Soraya Aggege: Procura-se um “José Alencar” para vice de Haddad em SP

Tempo de leitura: 5 min

por Soraya Aggege, em CartaCapital

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula uma manobra política polêmica para tentar conquistar a Prefeitura de São Paulo em 2012. Ele quer “um José Alencar” para vice de seu escolhido na disputa, o ministro da Educação, Fernando Haddad. Lula está determinado a reproduzir em São Paulo a fórmula que instalou o PT no poder nacional por 12 anos. Para conquistar o conservador eleitorado das classes A e B da capital, que há tempos barra o projeto de poder do PT em seu próprio berço, o perfil conciliador e técnico de Haddad precisaria se casar com um vice bem aceito nos meios empresarial e financeiro.

Uma das tentativas mais extremas começa a se dar com o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que acaba de desembarcar na capital paulista com título eleitoral transferido e devidamente instalado no recém criado PSD, do prefeito Gilberto Kassab, depois da benção de Lula.

Com a ajuda do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Lula estaria tentando articular com o prefeito para que Meirelles seja o candidato a vice de Haddad. A operação é complexa, pois envolve também convencer o PT a não fazer oposição a Kassab na campanha. Por enquanto, apenas um plano B está definido: caso Meirelles seja o candidato do prefeito, o acordo fica definido para o segundo turno. A reedição da estratégia nacional que o conduziu à Presidência da República e o ajudou a eleger a sucessora, Dilma Rousseff, é uma obsessão para Lula, afirmam lideranças petistas, incomodadas com o novo traçado.

Uma aliança em primeiro turno com o PSD significaria, de pronto, barrar a decisão oficial do diretório municipal do partido, de fazer franca oposição a Kassab. A vantagem para o prefeito seria, em caso de vitória, não ter a oposição petista nos calcanhares, o que pavimentaria sua trajetória para o governo em 2014, ainda com a possibilidade de manter parte de seus indicados no governo. O prefeito nega a possibilidade, ponderando que precisa ter um candidato que defenda sua gestão e que só faria alianças com o PT em um eventual segundo turno, dependendo do espectro político da época. No entanto, as taxas de reprovação da gestão de Kassab são altas. O governador de Pernambuco, articulado com Kassab para 2014, estaria decidido a intermediar o acordo sonhado por Lula para 2012.

Meirelles foi para o PMDB em 2009, com a benção de Lula, na esperança de ser o vice de Dilma, mas Michel Temer foi o escolhido. Desde então, ele se sentia desprestigiado no PMDB, em Goiás. No início de 2010, o ex-presidente dizia que, se dependesse dele, Meirelles seria o vice de Dilma. Ele comentava na época, para o PT, o mesmo de hoje: Meirelles é um nome com o perfil mais semelhante ao de José Alencar, e atuaria como uma espécie de escudo do candidato do PT, com bom trânsito no mercado financeiro e no empresariado, o que quebraria resistências na elite.

Lula costuma avaliar também que a campanha petista não pode ser de oposição acirrada. Haddad cumpriria o perfil técnico e ético, como de Dilma, mas ainda precisaria de um vice que garantisse a imagem de que uma eventual gestão petista não seria extremada. “Meirelles se encaixa perfeitamente nesse projeto”, afirma um líder petista. Os críticos do próprio PT reagem: “Esse projeto do Meirelles repete o balão de ensaio que foi o Ciro Gomes em 2010, que também mudou seu título para São Paulo, a pedido de Lula. Nem tudo que ele tira da cartola dá certo”.

O ex-presidente também enfrenta dificuldades em seu próprio território. A ideia caiu como uma bomba entre algumas lideranças petistas. “A resistência interna será enorme. Mas como em política nem sempre um mais um somam dois, não podemos duvidar que essa pirotecnia do Lula acabe vingando. Estamos com as barbas de molho”, avalia uma liderança do PT.

Até agora, Lula conseguiu convencer boa parte do PT a apoiar Haddad, mas não há nenhum sinal de que o ministro da Educação escape de disputar prévias no partido. Coordenador da pré-campanha de Haddad, o deputado federal Vicente Cândido afirma que todas as posições de Lula precisam ser consideradas, até pela quantidade de vitórias de suas estratégias, mas pondera que as alianças só serão definidas depois das prévias do PT, dia 27 de novembro. “Vamos depois analisar o vice que completará o perfil do candidato”.

Na avaliação de várias lideranças, para que Haddad vença, Lula precisará primeiro convencer a principal adversária do seu candidato, a senadora Marta Suplicy (PT-SP), ex-prefeita da capital paulista. As pesquisas apontam que Marta teria, de largada, 30% dos votos, contra 2% de Haddad. Como declarou o ex-ministro José Dirceu na segunda-feira 10, não há chances sequer para a candidatura de Haddad sem Marta. Dirceu trabalha por um acordo interno, que evite a divisão do partido em uma prévia eleitoral, marcada para acontecer neste ano. “Qualquer solução passa pela Marta”, frisou Dirceu, durante o lançamento de seu livro em São Paulo, Tempos de Planície.

“O Lula terá que fazer muitos afagos em Marta”, afirma um apoiador da senadora, que está em viagem para os Estados Unidos, mas tem mandando recados de que não engolirá a imposição de Lula. Ela já declarou que terá paciência para continuar no jogo.

As bases petistas também têm ecoado a necessidade de oposição a Kassab. “Esse projeto do Meirelles poderá ter um efeito contrário, unindo todos os pré-candidatos contra o candidato do Lula”, analisa outro petista.

A análise das lideranças é de que, enquanto Marta estiver no páreo, os outros quatro postulantes petistas insistirão nas prévias. Os deputados Carlos Zaratini e Gilmar Tatto só recuariam se Marta partisse antes. No caso de os três desistirem em favor de Haddad, mesmo descafeinada, a pré-candidatura do senador Eduardo Suplicy será mantida, mas sem ameaçar o tabuleiro de Lula. No caso de Lula conseguir a candidatura de Haddad, terá que enfrentar ainda outras dificuldades internas.

A vivência de Haddad no PT é mínima. Ele apenas frequentava o núcleo intelectual do partido. Quando Lula lançou sua pré-candidatura, o colocou sob a coordenação de petistas de sua confiança. Mas muitas lideranças paulistanas reclamaram que esse núcleo lulista não é da capital.

Com isso, passou a liderar o movimento pró-Haddad Vicente Cândido, que também é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol e relator da Lei Geral da Copa. Além da antipatia por suas relações com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a interlocução de Cândido estaria pautada em acordos financeiros futuros com vereadores do PT.

Definido como candidato, a campanha de Haddad ajudaria alguns projetos de reeleição. Os rumores desses supostos acertos incomodam muitos petistas. Inclusive do grupo do próprio ministro, a Mensagem ao Partido, construído na época do mensalão – e baseado em um discurso da ética interna.

“Estão falando muitas mentiras e eu abomino esse jogo sujo. Não têm sequer coragem de denunciar isso ao partido, porque trata-se de mentira. Só têm falado pela imprensa. Aliás, Haddad é muito ético e jamais aceitaria isso”, rebate Vicente Cândido.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jason_Kay

"Marta Suplicy prepara uma rasteira política em Lula"

Colunista da revista VEJA Lauro Jardim informa que a ex-prefeita de São Paulo fechou acordo com dois pré-candidatos petistas

São Paulo – A senadora Marta Suplicy (PT-SP) prepara uma rasteira política no ex-presidente Lula, que defende com unhas e dentes a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeitura de São Paulo no ano que vem.

Leia Mais

Marta, que já foi prefeita da cidade, fechou um acordo com outros dois pré-candidatos do PT para a próxima eleição, segundo o colunista da VEJA Lauro Jardim, na edição da revista que já está nas bancas.

“Carlos Zarattini e Jilmar Tatto desistirão de disputar as prévias e apoiarão Marta”, informa Jardim.

Com esses apoios, ficaria praticamente impossível a senadora perder as prévias para Haddad. “Resta saber o que Lula, patrocinador de Haddad e não acostumado a ter suas ordens contrariadas, achará disso”, diz o colunista.

Além de Marta, Haddad, Zarattini e Tatto, o senador Eduardo Suplicy quer ser o candidato do PT em São Paulo.
http://exame.abril.com.br/economia/politica/notic

Operante Livre

Eu sou PT na saúde, na alegria, na tristeza, na educação e no que for decidido nas prévias.

Bonifa

Lula sabe o que faz. Repetir-se-ia em São Paulo, com atraso, o que aconteceu no Brasil. Meirelles seria chamado de traidor por toda a direita e quase toda a elite paulista, como José Alencar foi chamado. Mas seria um caminho para colocar São Paulo, terra sinceramente amada por Lula, no bom caminho.

joni

Querem ter mais sensibilidade política que o Presidente Lula? A melhor chapa para SP, é Haddad e Meireles.

M. S. Romares

Putz, se o meirelles é pra ser o José de Alencar, acho melhor sair procurando um Machado de Assis. O PT que nasceu em SP, definitivamente, morreu em SP.

zwca

Se for verdade que Lula está construindo essa via, com Meirelles, acho UMA MARAVILHA.

Difícil será convencer os petistas burros. Mas não há dúvidas de que essa talvez seja a única via possível para ganhar a prefeitura de São Paulo — onde o PT jamais conseguiu aparecer com candidato viável. Lula é um gênio, mas o PT paulista é tão burro que é possível que insista em "petista puro". O PT é um peso que Lula carrega.

Fico pensando o que Lula teria conseguido fazer se tivesse, com ele, partido um pouco melhor que o PT. O PT é o único partido político da galáxia que não gosta do poder. Acho que eles têm medo. Doença infantil é f………………ogo!

Lúcifer

Alinça com satanás, isso sim!
Meirelles é financista!
De uma fonte não pode jorrar dois tipos de água…

Roberto Locatelli

O Ministério da Educação, mesmo com os ataques da mídia demotucana, está indo bem. O Enem bate recordes de inscritos, mostrando que a população acredita nesse exame.

São Paulo é uma cidade afundada em dívidas impagáveis. É a Grécia brasileira. E agora vamos tirar o Haddad do Ministério para concorrer a prefeito de (arghh!!!!) São Paulo???? Por que Lula está punindo o Haddad com esse castigo dos infernos??

    Klaus

    Teve um político desconhecido, que sendo prefeito de (arghh!!!) São Paulo, fundou um partido e um mês depois este partido estava tendo seu apoio disputado pelos dois maiores partidos do país e, diz-se a boca pequena, poderia até ser o fiel da balança em futuras eleições para governador e para presidente. Este político desconhecido ganhou projeção ao assumir este "castigo dos infernos", e não precisou nem fazer um bom governo.

raul soares

O PT de SP não pode cometer o mesmo erro que cometeu em Minas,
por imposição do diretório nacional !
Espero que este ensaio não vingue.

Ana Cruzzeli

Lula está CERTISSIMO, CERTISSIMO…
O vicê mais adequado seria o Chalita mais a besta descerebrado do Michel Temer não entendeu a mensagem tantas vezes, tantas vezes dada por Lula e pelos lideres do PT ao escolhe-lo para vice de Dilma, era para fazer a dobradinha a nivel municipal e estadual.

Tudo bem, o Michel apostou, nada que não o demova de fazê-lo em 2014 e finalmente coloque o Chalita para ser o vicê de Mercadante.
Chalita vai perder no primeiro turno e vai se juntar as fileiras no segundo turno e vão sim proclamar a vitoria de Haddad e com essa prova de fogo Temer vai ver que para derrotar o candidato da imprensa em SP só sendo vice do PT. Até lá é Haddad e Meireles…

Esse Lula é cabra , é raposa politica das melhores. ADOREI, aqui em Brasilia diziam que o PT e PMDB não dariam liga e hoje governam a capital federal, governar a locomotiva da Nação será a gloria. Acho que Michel Temer vai entender isso, só vai entender que está errado com a derrota de Chalita, mas não tenho duvida que no segundo turno vai apoiar o PT.

Jorge Nunes

Também acho que o governo de São Paulo é furada.

Deviam começar um programa de evacuação da população.

Pois, São Paulo tem problemas que para resolver encontram resistência na própria elite da cidade, que não quer integração com nada. Não quer nem escolas e nem transportes e muito menos serviços públicos básicos.

    Scan

    Concordo com o Jorge.
    A cidade está uma m(*) e o estado também.
    Se quiser transformar isso aqui em algo habitável tem que trabalhar muito, com grande parte da população e toda a mídia jogando contra. Desgaste grande demais.
    Qualquer coisa que saia minimamente errada num governo do PT, vai dar tanta margem prá desancarem o sarrafo que há que se ter uma vestal no governo.
    Se até hoje temos gente que joga a culpa de todas as mazelas na Erundina e na Marta, o que esperar do futuro?
    E ainda colocar o Haddad? O melhor Ministro da Educação que tivemos? Trocar Educação por São Paulo me parece uma estupidez em pernas de pau.
    Deixem o PSDB, tão querido nessas plagas, terminar o serviço. Em 10 anos não restará pedra sobre pedra e aí poderemos evacuar a população.

Klaus

1)Seria o caso da Marta Suplicy perguntar: você sabe quem o seu candidato a vice-prefieto, de onde ele veio, onde ele trabalhou.

2)Com Haddad e Meirelles, finalmente os trabalhadores vão chegar à prefeitura de São Paulo.

3)Kassab, você ainda vai votar nele.

    Igor

    os trabalhadores não chegam a lugar nenhum com meirelles…

eunice

Sim. Sim. Sim. Mas o pior é o que ocorre no Governo Estadual. E quem vai limpar isso?
A prefeitura é bomba pura. Depósito de gás a explodir.
E quem poderia ganhar o governo? São Paulo é local bichado. entretanto, é metade do Brasil, ainda. em grana, em oportunidades, em especulação, em problemas, em impostos.

SILOÉ-RJ

Não concordo, mas como LULA em matéria de Política se mostrou um estrategista, até aceito, mas com esperanças dele avaliar na hora certa outras boas possibilidades que o tempo irá mostrar.

Celso Carvalho

O PT ganhar eleição na cidade ou no estado? Esqueçam. Aqui grassa o mais absoluto reacionarismo, quando não é político é da falsa moralidade. Além do mais, ganhar São Paulo é a maior roubada, a cidade é complicada, tem donos alicerçados em poder intangível e a combinação de interesses que não é a do povo acabam por deterrminar as eleições. O eleitor paulista nem mesmo sabe o que quer.

    José Ruiz

    Não só ganha como já ganhou… concordo que a cidade é um "vespeiro", mas os reacionários somam 30% da população de São Paulo… o restante, a maioria, espera melhores dias..

    Celso Carvalho

    E os 30% da população elegem Alckmin e Kassab. Essa conta está errada, amigo!
    Abs.

    José Ruiz

    Não está não. Pode colocar aí 30% de reacionários, 30% de progressistas e 40% que não sabem a diferença entre uma coisa e outra… na verdade, quem decide são esses 40%… uma boa parte vota no Alckmin e no Kassab porque não percebe o jogo da mídia.. e vivem a esperar melhores dias..

    Jairo_Beraldo

    Penso que as histórias mal contadas sobre os assassinatos dos prefeitos Toninho do PT de Campinas e Celso Daniel de Santo André, acabaram por amendrontar os paulistas com relação ao PT. E não acho que Henrique Meireles seja um "Alencar" para Haddad. Alencar era mineiro..Meireles Yankee. E é ligado ao reizinho M. Perigo (PSDB-GO).

    beattrice

    O PT-SP sabe menos ainda.

Scan

Lula, Lula…tem hora que é melhor você guardar sua cartola.
Kassab? PSD? Já não basta o monte de lixo que é o PSB?
Pô, Lula, você vai distribuir bicarbonato também?
Bleurk!

beattrice

E para completar o imbroglio do lado de lá
tem o Bruno Covas respondendo por denúncias: http://www1.folha.uol.com.br/poder/990357-bruno-c

Silvio I

Creio que a Marta e uma forte candidata. Isso porque depois do desastre de Kassab, me imagino que este povo vai há pensar um pouco melhor. Kassab quando chegar o período das eleições, este povo se vai interar de todo, o que este prefeito, não fez.Alem de mostrar porque razão ele demoliu os prédios frente ao Mercado Central.Ali vão a construir garagem subterrâneo que não pagam impostos, e muito provável que seja uma ação entre amigos.Tem um projeto de derrubar todo o Bairro da Luz, para fazer uma nova Luz, essa luz se vai ver em alguns bolsos.Isto o vai a derrubar a ele e a todos esse que tem saído do barco, igual que os ratos, quando o barco afunda, são os primeiros a sair.E a Marta fez muita obra para os pobres de São Paulo,A eleição passada juntarão preconceito com bonequinhos e a enganação de entrega de dinheiro para ajudar ao governo a construir metro.Principalmente a zona leste a pode votar bem e ai tem muitos habitantes.

alexandre

Lula não manche em suas articulações o presidente que vc foi, SP não é quintal do PT e tão pouco pode se curvar aos seus mandos. Marta Suplicy é muito mais para os Paulistanos do que você é, não tente impor um rolo compressor como vc fez com a oposição nas eleições. Respeite a melhor prefeita de Sp, a senadora do pt que só ganhou o senado por que tem cacife, já basta a lambança que vcs fizeram ao apoiar Netinho na mesma base petista na periferia? Vamos as prévias!

Cuidado Lula e seus vereadores "puxa saco", o PSDB com Alckimin caiu em Sp se lembram? quem foi ao segundo turno foi Marta Suplicy e olha que era um ex governador que logo acabou derrotando o eterno progressão continuada do Mercadante.

Então lula não queira fazer do Haddad um novo Alckmin as eleições paulistas. Marta prefeita!

Francisco

Estou sentindo cheiro de Haddad + Chalita… Meireles pode ser secretário de alguma coisa que ele saiba fazer. Meireles não é voto, Meireles é "relações". Será que a Folha ou o Estadão vão destampar as sujeiras de São Paulo só por Meireles estar ou não estar na chapa? Sei não…

Tô sentindo cheiro de Haddad e+ Chalita.

Roberto Locatelli

Meirelles vice de Haddad? Putz, será que, pela primeira vez , votarei no PSTU?

    Alexandre

    Será que sem Marta, pela primeira vez não votarei no PT? Já foi dificil votar em Mercadante para governador com aquele discurso, estava pendendo para o Russomano, talvez agora sem Marta seja a hora.

    beattrice

    E o sacrifício de votar no Mercadante não valeu a pena, ele não honrou o voto.

    Scan

    Outro que não honrou foi o Protógenes.
    O cara é uma fraude.

    Alexandre

    Protógenes até agora tb não mostrou a que veio mesmo

O_Brasileiro

Quem é esse Vicente Cândido?

Igor

A tese tem sentido, mas a argumentação é muito frágil:

– José Alencar não tem nada a ver com Meirelles. Era um industrial e foi escolhido por Lula nas eleições justamente para conquistar setores da indústria que foram prejudicados no governo FHC pela hegemonia do capital financeiro e dos bancos.

-Meirelles é a antítese de Alencar, porque representa justamente as forças que a aliança dele com Lula em 2002 prometiam (embora não tenham cumprido) enfrentar. Tanto que no governo Alencar sempre se levantou contra o aumento dos juros por Meirelles.

-O problema da eleição do PT em São Paulo não tem ligação com qualquer suspeita de radicalismo nem necessidade de confiança. Marta foi prefeita e não ameaçou os interesses da classe dominante, embora tenha feito muito pelos pobres.

– E Haddad chefiou o gabinete da Secretaria de FINANÇAS e Desenvolvimento Econômico na gestão de Marta na prefeitura. Ou seja, não existe qualquer dúvida em relação à moderação do ministro.

-O único motivo concreto para a aliança com o PSD de Kassab é isolar o PSDB, diminuindo seu arco de aliança ao… DEM e ao PPS.

-E tem o problema Chalita também, que é mais difícil. Para resolvê-lo, será que não passa pela cabeça do Lula dar a vice do Haddad para ele?

    Vinicius

    Sou mais o Chalita que o Meirelles também. Ainda haveria a vantagem de que você falou, isolar o PSDB. Mas de fato, não podemos subestimar a Marta. Talvez fosse melhor jogar de forma mais moderada e lançar a sua candidatura.

    Uma teoria eu tenho: acho que o Lula quer lançar o Haddad como candidato a prefeito porque nesse sentido ele é como a Dilma: nunca concorreu a uma eleição, nunca teve um mandato eletivo, e existem as vantagens disso. Talvez ele esteja isento de alguns vícios de políticos mais antigos, como a Marta. Não sei; o tempo dirá.

    Igor

    Problema da Marta é a rejeição, que é muito mais por questões pessoais do que políticas e administrativas.

    Muita gente não gosta dela pelo jeito meio bocuda, pela arrogância, pelo nariz empinado, pela separação do Suplicy (quem nunca ouviu isso…)…

    Haddad é um nome novo, numa eleição de novos nomes (se Serra não sair candidato). E ele tem mais firmeza ideológica que a Marta.

    Alexandre

    Mais firmeza ideológica que Marta? Marta talvez seja a única que mantém o bom e velho PT de pé assim como a ex petista Luiza Erundina

    beattrice

    Chalita é eterno representante do Alckmin, se for pra sacramentar a aliança entre ele e o PT-SP, então tá.

Elias SP SP

Os candidatos do PT a cargos majoritários sempre tiveram o meu voto. Haddad e Meirelles me parecem dois metais que não dão liga. E Tenho minhas dúvidas que Lula seja o dono dessa fundição. Dirceu está certo: "qualquer solução passa pela marta." Não se subestima uma candidatura que já possui 30% de intenção de votos.

Deixe seu comentário

Leia também