Marcus Vinicius: A ideologia da OAB é a Constituição

Tempo de leitura: 4 min

Marcus Vinicius: “O nosso compromisso é o de atrair e fundir os de baixo, o todo, para que o exercício do poder não seja uma obra dos de cima, nem das elites dirigentes”. Foto: OAB

do site da OAB

Brasília – “A ideologia da Ordem dos Advogados do Brasil é a Constituição Federal e seu partido é o Estado Democrático de Direito. Convoco todos para trabalharmos em prol de uma instituição que dignifica a advocacia, o Direito, a Justiça e os valores republicanos de nossa pátria”.

A afirmação foi feita por Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ao discursar para a advocacia logo após ser eleito presidente do Conselho Federal da OAB, na noite desta quinta-feira (31), pela chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado”. A nova diretoria foi eleita com 64 votos entre os 81 conselheiros federais votantes.

Em tom emocionado, Marcus Vinicius afirmou que é compromisso da nova diretoria, a partir de agora, coordenar o somatório de esforços e mentes destinadas a renovar procedimentos. “Precisamos modificar culturas, ousar, realizar as reais aspirações e os legítimos desejos da cidadania e da advocacia brasileiras”, afirmou Marcus Vinícius, acrescentando que, findo o pleito, é hora de passar uma borracha nas disputas eleitorais e arregaçar as mangas. “O nosso compromisso é o de atrair e fundir os de baixo, o todo, para que o exercício do poder não seja uma obra dos de cima, nem das elites dirigentes”.

Outra conclamação feita à advocacia pelo presidente eleito foi a de ousar para garantir a defesa das bandeiras que a OAB sempre levantou: a preservação das prerrogativas profissionais dos advogados, a manutenção do Exame de Ordem e a liberdade no exercício profissional. “Não chegamos a esse ponto de nossas vidas para nos conformarmos com a acomodação de ideias”, acrescentou.

Acompanharam a sessão de eleição os 81 conselheiros federais da OAB, os presidentes de diversas Seccionais, membros honorários vitalícios da entidade, familiares de Marcus Vinicius e dos demais diretores e advogados de vários Estados que acompanharam a eleição. Conduziu o pleito o conselheiro federal por Minas Gerais, Paulo Roberto Gouvêa Medina. Estiveram presentes, ainda, o medalha Rui Barbosa da OAB, Agesandro da Costa Pereira, e o presidente do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), Fernando Fragoso.

A seguir a íntegra do discurso  do presidente eleito, Marcus Vinicius Furtado Coêlho:

“Agradeço, em primeiro lugar, a Deus, por permitir que aqui estivéssemos, neste dia.

Agradeço a meus pais, que me conceberam, me criaram, me educaram e me mostraram o caminho da vida.

Agradeço a Liana Veloso, minha esposa; a meus filhos, Marcus Lucius e Mariana, meus amores, minha razão de viver e de acreditar na vida.

Agradeço ao Conselho Federal da OAB, que me proporcionou e continua a me proporcionar a mais gratificante experiência que o advogado pode desfrutar ao longo de sua carreira.

Agradeço aos Senhores Conselheiros Federais, meus colegas, amigos, daqui para frente meus companheiros de uma luta que está só no seu início. Temos muito a fazer, o que compreender e o que aprender.

Agradeço aos advogados deste Brasil imenso, plural, de todas as cores e credos, unidos na ideologia da transformação e com a consciência de que ainda somos um povo que luta com todas as forças pela sua identidade.

Fazemos parte de um processo que não mais nos pertence. Pertence à história. O que nos trouxe a este ambiente, nesta data, nada mais foi do que o sentimento da responsabilidade com uma classe, é verdade, mas também com a implantação de uma sociedade democrática, onde imperem o Direito e a Justiça para todos.

Nas singelas propostas que apresentamos durante a campanha que se passou se condensa o que é substancial da ideologia que faz de nós, advogados, profissionais comprometidos com a maior de todas as causas, que é o Brasil.

Serão estes enunciados o nosso roteiro de trabalho — este é o compromisso inarredável que assumo perante os meus nobres colegas e perante todo o País. Não deixaremos nada para trás.

No início desta caminhada, quase que instintivamente chamei a chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado” como sendo chapa de consenso. Errei, talvez, por enxergar no consenso o ideal de uma OAB inteira, unida, em torno de um mesmo projeto. Mas não errei na semântica, nem no propósito.

Consenso pode ser a palavra-mestra para evitar o engessamento dos mecanismos que movem a história de nossa instituição nos dias atuais. Nosso memorável Raymundo Faoro, numa análise que se mantém atual sobre os “Donos do Poder”, nos advertiu para os riscos de um ordenamento burocrático que gravita em órbita própria e não mais atrai, nem se funde, com que está em sua volta e se transformando.

É quando o poder, em lugar de integrar, comanda. Governa, mas não conduz.

O nosso compromisso é o de atrair e fundir os de baixo, o todo, para que o exercício do poder não seja uma obra dos de cima, nem das elites dirigentes.

Devemos não apenas comandar, mas integrar, conduzir, possibilitando o diálogo participativo e a gestão compartilhada.

Este sempre foi o nosso propósito. Esta será a nossa missão.

É nosso compromisso coordenar o somatório de esforços e mentes destinadas a renovar procedimentos, modificar culturas, ousar realizar as reais aspirações e os legítimos desejos da cidadania e da Advocacia brasileiras.

É obrigação do presidente nacional da OAB tratar cada um dos conselheiros federais e dirigentes de Ordem, bem assim cada advogado brasileiro, como um igual: somos todos portadores do nobre título de advogado.

Devemos ousar, sim, com a responsabilidade dos que compreendem o momento histórico.

Não chegamos a esse ponto de nossas vidas para nos conformarmos com a acomodação de ideias.

Mahatma Gandhi, que além de insuperável liderança de um povo oprimido era, antes de tudo, advogado, nos disse: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”.

Encerro, emocionado, convidando a todos para trabalharmos em prol de uma instituição que dignifica a Advocacia, o Direito, a Justiça e os valores republicanos de nossa pátria.

Que Deus nos ilumine.”

 Leia também:

Pedro Serrano: Para condenar, só com atos de ofício

Carlos Langroiva: Sobre a sessão da tarde do STF

Lewandowski: “A teoria do domínio do fato, nem mesmo se chamássemos Roxin, poderia ser aplicada”

Patrick Mariano: Decisão do ministro Joaquim Barbosa viola a Constituição e as leis vigentes

Pablo Gutiérrez: Corte pode ordenar anulação do julgamento da AP 470

Rubens Casara: “Risco da tentação populista é produzir decisões casuísticas”

Luiz Moreira: Ação Penal 470, sem provas nem teoria

Dalmo Dallari critica vazamento de votos e diz que mídia cobre STF “como se fosse um comício”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jotage

Sr. Marcus. O Sr. acha que existe alguém que acredite na OAB?

Albertinho Limonta

juro que quando li rapidamente o titulo da materia, acho que pq tinha OAB, que remete a advogado, antes..em Constituição, a parte do Con eu entendi Pro…

roberto almeida

O STF tripudiou sobre o direito de defesa. Advogados foram humilhados e ridicularizados. A OAB se calou. A voz do advogado ao lado do acusado,não significa direito próprio do defensor, mas direito do réu em ter um julgamento justo. Faça da OAB a casa que um dia foi presidida pelo grande Raimundo Faoro,cuja atuação destemida dignificou a profissão de advogado.

Wagner Martos

Mais um vigarista. A OAB segue mesmo caminho da mídia. Alguém confia na OAB de hoje? Algum Advogado decente se sente representado por esses pulhas? É possível levar a sério uma instituiçāo que tem o d’urso, esse ataide patreze chave de cadeia, mister cansei, como presidente de uma seçāo tāo importante quanto a paulista? Esqueçam à OAB do passado! Hj ela nāo passava de um fétido cadáver sendo devorado por um bando de abutres carnicentos, pústulas carniceiros.

N Pimentel

Sim, há muita conversa de bastidor a respeito do novo presidente da OAB. Dizem que virou rápido à Direita, quando se apresentou a possibilidade de ganhar dinheiro e ficar famoso. Foi no episódio da primeira cassação de governador no País. Gostou da direita e lá teria permanecido. Teria trânsito livre em alguns gabinetes do Judiciário. Mas há também um lado público, notório de um estudante militante de esquerda, de um jovem profissional capaz, estudioso, antenado com as questões mais latentes e sensíveis do Direito e da Política. Penso também se certos comentários não advêm da confusão entre suas opções como cidadão e como profissional; com certeza, também do fato de haver chegado no topo da carreira, vindo, feito e crescido numa província, num rincão quase inóspito chamado Piauí/Maranhão. Enfim, conhece ele todos os caminhos e sabe que, agora, é vitrine nacional.

FrancoAtirador

.
.
Era o menos ruim.

Curioso é que disputaram

dois candidatos de ‘situação’

e nenhum de ‘oposição’…

http://www.conjur.com.br/2012-dez-05/aumenta-disputa-entre-candidatos-presidente-conselho-federal-oab

assalariado.

Pois é, Sr. Marcus Vinicius. O judiciário, nos seus varios niveis, suponho, é a cara da OAB, são em regra reacionários, não tem como dizer que não. Basta pesquisar o comportamento dos advogados quando são alçados, se tornam membros de qualquer desses tribunais, como agem e estão funcionando, segundo o Estado (DO) Direito burgues. Sim, as leis tem lado, tem cara, tem preço, tem fardas de todas as cores e tals. Em todos casos, sua tarefa e de quem pensa progressista é pesada.

Se a ideologia da OAB é a constituição brasileira e, como o senhor afirma, o partido da OAB é o “Estado de Direito” (aspas minhas), fico feliz. Pelo menos, em tese, teremos mais um para reivindicar e fazer valer as letras mortas da carta magna que, por ora, esta em frangalhos, sempre esteve. A constituição “republicana”, antes de qualquer coisa, é ideologica, basta ver quem é que constroi essas letras e, em seguida, nos tribunais, segundo o critério e o conceito da luta de classes. Esta carta está como aqueles frangos para serem devorados, naquelas maquinas de assar. Toda semana, de alguma forma, é destroçada e dessossada, conforme o apetite e graduação do seu interlocutor processual e judicial. Haja Habeas Corpus para os ricos e chave de cadeia para os pobres, não é mesmo?

Abraços.

    Mário SF Alves

    É… mas não há o que lamentar. Estado [quase] Democrático de Direito, sim, sem dúvida, é esse ainda o estado da arte em relação ao Estado que temos.
    _________________________________________
    Mais uma vez o povo é convocado a participar da construção; mais uma vez é o povo quem norteará (querendo ou não) o rumo para mais ou para menos democracia. Se emudecido e paralisado prevalecerá o de sempre: o estado de fato, a ditadura, travestida ou não de Estado Democrático de Direito.

    assalariado.

    Mário SF, este seu [quase] Estado Democratico de Direito, se encaixa perfeitamente na psicologia, de dominação do capital, segundo a história da luta de classes, nunca sairá do [quase]. Este Estado e suas instituições são direcionadas, segundo a visão de democracia dos parasitas do capital. Portanto, esta é a liberade consentida. Temos eleições a cada 2 anos, voce quer mais “democracia” do que isso? Esta sensação de “liberdade e democracia” é que ilude as consciencias das massas que, quando vão questionar o sistema através das lutas sociais, aí sim, o Estado de Direito”, mostra sua verdadeira face “democratica”.

    O capital politicamente (a história registra isso), quanto perde a sua (HEGEMONIA) politica sobre os assalariados e explorados da nação, no dia seguinte, com certeza, haverá algum tipo de golpe de Estado, segundo as rédeas de “democracia” burguesa. Ou seja, “democracia” é a “democracia” permitida pelos donos do capital. E acho que, estamos nos limites, segundo o que deve ser um governo de “esquerda”, no Brasil. Ou voce acha que daqui a pouco, num futuro próximo, num governo de fato e de direito (HEGEMONICO) pela esquerda, passará em brancas nuvens aos olhares golpistas das elites, a espreita. Percebe?

    Saudações Socialistas.

    Mário SF Alves

    Prezado Assalariado,

    Você já ouviu falar de homeopatia, não? Pois então. O princípio fundamental é que semelhante cura semelhante; ou seja: veneno cura veneno. É isso, amigo. O que nos compete, enquanto cidadãos, enquanto humanos (cheios de falhas, obviamente) é questionar e conhecer a razão de ser dessa *quase-Democracia que temos. E só após isso – a não ser que covarde, oportunisticamente ou não, desejemos manobrar e conduzir as massas – é que teremos condição de levar adiante a bandeira da consolidação da Democracia no Brasil.
    *Lembra-se da declaração recente de um ex-ministro do último general presidente que disse com todas as letras que essa é a democracia que eles (os do regime militar) queriam (para o Brasil).

    _____________________
    A elite casa grande-Brasil-eterna senzala sempre nos rotulou de esquerdistas, de comunistas, de anarquistas e demais istas. Agora chegou a nossa vez. É hora de a pior elite do planeta sentir o real gostinho da Democracia. Devemos intoxicá-la de tanta Democracia; devemos levá-la ao limite da loucura de tanta Democracia.
    ______________________________________
    Traduzindo:
    Pior elite do mundo: diferentemente da elite empresarial-capitalista (a qual o Lula conheceu de perto quando das negociações sindicais) a elite casa grande-Brasil-eterna senzala, ao contrário, é adepta de regimes de força bruta e ainda acredita demais só na força das armas. Seu único “mérito” é manter no subdesenvolvimento e semi-escravidão um dos países mais ricos do mundo. É só nisso que ela é competente; no jogo bruto, na força das armas.
    _____________________________________________
    Saudações realmente democráticas.

Urbano

A elite de boston dirigiu o país por séculos e séculos; deu no que deu. Só com oito anos de Governo Lula deu para provar por A + B o quanto aquela é incompetente ou… coisa muito pior.

ZePovinho

Esse rapazinho eu conheço de longa data.É ligado ao deputado federal pelo Piauí,Nazareno Fonteles(PT).
Esse Marcus Vinicius também leu a acusação inepta contra o ex-governador Jackson Lago do Maranhão,numa armação para cassar o governador do PDT orquestrada por José Sarney,de quem Marcus Vinicius parece também representar.
Em todo caso,não sendo radical,é muito melhor do que o ex-presidente da OAB,o Ofídio…

    N Pimentel

    Ora, ser ligado ao deputado Nazareno Fonteles é mérito, caro ZePovinho, pois não existe parlamentar mais ético e mais fiel aos conceitos de justiça e cidadania.

trombeta

Ultimamante, a OAB tem apresentado ao país uma sucessão de presidentes reacionários quando não simpatizantes do golpismo, tenho esperança de que o novo e jovem mandatário da instituição faça uma gestão republicana.

Apavorado por Vírus e Bactérias

Espero que esse senhor consiga fazer o que disse, pois a OAB é um antro de reacionários ligados às elites e políticos corruptos que mandam neste País. A OAB está sempre ao lado da lei e da ordem que oprimem e esmagam a maioria pobre e as minorias. Nossa Justiça está uma lástima graças à juíza de Pinheirinho e seus pares do retrocesso, além Barbosas e Gilmares, que detonam a Suprema Corte com farsas, benesses e invencionices jurídicas e teóricas. Espero que ele consiga retorcer e dobrar essa tralha toda e botar no lixo.

Albertinho Limonta

Ja pensaram que a OAB é o verdadeiro legislativo do Brasil???
que é a tal “comissão de juristas” que efetivamente faz leis que fodem as partes e so beneficiam advogados???
Antigamente se cogitava qual seria a batalha “final”…capitalistas x comunistas, pretos x brancos, sul x norte, muçulmanos x cristãos…
nada disso: a verdadeira batalha final vai ser entre as pessoas honestas e as corporações de oficio… médicos, advogados..remember sendero luminoso,
khmer vermelho, revolução cultural chinesa..quer dizer o odio aos “doutores”, no limite pode ser uma avalanche a varrer todos os letrados..
não pensem que nao existe tal perigo.

Gerson Carneiro

Marcus Vinicius: “O nosso compromisso é o de atrair e fundir os de baixo, o todo, para que o exercício do poder não seja uma obra dos de cima, nem das elites dirigentes”.

Sei. A OAB indica e elege presidentes de Tribunais federais de forma indireta sem a participação democrática dos servidores dos Tribunais.

O mais exótico é a indicação e eleição de membros da OAB a Presidentes de Tribunais da Justiça do trabalho sem que os servidores da Justiça do Trabalho tenham direito a voto.

Expliquem como a Justiça do Trabalho nega direito aos seus servidores com a cumplicidade da OAB.

    Conceição Lemes

    Gerson,o Marcus Vinicius teve o apoio dos setores progressistas. Foi uma imensa derrota para o Ophir Cavalcante. Conversei com alguns advogados nos últimos por causa do Pinheirinho e da Ação Penal 470 e eles acreditam em novos tempos na OAB. abs

    Gerson Carneiro

    Nos resta torcer. As mudanças urgem necessárias.

Fabio

A ideologia da OAB é dinheiro, onde quer ele esteja e como esteja.
Para onde vai os milhões que ela arrecada com a grana do pessoal que não passa no exame?
Nem ela sabe explicar, porque é fruto da desgraça alheia.

Bertold

O discurso do novo Presidente da OAB impressiona e traz alento pelo que se percebe nas entrelinhas. As propostas alicerçam um no período para a entidade. Vamos aguardar a “prova dos nove”, basicamente o que dirá sobe os absurdos arroubos da ação penal 470. Se fizer como uma avestruz, colocando a cabeça embaixo da terra como se nada tivesse acontecido, ja era!

    Gustavo – Teresina/PI

    Você tem a mínima ideia de quem é o presidente eleito da OAB/PI? Pelo comentário vejo que não… Digo sem medo de errar, trata-se de ser da pior espécie pergunte pra qualqer pessoa séria que milite na área do direito no Estado do Piauí… infelizmente não posso me expor e contar os “causas” em que esta figura está metida até o pescoço, mais garanto que de progressista e de novos tempos a OAB não vai viver… “cada sociedade merece o governo que tem”, só lamento OAB.

    Bertold

    Eu comentei sobre o discurso de posse do presidente da OAB e as teses contidas nas entrelinhas, portanto, analisei uma plataforma que imagino seja de uma chapa, sem personalizar. Finalmente, como afirmei: vamos aguardar a prática da nova diretoria e Conselho federal da OAB. Como disse Lênin certa vez: “o critério da verdade é prática”.

    Willian

    Gustavo, se ele foi apoiado pelos progressistas, automaticamente já lavou a biografia. Conseguiu até emplacar discurso de posse em Viomundo. Quando vi o post já imaginei porque a posse de um simples presidente de conselho federal mereceria este destaque todo.

    De agora em diante, trate-o como companheiro.

    Gerson Carneiro

    Willian (???) você tem blog?

    Como diz o teu parceiro, “eu fico aqui pensando” vocês que demonstram aversão aos progressistas, ou pelo menos ficam incomodados com os progressistas, adoram os blogues progressistas ao ponto de darem este destaque todo. Como se explica isso?

    “A culpa é do Lula” FREUD, Sigmound.

Julio Silveira

“Precisamos modificar culturas, ousar, realizar as reais aspirações e os legítimos desejos da cidadania e da advocacia brasileiras”. Essa parte do discurso tem tudo a ver comigo, ver alguem, numa posição tão destacada na sociedade defender isso, me reconforta. Gente com a pretensão da ousadia neste Brasil de mesmice.
Porém ao limitar sua ambição renovadora a constituição, me faz enxergá-lo numa grande contradição. A constituição como um limitador é como se pensar em seguir viagem e acreditar que exista apenas um meio de alcançar seu objetivo. Ainda mais nessas estradas modernas cheias de pedagios, pensadas para não dar alternativas ao cidadão. Isso é contraditório. A constituição deveria ser uma peça juridica criada para dar uma direção, um norte a cidadania, mas do jeito que a fizeram serve como indicativo de que se tem apenas um caminho. Se fosse assim repetiriamos a constituição desde o império. Precisamos de ousadias e ousados para aprimorar e enquadrar a constituição aos interesses da maioria, não o conformismo com o contrário.

Deixe seu comentário

Leia também