No Senado, Humberto Costa diz que é preciso debater ética da mídia

Tempo de leitura: 2 min

PLENÁRIO / PRONUNCIAMENTOS

29/08/2011 – 17h40

Humberto Costa: matéria da ‘Veja’ sobre José Dirceu leva a discussão sobre limites na imprensa

da Agência Senado, recomendado pelo Franco Atirador

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou, em discurso nesta segunda-feira (29), que a matéria publicada pela revista Veja no último fim de semana, com informações que teriam sido obtidas clandestinamente, “evidenciou a necessidade de se discutir os limites de iniciativas de órgãos de imprensa danosas à imagem de pessoas públicas”, a partir de “acusações vazias, falaciosas, lançadas a partir de dados que nada expressam”. Segundo disse, não se trata de cercear a liberdade de expressão, mas sim “pôr fim a eventos em prejuízo aos limites da ética jornalística”.

Reportagem da revista Veja acusa o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, de manter um gabinete paralelo em Brasília, visando influenciar e até conspirar contra o gestão da presidente Dilma Rousseff. O material mostra encontros de José Dirceu com parlamentares e figuras importantes do governo.

– Sob o falso pretexto de jornalismo investigativo, a revista provavelmente cometeu ato ilegal com a tentativa de invasão de domicilio, conforme será esclarecido em inquérito em curso na Polícia Civil do Distrito Federal – disse.

A direção do Hotel Naoum, onde José Dirceu se hospeda e recebe políticos, registrou em boletim de ocorrência a tentativa de invasão do quarto em que se hospeda o ex-ministro. Segundo a acusação, o repórter teria, por duas vezes, tentado entrar no quarto, primeiro enganando uma camareira e depois se passando por outra pessoa, afirmou o senador.

Também se desconfia que outros crimes possam ter sido cometidos, entre eles, o suborno de funcionários ou a instalação ilegal de grampos no sistema interno de TV que garante a segurança do local, disse Humberto Costa. A desconfiança se sustenta no fato de a revista ter publicado imagens do circuito interno em preto e branco, sendo que o sistema do hotel gera imagens em cores. Com as evidências de espionagem ilegal, a direção do Naoum anunciou que também irá acionar a Polícia Federal nas investigações, disse ainda o líder do PT.

– A democracia conquistada neste país é um bem precioso, mas ela também vem acompanhada de outros valores: a apuração minuciosa dos fatos, a partir de provas contundentes e de resultados de investigações já feitas, é necessária antes de se lançar qualquer acusação sem cabimento contra qualquer pessoa: homem público, cidadão ou cidadã – argumentou Humberto Costa.

A matéria publicada pela Veja neste fim de semana afirma que, em um “gabinete paralelo”, José Dirceu despacha com parlamentares e figuras importantes do governo Dilma Rousseff e teria o objetivo de conspirar contra a gestão da presidente.

Leia também:

Paulo Teixeira repudia o jornalismo de Veja: Provocação e delinquência

Devanir Ribeiro, fotografado no hotel: Jornalismo “podre e mentiroso”

A denúncia original de Zé Dirceu: Repórter cometeu crime

Escritório de advogados diz que Veja é versão tupiniquim de tabloide inglês

Uma entrevista com o gerente do hotel Naoum

Walter Pinheiro: “É bandalheira”

Delcídio do Amaral: Quem sou eu para derrubar Palocci?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

sheila

petista exigindo etica ….seria comico se n fosse ridiculo

vladimir lacerda

Veja cometeu um crime.Pois que se apure.Puna-se.Investigue-se.Penso eu que se nada for feito judicialmente contra a Revista é por que os acusadores têm medo.Em linguagem simples.TÊM CULPA.
Já vi este filme mil vezes se acusa a imprensa disto e daquilo outro,mas não se aciona a justiça para tomar providencia.
Calar a imprensa,mesmo que seja a VEJA é absurdo.

    JotaCe

    Caro Vladimir,

    Pra ser justo eu diria que o ‘encolha’dos nossos ‘representantes’ tem duas faces. A primeira delas é a que você aponta muito bem: a impossibilidade de reagir da maioria deles, pois têm traído o povo e estão articulados com a máfia da mídia. A segunda é que a Justiça brasileira está corrompida até a medula. Procurá-la, mesmo que tenha razão, seria afrontar os tentáculos do polvo, e se desmoralizar duplamente. Mas, Vladimir , nós, povo, temos nossa culpa também no que se passa. Elegemos e reelegemos seguidamente os malufes que praguejam o nosso legislativo. Um legislativo forte, descomprometido com a ladroeira, seria uma alavanca pra higienizar os demais poderes. A única esperança é que os blogs ‘sujos’ continuem a esclarecer o povo como o vêm fazendo. Temos que prestigiá-los e apoiá-los sempre que assim se conduzirem. Abraços, JotaCe

vladimir lacerda

Sou a favor da liberdade plena de opiniões.Se alguém se sente atingido em sua moral por qualquer órgão de comunicação para isto tem a justiça e os meios legais.Não podemos brindar homens públicos muito pelo contrário devemos vigiá-los e cobrar postura de homens públicos.Detesto a Veja,mas se os fatos vergonhosamente relatados são mentiras então porque os envolvidos caíram.Não me venham dizer que a questão era política,pois se inocentes fossem sairiam mais fortalecidos..Não precisamos de faxinas sejam elas políticas ou éticas precisamos de leis e de presídios para estes vagabundos.
Já se foi o tempo de se construir escolas para se construir menos presídios.Agora é preciso fazer as escolas funcionarem e construir presídios com ar condicionado,tela plana,quadra coberta para colocar os bem nascidos e estudiosos na cadeia.

    JotaCe

    Caro Vladimir,

    Caro Vladimir,

    Também sou favorável (e muito) à liberdade de opinião. Mas não creio que no Brasil de hoje seja possível pôr na cadeia ricos e poderosos. Há que denunciá-los e ter a sabedoria de não eleger corruptos e entreguistas como tem acontecido. Abraços,
    JotaCe

vladimir Lacerda

Embora saibamos que o grande desejo de Veja foi derrubar o governo Petista,seja a Dilma tenha sido antes o Lula a verdade é que é de pasmar e de enlouquecer qualquer um a bandalheira que se estabeleceu no Brasil.Sei que estes fatos acontecem também em São Paulo,Minas gerais e que de maneira leniente e com cumplicidade parte da imprensa sequer divulga,mas isto não torna os fatos nem menos graves e nem justificáveis.Tivessemos uma lei dura estariam todos na cadeia que é o lugar deles.
Sou vermelho de coração,mas não sou cego e nem justificaria um erro de um filho por amor quanto mais de um partido por afinidade ideológica.Aliás pelo andar da carruagem as afinidades vão ficando cada vez mais longe.Lamentável a defesa da corrupção,do mal feito e da impunidade feita pelo senador Humberto costa.Deveria sim,abrir o bico e deixar bem claro que o senado é uma verdadeira caixa de pandora.Entre mortos e feridos não escaparia um sequer.

leandro

Esse senador devia tá mais preocupado em debater a ética no congresso que acaba de inocentar a jaqueline que usou o mesmo argumento dos membros do governo em sua defesa, a mídia me persegue, e propor o fim da votação secreta. Isso ele não faz e nem a maioria esmagadora que o governo tem na casa.

    Julio Silveira

    Peeerfeito.

Surpreso

Galera, numa boa, por mais que os meios pelo qual a reportagem foi feita, vocês realmente acham que não há problema algum em um "consultor de empresas" ter encontros particulares com pessoas públicas?

    ZePovinho

    Isso pode ser discutido,mas a invasão de privacidade do Dirceu,a espionagem ilegal,os crimes tipificados no código penal a imprensa-empresa não pode cometer.
    Quando FHC foi flagrado,negociando a privatização de estatais,em nome de Serra,em Foz de Iguaçu em 2010,ninguém disse que isso era imoral.

    JotaCe

    Zépovinho,

    Até pelo contrário. A ‘grande’ mídia até elogiou a semvergonhice da entrega da Vale e a preço de banana…Abraços, JotaCe

    FJP

    O amigo está usando a mesma estratégia de defesa muito usada pelos 1001 advogados do Daniel Mendes: desviando o foco de um crime para outra discussão, talvez até relevante, mas que é bastante secundário em vista do crime em questão.

João PR

Senador Humberto Costa, sugiro que o Senhor convide os "arautos da moralidade" Álvaro Dias, Pedro Simon e outros do Senado para proporem a CPI da Veja já!!

Nós, simples eleitores, gostaríamos muito de ouvir os Varões de Plutarco do Senado sobre esta barbaridade que a Veja fez.

    JotaCe

    Caro João PR ,

    Pra sermos justos, deveríamos sugerir também o nome da varoa Kátia Abreu, ainda que não seja de Plutarco. Abraços JotaCe

José do Ceará

TRAGÉDIA NEOLIBERAL: Segundo consta no blog "sujo" Conversa afiada do PHA ,uma das heranças dessa ideologia fracassada e funesta é a para a educaçao no vizinho Chile a seguinte: As familias tem que escolher qual dos filhos vai fazer faculdade, pois os outros ficarão sem ela.Motivo;O valor cobrado. essa é a verdadeira cara do capitalismo neoliberal : EXCLUDENTE. se o vampiro Serra tivesse ganho a eleição, o brasil estaria do mesmo jeito, pois os demotucanos são neoliberais até a medula e pouco se importam com o povão.O compromisso deles é só com uma pequena minoria.O resto que se ….

    vladimir Lacerda

    O Brasil já está do mesmo jeito faz é tempo. A escola pública não aprova ninguém em vestibular nem para os cursos menos concorridos ou fracos.Concurso então nem pensar.A escola Privada tomou de conta. Agora com o Proúni milhões que deveriam servir para garantir a universidade pública é entregue a instituições particulares que muitas vezes possuem um péssimo desempenho. Lamentável,lastimável o que ocorreu com o ensino no Brasil.Desde o maternal até o superior quem manda são as particulares.Detalhe muitos dos donos destes estabelecimentos são políticos.Alguns do alto clero.VERGONHA NACIONAL.

    Surpreso

    Caro Vladimir Lacerda,

    Gostei muito de ouvi o que disse, admiro e respeito sua posição. No entanto, infelizmente preciso lhe confessor o quanto foi meu espanto ao me deparar com tão sensato posicionamento vindo de um petista. Infelizmente, volto a dizer, venho de uma geração que talvez não tenha acompanhado os méritos petistas na oposição… acompanho apenas o que todos sabemos desde que entraram no poder.
    Creio que este distanciamento se dá por uma questão de gerações e, peço-lhe, ainda, não se ofenda pela surpresa que tive… é apenas que os mais jovens talvez não conheçam tão bem o lado virtuoso do petismo… ou petistas virtuosos.

    abraços
    e desculpa caso o ofenda

    vladimir Lacerda

    Não me ofende nem um pouco muito pelo contrário.Conheci as virtudes da oposição e elas são de orgulhar como conheço hoje a vergonha de se ser situação.Não se pode negociar honradez,honestidade e luta.Não se pode aceitar tudo para se governar.Esta história de base aliada tem enlameado a política em todas as esferas.Presidentes,governadores,prefeitos compram a preço de ouro(com o nosso dinheiro é claro)apoios políticos. E estes que apoiam se acham no direito de tomar de conta de tudo tornando privado o que é público.O Brasil ficou de tal maneira que neste pais "se rouba até paracetamol".Aliás hoje se compra além do legislativo o judiciário.

    vladimir Lacerda

    José do Ceará talvez seja o fato quem sabe de sermos Cearenses e termos aprendido que honestidade e nome limpo valem mais do que dinheiro.Vergonha não tem que vê com idade e muito menos ideologia.Quem tem vergonha já nasce com ela

Rodrigo Leme

Quem passa por aqui desaviado acredita ser o site do PT, apesar que acho que nem lá politico do PT tem tanto cartaz (sem contar que se bbobear lá criticam mais políticos e ações do PT que aqui).

Já já redirecionam o endereço do http://www.pt.org.br pra cá. Vão economizar uma grana de redatores e webdesigners.

Julio Silveira

Blá, blá, blá, quero ver ação no congresso tendo resultado, afinal a faca e queijo estão nas mãos dos representantes do povo, menos discurso oportunistas surfando na indignação popular por mais essa demonstração de desrespeito vinda de quem deveria ser exemplar, e aí minha critica não se destina só a Veja, e mais atos de responsabilidade para com a cidadania.

    rudi

    quero ver o Congresso e Folha, Globo, Estadão, Uol, IG, Terra, Enfim todo o PIG dando algum destaque para esse caso. VAmos morrer e eles nem tocarão no assunto. Estão blindando a Veja.

    JotaCe

    Caro Júlio,

    O Senador Humberto Costa fez exatamente aquilo que muitos de boa fé aqui desejaram: emitiu um importante pronunciamento criticando a Veja pela sua ação mafiosa, e sugeriu providências dos seus pares. Não o conheço, mas sei que ajudou a prestar à Nação um grande serviço. Pois, junto a Lula e outro candidato petista ao cargo de Senador, conseguiu o afastamento definitivo do político Marco Maciel do Legislativo, para honra do estado de Pernambuco e benefício do País. Marco Maciel, colaborador da ditadura e da grande mídia (figurinha da Globo), chegou a ser vice-presidente da nação por duas vezes e por três vezes senador do Brasil. Sua atividade caracterizou-se pelo entreguismo, serviços prestados às oligarquias e pelo mais legítimo desprezo ao povo nordestino. Abraços, JotaCe

Rafael

Problema para um debate da mídia no Brasil é que aqui a mídia está acima do bem e do mal, nunca vão se dobrar ao interesse do Brasil, o Brasil pe que tem que se dobrar ao seu interesse.

Yarus

Atrasaram o IMPRENSALÃO, e PIG Foia bota os Tucanos no SPC… já, já tira.

"Empresa de parentes de Alckmin é suspeita de fraudar prefeitura

Uma empresa que tem como sócios parentes de Lu Alckmin, mulher do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), é investigada sob suspeita de ter se beneficiado de uma fraude de R$ 4 milhões contra a Prefeitura de São Paulo,
O esquema, que também envolve outras empresas, foi alvo de operação em conjunto da Corregedoria Geral do Município, Polícia Civil e Ministério Público e resultou na prisão de quatro pessoas na última sexta-feira (26).
A prefeitura afirma que a empresa dos parentes de Lu Alckmin –Wall Street Empreendimentos e Participações– falsificou documentos para pagar um valor menor de taxas cobradas para autorizar a construção de prédios. A taxa em questão é a outorga onerosa, dispositivo que permite a construção de imóveis acima do limite previsto, mediante pagamento à prefeitura.

Por conta das fraudes, a Prefeitura de São Paulo promete interditar a partir desta terça-feira (30) as obras de 21 prédios, alguns deles de alto luxo, nas zonas leste e oeste da cidade.

Os responsáveis pela Wall Street não responderam aos oito recados deixados pela Folha na empresa ontem."

SILOÉ-RJ

Até que enfim uma voz no senado se levanta!!!
Já que o PIG e a direita gostam tanto de CPIs, essa é uma exelente oprtunidade!!!
Nessa vai dar pra gente ver quantos e quais os parlamentares o PIG tem no bolso.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O problema maior, SILOÉ-RJ, é que são poucos os políticos
    que não levam alguma vantagem, direta ou indiretamente,
    dos órgãos da mídia oligárquica familiar mercantil.

    Como disse o JORNALISTA LEANDRO FORTES, no #2BlogProg:

    "A maioria dos políticos quer mesmo é aparecer no Jornal Nacional
    e dar entrevistas nas páginas amarelas da Veja"

    Só a massa na rua fará mudar esse estado de coisas.
    .
    .

Marcio H Silva

"evidenciou a necessidade de se discutir os limites de iniciativas de órgãos de imprensa danosas à imagem de pessoas públicas”.
Discutir o que? tem que pegar o projeto do marco regulatório e colocar na pauta do congresso. Já está tarde. Os congressistas estão com medo de que?

Operante Livre

Digite o texto aqui![youtube XaRR9AC9Rm0 http://www.youtube.com/watch?v=XaRR9AC9Rm0 youtube]

Escritório de advogados diz que Veja é versão tupiniquim de tablóide inglês | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Humberto Costa, no Senado: É preciso debater ética da mídia […]

Paulo Teixeira repudia jornalismo marrom de Veja: Provocação e delinquência | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Humberto Costa, no Senado: É preciso debater ética da mídia […]

Deixe seu comentário

Leia também