As mulheres invisíveis a Aécio Neves

Tempo de leitura: 5 min

do Movimento Minas Sem Censura

O artigo desta semana, do senador mineiro, aparece no jornal Folha de São Paulo, com um título interessante: “O paradoxo feminino”.

Lido e relido com muito interesse, o texto nos reserva uma grande frustração: ao final não se explicita o paradoxo anunciado no título. A referência ao paradoxo feminino não passa de um mero ornamento da mancha impressa no citado jornal.

De resto, ele (ou a ghost writer que, segundo alguns, se chama Heloísa) destila – aleatoriamente – números e comparações. Percentuais que, capturados no “Anuário Estatístico do Dieese” e, segundo ele, “agora” confirmados no Fórum Econômico Mundial demonstrariam o atraso
civilizatório em relação à condição feminina.

Dados corretos, diga-se de passagem. Mas que só foram assimilados pelo fórum “econômico” agora, quando já eram difundidos por organizações e ativistas feministas há tempos. Atualizados, esses números confirmam: a condição de gênero tem suas especificidades, mas é – sobretudo –
condição de classe. Condição que se agrava quando as dimensões étnicas, etárias, culturais entram em cena. Exemplo: a situação da mulher pobre, negra ou índia, idosa etc.

Uma coisa é citar Fernanda Montenegro, Ruth Cardoso, Marina, Benedita, Marta e Dilma. Muito simpática a referência. Mas as margaridas, marias da penha e iaras iavelbergs anônimas, ainda estão por ser efetivamente homenageadas com políticas públicas radicalmente feministas e
femininas.

Muito se avançou nos últimos anos. A própria Central de Atendimento à Mulher, por ele citada como fonte de estatísticas, é uma conquista. Esta integra a estrutura da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, criada por Lula, com status de ministério. Ministério que entra no rol das críticas de “inchaço” da máquina pública federal, quando Aécio fala para agradar à direita neoliberal deste país e aos “FMI’s” da vida.

O artigo por ele assinado comete uma ousadia: cita estatísticas sobre violência contra mulheres. Muito ousado esse Aécio. O “atrevimento” dele suscita lembranças singulares envolvendo o senador.

Agora vamos ao paradoxo feminino de Aécio, politicamente falando.

Quem tiver paciência que vasculhe os arquivos da Câmara de Deputados e ache alguma coisa de relevante que ele teria feito em seus 16 anos como deputado federal, para o tema que ele destaca nesse texto.

Como governador de Minas Gerais, idem. Aliás, governador eleito, ele conseguiu com Itamar Franco uma série de projetos e iniciativas (como as leis delegadas) ainda em novembro e dezembro de 2002. Nada relativo à política de mulheres. Ou melhor, foi vetada a proposição que criava a Ouvidoria de Saúde da Mulher, com justificativas regimentais e orçamentárias, poucas semanas antes de sua posse. Sabe-se que Itamar Franco adotou todas as medidas solicitadas por ele, para o início do governo tucano em 2003. O veto foi mantido na Assembleia Legislativa, onde Aécio tinha, via Itamar, maioria folgada.

Outro paradoxo: sua base na ALMG barrou a proposta de que 30% dos cargos comissionados do governo mineiro fossem ocupados por mulheres; ora, todos sabemos do controle que ele sempre teve sobre a ALMG. Perdeu, então, uma ótima oportunidade para dar um passo simples, mas
importante, para começar a resgatar essa imensa dívida social.

Aliás, várias outras proposições, de interesse das mulheres, que tramitaram no legislativo estadual, em seu governo, foram derrotadas por sua base parlamentar!

Mais um paradoxo: as professoras e auxiliares de escolas estaduais de Minas devem compor cerca de 70% de servidores da área de educação. O tratamento que ele, enquanto governador deu, e seu sucessor – Anastasia – dá às trabalhadoras da educação comprova que seu discurso dista anos-luz de sua prática. Não cumpre a legislação do Piso Nacional, não há carreira, a violência nas escolas atinge quase 100% as mulheres etc.

A lista antifeminista de Aécio é longa e vai ser tratada no próximo boletim do Movimento Minas Sem Censura.

Enquanto isso, este “Aparte” ruma para seu fim, destacando um trecho enigmático do texto por ele assinado: “Grande parte das desigualdades enfrentadas pelas mulheres depende diretamente de políticas públicas eficientes, sobretudo nas áreas de educação, saúde e segurança. Outras relacionam-se com cada um de nós”.

Se “grande” parte das desigualdades depende de políticas públicas, então, sejamos contra políticas públicas! Faltou alguma palavra aí. Talvez tenha sido um ato falho. A outra frase soa como uma “mea culpa”: “Outras (desigualdades enfrentadas pelas mulheres) dependem de cada um de nós”. Ótimo. Ele que faça a sua autocrítica!

Enfim, os textos de Aécio não passam de exemplos de humor mórbido ou de piada pronta.

O paradoxo feminino

por Aécio Neves, na Folha de S. Paulo

No país de Fernanda Montenegro, das saudosas Zilda Arns e Ruth Cardoso, das ministras Ellen Gracie e Carmem Lúcia, de Marina, Marta, Erundina, Benedita, da presidenta Dilma Rousseff e de tantas brasileiras que são referências na nossa sociedade, ainda é demasiadamente dura a vida das mulheres.

Para cada dado que suscita esperança -como a expectativa de vida, que entre elas subiu para 77 anos-, surgem indicadores que reiteram que os espasmos de prosperidade continuam a distribuir benefícios desiguais por escala de gênero, assim como de cor/raça e de instrução. São desoladores os desequilíbrios no universo feminino radiografados no Anuário das Mulheres Brasileiras (do Dieese) e confirmados agora pelo Fórum Econômico Mundial, cujo ranking de desigualdade entre os sexos mostrou o Brasil em 82ª posição no mundo. Atrás da Albânia, Gâmbia, Vietnã e República Dominicana. Ocupamos a pior posição na América do Sul.

Nos lares brasileiros, 35,2% das mulheres são provedoras (chega a 40,6% nas zonas metropolitanas). O salário delas é 20% menor, em média(R$ 1.423/mês, contra R$ 1.718 do homem). A maioria ainda cumpre a jornada não remunerada das tarefas domésticas. E foi dentro de sua própria casa que 43,1% das mulheres vítimas de agressão física a sofreram. Em 25,9% dos registros, os cônjuges ou ex-cônjuges são os agressores. A boa notícia é que cresceu o
inconformismo: em 2006, a Central de Atendimento à Mulher registrou 46.423 atendimentos. Em 2010, 734.416.

As dificuldades e conflitos enfrentados pelas mulheres vão muito além dos revelados por estatísticas. Termina século, começa século e elas continuam com suas duplas, triplas jornadas como profissionais, donas de casa, mães, companheiras, ativistas. É conhecido o quanto são reféns do velho dilema entre a qualidade versus a quantidade do tempo a ser dedicado aos filhos, já que
intimidade e confiança requerem convivência e, portanto, disponibilidade para serem construídas. Essa realidade é ainda mais grave para as chefes de família que vivem sob o jugo da pobreza. A esses desafios se somam lutas diárias por assistência médica, moradia digna, boa escola e emprego para os filhos.

Por mais diferentes que sejam entre si, essas, entre tantas, são questões do universo feminino ainda longe de serem superadas e que precisam ser solidariamente acolhidas. Grande parte das desigualdades enfrentadas pelas mulheres depende diretamente de políticas públicas eficientes, sobretudo nas áreas de educação, saúde e segurança. Outras relacionam-se com cada um de nós.
Até porque os desafios que erroneamente colocamos no campo feminino dizem respeito na verdade à sociedade como um todo.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Governo de Minas tenta impedir eleições do Sind-UTE/MG « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Beatriz Cerqueira: Governo de Minas gasta dinheiro público para atacar sindicato As mulheres invisíveis a Aécio Neves […]

As mulheres invisíveis a Aécio Neves : Blog Onhas

[…]   Site Vi O Mundo Compartilhe esta notícia: Recommend on Facebook Buzz it up Share on Orkut Share with Stumblers […]

SILOÉ-RJ

Azenha ou Conceição:
Entrei há poucos minutos atrás e dei de cara com um desenho [AVATAR] com um ( + )e outros sinais que não identifiquei no lugar da minha foto e na de alguns outros.
Cliquei encima de um e ele me remeteu ao perfil, só que nesse momento a conecção falhou e em seguida eles sumiram.
Como sou principiante em computador, ainda entendo muito pouco, desculpem a minha ignorância mas eu gostaria sê possível , de saber do que se trata.
Desde já agradeço a vocês ou a quem possa me explicar.
Abraços.

Robert

dizia o poeta:
se ninguem respeita a constituição, como acreditar no futuro da nação?
só sendo louco desconectado da realidade ou um completo imbecil
qual o futuro de um país onde praticamente a metade das crianças que frequentam o ensino publico nao aprendem a LER e ESCREVER?????????
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/11/06/p

brasil um país sem FUTURO

M.S. Romares

A mulher invisivel para o aético não seria a piovani?? Ambos se merecem.

Se eu não gostava do avô, gosto muito menos do neto, uma sublime nulidade.

Luiz Fortaleza

A FOLHA DE SP ON LINE me bloqueou de novo pq meu comentário infringiu os termos do acordo. Mas vejam o que eu escrevi no artigo "Lula concluiu a primeira fase do tratamento" em reposta aos agressores: "Acho que os neonazistas e neofascistas estão saindo das catacumbas." Agora um tal de Ivo Antonio e Demócrito estão lá constantemente, dia e noite, atacando o PT, já denunciei-los várias vezes, e eles voltam tranquilamente e até gozam de mim dizendo que posso denunciá-los à vontade… o q vcs acham? Desconfio que um é militar da reserva, mas há pessoas lá que dizem que eles são pagos para fazer esse trabalho sujo, pois as vezes o número de comentários deles não aumenta…

    rute

    Que tal comecarmos a denunciar comentarios nazistas racistas, homofobicos, preconceituosos e com palavroes aos orgaos como SAFENET(?) e a orgao de defesa de direitos humanos? Se as denuncias forem muitas eles talvez se cocem para punir os veiculos para MODERAREM de verdade os comentarios, esta vergonhoso o nivel de barbarie dos comentarios da imprensa.

Rafael

Fico pensando o que seria do psdb e dem sem a mídia apoiando. Imagine sem apoio aécio, serra, alckmim seriam um desastre.

Taiguara

O que esperar de um espancador de mulheres e que ,quando abriu a boca para elogiá-las, disse que o simbolo das mulheres do Brasil era a Yeda Cruzcredo? ?

Taiguara

Cabe um comentário ao auto elogio do Aócio referindo-se à capacidade gerencial dos demofrênicos tucanopatas. O Baladeiro recebeu o Estado de Minas com uma dívida consolidada em 14 bilhões. Hoje ela está situada no patamar estratosfèrico de 74 bi. Mercê de seu badaladíssimo fôlego, ele não se furtava de fugir do Estado quase todos os meses para buscar financiamento para dar suporte às suas aspirações. Graças a essas brilhantes viagens do Menino do Rio, hoje, se Minas Gerais fosse um país, seria a Grécia.

Márcio Oliveira

"As desigualdades enfrentadas pelas mulheres dependem de políticas públicas". Realmente muito estranho. Quer dizer que é necessário haver políticas públicas para manter a desigualdade? Pode ser mesmo um ato falho do quarto senador pelo Rio de Janeiro, ou Menino do Rio, ou Zé Carioca, cuja polícia, talvez inspirada pelo antigo (ou atual?) chefe, gosta de bater em mulher.

Ari

Nunca entendi de onde tiraram o tal percentual de 30% da cota para as mulheres. Elas não são pouco mais de 50% da população? Por que não cota de 50%?

    mariana

    Porque as proprias mulheres se encarregam de se auto sabotar, quando alguma esta em cargo de direcao ou de poder as mulheres sao as primeiras a detona-las, um caso de machismo feminino triste e burro.

Vinicius Garcia

O texto dele é brilhante, como o discurso do Serra e uma palestra de FHC. Preciso dizer mais?

mello

os tucanos teem demonstrado que não são muito chegados a professoras e estudantes….Haja vista as administrações tucanas em Minas e São Paulo….A atenção que se dá a eles é exclusivamente das Pms.

Che da Fiel

Azenha, muito importante sobre a USP: ouvi de colegas estudantes que a PM fechou o bandejão central para evitar aglomerações e impediu com violência estudantes de saírem do CRUSP. Há relatos de violência, mas nenhum registro da mídia, é claro. Seria importante que algum jornalista independente acompanhasse o caso e, caso comprovadas essas informações, divulgasse.

Alexandre

Esse cara é pior que o collor quando jovem. Mais uma fraude com DNA dos demotucanos.

Polengo

Aécio Neves?

Quem é esse?

flavia

Essa midia é descarada demais… o Aecim e o Serragio tem colunas, um no estadim e outro na foia….
Não tem o menor pudor!

José Eduardo Camargo

Esse rapaz é um nada! Não tem um pingo do feeling, do talento político ou da esperteza de vovô Tancredo. Pior, ele não se manca! Deveria restringir-se à sua única, escassa vocação: ser um playboyzinho inútil!

psgd

Não sei quando, mas…, um dia, esse senhor terá que prestar contas aos mineiros pelos atos e fatos verificados durante o seu governo. Depois passagem do Aécio pelo governo, "Minas é apenas um retrato na parede. Ai com doi" diria Drummont.

    carlos

    Depois do psdb no governo, Minas é um retrato na parede, uma proliferacao de crateras deixadas pelas mineradoras sem retorno via royalties JUSTOS e menos muito menos patrimonio publico que foi DOADO a empresas estrangeiras e a amigos, para nao fugir ao DNA entreguista e lesa povo de todos os traidores do psdb!

SILOÉ-RJ

Pelo visto o Aécio é muito mais cara e pau do que o Serra.
A desfaçatez com que ele mente é estarrecedora.
Seria como colocar a Raposa no galinheiro: Além de embebeda-las, e [ou] droga-las, encheriam todas de PORRRRRRRADAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vide noticiários do RIO DE JANEIRO.

Rafael, BHte MG

O desgoverno dele foi uma fraude movida a muita propaganda com o dinheiro publico q a cada dia fica mais evidente o q já era óbvio para os mais lúcidos seja nos bombeiros com problema de mangueiras ' ao vivo' quando o fogo já quase atingia a sede da tv bandeirantes embora o desgovernador tenha criado um imposto q alias queria q todos nós pagássemos; seja na Polícia Civil humilhada no caso Bruno (era um assassino picador de gente quem treinava o esquadrão de elite) ou num programa dominical que mostrou o carro de pericia precisando de ser empurrado pelas testemunhas da ocorrencia, fora a 'fartura' da instalações, farta isso, farta aquilo… Criou-se um esquadrão mutley de combate a incendio q deixa tudo que é parque pegar fogo até o fim, e o ensino sem aula?! etc Sobrou tudo para o tio anastásia q provavelmente findará sua carreira política nesse cargo mas bem feito pq ele é cumplice em tudo isso faz tempo. Aécio esperto pulou fora antes do barco fazer água mas nós assim como o tal de Anonymous, não esquecemos e não perdoamos netin do vovô

Cleverton_Silva

Ah, pessoal do Minas Sem Censura! Assim não vale! Aócio Aébrio, o "bonitão" das alterosas de Copacabana, além de ter que encomendar o artigo, ir às baladas, encher a cara, andar a mil nas estradas, sentir o cheiro da natureza e visitar thc e as forças superiores ainda fica obrigado a mostrar coerência em suas ideias e escrever o que preste na foia de sum paulo??? Assim não pode, assim não dá…

Fábio

Aécio Neves falando sobre direitos da mulher é como o ronaldo fenônemo sendo garoto propaganda de spa:

    Polengo

    Ou então:

    Aécio Neves falando sobre direitos da mulher é como o ronaldo fenônemo saindo com traveco.

Fábio

Aécio Neves falando sobre direitos da mulher é como o ronaldo fenônemo sendo garoto propaganda de spa:
http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-

maria edith

O espaço que ele tem na folha é comprado como qualquer comercial.Aécio nunca fez nada por Minas Gerais.Parece que sente vergonha dos mineiros.Na câmara não fez nada para Minas ,no governo idem.Governou com a lei delegada para fazer o que bem entendesse.Votou contra Minas sobre o pré-sal.Desprezou os professores tanto ele quanto o Anasta sia.Traidor de Itamar Franco um nacionalista.Ter apreço por nós mulheres é assunto equivocado da parte dele.Tudo é mentira pois ele é falsidade exposta e mineiro que é mineiro rejeita Aécio traiçoeiro

    Fabiano

    Num sei não, tá cheio de mineiro que adora o Aecio. Ele não fez uns 80 % dos votos em Minas (senador)?? Minas adora o rapaz…

    Jairo Fernando

    Você tem razão, Fabiano. Por mais que eu mostre, por A + B, que Aécio nada fez pelo meu estado, a maioria dos meus amigos diz que votará nele para presidente.
    Os mineiros gostavam muito do Tancredo (até eu) e manifestam este apreço votando no neto. Poucos consideram a verdade que é o avô que teve história e o neto não.

Ludmilla

Políticas públicas para mulheres não são prioridades em MG. Aécio pode escrever sobre o que quiser. Menos sobre isso.

@luisk2017

Andei assuntando no site da Câmara. Nos dezesseis anos dele lá, de fato, nada ele fez para justificar um discurso feminista. Ele pode estar mudando. No seu governo, também. E nos seus 10 meses de senado: zero. To começando a desconfiar que esse espaço que ele tem na Folha serve, rigorosamente, para nada!

    El Cid

    esse espaço na fôia tem um objetivo: 2014 !!

    Aline C Pavia

    De ilusão também se vive.
    Se o máximo que a "oposição" (sic) consegue produzir é um boçal cocainômano de palavrório oco, 2014 já era, como bem assinalou Aloysio 300 mil Nunes.

As mulheres invisíveis a Aécio Neves « Ficha Corrida

[…] As mulheres invisíveis a Aécio Neves | Viomundo – O que você não vê na mídia Sirva-se:Like this:LikeBe the first to like this post. Deixe um comentário […]

Rafael

Nossa sou do RS e não li e nem vi alguma notícia sobre essa greve se estender tanto tempo. Vi sobre a greve lá no começo.
O psdb é partido diferente tem hábitos comum a todos, por exemplo: assumir paternidade do que não é seu, o psdb assume como seu o real e todos sabemos que não é o pai. Genéricos mesma coisa. O fhc assumiu um filho que não é seu e depois descobriu que não é, psdb tinha que criar um lema:" se é bom foi nós que criamos, se é ruim não temos nada a ver com isso."

FrancoAtirador

.
.
Presidenta indica ministra do TST Rosa Maria Weber Candiota para o STF

O porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, anunciou hoje (7) que a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Rosa Maria Weber Candiota da Rosa foi indicada pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o porta-voz, o ato foi assinado pela presidenta e será encaminhado para apreciação pelo Senado Federal. A indicação será publicada na edição de amanhã (8) do Diário Oficial da União.

Fonte: Blog do Planalto

carmen silvia

Mentiroso,cínico e mal intencionado.

    Tobias Reis O. LLory

    concordo…

    Lula é mesmo tudo isso e muito menos!

    rsrsrs

Duarte

Amigos, vcs viram o que o boboca do Mainardi falou sobre o Lula?

    EUNAOSABIA

    Não.

    flavia

    O que foi que ele disse?

    El Gordo

    Passa o link, Duarte! Faz tempo que não sinto ódio pela minha carreira de jornalista – embora o Mainardi seja tão jornalista quanto o Clark Kent.

    ratusnatus

    Mainardi já deixou de ser assunto … é irrelevante o que ele diz!

    Polengo

    Mainanrdi?
    Quem é esse?

    M.S. Romares

    Não e não estou um pingo interessado, meu caro Duarte. Para mim, a "opinião" desse sujeito é tão importante como o campeonato de truco da 2ª divisão na Indonésia.

Neila

Não sei, também, o que ele considera paradoxal. Se há algum paradoxo é o "masculino" que ele representa bem: fazer um discurso e vivenciar na vida política e pessoal (igualmente pública) coisa diametralmente oposta. É óbvio que discursos podem representar aquilo que o cara deseja ser. E que não é ainda. Mas no caso de um detentor de mandato políticos a exigência de maior coerência entre discurso e prática se impõe com vigos legtimidade.

Deixe seu comentário

Leia também