O debate sobre o terreno do Lula

Tempo de leitura: 2 min

18/04/201218h51

Vereadores de São Paulo aprovam, em 1ª votação, cessão de terreno ao Instituto Lula

Do UOL, em São Paulo, sugerido pelo Rodrigo Leme

O projeto de lei 29/2012, que concede ao Instituto Lula a utilização de uma área pública de 4.300 m² no centro de São Paulo, foi aprovado nesta terça-feira pela Câmara, em primeira votação, com 37 votos a favor, 10 contra e 1 abstenção. O projeto ainda precisar ser votado novamente em plenário antes de ir à sanção do Executivo.

A proposta, de iniciativa do prefeito Gilberto Kassab, é ceder um terreno localizado na rua dos Protestantes, próximo à Estação da Luz, por 99 anos. Ali o instituto pretende erguer um museu, batizado de Memorial da Democracia, que abrigaria o acervo documental referente ao mandato do ex-presidente Lula e também ofereceria cursos para a população.

Os parlamentares que se opõem ao projeto alegam que a concessão fere a Lei Orgânica do município e criticam a utilização de recursos públicos em prol de um projeto partidário. Eles apoiam um substitutivo que desvincula o museu do instituto. A bancada do PT, por sua vez, diz que o Memorial da Democracia também honrará o legado de outros presidentes.

Em contrapartida à concessão, o projeto determina que o museu deve ser aberto à “coletividade em geral”, permitir o acesso gratuito aos alunos da rede pública e garantir isenção de taxas a pelo menos 20% dos estudantes matriculados em seus cursos de formação. O Instituto Lula tem um ano para apresentar o projeto do edifício, a partir da aprovação do PL, e mais um ano para iniciar as obras.

Leia também:

Olhar Direto: Cachoeira ajudou em denúncia e celebrou vitória


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

italo

O PSDB já construiu uma ponte milionária, no lugar mais rico, valorizando ainda mais o local, deu nome de Presidente, do PIG, mas Presidente. Com exceção da valorização, quase tudo mudou e hoje nem parece que foi coisa de amigo, com dinheiro de ninguém. A diferença foi que naquela época nem perguntaram o que a população pensa disso.

Geysa Guimarães

Cuidado com esse cavalo de Tróia, Lula!

Tomudjin

Então está combinado. Reintegração de posse dos terrenos de Lula e da Globo imediatamente.
Mesmo que seja com uso de gás lacrimogéneo. Como se precisássemos deste recurso para chorarmos.

FrancoAtirador

.
.
Este Projeto, se aprovado pelos Vereadores, deveria ser submetido a referendo popular.
.
.

Regina

Sou contra. E pronto. É um absurdo . Não pelo Lula, mas pelas circunstâncias e propósitos. O melhor presidente que este país já teve, deve agradecer e recusar. É o mínimo a fazer.

    Geysa Guimarães

    Faço coro com você, Regina. Estão querendo igualar o Lula à mesmice que o precedeu.

Ana Bednarski

A matéria não tem informações pertinentes como: de onde o kassab veio com esta??? Espero que o Lula ou o PT paulistano não tenham pedido um absurdo destes e muito menos que aceitem isto :((
e não me interessa se o kassab ou qualquer outro tenha feito isto antes com qualquer outra pessoa isto é sem pé nem cabeça

Eduardo Souto Jorge

Completando. Qualquer outro terreno na Cidade de Sao Paulo. Menos esse.

Eduardo Souto Jorge

Tudo besteira. Saindo do botequim, onde todos sao comentaristas, acho que o Lula nao pode aceitar esse terreno de maneira nenhuma. Na verdade, esse pulia do Kassab, deu foi uma big saia justa no Lula. O Lula e'meu idolo politico , mas se aceitar vai errar. Tudo bem. Acertou tanto…

Gerson Carneiro

Eu não aceitaria.

Dentre outros motivos, pode ser "presente de grego".

    Geysa Guimarães

    Amigão:
    Eu não tinha visto esta sua postagem e já chamei de "cavalo de Troia" . Aí tem!

EUNAOSABIA

No fundo Lula se desmoraliza com essa manobra.

Essa é a verdade, vai ser algo que já nasce manchado…

Lula privatizou a democracia.

Vergonha, vergonha, vergonha.

    YACOV

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…. Privatizou a democracia?!? QUe o digam os 40 milhões que ascenderam socialmente. Porque no te callas, cabrón???

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

Rafael, BHte

Ou dá para todos ou não dá para nenhum, tradicionalmente prefeituras cedem 'de grátis' terrenos para q emissoras de radio e tv construam suas sedes (jornais e revistas não sei de nenhum caso mas por uma questão de isonomia deve ser igual…), bem como tb os três centros de treinamentos dos 3 clubes grandes de São Paulo são ou foram algum dia áreas públicas e não me consta q tenham sido posteriormente compradas, por isso àquela aberração do mundo futebolístico do São Paulo ser vizinho de muro do Palmeiras quando o normal seria q cada um estivesse em um ponto diferente da cidade! E o Lula q se cuide se realmente quiser entrar nessa esparrela

Ivo F Mathias

Discussao besta.
O fato e que TODOS os expresidentes, TODOS eles, incluindo os do periodo militar, foram importantes para o Brasil, e SAO importantes para a compreensao da nossa historia,
O acervo que eles constroem durante o periodo em que sao presidentes, deve ser mantido e deve ser aberto a pesquiza. O correto seria termos um museu da presidencia em Brasilia, que deveria receber a documentacao, mas tambem e possivel, que o expresidente e sua familia decidam por criar um museu, em sua cidade natal, ou centro politico.
O problema nao e o museu do Lula, nem do Sarney.
E a falta do museu do Geisel, do Medici, do Jango do Janio etc

Carlos Lima

Não teve nenhuma celeuma para Serra doar um terreno para a rede GLOBO na Av. Paulista. Isso é fato, Será que São Paulo não tinha vereador naquela época? Se tinha deviam estar todos assistindo malhação, malhação do povo. Sou do meio que acha que vereador é peso para os bolsos municipais Brasil afora, não deveria ter vereadores, deveria sim ter conselhos populares que abordasse os problemas das cidades e os definissem prioritários via plebicito, é muito mais barato que sustentar vereador e seus desejos proibidos. Salve os cachoeiras, privatas e sangue sugas da vida pública, salve os vereadores de SP, os baba veja.

Razumikhin

O Instituo Lula vai construir o memorial e passar o filme "O filho do Brasil" para o povo ver.

    EUNAOSABIA

    Ninguém vai ver…

    Razumikhin

    O instituto vai passar o filme de graça e contratar alguns espectadores para o filme, com ajuda de custo e bolsa-família.

Outro Antonio

Kassab é a besta abanando o rabo para Lula. Se eu fosse Lula não aceitaria o presente, o qual fede.

Bonifa

Sinceramente, não gostei disso. Está recheado de vínculos e situações perigosas, não gostei nada disso.

lulipe

Será mais um elefante branco!!!!Quanto dinheiro jogado fora….

augusto2

Para uma fundaçao lulista que prestara serviços não pode?
O sr william deve conformar-se que o metalurgico derrotou o sociologo uma e definitiva vez via a respectiva administraçao. Corrida de longo curso, vá lá, maratona é assim: ficou para trás no Km 10 ou 15, ficou para sempre.
A Sala Sao Paulo, de shows e apresentaçoes de musica classica fica a poucos passos dali: era um espaço publico
que pertencia a Ferrovia, e aos passageiros dela: foi fechado, isolado, transformado e agora serve a cultura – por enquanto só da ELITE.
mesmo ja fui barrado lá pra nao pisar num tapete vermelho de entrada. Era publico e de certa forma continua sendo
mas seu uso é bem creme de la creme com bilheteria na entrada. O do torneiro mecanico pode ter uso ate melhor.
Ah e foi com verba publica tb da secretaria de cultura. -Nao sou contra isso em principio mas o uso do espaço Lula

Samuel Álvaro Leite

É bom que se esclareça que o Lula, nunca foi pedir nada a Kassab, pelo contrário, o Kassab que está na zona do rebaixamento da política brasileira é quem vem tentando de todas as formas se aproximar com o Lula, com a Dilma e com quem mais tiver prestígio. Estamos mal de prefeito.

    Eduardo Souto Jorge

    E' isso mesmo Samuel. Tenho certeza que o Lula nao vai aceitar. Imagina o memorial do Lula, construido sob a desgraca dos que o Lula sempre lutou.

mello

Vão dizer que o terreno será para guardar o AeroLula….

Fernando

Mineradores, banqueiros, latifundiários e outros que enriqueceram no governo Lula poderiam comprar um terreninho pro instituto.

    Rafael, BHte

    O país é capitalista por opção da maioria (creio eu!) e seria um país capitalista falido se as empresas não dessem lucro oras, seja minimamente razoável meu caro! E em q país do mundo que banco não dá lucro?!

    Fabio_Passos

    Na verdade ele está sugerindo que mineradores, banqueiros, latifundiários e outros que enriqueceram no governo Lula poderiam comprar um terreninho pro instituto.
    Você é contra?

    Fernando

    Oito pessoas me negativaram.

    Oito pessoas a favor do capitalismo e contra o socialismo.

    Tenho orgulho de ter sido negativado por vocês.

LULA VESCOVI

Lamentável é o mínimo que se pode dizer.

Porra_Serra_

Não vejo problema algum da prefeitura de São Paulo ceder terreno para o Instituto Lula, ainda mais se este promover os tais "cursos para a população" e que sejam cursos de formação política.

O_Brasileiro

É essa mania brasileira de não saber distinguir o público do privado.
Ouvi dizer, um dia desses, que nos EUA o próprio Presidente banca as despesas da Casa Branca.
Tenho certeza de que o Lula encontraria muitos doadores para fazer seu Instituto, sem precisar de puxa-sacos fazendo-lhe benesses à custa do patrimônio público.
O Lula é maior do que isso!

    Gilson Rocha

    Pois é, as pessoas não entendem que
    pelo menos a minha reclamação não é
    o fato de ser o Lula.
    Tanto faz ser ele ou qualquer outro.
    Vão fazer que nem o Sarney lá no Maranhão?

    renato

    Concordo com você, Lula só tem que fazer o que é certo e o que esta na constituição como diz o Juiz.
    Ponto Final, Senão fica difícil falar bem do Lula para os outros..Me ajuda aí Lula.
    Mas LULA é LULA e kassab é kassab.

Willian

Imaginem se Kassab cedesse um terreno para o instituto FHC. E que este terreno se localizasse na ex-Cracolândia, local onde houve uma limpeza higienista tão criticada há pouco tempo. Imaginaram? Acharam esqusito? Bem, era só isto. Obrigado.

Agora a outras questões engraçadas:

"A bancada do PT, por sua vez, diz que o Memorial da Democracia também honrará o legado de outros presidentes." Fico imaginando o que o PT honrará em relação a FHC…rs

O nome do museu do Lula: Memorial da Democracia. Ou seja, Lula e o PT sequestraram a história da democracia do Brasil para si. Nada demais, outros por aí sequestraram a palavra Cidadania, não é mesmo?

Quem diria que o demonizado Kassab é que tomaria a iniciativa de ceder o terreno a Lula. Por que será, hein? Sei que Lula e o PT aceitaram constrangidos.

    Eduardo Ramos

    Desculpe, William, mas quem foi FHC, mesmo?

    Willian

    FHC foi aquele que derrotou o Lula duas vezes na disputa à presidência da república. Caso lhe interesse, acesse o link abaixo, pode lhe ajudar:
    http://www.methodus.com.br/artigo/248/apagando-me

    Porra_Serra_

    O FHC também derrotou a economia do Brasil 3 vezes, derrotou o orgulho nacional ao lamber botas dos EUA e tentar ceder base militar brasileira.
    FHC também derrotou a Telebrás, a Vale e outras estatais.

    Realmente, FHC foi um vitorioso.

    Outro Antonio

    Um vitorioso ajoelhado, que adorava ajelhar para o Tio Sam, para o FMI e o Banco Mundial. Deve ter muitos problemas nos joelhos esse senhor neoliberal e entreguista.

    Marcio H Silva

    FHC também foi traído, pela jornalista, e assumiu, anos depois, o filho de outro.

    Jairo_Beraldo

    Qual terá sido a maior humilhação pra FHC se machucar…a traição da jornalista ou o Bush esculhambar seu ministro de relações exteriores?

    Willian

    A do Lula eu sei: perder duas vezes no primeiro turno pro FHC.

    Jairo_Beraldo

    Isto não é humilhação, pois fez Lula amadurecer…coisa que FHC, Çerra e Aócio nunca farão…amadurecer, ter credito, criar um país vencedor!

    Fabio_Passos

    leitor de veja, quem perdeu com a eleição do finado fhc… foi todo o Brasil.

    Zhungarian Alatau

    Gente, o Willian está em crise porque o Lula foi derrotado duas vezes pelo FHC.

    Expliquem pra ele que, depois que inventaram a Internet banda larga no Brasil, o Lula derrotou o FHC três vezes (2002-2006-2010).

    E não enganou o povo.

    Marcio H Silva

    Pior foi o esporro do Bill Clinton nele.
    E ele como bom subalterno ficou caladinho.
    Só faltou fazer beicinho…….

    willforlife

    derrotou lula graças ao panfletão e a rede pig. foi o maior mico ser presidente por 8 anos.
    mas mesmo assim, entregar um terrenão desse, de mão beijada não acho justo. Se Lula está querendo confusão, está fazendo isso certo. com o instituto, também acho que enfraquece sua candidatura pra presidente.

    Marcio H Silva

    Quem derrotou o LULA duas vezes foi o PIG. Vá se informar melhor…..

    EUNAOSABIA

    Papinho bem surrado e farsesco esse de vocês de toda hora PIG hein rapaz??? larga dessa velho..

    Isso é uma baita de uma vergonha, vale mais de 20 milhões de reais… não passa de um local para auto luvação… coisa de populacho de terceiro mundo… essa é a verdade.

    Marcio H Silva

    Papinho bem surrado mesmo, igual a seus textos.
    Dar o terreno pro Lula não pode, o que pode é tirar 6.000 pessoas de Pinheirinho e dar o terreno para o Naji Nahas, terreno recebido pela morte de dopis alemães, antigos donos, isto pode. O que pode é incendiar favela para desapropriar área no centro da cidade de SP, isto pode. E voce não comenta nada sobre isto. Amestrado como és, fica repercutindo a ladainha do PIG, isto não está na categoria papo surrado. Teus argumentos estão se esgotando, e vai ser ruim aqui para este espaço, voce vai vai sumir por decurso de prazo e perderemos nosso troll mascote máximo. será uma pena para este espaço sujo……

    LuisCPPrudente

    Seria você o assessor do Policarpo em Brasília?
    Leitor e eleitor da Veja Bandida todos nós já sabíamos que você era.
    Eleitor do finado FHC e do Cerra a gente já sabia que você era.
    Agora assessor do Policarpo.

    Tome cuidado com a sua "auto luvação"!

    Fabio_Passos

    hã… a viuvez do fhc entrega o leitor da veja.
    Ele não sabia. entende?

    Carlos

    Lembro que FHC derrotou o Brasil três vezes, ao quebrar o Brasil três. Nunca esqueça e não vá dizer que você não sabia, que nem o EUNÃOSABIA

    Miguel

    e depois do governo lula foi poso de lado pelo seu partido e os candidatos a presinte para nao queimar o filme

    EUNAOSABIA

    Duas surras em primeiro turno, te lembra alguma coisa?

    Cenossaum

    foi no tempo que não tinha internet, só PIG, né?

    Zhungarian Alatau

    De que adiantou vencer em primeiro turno duas eleições, e, no entanto, virar as costas para o País? FHC enganou o povo, com a ajuda da velha mídia, que via nele um defensor de seus interesses privatistas. FHC "criou" o REAL, mas faliu bancos, faliu empresários, promoveu uma onda de desemprego pavorosa. Para completar, vendeu a patrimônio público a preço de banana e quebrou o pais três vezes, humilhando o Brasil perante o mundo no FMI. Entregou um País em frangalhos ao sucessor. 4o bilhões de dólares nas reservas externas, sendo que 30 eram do empréstimo do FMI. Você não sabia? Não? Mas o povo sabia. E sabe. Aliás, a CPMI vai revelar muitas das omissões e mentiras convenientemente mantidas pelo stalinismo tucano e pela mídia criminosa.

    YACOV

    É isso mesmo BABACAS!! DEMOCRACIA no Brasil, ainda que com algumas ressalvas, só a partir de 2003. O Nuncakassab quer é ganhar votos posando de lulista. Mesmo assim, não concordo com a aceitação do terreno, obtido com o massacre dos viciados da CRACOLÂNDIA pelos TUCANOS FACISTAS desprovidos de consciência social e demagogos. Penso que o PT deveria gentilmente abrir mão dessa benesse com cheio de pôdre. Isso aínda vai se voltar contra o Partido.

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

    Francisco

    Sint lhe informar, mas o PT teria todo o direito de ser arrogânte com o assunto, se quisesse. O primeiro comicio das Diretas Já foi do PT, a primeira grande greve contra a ditadura foi de futuros petistas, o único partido que se negou a participar do colégio eleitoral foi o PT. Além dessas questões "formais", foi o PT que democratizou o acesso a renda no país.Quem diz isso são o IPEA e o IBGE…

    A única razão pela qual o dia do primeiro comicio das Diretas Já (com menos de 300 pessoas) não ter virado feriado nacional é que ele seria um feriado nacional… para o PT. É duro de ouvir, mas são fatos históricos…

    EUNAOSABIA

    Não foi o Lula que avistou o Monte Pascaol também não, mano velho?? deixa de papo rapaz, não fosse pelo Real que estabilizou a economia e as medidas de FHC, Lula estaria era completamente perdido, não tinha e nunca teve programa algum de governo, tinha projeto de poder, projeto de governo nunca teve, fez o NADA em oito anos.

    Não tem como enganar ninguém, a não ser a vocês mesmo.

    Geysa Guimarães

    Nossa, agora você deu prova cabal de que seu nick name está corretíssimo.
    Não sabe de Nada, mesmo!

    renato

    Falou bem Kassab…..

Jairo_Beraldo

"Os parlamentares que se opõem ao projeto alegam que a concessão fere a Lei Orgânica do município e criticam a utilização de recursos públicos em prol de um projeto partidário."

Uma pergunta aos "nobres" do contra: a area cedida em definitivo a Rede Globo de Televisão de 11.000 m² não feriu a tal L.O. Paulistana? Trouxe algum benefício a população? Não teve cunho politico partidário?

    Willian

    Você está igualando a cessão do terreno à Globo a cessão feita pelo Kassab ao Lula? Entendi direito? Acha ambas ilegais ou só a da Globo? Pergunto por que não ficou claro no seu comentário.

    P.S. Acho ambas erradas.

    Jairo_Beraldo

    Então voce entendeu…mas se vale pra um que não acresnta em nada, deverá valer a outro que acrescentará em muito.

    Gilson Rocha

    Mas se essa história da Globo
    é verdade, quem deixou?
    Não são vocês de São Paulo que
    votam nos vereadores?
    O que o PT estava fazendo estas horas?

    Jairo_Beraldo

    Eu não sou de SP, mas de Goiás.

    Gilson Rocha

    Mas provavelmente deve ter gente
    de São Paulo por aqui.

Gilson Rocha

Lamentável.
Eu espero que nenhum outro presidente
aceite um despautério destes.
Quem sabe no lugar disto construam um
posto de saúde, ou quem sabe uma creche.
Só podia ser do Kassab o político de aluguel.

    leandro

    Peraí. O Instituto lula que pediu o terreno e o prefeito aceitou o pedido. Dois demagogos.

    renato

    Tá certo Leandro.Cacete…..foi assim que eu li….agora quem escreveu eu não sei.
    Como tá dificilíssimo acreditar neste povo dos jornais….
    Só me resta aqui.PHA,Brizola.
    Tô ficando canhoto, minha direita atrofia…

Deixe seu comentário

Leia também