Marcos Coimbra: Gilmar Mendes conseguirá julgar com isenção?

Tempo de leitura: 3 min

por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense

Nessa história do encontro entre Lula, Gilmar Mendes e Nelson Jobim, só uma coisa é certa: todos estão errados.

Por motivos óbvios, tornou-se o principal assunto da semana. Tem tudo para permanecer no centro dos debates por longo tempo.

Uma das razões para isso é que ele faz pensar em aspectos relevantes de nossa vida política: a relação entre os Poderes, a natureza do Supremo Tribunal Federal, a atuação dos ex-presidentes da República – para ficar nos mais evidentes.

Olhando-o do ponto de vista de seu principal personagem, seria, no entanto, algo até corriqueiro.

Que mal – deve ter pensado Lula – pode haver em encontrar Gilmar Mendes? Não tendo função no Executivo, sem ocupar cargo formal na estrutura do PT, não pertencendo a nenhuma entidade vinculada ao governo, não seria, apenas, o encontro de dois velhos conhecidos?

Lula – como sabem até as criancinhas do grupo – é um ser que vive a política em regime de dedicação exclusiva e tempo integral.

Pensa, em primeiro lugar, no seu partido. Conhece cada militante da velha guarda pelo nome e acompanha de perto o surgimento da nova geração.

Também se envolve nas questões dos outros partidos que estiveram em sua base e que estão na de Dilma. Seus integrantes sabem que podem contar com ele.

Tem compromisso com os amigos – especialmente os que passam dificuldades. Parece-se, nesse aspecto, com muitas de nossas lideranças maiores, do passado e do presente. Não abandonar os companheiros é uma qualidade sem a qual não se vai longe na política.

Na iminência do julgamento do mensalão, Lula está preocupado. Não com sua imagem – ou a de seu governo. Essas, ele sabe – assim como nós – quais são. Mas com alguns dos acusados, cujos atos – ele sabe, assim como nós – são regra em nosso sistema político. Ele quer ajudá-los.

Gilmar Mendes ignorava tudo isso quando foi encontrá-lo?

Se vivêssemos nos Estados Unidos, o ministro teria todo motivo para se escandalizar se visse um ex-presidente da República em plena atividade política – falando e se agindo como liderança partidária. Lá, todos saem do combate e se tornam estadistas.

Aqui, nenhum.

Pelos relatos dos participantes da reunião – considerando os muitos que forneceram -, parece confirmado que Lula sugeriu ao ministro a conveniência de não correr com o julgamento e deixá-lo para depois das eleições (o que, segundo o ministro Marco Aurélio Mello, um dos decanos da Corte, seria um pleito “natural” e “legítimo”).

O quanto Lula foi além é duvidoso: para Jobim, nada; para Mendes – em algumas versões – também nada; em outras, bem mais.

Domingo, o ministro Celso de Mello disse que, se Lula ainda fosse presidente, o caso justificaria a discussão do impeachment. Mas é uma declaração apenas retórica. Muitas coisas que a lei veda aos agentes públicos não proíbe aos líderes partidários.

As regras que regem o funcionamento da Suprema Corte não impedem os encontros de ministros com políticos – mesmo fora do Tribunal – para tratar de assuntos políticos. Mas o bom senso os desaconselha. Ainda mais na véspera de julgamentos politicamente sensíveis.

Está claro o que Lula queria do encontro. E o que imaginava o ministro? Que seria uma tertúlia sobre temas do direito?

Depois da celeuma provocada pelo episódio, o presidente do STF, ministro Ayres Britto, falando em nome de seus pares, assegurou: “Nós não perdemos o foco, que é o nosso dever de julgar todo e qualquer processo – inclusive esse chamado de mensalão – com objetividade, imparcialidade e serenidade”.

A pergunta é outra: Gilmar Mendes tem, hoje, essa condição? Conseguirá por de lado a mágoa que revelou em seus pronunciamentos e julgar com isenção?

Em situações análogas, alguns de seus antecessores mais ilustres reconheceram que deviam declarar-se impedidos.

Leia também:

Lula: ‘Não vou permitir que um tucano volte a ser presidente’

Bob Fernandes: Tudo muito estranho, estranhíssimo

Voar contradiz versão de Gilmar Mendes


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

CartaCapital: O valerioduto abasteceu Gilmar Mendes « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Marcos Coimbra: Gilmar Mendes conseguirá julgar com isenção? […]

Luis Nassif: Supremo, circo ou hospício? « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Marcos Coimbra: Gilmar Mendes conseguirá julgar com isenção? […]

Marcos Sousa

Quem esteve por traz de toda esta confusão com Gilmar Mendes foi a oposição. Para ela, o quanto pior, melhor. Só que ela não contava com duas coisas neste caso: o desmentido de Jobim e a incompetência de Gilmar, que se considera, sozinho, o Supremo.
Para uma melhor análise, veja: http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/05/oposicao-brasileira.html

Julgamento do “mensalão” começa em 1º de agosto « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Marcos Coimbra: Gilmar Mendes conseguirá julgar com isenção? […]

LUIZ EDUARDO-SPAULO

Gilmar Dantas, ops, Mendes, não julgará o Mensalão(?) com isenção, comoo sempre faz.

Regina Braga

O Gilmar Apêndice Dantas vai julgar com isenção? kkkkkkkk

Ivan Arruda

“Nessa história do encontro entre Lula, Gilmar Mendes e Nelson Jobim, só uma coisa é certa: todos estão errados.”
Como assim todos estão errados? Jobin e Lula podem se encontrar com quem quiserem e tratarem dos assuntos que lhes der na telha. Ou até isso vamos patrulhar? Errado é, durante o expediente do tribunal, ausentar-se do serviço para tratar de assuntos, que assuntos mesmo? Se o próprio Gilmar afirma a existência de gangster, como culpar os que não são? Afirmou também a existência de grampos e quem grampeava era o chefe do seu amigo Demóstenes sob o olhar do Policarpo. Mesmo sabedor disso, o amigo do Demóstenes o chamou às falas. Agora que Lula não é presidente, o arrogante se diz pressionado. Lula não foi ao STF nem foi à Alemanha para encontros fortuítos. Tratamento igual para desiguais, eu não concordo.

O DOUTRINADOR

gilmar dantas mentes, somente passou a ser coronel, graças(des) fhc, com sua arrogancia peculiar, deixou esta herança maldita, antes disso o dito cujo era um simples cabo eleitoreiro da arena,pds,pfl,dem/tucanato.

carlos.costa

a qualificação de ilustre dada a seus antecessores, que se declararam impedidos de julgar em acontecimentos analogos, descarta qualquer possibilidade de se esperar o mesmo de gilmar mendes; em relação a atitude de lula de ter uma conversa desse teor com um tipo como esse gilmar é que surpreende, ainda mais tendo ele nomeado oito dos 11 ministros, inclusive o atual presidente da corte.

Gerson Carneiro

Gilmar Mendes tem condição de julgar com isenção sim.

Independentemente da certeza, por quem quer que seja, da não isenção de ânimo do Gilmar Mendes, este manterá seu voto, hoje público e notório já conhecido.

Fabio Passos

“Gilmar Mendes conseguirá julgar com isenção?”

Óbvio que não.

Mas com certeza o gilmar dantas vai conceder quantos HC canguru forem necessários prá manter policrápula jr e rupert civita impunes.
Livrar bandido da cadeia. Nisso o gilmaluco é craque.

Nielsen Holland

Falar em isenção em relação ao gilmar dantas é mesmo que acreditar em papai noel, saci pere-perê, etc. O Marcos Coimbra está certo quando diz que Lula errou ao encontrar-se com Jobim e g. dantas. Ele, Lula, pisou mesmo na bola nesse episódio. Não porque teria pressinado um in-pressionável(rogeriomagreando,aqui rsss), que não tem, afinal, poder algum de interferir no rito, no apito, do processo do tal mensalão. Não é por isso. É porque até o mundo mineral, como diz o Mino Carta, sabe que esse gilmar mendes não é nada confiável. Lula, esperto como é, como pode cair numa esparrela dessas? Além do mais, o próprio jobim não é muito de segurar a onda também não. Foi por um triz hein, seu Lula?!
Penso que gilmau mendes não só não tem condições para participar do julgamento em questão, como não tem condições morais para ser ministro de uma corte que se pretenda “suprema”!!!…

    Scan

    Rapaz, é uma no prego outra na ferradura?
    Você está aceitando a versão da Veja e do Gilmar?
    Foi “por um triz” de que, meu tucaninho travestido?
    Vá defender sua tese no blog do Reinaldinho Cabeção, o Eunuco.

Paciente

Uma vez eu tive uma causa trabalhista e conversei durante uns dez minutos com o juiz, antes da sentença.

Eu corro risco de inpeachment?

augusto2

Estamos vendo hoje na capa da Falha da barao de limeira um belo chamariz. Mas nem assim comprei o periodico da ditadura.
Vemos que o sr Franklin ex marido de Dilma roussef deu larga e vasta entrevista ao friassico paulista. E obvio que ele pediu permissao politica a Dilma, ja que é pessoa de confiança dela ate hoje.
Sabemos que ele é um cara correto e de bom carater. Mas espero que ao menos tenha tido a inteligencia minima de impor algumas condiçoes e ter LEVADO um gravador ligado. Caso contrario terá sido um irretocavel idiota.

Marcos Sousa

Quem esteve por traz de toda esta confusão com Gilmar Mendes foi a oposição. Para ela, o quanto pior, melhor. Só que ela não contava com duas coisas neste caso: o desmentido de Jobim e a incompetência de Gilmar, que se considera sozinho o Supremo.
Para uma melhor análise, veja: http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/05/oposicao-brasileira.html

Indio Tupi

Aqui do Alto Xingu, os índios discordam completa e inteiramente com a afirmação do autor:

“Pelos relatos dos participantes da reunião – considerando os muitos que forneceram -, parece confirmado que Lula sugeriu ao ministro a conveniência de não correr com o julgamento e deixá-lo para depois das eleições…”

Os participantes da reunião foram só três: Lula, Jobim e Mendes. Dos três, só o último sustentou o que se contem na frase acima, o que retira todo o embazamento do artigo, por sinal, aqui para os índios, muito infeliz, nesta altura dos acontecimentos, por tudo o que já se sabe.

Henrique

Azenha, por favor entra em contato com a Carta Capital. Desde o episódio das declarações do ministro Mendes que a gente não consegue entrar no site, porque dá aviso de vírus. Ou tem vírus hackeado ou é falha do servidor. Muito estranho… Obrigado. Henrique

pperez

Ao entrar num buraco com lacraias,nosso querido Lula simplesmente levantou a bola para o PIG cortar!
Agora,é deixar o vento levar essas folhas mortas para bem longe!

Julio Silveira

Respondendo a pergunta sem muitas delongas. NÃO.

Messias Franca de Macedo

[DATA VENIA]

Mino de volta ao passado
contempla o chiqueiro
em http://www.conversaafiada.com.br
NOTA: histórico, o relato do Mino Carta

########################

MATUTO EM TEMPO REAL!

… O egrégio, impávido e conspícuo Jornalista [com ‘J’ maiúsculo, singela homenagem!] Mino Carta fez e faz história, legado colossal… Os três pseudoarticulistas citados [Pannunzios, Magnolis e Azevedos] escrevem ‘estórias’ a soldo, desprovidos do menor rigor ético e eivados de restrições intelectuais e de caráter, inclua-se o tal do Nunes “da Veja”!…

Parabéns Mino Carta, a sua pena paira anos-luz sobre o esgoto da “grande” mídia nacional – e os seus e*(ternos) colegas dos patrões…
*a ternura explicada pelo vil metal – e pela **psiquiatria: os Transtornos de Personalidade, também referidos como Perturbações da Personalidade, formam uma classe de transtorno mental que se caracteriza por padrões de interação interpessoais tão desviantes da norma, que o desempenho do indivíduo tanto na área profissional como em sua vida privada pode ficar comprometido. Na maior parte das vezes os sintomas são vivenciados pelo indivíduo como “normais” (eu-sintônico), de forma que a diagnose somente pode ser estabelecida a partir de uma perspectiva exterior…
CACHOEIRA – perdão, ato falho, *FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao ínclito, destemido e competente jornalista Mino Carta

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Messias Franca de Macedo

    ajuste: … e os seus *e(ternos)…

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao ínclito, destemido e competente jornalista Mino Carta

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Messias Franca de Macedo

    … **psiquiatria
    … **FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao ínclito, destemido e competente jornalista Mino Carta

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Scan

“Pelos relatos dos participantes da reunião – considerando os muitos que forneceram -, parece confirmado que Lula sugeriu ao ministro a conveniência de não correr com o julgamento e deixá-lo para depois das eleições”.

Acho que perdi alguma coisa, porque, pelo que leio, o único a relatar isso aí foi o Gilmar Dantas.
Lula admitiu isso? O John Bim também?
_________________________________________
“Por motivos óbvios, tornou-se o principal assunto da semana. Tem tudo para permanecer no centro dos debates por longo tempo.”

Pelo contrário: acho que a análise do Luciano Martins Costa no Observatório da Imprensa é muito mais acertada:

“O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes desapareceu das primeiras páginas dos jornais na sexta-feira (1/6). Folheando a semana para trás, o leitor atento há de ficar atônito. Nem mesmo o ingresso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na polêmica criada com a acusação de Mendes, de que se sentiu chantageado pelo ex-presidente Lula da Silva, foi suficiente para manter aceso o interesse da imprensa no acontecimento bizarro.”

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/folheando_para_tras

    Jorge Santos

    Scan concordo com o seu argumento: “… pelo relato…”. Só gilmar Mente relatou issso. Jobin e LULA negaram. O Coimbra não leu direito os relatos!!!!

Emir Sader: O dedo do Lula « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Marcos Coimbra: Gilmar Mendes conseguirá julgar com isenção? […]

João Leite Jr.

Marcos Coimbra, pelo que lí em outros artigos o não foi Lula que agendou e pediu o encontro. Sendo assim, se havia interesse de alguém, esse alguém era o Ministro Gilmar. Ou não?

    ricardo

    Não acredite em tudo o que você lê.

    Scan

    Ricardo, porque você não termina a frase como gostaria: “A menos que tenha lido na Veja.”
    É isso, né?
    Mostra tua cara inteira, trollzinho idiota.

    Vitalino Borba – Bonfinópolis – MG

    Pelo visto a história que mais condiz com esta presepada do Gilmar aconteceu mesmo foi o seguinte: Jobim convidou o Lula para visitá-lo e Lula foi e o Gilmar ficou sabendo entrou de “bicão” na reunião. Ele (Gilmar) tentou seduzir o ex Presidente em ajudá-lo a tirar o dele da reta. Mas, Lula disse que não tem forças para interferir na CPMI. Nestas alturas o Gilmar ficou com as calças nas mão. Pois, como é possível ele depois de um mês soltar esta história para a InVeja. Ele tá é tentando de vacinar com o que vem por ai.

Marcio H Silva

Enquanto Lula não se pronunciar, e não vai se pronunciar, tudo que se escreve a respeito é mera especulação. A única testemunha já deu seu parecer, mas ninguém acredita. Só temos uma versão do fato, emitida por um juiz do supremo, cujo passado recente não justifica sua idoneidade. Portanto prefiro, ainda acreditar que houve o encontro, que Lula tenha mencionado alguns assuntos da política recente, mas raposa que é, e sabendo quem é o ministro não tenha mencionado o assunto mensalão nem tenha feito chantagem. Para pressionar Lula teria ido a algum indicado seu ou ao relator do processo ou ao revisor….todo o resto é ilação….

Vlad

Eu prefro que o Gilmar vote mas que deixem o mensalão para ser julgado em 2023…ops…21013…ops…2013.
Pensando bem…nem julga…não existiu mesmo…não deve ser julgada coisa inexistente.

    Marcio H Silva

    Caro Vlad, não julgar é dar munição para a oposição. O próprio Dirceu já declarou que quer o julgamento. Depois do mensalão o que a direita vai ter para atacar a esquerda?

Erioberto

Como irão julgar os Ministros do STF essa questão processual?

http://brasil247.com/pt/247/poder/62859/Mensalão-mineiro-entra-na-pauta-do-STF-na-quarta.htm

Mensalão mineiro entra na pauta do STF na quarta

Foto: Edição/247
Esquema de Marcos Valério foi usado para alimentar a campanha do tucano Eduardo Azeredo à reeleição em 1998; recursos saíram de estatais mineiras, como a Copasa e o Bemge; relator do caso é o ministro Ayres Britto03 de Junho de 2012 às 15:25

Fernando Porfírio _247-O fantasma que assombra os tucanos está previsto para entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal da próxima quarta-feira (6).

O chamado mensalão mineiro foi um suposto esquema de financiamento irregular – com recursos públicos e doações privadas ilegais – à campanha de reeleição, em 1998, do então governador mineiro e atual deputado federal Eduardo Azeredo. O esquema teria sido montado pelo empresário Marcos Valério. O relator é o ministro Ayres Britto.

Em denúncia apresentada em novembro de 2007 ao STF, o procurador-geral da República denunciou que o esquema criminoso, que veio a ser chamado de “valerioduto tucano”, foi “a origem e o laboratório” de outro escândalo que assombra a República e provocou o recente bate-boca entre o ex-presidente Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes: o mensalão do PT.

O recurso que será julgado pela corte suprema é de natureza civil e envolve a acusação de mau uso de dinheiro público (improbidade administrativa). Foi apresentado por Eduardo Azeredo e pelo ex-presidente da Copasa, Ruy Lage. Os dois se debatem contra despacho que determinou a remessa à Justiça Estadual de Minas Gerais da ação civil pública por supostos atos de improbidade administrativa praticados em 1998 durante a campanha eleitoral de Azeredo.

No recurso, o que será discutido é se há ou não o chamado foro privilegiado (prerrogativa de foro) para os casos de autoridades que respondem ações cíveis de improbidade administrativa. Hoje, os casos de improbidade são julgados pela justiça estadual. Uma mudança no entendimento do Supremo provocaria efeitos não apenas no caso do mensalão mineiro, mas atingiria várias autoridades que respondem pela mesma infração, transferindo todos esses casos para o STF.

O Ministério Público Federal sustenta que a frustrada campanha à reeleição de Azeredo foi alimentada com recursos da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Comig (Companhia Mineradora de Minas Gerais) e Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais), captados a título de promoção de um evento esportivo, o “Enduro Internacional da Independência”.

Os recursos teriam saído principalmente da Copasa, estatal de saneamento mineira, repassados às empresas de Marcos Valério, um dos donos das agências de publicidade e finalmente chegado à campanha tucana em Minas. Segundo a acusação, a SMP&B, agência de Marcos Valério levantou empréstimos junto ao Banco Rural para aplicar na campanha de Azeredo, e essas dívidas foram liquidadas com os recursos públicos.

Entre os réus apontados pelo MPF estão Marcos Valério, o então tesoureiro da campanha, Cláudio Mourão, e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, atual presidente do PSB em Minas Gerais, que seria o coordenador da campanha de Azeredo – Walfrido nega. A defesa do ex-ministro alega que ele não participou da campanha. A de Valério diz que o empresário não recebeu dinheiro público.

O procurador-geral da República deu parecer contra recurso. O processo foi apresentado em mesa do STF para julgamento em 15 de dezembro de 2006. Poderia ter sido julgado pelo plenário na sessão de 16 de maio deste ano. Por maioria, o tribunal decidiu adiar, ficando vencido o ministro Marco Aurélio. Agora não dá mais para protelar o julgamento.

Remindo Sauim

O Gilmar sabe que o processo mensalão é um copy/desk das acusações da imprensa. Não existe nenhuma prova, nem de caixa 2, pelo menos nos autos. A principal peça acusatória que é a denúncia de Jefferson, agora é negada pelo próprio. Tem até uma confusão entre BVs recebido por uma agência de publicidade de estatal que é confundido com pagamento ilegal. O Gilmar quer é uma desculpa para ser tirado deste julgamento.

Luciano Prado

“Em situações análogas, alguns de seus antecessores mais ilustres reconheceram que deviam declarar-se impedidos.”

Mas aí nos estamos falando de caráter. E, como já estamos exaustos de assistir, não é o caso de Gilmar.

Cabe, agora, à parte que se sentir prejudicada arguir suspeição do ministro. Embora o próprio Gilmar possa negar, certamente o julgamento da suspeição vai à apreciação do pleno do Tribunal.

Vai ser no mínimo engraçado saber como cada ministro vai argumentar e votar sobre esse incidente processual.

Mas está evidente a suspeição.

Gilmar não votaria com isenção.

Alvares de Souza

Uma avaliação serena, mostrando os fatos como eles provavelmente ocorreram. Lula tem uma capacidade que poucos têm: a de separar as coisas, e de se colocar, em muitos casos, acima do bem e do mal. Acho que êle é capaz de algo que a grande maioria não é, ou seja, de não abrigar o ódio furibundo que atiça muitos, de reconhecer como da natureza humana a aptidão para cometer toda sorte de iniquidade, e de relevar o que puder ser relevado, sem se imaginar porta-voz do julgador final. Por isso êle foi ao encontro de Mendes e de Jobhin, serelepe como êle só, imaginando marcar um gol. Por ser como é, marcou bobeira. Mendes, é mais crápula do que imaginou. Acossado, apavorado com a cachoeira que certamente o levará corredeiras abaixo, viu no pedido, a oportunidade de demonizar os algozes que estão a atormentá-lo e aos seus parceiros políticos. Urde com estes o golpe a ser dado. A gravidade da trama requer cuidados mil. O alvo principal é unanimidade nacional e quem se arvorará a atirar o primeiro petardo? Sobrou para a Veja, alvo maior da CPMI, à despeito das artimanhas das oposições para desmerecê-lo ou desqualificá-lo, dar continuidade ao exercício falacioso e fraudulento do jornalismo que pratica. O fato e sua repercussão não alterarão o curso dos acontecimentos. Foram, por si só, desmoralizados, à despeito da blogosfera que, aturdida e justamente indignada, não poupou em sua crítica acerba, o julgador definitivamente apequenado.

Eduardo

OH! DÚVIDA CRUEL…….
A única coisa que eu não consigo entender, após a divulgação do ministro Gilmar, foi à demora entre o fato divulgado e o fato ocorrido. Isso me leva a pensar na seguinte hipótese: Lula pode ter demonstrado a inconveniência do julgamento do mensalão neste período próximo as eleições. Inclusive, esse fato foi abordado pelo ministro Marco Aurélio. Segundo Marco Aurélio, pode sim influenciar o pleito. Continuando a hipótese, aí a questão do Cachoeira veio à tona e tenha digamos, assim, por parte do Lula, barganhado o apoio do Gilmar com relação ao mensalão e por sua vez, Lula daria blindagem a um possível envolvimento com Cachoeira. Muito bem, se Gilmar fosse um leigo, poderia pensar que ele só “entendeu” a proposta do Lulu através de um “insight” e aí o assunto começou, digamos assim, “perturbar o seu sono”. Então, deve ter pensado: será que eu não estou vendo chifre na cabeça de cavalo”? E assim, ficou matutando. Aí ele resolveu não aguentar mais essa dúvida cruel e pensou em compartilhar com alguns “amigos”. E que “amigos”…..Naturalmente, esses amigos viram uma oportunidade sem igual para, de uma só paulada arrasar com o Lula, PT e contribuir para que os réus do mensalão fossem julgados culpados e o PT sofrer uma derrota acachapante nas eleições e, aí, era só correr para a vitória. Plano perfeito, como (perfeito?) foi o plano do Cachoeira. Mas, nem tudo é perfeito, pois ele mesmo ao longo de suas entrevistas foi dando pistas que não era bem assim……E olhem que nem toquei no outro personagem da cena, se é que o fato acima ocorreu, mas não confirmou a versão de Gilmar. Isto posto, gostaria de saber em qual pé o tiro acertou: o pé de Lula ou pé do Gilmar?

Messias Franca de Macedo

UMA RESPOSTA ENVIESADA!

… Gilmar (De)Mentes… O braço jurídico da…

[Um dos] Vetustos representantes contemporâneos da Casa Grande e da eterna OPOSIÇÃO AO BRASIL, antinacionalista, fascista eterna, terrorista, golpista…

República dos Estados Unidos do Brasil, lembrando a bolinha de papel do [José](S)erra, do “time do Gilmar”!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

marco

não creio ser esta a situação, mas, sim a exclusão definitiva de gilmar mendes, por ter colocado o STF na posição dúbia que colocou. tivesse denunciado e dado voz de prisão a Lula no momento acontecido de acordo com denúncia da veja, teria sido com certeza a atitude normal de um juiz comprometido com a justiça a forma na qual agiu deve(ria) acarretar a sua exata expulsão, com certeza em momento algum agira com a imparcialidade que o cargo exige. É um, definitivamente, VENDIDO. o que ele fez foi exatamente trazer para o STF o conceito de

    Avelino Batista – Carangola MG – MG

    Mas, me diga uma coisa? O que um Ministro do STF estaria fazendo no escritório de um advogado? Pois, pelo que sabemos que Jobim e nem o Lula ocupa nenhum cargo Público hoje. Mas, eu continuo com a pergunta? O que o Gilmar estava fazendo lá. Ninguém responde né? Pois eu vou responder ele foi lá pois sabia que o Lula estaria lá e tentou convencer o Lula a maneirar a sua barra na CPMI. O Lula não topou e ele enfezou, mas só que: depois de mais um mês!

    Sagarana

    Noosssaaaaa, essa é muito boa. O Lula tem que ler essa mensagem, quem sabe assim ele rompe esse silêncio ensurdecedor…

ricardo silveira

É o típico artigo que deixa tudo no ar. Todos passam a ser suspeitos. E assim atende-se ao que bem queria o leviano que chamou a mídia para, um mês depois do suposto ocorrido, tentar melar a CPMI. O que é óbvio é que se fosse para adiar o julgamento do STF a suposta conversa não seria com o ministro que participou da invenção de um grampo para criar uma crise institucional.

Gustavo Pamplona

Galera… vamos combinar uma coisa?

Esqueçam este Gilmar Mendes aí… com o tempo ele se adentrará ao obscurantismo já que conforme vemos… ele já está em processo de “autofagia” já que logo, logo… o que ele vier a falar não terá muito credito mais.

Apesar de eu ser de Belo Horizonte… o lance agora se chama Fernando Haddad.

Bom… não sei quanto a vocês… mas temos que “impor uma derrota” ao PSDB de São Paulo… parafraseando a “oposição” na época da queda da CPMF (e que foi lembrada pelo Lula na entrevista recente ao Ratinho).

Ontem, por exemplo.. o Jornal Nacional não deu uma palavra sobre o lançamento da candidatura do Haddad a prefeitura, o Jornal da Record falou, mas isto convenhamos… já era o esperado.

—-
Há 5 anos autofagiando juizes obscurantistas no “Vi o Mundo”! ;-)

cassio

Sei, não Lula não é bobo.. Fico na dúvida quanto ao comentário de adiamento do julgamento, mas quanto ao comentário de Berlim, este sim eu tenho certeza que houve, afinal o homem não é de levar desaforo para casa.. Mas, como já postei aqui, acho que tentaram melar o julgamento. Acredito que para alguns, e vocês sabem quem são, é melhor que o termo “mensalão” fique no ar, não sei até que ponto é interessante isto ser julgado. É melhor ficar essa nuvem pairando por aí, assunto infindável para os barões da mídia, é uma moeda que não pode se perder. Se julgar, acabou! Vejam, o próprio denunciante negou, acredito que o julgamento condenará alguns sim por qualquer outra coisa, mas não por “mensalão”.

Marcelo de Matos

A principal manchete do UOL e da Folha neste domingo é: “Dilma quer acabar com aluguel de horário na TV”. “A Folha teve acesso à última versão da minuta do decreto, que foi batizado pelo setor de “novo marco regulatório da radiodifusão”. Uma das mudanças de maior impacto é a proibição expressa do aluguel de canais e de horários da programação de rádio e TV. A lei atual não proíbe a prática de forma explícita, o que permitiu o aumento de programas religiosos e exclusivamente comerciais, principais clientes desses horários”. Em contrapartida, haverá “a expansão da TV digital no país e do sistema de interatividade que conecta a TV à internet. Esse serviço permitirá ao telespectador comprar produtos anunciados durante a programação clicando diretamente na TV. É essa conexão que poderá ser cobrada”. “O Ministério das Comunicações não quis comentar as mudanças e informou que o “novo marco” ainda será colocado em consulta pública”.

oziel f. de albuquerque

O Gilmar mendes não só poderia ser empedido de votar no processo do mensalão. mas também de ser ministro do STF.

alício

Gilmar é concorrente pau a pau com serra ao concurso internacional PINÓQUIO DE OURO. Quem mente mais gilmar ou çerra? “Vamos ver quem é quem é!!!(Paródia do grande compositor e poeta Sílvio Santos vem aí!!!)

Ulisses

lula é uma raposa política! Ia conversar justamente com seu arqui-inimigo mensalão? Papo furado! Lula e Jobim já tinham marcado com antecedência este encontro. O Gilmar foi lá por que o Jobim disse que o lula ia. Foi uma tentativa de antídoto do Gilmar contra a cachoeira que vai tomar no lombo. Só que não contava que o Jobim não o ia apoiar nesta. Foi pura armação, o resto das versões, só puristas do PSDB acreditam ou talvez o povo se Sampa!

Raimundo

Será que não seria o momento de mudar a forma de escolher ministro do STF?

Marat

Duas perguntas:
1) Tem de partir do ministro tal juízo? – se a resposta for “sim”, creio que GM ficará calado, pois ele não tem o senso de justiça;
2) Tem de partir dos seus pares? – se a resposta for “sim”, creio que eles devem dizer rapidamente que tal sujeito não tem condições morais de julgar!

Fabio Passos

gilmar dantas julgar com isenção?
E a revista veja de rupert civita… vai começar a fazer reportagens isentas tbém?
E o psdb… vai admitir que arruinou o Brasil e se isentar da disputa pelo poder?

gilmar dantas é um ponta de lança do PIG lutando para salvar a própria pele por suas ligações com o crime organizado.

Este patife é qualquer coisa menos isento…
gilmamuco tem de sair do stf.

Laurindo

Complicado… complicado. Se considerarmos os antecedentes dos 3, percebemos que fica difícil descobrir quem está escondendo mais do que o outro. Gilmar Mendes já perdeu o crédito, muito antes de ter ido p/ STF, hoje então, já virou piada ou brincedeira de mal gosto junto aos que têm um minimo de informação a respeito do Supremo; Jobim, antes de ser ministro no governo Lula até passava meio despercebido, agora, poucos o levam a sério. É um caso patológico do indivíduo que tem importância e ninguém sabe bem por quê. Lula continua um “língua de trapo”; parece que nem o câncer lhe serviu como aviso p/ que evite dar bom-dia a cavalo. Enfim… que é um pastelão é, ou do tipo das antigaa chanchadas brasileiras ou ao estilo moderno dos ridículos italianos à moda de Berlusconi.

Luiz Monteiro de Barros

Há muito tempo o PT se colocou a favor do financiamento publico e exclusivo de campanhas, com apoio até do PSDB. Eis o problema e a solução que decorre do mensalão.

Agora o STF vai julgar o que? Baseado nos fatos que são o caixa dois. Daí que não há nenhum fato envolvendo José Dirceu. Já postam de que os advogados dele na defesa faz sobrar o “crime” para outros do PT. Também que fato é usar o mensalão para melar a CPMI e não ao contrario; já que ela afeta mais a direita partidária e midiática via Demóstenes.

Sobre o mensalão uma boa descrição em;
http://colunas.revistaepoca.globo.com/paulomoreiraleite/2012/05/30/verdades-incomodas-sobre-o-mensalao/

jandui

1. estadista não é aquele que, ao se afastar de suas funções, também afasta-se da política.
Lula é e continua sendo um estadista.
2. o encontro, de acordo com Moreno, foi uma armadilha para Lula. Lula não sabia que o cínico Sr. Mendes iria aparecer.
3. Mendes, por tudo que já fez, está impedido até de votar para vereador, quanto mais, se dizer ministro do supremo.
4. “Pelos relatos dos participantes da reunião – considerando os muitos que forneceram -, parece confirmado que Lula sugeriu ao ministro a conveniência de não correr com o julgamento e deixá-lo para depois das eleições (o que, segundo o ministro Marco Aurélio Mello, um dos decanos da Corte, seria um pleito “natural” e “legítimo”).”

Sr. Coimbra, comparando o relato dos TRÊS participantes, queria saber como você conseguiu tirar esta conclusão absurda.

    Douglas Otaviani Tôrres

    1 idem, 2 idem,3 idem, 4 idem,questionamento idem.

    Willian

    Lula disse que ensinaria a FHC como um ex-presidente deveria se comportar. Pelo jeito esta aula ele vai ficar devendo. Nunca antes na historia deste país um ex-presidente esteve tão presente no centro dos acontecimentos como Lula. Uma vez, Lula disse que “a gente fala muita bravata quando está na oposição”. Como vemos, não é só quando está na oposição, quando se é presidente também. Se um dia Lula morrer, será pela boca.

Willian

Como dizia o locutor esportivo: “Taí o que você queria!”. Neste caso, José Dirceu. Sempre me perguntei quem seria o escolhido pelo ex-ministro para lançar a tese da isenção de gilmar Mendes. Foi bem escolhido Marcos Coimbra para o serviço. Espero que bem recompensado também. Resta agora saber se todos os ministros escolhidos por Lula, Dilma e Marisa(principalemnte o Toffoli) terão isenção para julgar o mensalão.

    Jamilo

    Desta forma, não resta ninguém para julgar, pois os escolhidos por FHC também serão impedidos…. Portanto, fecha-se o STF.
    Gilmar Mendes é o mais “renegado” entre os companheiros de tribunal, foi o que recebeu mais votos desfavoráveis à sua indicação ao STF. Mas o FHC insistiu e lá o colocou… Curiosamente agiu na libertação de Daniel Dantas, combinou com a Veja (coincidência?!?!?) a divulgação da matéria do grampo (sem áudio) e fez com que um delegado da PF que trabalhou e prendeu um bandido em flagrante, fosse afastado do trabalho, e também “afastou” o juiz que expediu os dois mandatos de prisão do bandido…
    Gilmar Mendes deveria ser preso.

    Geysa Guimarães

    Sua tese não convence, Willian.
    Lulodilmista convicta, não gostei nadinha do que Marcos Coimbra sugere que Lula tenha falado ao Mentes.
    E aposto que não estarei sozinha nesta leitura.
    Fico com o Jobim: o mensalão não foi ventilado na conversa.

    Marcelo

    Concordo muito com você, será com certeza mais um grampo sem audio a especialidade da casa.

    abolicionista

    Espero que você esteja sendo bem compensado para ser papagaio de pirata do PIG, Willian.

Deixe seu comentário

Leia também