Mauricio Dias: A “fortaleza tucana” na mira de Lula

Tempo de leitura: 3 min

por Mauricio Dias, em CartaCapital

A eleição municipal de 2012 tornou-se um pouco mais a preliminar da batalha eleitoral para a Presidência em 2014. Embora a escolha de prefeitos e vereadores tenha impacto reduzido na disputa presidencial, dois competidores, PT e PSDB, travam um confronto iniciado com a vitória de FHC em 1994, que completará duas décadas no fim do atual mandato de Dilma Rousseff.

Para os tucanos, na vanguarda de uma oposição debilitada eleitoralmente, o resultado da competição municipal pode ter um efeito desastroso caso o PT, ou até mesmo um aliado dos petistas, conquiste a prefeitura paulistana. Em consequência, o PSDB se enfraqueceria muito para a disputa do governo estadual e poderia, assim, perder a principal base político-eleitoral do partido, cujo poder se projeta nacionalmente. Sem ela só restará, como expressão política influente, o enclave mineiro comandado por Aécio Neves.

Lula tem trabalhado firmemente na preparação desse assalto final, em 2014, ao governo paulista. É uma “fortaleza tucana”, guarnecida por poderoso batalhão de prefeitos vitoriosos na última eleição municipal, em 2008. Dos 645 municípios paulistas, o PSDB domina mais de 31%, seguido de longe pelo DEM e pelo PMDB. E, mais distante ainda, pelo PT (tabela). Esses números ainda não refletem a revoada de tucanos para o PSD do prefeito Kassab.

Esse sólido reduto eleitoral, no entanto, possui pontos vulneráveis. O mais importante deles é o desentendimento entre o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra. Eles têm visão diferente quanto à melhor maneira de enfrentar os petistas em 2012.

Serra tem especial preferência pelo nome de Guilherme Afif Domingos. Só que ele é vice-governador de São Paulo, foi articulador da campanha vitoriosa de Kassab à prefeitura em 2008 e, mais complicado ainda, é coautor do PSD.

Na segunda-feira 28 de novembro, Alckmin acabou com essa conversa. Reunido com os pré-candidatos tucanos à prefeitura da capital, o deputado federal Ricardo Tripoli, os secretários estaduais Andrea Matarazzo, José Anibal e Bruno Covas, ele não só reafirmou que o PSDB terá candidato próprio como marcou para março as prévias para a definição do nome.

Como Lula se prepara para as eleições municipais

de 2012 contra o PSDB fragilizado

Vereadores eleitos em 2008 por partido

Mas a disputa em São Paulo ainda tem algumas incógnitas: Serra não quer participar diretamente da eleição? Com que finalidade o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles se filiou ao PSD?

Ainda convalescendo do tratamento de quimioterapia para combater um tumor maligno na glote, o ex-presidente Lula deve estar inquieto para voltar à ativa e terminar a costura que começou.

Depois de incentivar a candidatura de Gabriel Chalita (PMDB), abrindo caminho para aliança no quase inescapável segundo turno, Lula afastou a desgastada candidatura de Marta Suplicy e, mais uma vez, “inventou” um candidato novo: Fernando Haddad.

Ao falar da eleição para a prefeitura paulistana, o ex-presidente mostrou o objetivo que tem com uma frase, quase uma palavra de ordem eleitoral: “Precisamos tirar mais musculatura deles”.

Para isso pretende botar o pé na estrada, em 2012, para reforçar algumas candidaturas estratégicas considerando fortalecer o PT e aliados e enfraquecer os adversários em algumas capitais e em várias cidades no ranking das que formam os maiores colégios eleitorais do País.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carla Lipton

Lula aqui em São Paulo nunca ganhou nada.

Foi um deputado e mais nada, Lula aqui não apita é nada, nunca ganhou nada aqui.

Marta Suplicy foi eleita prefeita graças ao apoio de Mário Covas, e não de Lula.

Lula é nada aqui.

    SILOÉ-RJ

    Lêdo engano minha cara!!! Os tempos agora são outros.
    Pode tirar seu cavalhinho da chuva, nem com todas as armações e tramóias do PIG e da direita, contra o governo DILMA, vocês levam essa de novo. É só observar o panorama político atual.
    Pode apostar!!!

    Alex Silva

    É intrigante a quantidade de pessoas que vivem no Rio defensores dos candidatos petistas paulistas. Quer que os embrulhemos para presente? Seria ótimo ver o Mercadante, a Marta, o Haddad, o Palocci, etc. candidatos no Rio. As duas regiões sairiam ganhando. A de São Paulo, por se livrar dessa turma, e a do Rio, por amá-la. E tomara que você esteja certo a respeito do Lula entrar na campanha em São Paulo, porque aí, mesmo que o PSDB, o DEM e o PSD façam força para perder, bastará o Lula aparecer na TV pedindo que votem no Haddad para muita gente indecisa migrar para outro candidato.

Leonardo Câmara

Pela infame traição ao povo brasileiro na entrega dons bens de nosso povo a interesses estrangeiros, a punição para o DEM e o PSDB deve ser a extinção. Todo apoio a luta dos paulistas no último bastião dos traidores entreguistas.

    Carla Lipton

    Dilma (usando sua mesma ótica é entreguista também), está "entregando" nossos aeroportos.

    Será que ela merece puniçao e extinção também?

    Não esquece que o Brasil não tem "Bases Aéreas" como muitos países, nossa Força Aérea usa a mesma área que os aeroportos civis usam.

    Sinto pena de você amigo.

    Klaus

    Isto mesmo, Leonardo, partido único é a solução. Esqueceu da extinção do PPS. Este é um exemplo de um democrata da blogosfera.

MAURICIO JARDIM

CONTINUO COM A MESMA OPINIÃO QUEM GOVERNA O PAIS NÃO É O PRESIDENTE(A), E SIM O CONGRESSO, PORTANTO É UMA GRANDE HIPOCRESIA DIZER QUE O PAIS VIVE EM UMA DEMOCRACIA, POIS NÃO SOMOS PRESIDENCIALISTAS E SIM PARLAMENTARISTAS. ST

    Conceição Lemes

    Maurício, letras minúsculas nos próximos comentários, por favor. abs

Alvaro Tadeu Silva

Alguém falou em urna eletrônica aí em cima. Tenho sérias desconfianças dessas urnas em SP. Não porque a gente perde há 16 anos, mas pelas circunstâncias. Para a prefeitura da Capital e para o governo do estado, nas duas últimas eleições, São Paulo saiu atrás de…Roraima! Depois de 3 horas de apuração, apenas 0,5% dos votos haviam sido apurados, desses 0,5%, 60% para o PSDB ou aliados. De repente, não mais que de repente, a apuração voa e SP, como era de se esperar, é um dos primeiros a terminar a apuração. Muito suspeito.

    Klaus

    Taí uma teoria inteligente: onde o PT perde, as urnas estão viciadas, onde ganha, não. Outro democrata da blogosfera…

    Orellano Paz

    e por que será que a turma do PSDemBê não quer que a maquina imprima o voto, para que este seja colocado numa urna convencional, e depois possa haver AUDITORIA? Nos EUA(do norte) – os reis da informática e da trampa eleitoral – ninguém aceita o nosso sistema de apuração! Por que será, Klaus?

Vlad

E, se não der certo, podemos trazer o PSDB para a base aliada.

º,..,º

Jorge Nunes

Se não fosse o fanatismo da mídia em torno de Serra o PSDB teria muito mais opções.

Acho que a vantagem do PT em não ter a mídia do lado ajuda na renovação.
Sem a interferência da mídia o PSDB seria com certeza outro partido, e teria havido mais prévias. Que faria os demais partidos adotarem essa cultura de cunsulta interna mais vezes.

Acho que a democracia seria mais rica se a mídia fosse construtiva e não isso que é hoje.

    Vlad

    A renovação em curso no PT paulista está sendo democrática, então?

    Jorge Nunes

    Claro que não, Lula forçou a renovação.
    Fez o partido buscar outro nome. Pois, toda a conjuntura iria para Marta Suplicy outra vez. Aí o partido não teria ninguém novo para os próximos 10 anos.

    O PSDB vai fazer uma coisa bacana se a mídia e o Serra não atrapalharem. Vai colocar 4 nomes nas prévias do partido. Isso vai mandar um sinal muito bom para outros partidos da oposição.

    Os partidos tem que ter vida própria para representar seus grupos sociais.

Luiz Fortaleza

O PT sabe qual é a sua missão histórica no tempo hoje… sabe que não pode revolucionar e esgrimar de igual pra igual com o grande capital… já dizia Marx: "o homem faz a sua história, mas não a faz a partir da sua pura vontade, e sim com as circunstâncias com que se depara." O problema do intelecto político é que ele acha que a vontade política é onipotente pra mudar a realidade… engano. Voluntarismo político ou política moralista não muda por si só a história… a história é enigmática e imprevisível, ou seja, ela é contingente. Eu compreendo a estratégia histórica do PT, pois partidos de esquerda reacionários (estrategicamente míopes de moralismo e ideologismo) serão sempre minoritários e jamais conquistaram as massas ainda com valores burgueses internalizados no pensamento, ou melhor, no comportamento. Não defendo o PT, mas defendo essa conjuntura histórica possível de ser construída pelo PT. Quem tem uma visão dialética da história como eu, Marilena Chauí, Leonardo Boff e muitos outros intelectuais não se decepciona facilmente com a política ou os limites históricos que se impõem aos políticos. A esquerda vive sua crise de contradição, pq o realismo histórico é mais forte, a força do costume se sobrepõe à ideologia, mas é uma contradição positiva que faz do antagonismo consigo próprio ser uma arma de solução das oposições surgidas no caminhar da história. Como diz Emir Sader, o esquerdismo não entendeu o enigma Lula ou as contradições do PT na história.

    Luiz Fortaleza

    Texto aperfeiçoado: O PT sabe, com certeza, qual é a sua missão histórica no tempo hoje… sabe que não pode revolucionar e esgrimar de igual pra igual com o grande capital… já dizia Marx: "o homem faz a sua história, mas não a faz a partir da sua pura vontade, e sim com as circunstâncias com que se depara." O problema do intelecto político é que ele acha que a vontade política é onipotente pra mudar a realidade… engano. Voluntarismo político ou política moralista não muda por si só a história… a história é enigmática e imprevisível, ou seja, ela é contingente. Eu compreendo a estratégia histórica do PT, pois partidos de esquerda reacionários (estrategicamente míopes de moralismo e ideologismo) serão sempre minoritários e jamais "conquistarão" as massas ainda com valores burgueses internalizados no pensamento, ou melhor, no comportamento. Não defendo o PT, mas defendo essa conjuntura histórica possível de ser construída pelo PT, por nós. Quem tem uma visão dialética da história como eu, Marilena Chauí, Leonardo Boff e muitos outros intelectuais não se decepciona facilmente com a política ou com os limites históricos que se impõem aos políticos. A esquerda vive sua crise de contradição, de identidade ideológica, pq o realismo histórico é mais forte, a força do costume ou da história se sobrepõe à ideologia, mas é uma contradição positiva que faz do antagonismo consigo próprio ser uma arma de solução para as oposições surgidas no caminhar da história. Como diz Emir Sader, o esquerdismo partidário não entendeu o enigma Lula ou as contradições do PT na história. Por isso, fracassa enquanto partidos de massa, logo continuam conjunturalmente minoritários, sem apoio popular.

SILOÉ-RJ

Como a mídia consegue deturpar os fatos!!!
Diz ela que: De todos os 7 ministros do governo Dilma: Só um não saiu por corrupção.
Algumas denúcias plantadas nem sequer foram investigadas, outras sim com fortes indícios de corrupção.
Mas, o mais estarrecedor é que: O mais corrupto de todos eles juntos, o traidor, o verdadeiro vendilhão da pátria, sai ileso na mídia, de toda essa armação.
E não duvido nada de que em nome da moral e dos bons costumes, uniformizado e montado no seu cavalo baio ele seja o candidato da direita, como o verdadeiro salvador da pátria.
Dá para acreditar!!!

    Morvan

    Boa tarde.

    Tens toda razão, Siloé-RJ. O maior bandido neste história é o infiltrado. Mas, com PIG e tudo, ele ficou nacionalmente conhecido como X09 e todo mundo sabe o que acontece com os alcaguetes: poste. Ele, o quinta-coluna, sem querer, fez um enorme bem ao país.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

betinho2

Em 2014, como Dilma concorre à reeleição, Lula concorre ao governo de São Paulo…Quel tal ?

    Carla Lipton

    Aqui não se elenge nem presidente do corintians.

    Lula aqui não ganha nada.

    SILOÉ-RJ

    Aqui aonde colega!!! Nos estates???
    Pois até lá periga dele ganhar , sabia???
    No caso LULA: Para cada 1 que não gosta, MAIS DE 10.0000 gostam. e isso não é especulação,
    É FATO.

Paulo Chacon

O Ministério Público paulista e o PIG, Siloé. Sem eles o psdb é lixo.

    SILOÉ-RJ

    Concordo plenamente, Chacon.

luiz pinheiro

Sou mais Haddad.

FrancoAtirador

.
.
Pena que a urna eletrônica não permite a recontagem de votos.

Desta forma estabelecida pelo TSE, sempre haverá insegurança.

Ninguém sabe até que ponto as fraudes influenciam nos resultados.
.
.

    SILOÉ-RJ

    Nos TREs de São Paulo elas influenciam mesmo. Vide entre outras o dinheiro das empreiteiras roubados pelo Paulo Preto da caixinha do PSDB e injetado na campanha do seu grande amigo senador Aloisio Nunes que de 3º lugar nas pequisas, pula misteriosamente para a vitória.

    FrancoAtirador

    .
    .
    A censura do Beto Richa (PSDB) às pesquisas no Paraná

    e o 0,000001% de vantagem do Alckmin (PSDB) em São Paulo

    também deixaram muita gente com a pulga atrás da orelha.
    .
    .

    Rodrigo Leme

    A nível nacional tbm, não?

    Marcelo Fraga

    Sem dúvida. Foi muito estranho o Serra conseguir 44,01% no segundo turno. :P

    Rodrigo Leme

    Tudo é possível, incluindo o que não queremos ver.

BENE

O psbd vivia do poder, eles nao tem, e nunca tiveram um projeto, de pais,,,,eles só sabem privatiza, cobrar pedágio, não fazer metro. Como pode o povo paulista, ainda estar cego?,,,enganado,,,? Um povo trabalhador, ordeiro, votando nesses picaretas,,,do psdbesta…
Deus ilumine a mente do trabalhador paulista, o bem vencerá, esse mau, causado ao povo paulista
Viva Dilma, Viva Lula, Viva Fernando Hadade, Viva o projeto de nação, trabalhista…

    Alexandre Bitencourt

    O povo paulista lê Veja, Folha de SP, o Globo e companhia e se acha mais inteligente que o resto do Brasil. Talvez por essa facilidade de (des)informação o povo paulista ainda continua votando nos mesmos de sempre e esperando mudança sem perceber que isso é incoerente.

SILOÉ-RJ

Não precisa nem fazer muito esforço.
Basta tirar o ministério público das mãos do PSDB, que ele desanda no próprio lodaçal de corrupções.

    marcosomag

    E também acabar com as promoções de juízes Opus Dei para a cúpula do TJ-SP.

Deixe seu comentário

Leia também