Professor Paulo Arantes: A democracia na USP é uma ficção de nascença

Tempo de leitura: < 1 min

Desde que o USP Destaques 56, boletim editado pela assessoria de imprensa da Reitoria, começou a circular, em 9 de março,  muitos uspianos têm contestado e se indignado com as informações contidas na matéria “A democracia na USP”.

Abaixo o comentário de Paulo Eduardo Arantes, professor de Filosofia da USP, que nos foi enviado, via e-mail, por Ricardo Maciel:

A democracia na USP é uma ficção de nascença. Em 1962, lutou-se para torná-la um pouco menos irreal, a greve do 1/3. Em 1968, a luta foi pela paridade. O AI5 fechou de vez o horizonte. Depois da ditadura, a novidade de agora é que a ‘democracia uspiana’ não só continua farsesca, mas está se tornando sistematicamente punitiva. Que, no caso dos estudantes expulsos, se tenha descaradamente falsificado até os termos de um processo administrativo é mais um sintoma, agora revelador, do crescente parentesco da Reitoria com delegacias de polícia, onde se costumam fabricar B.O.s  contra os esbulhados de sempre.

Reitor João Grandino Rodas entra com queixa-crime contra a diretoria da Adusp


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Adrián Fanjul: A USP depois dos duros tapas que o poder vem sentindo – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Professor Paulo Arantes: A democracia na USP é uma ficção de nascença […]

Juíza anula expulsão de aluno da USP determinada por Rodas « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Professor Paulo Arantes: A democracia na USP é uma ficção de nascença […]

FrancoAtirador

.
.
Ministério Público denuncia construtoras por fraude

em licitação da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo

suspeitas de fazer divisão dos lotes em rodízio e fixar preço.

Foram 14 denunciados, entre executivos e diretores das empresas

Andrade Gutierrez, Camargo Côrrea, Mendes Júnior, Heleno & Fonseca,

Triunfo Iesa, Carioca Christiani-Nielsen Engenharia, Cetenco Engenharia,

Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, CR Almeida Engenharia e Consbem.

Fonte: Terra

claudio

O Governador de São Paulo é o único responsável por todas as atrocidades e acontecimentos da USP.
Ninguém fala nada desse cara!
Que droga! Todos os dias, blablablabla e ninguém faz nada!

FrancoAtirador

.
.
Não é só na USP que "a democracia é uma ficção de nascença".
.
.

Natalia P-ENSA 2 ano

A USP tem se tornado cada vez mais violenta, e como disse o Paulo Eduardo Arantes, professor de Filosofia da USP, os B.O.s tem se tornado rotineiros na universidade tambem. É mais assustador ainda ler tal comentario vindo de um professor universitario, cuja a profissão tem o nome na critica. Assim a escolha de uma escola de curso superior se torna reduzida…

Felipe

Novidades do Movimento Estudantil em São Paulo:

Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
Nesta próxima terça (27/03) será realizada uma manifestação em frente à REItoria, durante a sessão do Conselho Universitário (CONSU), para pressionar o reitor a retirar as suspensões de 6 meses aplicadas a 5 estudantes da Unicamp em represália à luta pelo direito a Moradia Estudantil. O ato contará com uma aula pública com o Prof. Luiz Carlos de Freitas (FE-Unicamp).

A ampliação da Moradia Estudantil é fundamental para que os estudantes cuja renda familiar não pode comportar o pagamento destes abusivos aluguéis nos entornos das universidades não sejam excluídos do direito de estudar em decorrência da desigualdade social. Cabe lembrar que de acordo com as estatísticas do vestibular da COMVEST, nos anos de 2006 a 2010, ingressaram nos cursos de graduação da Unicamp cerca de 1500 estudantes cuja renda familiar é menor que 3 salários mínimos, o que, numa estimativa de 4 pessoas vivendo desta renda, coloca estes estudantes dentro dos critérios do SAE para obtenção de Moradia. Ao mesmo tempo a Moradia Estudantil da Unicamp oferece apenas 900 vagas, número muito inferior às 1500 vagas prometidas no projeto original.

O DCE-Unicamp, por meio da Representação Discente no CONSU, enviou no dia 09 de março a solicitação de inclusão de pauta sobre as punições na reunião do CONSU. Não obtendo resposta alguma por parte da REItoria continuamos insistindo na solicitação e a postura da administração da universidade de ignorar as solicitações estudantis se manteve.

Unifesp – Universidade Federal de São Paulo
Unifesp Guarulhos em GREVE
Decisão deliberada pela primeira assembléia geral dos estudantes do ano – 23/03/ 2012

    beattrice

    E é assim, como anteriormente denunciado e debatido aqui no blog, que UNICAMP e UNESP seguem os mesmos rumos da USP em direção ao autoritarismo e ao desmonte.

Maria Fulô

Onde os tucanos colocam as patas, acontece isso… Rodas é apenas a cereja do bolo.

beattrice

Um dos elementos históricos que certamente pode explicar a deterioração do debate democrático nas tres universidades paulistas é o fato de que todas tem origem… na USP, ou seja, se herdaram suas qualidades também herdaram seus piores defeitos.
Fato é que apesar da expectativa de "evolução" no fim das cátedras e no surgimento dos concursos, a cada dia essa expectativa se revela a que ficou reduzida, a expectativa mesmo.

pperez

A oportunidade de livrar SP desses parias lesa patria é agora nas eleições!
O voto é a unica arma eficiente para matar esses vermes e não podemos vacilar e perder + essa chance!

souza

a tentativa de manter a USP fora do processo de democratização brasileira vai ruir.

paulo chacon

Uma universidade sob o coturno do psdb (minúsculo mesmo) só poderia ter a democracia como uma farsa.

Deixe seu comentário

Leia também