Maria Inês Nassif: O segredo do poder de Serra

Tempo de leitura: 3 min

Colunistas| 02/03/2012 | Copyleft

DEBATE ABERTO

O segredo do poder de José Serra

O ex-prefeito chegou tarde para disputar as prévias do PSDB, conseguiu adiá-las e pode ser o candidato referendado por bases que reclamam fundamentalmente do fato de que, sob o seu domínio, não tiveram nem vez, nem voz no partido.

Maria Inês Nassif, na Carta Maior

José Serra chegou tarde na disputa pela legenda do PSDB à prefeitura paulistana: antes de declarar suas intenções, foram sete meses de disputa interna entre os quatro pré-candidatos tucanos (José Anibal, Bruno Covas, Ricardo Tripoli e Andrea Matarazzo), que percorreram os 48 diretórios zonais da capital e fizeram debates regulares com filiados do partido. Mesmo que vença a disputa com os candidatos que sobraram – Bruno Covas e Andrea Matarazzo abriram mão de suas candidaturas em favor de Serra –, o ex-prefeito terá de lidar com bases políticas que, pela tradição tucana pós-Covas, estavam alijadas até agora das decisões partidárias, e pela primeira vez na última década foram chamadas a debater e decidir uma candidatura.

Os relatos dos efeitos da disputa interna sobre uma base até então 
desmotivada são unânimes em apontar que as prévias foram um sopro de vida num partido altamente hierarquizado e sem vida interna fora dos seus quadros institucionais. Da participação da militância, tucanos levaram também a informação de que há um desconforto explícito com o distanciamento de Serra. O cacique tucano esteve no centro da política tucana paulista praticamente por toda a última década, mas trabalhou em isolamento completo em relação ao partido.

À sua volta, formou-se um partido paralelo, o dos “serristas”, que sempre se sobrepôs e manobrou as decisões do PSDB. 

O primeiro vice-presidente municipal, João Câmara, um dos que se revoltaram com as manobras feitas pelo grupo serrista na reunião da Executiva, segunda-feira, que conseguiram o adiamento da consulta, do dia 4 para o dia 25 de março, acha que Serra é a personificação do mal no partido: “O Serra historicamente é sinônimo de desagregação do PSDB nacional, estadual e municipal”, vocifera. Outro integrante do partido acha que, pior do que Serra, são os serristas. O método do grupo mantém o partido em crise permanente, 
para dentro, e para fora expressa “posições elitistas, antipáticas e arrogantes”, às quais atribui a rejeição enorme atingida pelo tucano nas últimas pesquisas de intenção de voto.

Serra aceitou participar das prévias porque não existia mais caminho de volta. Em outros tempos e outras circunstâncias, teria conseguido manobrar internamente para que os quatro pré-candidatos renunciassem em seu favor. E, se as mesmas bases que no processo de escolha interna reclamam da marginalização de uma militância histórica, ligada à formação do partido, consagrarem o ex-prefeito como candidato, seguramente o PT terá uma enorme contribuição nessa decisão. 

No imaginário tucano, a ação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa é uma estratégia de “aniquilamento” do PSDB nacional que, se abatido em seu último reduto, São Paulo, estaria condenado ao fogo do inferno. A ameaça de que o PT use uma eventual vitória na disputa pela prefeitura da capital paulista para destruir a hegemonia tucana no Estado torna Serra, o político com mais recall do partido, uma alternativa.

Numa situação de ameaça extrema, a tendência do partido, provavelmente, será a de não correr o risco de lançar um nome novo na praça, mas apostar num candidato conhecido, e torcer para que os recursos de marketing político sejam eficientes para vencer a rejeição dos eleitores.

Ainda assim, o fato de o grupo de Serra ter passado como um trator sobre uma Executiva que praticamente já tinha acordado o adiamento das prévias marcadas para o dia 4 por uma semana, obrigando-a a engolir um adiamento de pouco mais de um mês (de 4 para 25) pode ser o sinal de que o ex-prefeito não está tão seguro de que possa nadar de braçada nas prévias, sem tempo suficiente para reverter simpatias já conquistadas pelos candidatos José Anibal e Ricardo Tripoli, mesmo contando com o apoio de Bruno Covas e Andrea Matarazzo, que se retiraram da disputa. E também que o grupo do ex-prefeito sabe que não conseguirá esvaziar o processo de escolha, o que o beneficiaria. 

Segundo pesquisa feita internamente pelo partido, com uma amostra de 773 dos 19.500 filiados, 89% têm a intenção de votar. Nessas eleições, se vencer as prévias, Serra estará obrigado a sorrir e cumprimentar eleitores potenciais em dose dupla: primeiro, dentro do seu partido; depois, nas ruas da maior cidade da América Latina.

(*) Colunista política, editora da Carta Maior em São Paulo.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Geysa Guimarães

O cassetete e o telefone são peças importantes deste "segredo".Democradura jamais!

Sergio

Engraçado o pessoal metendo a boca no Serra. Pra falar do "dedaço" do Lula no Hadad ninguém fala ? Que grande liderança existe no PT não fosse o Lula ? Quem seria o "grande líder" ? Mercadante ? Marta ? Ora ora ora.

Jorge Nunes

Eu estive pensando e acho uma boa Serra ficar no pário até 2018, pois, ele vai continuar fazer o favor de desestruturar os partidos conservadores junto com o PIG.

Isso vai fazer que surjam forças progressistas na oposição mais construtivas que a atual oposição inflada pela mídia.

Serra é uma benção para as forças de esquerda, é só olharem a obra que ele fez desde a eleição de 2003. Ele sozinho mandou o PSDB para as favas e colocou o DEM em vias de extinção.

Em São Paulo ele está preparando o terreno para o PT é só olharem que além dele não há mais ninguém em São Paulo para se contrapor futuramente ao PT, a candidatura dele nessas eleições é a garantia disso.

Eduardo Di Lascio

O Serra ganha esta eleição, mas destrói o PSDB no processo.

JOSE DANTAS

"Serra, apesar de tudo que foi revelado na privataria tucana, mantem a pose de vestal e lança candidatura para comandar a cidade mais importante da Federação com o apoio irrestrito da imprensa paulista e globo."

Eis o segredo do poder do Serra.

Eduardo Di Lascio

O Serra sabe que o desgaste das prévias vai tirá-lo do PSDB na prática.
Sr. Burns vai ter que buscar abrigo no partido do Kassab, que não tem griffe.
E pode acreditar, griffe na política é uma coisa que peéssedebista preza demais.
Uma vez fora do PSDB, vai ter que conviver com figuras folclóricas como o próprio Kassab,
o Indio da Costa, Fabio Faria, entre outros.
Ganha a eleição, mas sai do Clubinho.

Yep!

O Serra tem medo é que o candidato do PT NÃO seja o Haddad!!! Na verdade, acho que quem tá com medo não é tucano não hein? O povo daqui não quer que o PT transforme São Paulo no ENEM do Haddad, queremos que melhore, não que o estado e a cidade se nivelem por baixo com a "obra" toda…

—–
~ 2012 – Não entram aqui não! ~

Midionauta

Azenha!

Semana passada o excelente Furo MTV, do grupo Abril, deu uma ótima zoada no Serra. Muito engraçado. Olha só:
http://youtu.be/Q4hQvarhBg0

Abs!
:D

SILOÉ-RJ

O segredo do poder do SERRA, é que ele é um Gangster da pior espécie.
Com ligações perigosas ao submundo do crime, tem nas mãos os segredos da maioria dos políticos do PSDB, coligados ou não, via escutas telefônicas.
Os famosos GRAMPOS CLANDESTINOS!!!
Taí o CARLINHOS CACHOEIRA e o MARCELO ITAGIBA seu fiel escudeiro de todas as horas, que não me deixam mentir.
Deve ser também por aí, que ele tem o TRE-SP nas mãos, e o porquê da CPI da PRIVATARIA não deslanchar.
Provavelmete rola uma ameaçazinha básica.

amores

Haddad é a renovação. A visão do PT é de longo prazo. O Pt está preparando o Haddad para o Governo e para Presidência . Se o brasileiro precisa de mais educação o Haddad é o cara.

    Vlad

    Sim…ele fará pela educação o dobro do que fez durante seus 6 anos à frente do MEC.

    Rodrigo

    Quanto é 2X0 mesmo?

O segredo do poder de José Serra | blog OBSERVATÓRIO paulistano

[…] Fonte: Maria Inês Nassif, na Carta Maior […]

francisco.latorre

cadáver. insepulto.

..

alexandre

Haddad renuncia, deixa essa disputa para a Marta Suplicy, não há no PT paulista alguém mais oposição do que a Senadora, Para o bem do PT e de Sp renuncia Haddad

    Rodrigo

    A MARTAXA tem tantas chances quanto o Haddad. Próximas do zero.

    O jeito mesmo será votar nulo.

    El Gordo

    Com Marta e Serra na disputa é capaz que haja um êxodo em massa de paulistanos da capital (campeões de rejeição). É oportuno, se pararmos pra pensar. Diminui a aglomeração…

FrancoAtirador

.
.
Antigamente, os eleitores paulistanos eram mais criteriosos:

Votavam no "Rouba, mas faz".

Agora votam até no "Rouba e nem faz".
.
.

Jose Olavo

Será que o Serra e esposa vão dizer que o Haddad gosta de matar criancinhas…Vai voltar a campanha de baixaria …

Zé Brasil

Voou pena para todos os lados!
Tucano dá bronca em José Serra por atrapalhar as prévias: Serra, o senhor com a sua força esmaga inclusive o nosso partido.
Waldemiro Junior presidente do diretorio de Ermelino Matarazzo do PSDB dá uma bronca em José Serra por atrapalhar as prévias.
Veja o vídeo no link abaixo no Blog do Nassif se ainda estiver por lá, pois tudo é possivel…..: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/militant
Agora, cá prá nós como é bom ver o Çerra roer os dentes e entubar o carão que ele levou calado. Agora, este rapaz com este perfil franco e destemido vai ter vida política curta no reino da tucanada, pois o Çerra, vingativo como é, vai moê-lo politicamente.

Gerson Carneiro

E o pau tá comendo em Goiás.

Furo de reportagem: última conversa do senador Demóstenes Torres e o bicheiro mafioso Carlinhos Cachoeira, flagrados em 298 ligações telefônicas.

"Eu quero que risque o meu nome da tua agenda. Esqueça o meu telefone não me ligue mais"

[youtube WtYlAp4DXGg&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=WtYlAp4DXGg&feature=player_embedded youtube]

Yarus

Tem Global na roda:

“Em Goiás, PF liga Cachoeira ao PSDB, DEM, PPS, PP e PTB

Outros políticos citados na investigação são os deputados federais Carlos Alberto Lereia (PSDB), Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, Stepan Nercessian (PPS) e Sandes Junior (PP).”
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/em-goias

    FrancoAtirador

    .
    .
    Escutas telefônicas mostram que o bicheiro e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) conversavam com frequência. O parlamentar diz ser amigo do contraventor.

    Correio Braziliense – 03/03/2012

    Gravações telefônicas, autorizadas pela Justiça, mostram as relações de bicheiro preso pela Polícia Federal com parlamentares de Goiás.

    Um amigo íntimo de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, aparece com frequência nas conversas telefônicas gravadas mediante autorização da Justiça Federal, dentro da investigação que resultou na Operação Monte Carlo.

    O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), líder do Democratas no Senado e uma das principais referências da oposição no Congresso, fez ligações e recebeu chamadas do bicheiro.

    As conversas evidenciam a amizade entre os dois.
    Algumas delas eram encerradas rapidamente — os diálogos continuavam em encontros posteriores, agendados nas ligações telefônicas.

    Desde o início das investigações que resultaram na prisão de Cachoeira, ancoradas na quebra do sigilo telefônico do bicheiro, os diálogos com Demóstenes chamaram a atenção dos procuradores da República responsáveis pelo procedimento aberto.
    .
    .
    LIGANDO OS FATOS

    O senador moralista e o amigão bicheiro

    Por Helena, em Amigos do Presidente Lula

    O jornal Correio Braziliense mostrou ontem que o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira e e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) conversaram por telefone 298 vezes entre fevereiro e agosto de 2011, conforme as transcrições feitas pela PF para as investigações da Monte Carlo.

    Em média, foi feita 1,4 ligação por dia. A quebra do sigilo telefônico do bicheiro foi autorizada pela Justiça Federal de Goiás. Em um dos diálogos, Demóstenes se refere a Cachoeira como "professor".

    Já o bicheiro o chama de Demóstenes "doutor" (ele é promotor). Demóstenes recebeu de presente de casamento do bicheiro uma cozinha importada dos Estados Unidos avaliada em US$ 27 mil (R$ 46,7 mil), conforme as transcrições dos diálogos.

    Depois de dizer que subiria à tribuna do plenário do Senado já no início desta semana para apresentar explicações sobre o caso, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) voltou atrás ontem. Em entrevista , afirmou não saber se vai à tribuna, quando apresentará as justificativas e quais serão os argumentos para a amizade com o bicheiro. Já o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), fez uma defesa calorosa do companheiro de partido.

    O líder do partido na Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto (SP), defendeu que o senador seja convocado imediatamente pelo Conselho de Ética do Senado. "A questão é muito grave e precisa ser apurada com rigor"

    Os meus queridos leitores lembram de quando o senador Demostens se juntou com Gilmar Mendes e inventaram um grampo no STF para culpar Lula e o PT?

    A minha primeira nota sobre o caso armação Demostenes- Gilmar Mendes, foi essa aqui (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2008/09/o-que-dizem.html) publicada em 3 de setembro de 2008 “Uma frase que assola Brasília no dia de hoje …“A coisa toda pode ter sido montada, inclusive com a participação do Demóstenes e Gilmar que, junto com Marco Aurélio Mello, parecem adorar mostrar o governo Lula como ditatorial” …
    Depois, veio esse aqui (http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2008/08/veja-e-gilmar-mendes-unio-contra-lula.html)
    Aqui tem mais (http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2008/08/veja-e-gilmar-mendes-unio-contra-lula.html)
    e aqui nosso arquivo (http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/search?q=Dem%C3%B3stenes+Torres)

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2012

Wellington

Não podemos ignorar o fato de serra ter sido um péssimo prefeito pra SP e ainda nos deixou o kassab, que ninguém merece.

Jacó do B

É como diz o sábio PHA: se não fosse o PIG esses tucanos não passavam de Pinheirinho, na Dutra! Sem por nem tirar!

    Sagarana

    Se n~ao fosse o PIG, as leis, a Justica…

Fabio

Serra é que nem o Maluf, aqui em São Paulo tem muitos eleitores, o PT na cidade e no Estado sempre foi muito vacilão, vamos ver se continua este carma, pois paulistano é masoquista.

internauta

É de se considerar ainda que a candidatura do Serra dá espaço para eventual argumentação dos tucanos de que a vindoura CPI da Privataria teria viés político-partidário para interferir nas eleições municipais. Ou seja, Serra entra na disputa (só) para apelar pro chororô de que essa história de CPI é pura perseguição. É desespero de causa! ou será que ele desistiria de 2014 se viesse a ser prefeito?

Roberto Leão

Espero que o PSDB acorde e vote contra o Serra nas prévias.
Não sou radical e não importo se o PSDB ganha em SP ou não ganha. No momento só torço para que o Serra perca. O PSDB pode não ser o melhor partido, mas com certeza tem políticos mais comprometidos que o Serra e capacitados para governar São Paulo.
Tenho certeza que pessoa nova no PSDB traria propostas e o debate eleitoral seria de nivel muito mais alto. E assim… ganha a melhor proposta e o mais preparado.
Colocar Serra na disputa é total desespero do PSDB tamanho desrespeito com o eleitorado paulistano. Só espero que esse elitorado não caia em mais uma lenda.

Rafael

Segredo do serra se chama: globo, folha de sp, estadão e abril. Tira o apoio desses meios de comunicação e serra não é nada.

baader

serra é nada. eleitores de "serras", ah, esses são a perplexidade (claro, excluídos os que sempre ganham com os tais no poder).

Willian

Se Serra é tão ruim, o PT deveria estar feliz por sua entrada na disputa. Não é o que me parece. Desde que ele se lançou como pré-candidato a esquerda entrou em polvorosa.

    alexandre

    O PT sabe que não é assim, sabe que em SP as coisas são diferentes, disseram amém a tudo que lula faz, na verdade a maioria queria Marta suplicy

    RicardãoCarioca

    O problema não é o Cerra, é o PiG, o verdadeiro partido de oposição que vai jogar super sujo nessas eleições para ajudá-lo a vencer. E vencendo, prepare-se, se você for paulistano, para pagar a conta do apoio.

    Willian

    Estranhamente o PiG só tem influência nos estados onde o PSDB vence.

    Rodrigo

    Vocês não acham que põem culpa demais no PIG ao invês de tentar resolver os reais problemas do partido? E muito fáil culpar a tal imprensa golpista por tudo.

    Por que ai inves de ficar com teorias conspiratórias vocês não buscam um canditato forte para as eleições em SP? Aposto que o Eduardo Suplicy teria plena condiçoes de Bater o Serra tando para a Prefeitura quanto para uma veventual disputa pelo governo de estado.

    Quem é Fernando Haddad? Que história ele tem em SP?

    amores

    e quem tem medo do Zé bolinha ?

Dida

O efeito da falta de credibilidade do Serra….sofre rejeiçao até entre os próprios militantes tucanos…ver video, onde um militante lhe diz …lhe engolem porque ele pertence ao partido. E a cara de pau do que sonha em ser presid. dos "Estados Unidos do Brasil" fica de PEDRA!

Vinicius Garcia

Volto a afirmar que a eleição na cidade de SP, não está bipolarizada entre PT e PSDB, se jogarem com inteligência, outros partidos podem se dar bem dessa mesmice que são os dois.

Jairo_Beraldo

"

No imaginário tucano, a ação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa é uma estratégia de “aniquilamento” do PSDB nacional que, se abatido em seu último reduto, São Paulo, estaria condenado ao fogo do inferno."

Oxalá a paulistada sigam a receita do imaginário….porque é só no imaginário mesmo, infelizmente.

roberto

Dá prá levar a sério um cara que não sabe o nome do próprio País?
Ou talvez o País dele seja esse mesmo, sei lá!
Taí o link que não me deixa mentir! http://www.youtube.com/watch?v=I7TU0klP9yo

Willian

Maria Inês adoraria que Serra não fosse candidato. Sei lá por que. Muito provavelmente por que espera que com a saída de Serra, novas lideranças tucanas apareceçam e o partido se fortaleça. É, deve ser isto msemo.

    RicardãoCarioca

    O Serra não respeitou o prazo de inscrição das prévias. Constrangeu o partido ao ter de aceitá-lo após o prazo. Depois, constrangeu seu partido mais uma vez ao fazê-lo adiar a data da eleição do candidato a prefeito. Quer mais? Não sabe o nome do próprio país. Mais? Ele e família estão elencados no livro A Privataria Tucana. Tudo isso somando, não permitiria uma pessoa a sequer se manter num partido, mas com o PiG, exclusivamente graças ao PiG, Serra ainda existe politicamente. Se o Serra ganhar, a conta a cobrar do PiG pelo apois imenso, quase irresponsável e provavelmente insano, será enorme e você, paulistano(a), é quem irá pagar, porque do bolso do prefeito é que não vai sair.

    Willian

    Ricardão, como foi decidido o candidato do PT ao governo da cidade de São Paulo?

Dida

O efeito da falta de credibilidade do Serra….sofre rejeiçao até entre os próprios militantes tucanos…ver video, onde um militante lhe diz …lhe engolem porque ele pertence ao partido. E a cara de pau do que sonha em ser presid. dos "Estados Unidos do Brasil" fica de PEDRA!
Vejam o video: http://www.youtube.com/watch?v=urzB_YELAgg&feature=p...!

Gustavo Pamplona

Tucano teme as prévias? Não…Maria Inês Nassif… São os PTistas que temem "o tucano".

Temem tanto que só de verem, ouvirem, etc. o nome dele borram nas calças! hahahaahhahaha

—-
Desde Jun/2007 borrando PTistas que temem tucanos no "Vi o Mundo"! ;-)

    Gersier

    Vc vive em qual planeta?Um cara que perdeu TRES pro PT e o PT morre de medo dele?Só na cabeça de vento inflada pelas mentiras e manipulações do PIG.

    Carlos Ribeiro

    Gustavo, você precisa ler mais. E aí vai uma sugestão: "A Privataria Tucana"?

    pperez

    O livro de cabeceira dele: Boni.

    CC.Brega.mim

    eu li..
    excelente.

    priscila presotto

    Nooooossa ,além de ingenuo ,vc é tão fino!!!!!!!!!

    El Gordo

    Quem preza por uma campanha de propostas teme mesmo o Chirico. Ele é garantia do que há de mais baixo, sujo, sórdido e traiçoeiro dentro de uma campanha eleitoral – em suas frentes: a da propaganda oficial (promessas vazias e acusações camufladas) com a propaganda paralela (as manchetes, os agendamentos e os pundits comprados com o Ouro do Caribe Privatista).

    amores

    o PT está renovando, o Psdb não .. A renovação não é para ganhar essa eleição e sim as próximas.

    Mas do jeito que a coisa vai, ganha nessa mesmo… rsrs

Polengo

O Serra é o cara.
É o pior cara do partido, e é a única chance que o partido tem.

    Jairo_Beraldo

    Como está na Biblia Sagrada, "cada povo tem o governante que merece"!

Gerson Carneiro

Serra é o nojo em pessoa. Mas, há gosto pra tudo nesse mundo de meu Deus.

    JOSE DANTAS

    Mesmo assim tem um monte de petistas fazendo campanha pra ele ao concentrarem seu veneno na Dilma.

    ANA

    o poder é corrupto, veja o pt daqui: fraude em concurso público simplificado para professores… bobo é quem se deixa doutrinar pensando que um é melhor que o outro. Entre no sitio da prefeitura de ubá mg (petista). Leia o edital, a lista de candidatos e suas respectivas classificações as vagas divulgadas pela secretaria da educação e lista de convocação lançada no diário oficial. Tudo no mesmo site. o edital está lá. Um escândalo!!!! Mas o poder, pode é imune, apesar de tudo ser tão escarado. PT É SÓ DESILUSÃO… MEU SONHO É QUE AS URNAS ELETRÔNICAS MOSTRE QUE A POLÍCA EM SI, NUNCA MUDA,MAS O POVO SIM, TEM ESTA CONSCIÊNCIA POLÍTICA: NÃO VOTANDO EM NINGUÉM. DESSA FORMA CRIA-SE UMA LUTA SOCIAL CONTRA O SISTEMA…

José DF

O ex presidente Lula precisa, neste momento, cuidar de sua saúde.
Serra é um péssimo candidato e uma alternativa pouco racional para resolver os problemas da cidade.
Num passado recente abandonou o mandato.
Acreditar que Lula fará por Haddad o mesmo que fez por Dilma seria uma tremenda irresponsabilidade do PT e profundo desrespeito, considerado o estado de saúde do ex presidente.
Pergunto aos meus botões qual seria a reação da imprensa paulista se algum réu no mensalão se candidatasse a vereador num longinquo rincão. Serra, apesar de tudo que foi revelado na privataria tucana, mantem a pose de vestal e lança candidatura para comandar a cidade mais importante da Federação com o apoio irrestrito da imprensa paulista e globo.
É brincadeira e muito bizarro.

    Yep!

    José "DF", cuide das eleições por aí que daqui cuidamos nós ok? "Serra é péssimo candidato e alternativa pouco racional"? Visto pelos olhos dos PeTistas, realmente… é um péssimo candidato para a estratégia de vocês de tomarem tudo… São Paulo vai resistir, não adianta se empolgarem…

    —–
    ~ 2012 – Não entram aqui não ~

Deixe seu comentário

Leia também