ditadura,de verdade,fica nos Estados Unidos da América.Lá a eleição é como em Cuba:INDIRETA.Só que os candidatos são escolhidos pelo Partido Corporativo(PC-EUA) que tem dois sabores:mercado sem cuspe e com areia(partido republicano) e mercado lubrificado com KY Gel(partido democrata):

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=7&id_noticia=195058

30 de Setembro de 2012 – 7h03
Eleições em Cuba: quem indica os candidatos é o povo

De acordo com o estabelecido na Constituição da República e na Lei Eleitoral nº 72, de 29 de outubro de 1992, o Conselho de Estado de Cuba convocou, no último 5 de julho, eleições gerais para delegados às Assembleias Municipais, Provinciais e Nacional do Poder Popular.

Por Vânia Barbosa *

Em uma primeira etapa, no dia 21 de outubro os eleitores elegem, para um mandato de dois anos e meio, os delegados às Assembleias Municipais, e em 28 de outubro, em segundo turno, nas localidades onde nenhum dos candidatos tenha obtido 50% dos votos válidos mais um. Os delegados às Assembleias provinciais e à Assembleia Nacional do Poder Popular serão eleitos por um período de cinco anos, em uma nova data a ser estabelecida. Está prevista a participação de cerca de 8,5 milhões de cubanos.

Desvinculado do modelo partidarista o sistema eleitoral cubano possibilita o exercício livre da cidadania com a escolha dos candidatos pelos próprios eleitores, o que incentiva o alto índice de comparecimento às eleições, mesmo que o voto não seja obrigatório. Os candidatos não são indicados por partidos e sim pelos cidadãos maiores de 16 anos que automaticamente são inscritos no Registro Eleitoral, sem custos ou burocracia. Conforme o Artigo 3º da Lei Eleitoral, o voto é livre, igualitário e secreto, e o cidadão está protegido contra punições, multas ou sanções no trabalho caso se abstenha de votar, ao contrário do que ocorre em outros países. Os membros das Forças Armadas têm direito a votar, eleger e a ser eleitos.

Após a convocação das eleições, no início de julho, mais de 170 mil cubanos – representantes de todos os setores sociais do país – se qualificaram como autoridades eleitorais para integrar as comissões provinciais, municipais e de circunscrição que conduzem o processo de escolha dos delegados e, posteriormente, validam os resultados. Desde o último dia 3 de setembro e até o dia 29, a população participa das mais de 50.900 assembleias – organizadas também pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN) – e ali indica, abertamente, os delegados que concorrem às Assembleias Municipais e Provinciais e à Assembleia Nacional do Poder Popular, eleitos mediante voto em urna, direto e secreto.

Os encontros são realizados em cerca de 29.500 circunscrições eleitorais e cada eleitor pode indicar um candidato entre os moradores residentes na área e, inclusive, de outra área pertencente à mesma circunscrição, caso seja necessário. Seguindo a legislação eleitoral – dependendo do número de habitantes – cada área terá entre dois e oito candidatos, tudo para garantir outras opções aos votantes e a indicação de pessoas com “méritos, capacidade, condições e possibilidades de representar a população”. A circunscrição eleitoral é uma divisão territorial do município a partir do número de seus habitantes, e se constitui em célula fundamental do Sistema do Poder Popular.

Desde o dia 22 de setembro foram divulgadas as listas dos candidatos para que a população as revise e, caso necessário, solicite adequações ou emendas, através das autoridades eleitorais. As alterações poderão ser feitas até a primeira quinzena de outubro e a partir daí tem inicio os preparativos para a etapa inicial das eleições, no dia 21 do mesmo mês.

Segundo dados da CEN, desde 1976, quando entrou em vigor a atual Constituição, mais de 95 por cento dos eleitores inscritos têm participado das eleições. Nas últimas eleições para deputados votaram cerca de 8 milhões de cubanos, cifra que superou 98 por cento de participação e com baixo índice de votos nulos ou em branco. Em Cuba, o registro de eleitores para as eleições gerais 2012-2013 conta com cerca de 8,5 milhões de cubanos, em um país de 11 milhões de habitantes.

A propaganda eleitoral

Outra característica no processo eleitoral cubano é a ausência de marketing e custos com propaganda, fatores que em outros países favorecem candidatos com maior poder econômico ou implicam na necessidade de obtenção de fundos para eleger um representante. As praças e as ruas são limpas de painéis ou panfletos e os candidatos não precisam disputar ou pagar espaços nos jornais, rádios e televisões. Também não ocorrem campanhas difamatórias entre os candidatos. A propaganda é feita pelas autoridades eleitorais que são responsáveis por publicar, na área de residência dos eleitores, as foto dos candidatos – todas em um mesmo formato e tamanho – e uma síntese da sua biografia.

Para concorrer não é necessário que o candidato seja filiado a qualquer partido político e as regras são as mesmas para todos os cargos do Poder Popular. As candidaturas deverão ser antes apresentadas por alguma organização ou movimento social e submetidas à consideração da Assembleia do Poder Popular da circunscrição correspondente, além de aprovadas pelos delegados. Será considerado eleito aquele que obtenha mais da metade dos votos válidos dos eleitores. 50% das vagas são garantidas às mulheres.

Após eleger o seu representante a população participa das discussões e decisões mais importantes. Também, a qualquer momento o mandato poderá ser revogado pela maioria dos eleitores caso o eleito não cumpra com as obrigações assumidas em sua base eleitoral. Não existe remuneração para o exercício do mandato e os eleitos permanecem exercendo suas profissões e recebendo o salário correspondente ao seu trabalho.

A Composição atual do Poder Popular se dá da seguinte forma: Assembleia Nacional do Poder Popular; Assembleias Provinciais do Poder Popular, em cada uma das 15 províncias, além do município especial da Isla de la Juventud; Assembleias Municipais, nos 169 municípios; 1540 Conselhos Populares, cada um agrupando várias circunscrições eleitorais e integrados pelos seus delegados, dirigentes de organizações de massas e representantes de entidades administrativas; circunscrições eleitorais, ainda que não pertençam de forma orgânica à estrutura do sistema do Poder Popular ou do Estado são fundamentais antes e após o processo eleitoral.

O Presidente, o Conselho de Estado e o Conselho de Ministros.

Tanto os membros do Conselho de Estado como os do Conselho de Ministros são indicados pelos delegados eleitos para a Assembleia Nacional do Poder Popular. Considerando o Art.74 da Constituição da República de Cuba, o Conselho de Estado é formado por um presidente, um Primeiro Vice-Presidente, cinco Vice-Presidentes e um Secretário.Para ser Presidente do Conselho de Estado é necessário antes ser eleito deputado com mais de 50% dos votos válidos, diretos e secretos da população e, em nova votação, deverá alcançar mais de 50% dos votos secretos dos parlamentares.

O Partido Comunista Cubano

Há muitas dúvidas ou distorções que pairam sobre a existência de um partido único em Cuba, o Partido Comunista Cubano, e a relação que isso tem com a democracia. De acordo com a Constituição cubana, durante o processo eleitoral o PCC não indica candidatos e nem faz campanha a favor de seus militantes. Por se diferenciar do conceito clássico de partidos políticos se mantém em sua condição de força dirigente superior da sociedade com a missão de representar os interesses de todo o povo e não somente os da sua militância.

O Partido não tem ingerência na Assembleia Nacional do Poder Popular e nem no governo, e só após consulta à população, via assembleias, apresenta propostas para serem apreciadas nestas instituições. Em processos eleitorais ocorridos até hoje já foram eleitos inúmeros militantes do PCC, indicados pelas assembleias populares em razão dos seus méritos pessoais e compromissos com a sociedade, e não pela sua militância no Partido. Um importante papel exercido pelo PCC é o de acompanhar e garantir o cumprimento das leis do país, entre elas, a Lei Eleitoral.

*Jornalista e presidente do Conselho Deliberativo da ACJM/RS

    ZePovinho

    Os Direitos Humanos em Cuba. Fatos, Não Palavras! (Legendado)

    http://www.youtube.com/watch?v=S8zD6vftogM

    Documentário que faz um Raio-X da democracia e do sistema político de representação popular de Cuba. Através dele é possível conhecer o processo eleitoral cubano e os meios de intervenção do povo nos rumos sócio-econômicos da nação. Liberdade de expressão e batalha de idéias são conceitos discutidos por populares, intelectuais, artistas e líderes políticos do país. O sistema prisional e de seguridade social também são investigados e vistos de perto. Trata-se de um filme que presta um grande serviço a favor da disseminação do que ocorre, verdadeiramente, em Cuba. Rompendo o bloqueio midiático orquestrado pelos EUA — interessados na falência e na maculação de uma Revolução que trouxe diversas benesses a um povo vítima de mais de 400 anos de exploração e subdesenvolvimento — o documentário joga uma luz muito forte em cima de questões que pontuam, sistematicamente, as críticas (feitas pela imprensa alienada ou muito bem “remunerada”) em direção à ilha caribenha.

    Fatos, não palavras! Os direitos humanos em Cuba
    (Hechos, no palabras. Los derechos humanos en Cuba)
    Gênero: Documentário
    Diretor: Carolina Silvestre
    Duração: 93 minutos
    Ano de Lançamento: 2007
    País de Origem: Argentina
    Idioma do Áudio: Espanhol

Pedro Cruz

A DITADURA Venezuelana dá uma grande lição de democracia ao mundo. Na ditadura Venezuelana o povo está participando maciçamente do processo eleitoral. Tudo ocorre na mais perfeita ordem, é uma grande festa democratica. A grande imprensa internacional mente descaradamente sobre o que ocorre na Venezuela.VIVA CHAVES!!!! VIVA A VENEZUELA!!! FORA A CANALHA GOLPISTA!!!!!!

Sr do DF

O que o presidente Barak Obama não diz aos seus eleitores capitalistas ,é dos milhares de barris de petróleo que o “Ditador” Hugo Chaves Frias dá de graça para os norte americanos pobres,todo inverno para não morrerem de frio.

José Ricardo Romero

Será que o PT não se toca e tenta recuperar a atuação da militância que a liderança dos primeiros anos Lula destruiu? Lula, Genoino, Dirceu, Palocci, os Suplicis… em nome da governabilidade e com “espirito republicano”eles destruiram a militância e em 2005, no mensalão, não houve quem saísse às ruas para defender Lula. Tampouco agora não há quem saia às ruas para defender Dirceu. Bem feito!

Mesquitinha

MANCHETE DO ESTADÃO

Manchete do Estadão daqui em relação às eleições na Venezuela:

“Sob cenário incerto, venezuelanos vão às urnas e ameaçam poder de Chávez”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Octavinho

Manchete da Folha de São Paulo sobre as eleições na Venezuela:

Venezuelanos vão às urnas neste domingo escolher presidente; Chávez tem chance real de derrota

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Octavinho

Como é que o pessoal que estava na geral (nas transversais) ouvia o que o Chávez estava dizendo?

E o PT, acovardado feito a porra, não entende o significado da palavra “politização”.

Melinho

VALA-ME, DEUS!

Tá parecendo o desfile do GALO DA MADRUGADA. Se o Chávez não fosse um ditador, até a oposição estaria diluída na multidão.

    JANES

    “Ditador” eleito e reeleito? “Ditador” que passou por referendo no meio do mandato e foi confirmado por quase 70% do eleitorado? Ou o voto e sua decisão soberana não vale nada? Democrático pra você deve ser o governo dos estados unidos: eleição indireta, e quase partido único. Onde quem tem menos votos pode ser eleito. inteligente…

Amaro

É gente suficiente para desestimular qualquer tentatiava de GOLPE PARAGUAIO.

Aroeira

VALA-ME, DEUS!

É tanta gente que está parecendo o desfile do Galo da Madrugada.
E as cores do comício? Nem na Marquês de Sapucaí!

Adjutor Alvim

As manchetes do caderno Poder da Folha
Enviado por luisnassif, sab, 06/10/2012 – 16:04
Por Adjutor Alvim

Veja isso:

Jornal apartidário é isso aí…

Caderno PODER da Folha de São Paulo, 06 de outubro, VÉSPERA DE ELEIÇÃO

21 Manchetes
Negativas ao PT (8)
Novo inquérito vai apurar relação entre Dantas e PT
Mensalão – o julgamento: Punição de petistas ‘dói muito’, diz ministro
Aécio pergunta ‘onde mineira Dilma votará’
Lula diz viver eleição mais complicada em São Paulo
Imprensa: Repórter-fotográfico da Folha é agredido em ato do PT no centro
PT deve parar de crescer na Grande SP
Petista em Fortaleza esconde Duda Mendonça
PT corre risco de ter derrota histórica no RS
Positivas ao PT (1)
PT e PSDB lideram nas grandes cidades

Negativas ao PSDB (0)
Neutras ao PSDB (1)
Aécio pergunta ‘onde mineira Dilma votará’
Positivas ao PSDB (1)
PT e PSDB lideram nas grandes cidades

Pedro Cruz

Essa imprensa é golpista em todo lugar???? O bom é que ela esta quebrando a cara EM TODO LUGAR. OH! Elitizinha medíocre!!!

“Apesar de voce/Amanhã há de ser outro dia/Ainda pago pra ver/o jardim florescer/Qual voce não queria”

Hoje estamos vendo o jardim florescendo. Êles já morrem de inveja e de medo. “Voce vai se amargar/vendo o dia raiar/sem lhe pedir licença.SÃO AS PROFECIAS DO GRANDE POETA.
VIVA CHAVES!!!!VIDA LONGA AO GRANDE COMANDANTE!!! CHUUUUUPA ELITIZINHA MEDÍOCRE E SAFADA!!!!

Vlad

Fantástico esse sujeito.
A despeito de alguma excentricidade, tem coragem e lucidez…e seus parentes não ficaram milionários, não tem mansão na praia nem ong-lavanderia.

http://www.youtube.com/watch?v=5SaNbBc52-g&feature=player_embedded

Roberto Locatelli

E, para confirmar que Chávez é mesmo um ditador, ainda por cima a Venezuela tem o chamado “referendo revocatório”. Funciona assim: depois de dois anos de mandato, a oposição pode convocar uma votação nacional para a população dizer se está ou não está gostando do governo que foi eleito. Se a resposta for “não”, o mandato do presidente é imediatamente extinto e convocam-se novas eleições.

A oposição já fez uso dessa lei. Mas deu-se muito, muito mal, pois a população venezuelana votou em peso em aprovação ao governo.

FrancoAtirador

.
.
COMÍCIO PACÍFICO DA VITÓRIA DE HUGO CHAVES:

7 AVENIDAS E DEZENAS DE TRANSVERSAIS TOMADAS

10 QUILÔMETROS DE ‘POVO’ DE EXTENSÃO

    FrancoAtirador

José X.

Esse Chávez é um ditador incompetente…deixa a oposição fazer comício, deixa a “imprensa” fazer o que quer…

Detalhe: os americanos, assim como os vira-latas brasileiros, chamam abertamente o Chávez de ditador. Outro dia vi em algum lugar (acho que no site Counterpunch) que o âncora Dan Rather se refere ao Chávez assim mesmo, “ditador”, na maior cara dura. Também vi isso no seriado The Good Wife, num episódio onde eles caricaturam o Chávez como ditador, e numa certa cena o ator principal fala para alguém “mas o que vocẽ esperava dele, ele é um ditador” etc etc.

    Under_Siege@SAGGIO_2

    enquanto isto, na “maior democracia do Universo”, tome porrada se quiser Ocuypar Wall Street…

    a grande midia internacional da CIA, hehehe. Palhaços!

    Abel

    Fui ao Festival do Rio e na semana passada vi um filme chileno chamado “Música Campesina” (“Música Country”, na tradução brasileira). É sobre um “cucaracha” de classe média que depois de levar um pé na b*nda da namorada americana, gasta sola de sapato pelos grotões de Nashville (daí o título “Música Country”). Lá pelas tantas, com o dinheiro curto, ele vai morar com uma dupla de músicos punk que querem dividir as despesas. O “cucaracha” passa por uma entrevista, para ver se pode morar com os americanos, e uma das coisas que lhe perguntam é o que ele acha de Chávez, se é um democrata ou um “maldito comunista”. “More like the second option”, responde o “cucaracha”, para imensa satisfação dos americanos, que imediatamente o convidam para morar com eles…

    Horridus Bendegó

    quá quá quá quá… é verdade!!!
    me divirto quando ouço brasileiros vira-latas falando mal de Cuba ou do Chàvez kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe seu comentário

Leia também