Jeferson Miola: Com governo Bolsonaro, militares destroçaram o Brasil

Tempo de leitura: 3 min
Charge de 2016, do brunocartunista (Bruno Galvão): 'Tragédia anunciada! E a história continua…", ele observa em seu perfil no Facebook, em fevereiro de 2022

Com governo Bolsonaro, militares destroçaram o Brasil

Por Jeferson Miola, em seu blog

Na campanha de 2018 Bolsonaro explorou uma linguagem e uma estética militarista, de violência, morte e destruição.

Em março de 2019, terceiro mês do mandato, ele confirmou a que veio: “Nós temos é que desconstruir muita coisa, desfazer muita coisa, para depois nós começarmos a fazer”, disse a aliados de extrema-direita em encontro na embaixada do Brasil em Washington.

Desde o início Bolsonaro foi explícito. E, também, coerente. Ele de fato fez o que disse que o governo presidido por ele faria. Como, no entanto, tudo parecia de tal modo absurdo, a promessa destrutiva não foi levada a sério.

Aprendemos a sempre suspeitar das mentiras do Bolsonaro. E, talvez por isso, fomos levados a não acreditar justamente naquela que era sua única verdade: Bolsonaro é instrumento de um projeto de destruição, roubo e pilhagem do país.

A apropriação por grupos privados da maior parte dos quase 300 bilhões de reais de lucros da PETROBRÁS nos últimos quatro anos é uma evidência eloquente do processo de saqueio em execução.

A democracia foi o alvo central deste projeto destrutivo, cujo núcleo condutor são as cúpulas conspirativas das Forças Armadas [aqui – A guerra de ocupação do Brasil].

Com a transição de governo está vindo à tona a realidade de corrupção, descontrole, incompetência, desmontes e abusos que o governo escondia com sigilos e procedimentos atentatórios à transparência pública.

As finanças públicas foram inteiramente destroçadas, mas para o deus-mercado o problema é a política econômica e fiscal do governo Lula, que sequer iniciou.

O rombo de 400 bilhões de reais no orçamento compromete a capacidade do Estado atender necessidades rotineiras e essenciais para a população.

Despesas obrigatórias, como aposentadorias e pensões do INSS, estão sem provisão financeira, e o governo sinaliza aumentar o rombo para viabilizar os pagamentos de dezembro.

A PRF cancelou a manutenção de viaturas e a PF suspendeu a emissão de passaportes e está sem dinheiro para as medidas de segurança na posse do Lula.

A farmácia popular está desabastecida, o governo não comprou vacinas obrigatórias, a verba de transporte escolar é irrisória e as Universidades estão sem recursos em caixa para garantir o funcionamento mínimo.

As verbas para situações de risco e emergências, como prevenção de desastres naturais, foram praticamente zeradas.

O sistema de assistência social foi metodicamente desestruturado para favorecer clientelismo eleitoral e propiciar esquemas industriais de acesso indevido a auxílios federais – como dos 79 mil militares e inúmeros empresários e apoiadores bolsonaristas.

Vários investimentos em infraestrutura e obras sociais, inclusive de moradia, estão suspensas ou foram canceladas por falta de recursos.

O descalabro é absoluto. Não se trata somente da destruição do arcabouço fiscal e orçamentário do país, porque o governo promoveu a destruição, também, da institucionalidade republicana e federativa que tem como princípio o controle social.

As redes de serviço e de políticas públicas e os sistemas nacionais nas áreas de saúde, direitos humanos, assistência social, habitação, educação, cultura, ciência e tecnologia, segurança pública, combate à fome etc, foram desmantelados.

O Brasil foi destroçado, transformado em escombros. Serão necessários muitos anos, mais além do mandato de quatro anos do governo Lula/Alckmin, que assume em 1º de janeiro, para a restauração democrática e a reconstrução nacional.

Os militares arruinaram o país. Este é o legado desastroso deixado pelo governo militar nominalmente presidido por Bolsonaro.

Leia também:

Jeferson Miola: Militares querem emplacar José Múcio e manter intromissão na política

Vladimir Safatle: Anistia nunca mais

Jeferson Miola: Simples assim, Lula manda e as Forças Armadas obedecem

Jeferson Miola: Sociedade de Engenharia gaúcha quer destituir judiciário, instalar ditadura e impedir posse do Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

“A Barbárie Mora ao Lado”

Motorista Atropela Pedestres
e é Morto a Pauladas no Local

O motorista GBS, de 48 anos, atropelou dois pedestres
e morreu ao ser agredido a pauladas por dezenas de
pessoas no Bairro Jardim Progresso, na cidade de Assis
Chateaubriand, Paraná, na noite de sábado (3).

As Vítimas do Atropelamento foram atingidas pelo automóvel Fiat Palio,
de cor branca.
Um homem, de 48 anos, sofreu ferimentos graves e um outro homem, de
64 anos, ferimentos leves.
Ambos os feridos foram encaminhados ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto.

Momentos após o resgate dos feridos, a PM foi chamada para atender
uma ocorrência de linchamento. Quando chegaram ao local, os agentes
se depararam com cerca de 300 pessoas.

Redação Notícias
seg., 5 de dezembro de 2022 12:16 PM
Motorista morreu após ser atacado a pauladas – Foto: Getty Images
Motorista morreu após ser atacado a pauladas – Foto: Getty Images
Motorista morreu após ser espancado na cidade paranaense de Assis Chateaubriand

Vítima havia acabado de atropelar duas pessoas quando foi atacado por testemunhas

Ninguém foi preso até o momento e a polícia trabalha na investigação do caso

Um homem morreu após ser espancado com golpes de madeira por quatro pessoas na cidade de Assis Chateaubriand, no Paraná, no último sábado (3).

De acordo com informações da Polícia Militar, divulgadas pelo portal g1, testemunhas relataram que a vítima foi atacada após atropelar dois pedestres.

A vítima foi identificada como Gilmar Bezerra Soares, de 48 anos. Ele foi diagnosticado com afundamento de crânio e face, chegou a ser encaminhado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Os criminosos responsáveis pelo ataque ainda não foram localizados, e a polícia está trabalhando na investigação do caso. Já os pedestres atropelados estão internados em um hospital da região.

Entenda o caso
Gilmar atropelou dois homens, sendo um de 64 anos e o outro de 46, na tarde de sábado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e os encaminhou a um centro médico, onde estão, respectivamente, com quadro estável e em estado grave.

Momentos após o resgate dos feridos, a PM foi chamada para atender uma ocorrência de linchamento. Quando chegaram ao local, os agentes se depararam com cerca de 300 pessoas.

Uma testemunha relatou que viu o motorista caído no chão,
mas, aparentemente, vivo.
Nesse momento, um dos agressores o atingiu com um pedaço de pau
na cabeça.
Minutos mais tarde, esse mesmo suspeito foi visto “dando risada” em um terreno.

O carro da vítima foi encontrado com vidros quebrados, manchas de sangue,
além de pedaços de tijolos e lajotas nos bancos.

https://catve.com/noticia/9/380014/motorista-atropela-duas-pessoas-e-e-morto-a-pauladas-em-assis-chateaubriand
https://br.noticias.yahoo.com/motorista-morre-espancado-apos-atropelar-pedestres-no-parana-151618706.html

Zé Maria

.

As Orações dos BolsoAsnos Amarelos dos Quartéis,
Pretendentes à Abdução Extra-Terrestre, continuam
fazendo Esplendoroso Sucesso na Mídia Internacional.

https://twitter.com/i/status/1599164041221521408

Dan

Esses que destroçaram o Brasil não são os mesmos que ganharão o Min. da Defesa?

Nelson

“As finanças públicas foram inteiramente destroçadas, mas para o deus-mercado o problema é a política econômica e fiscal do governo Lula, que sequer iniciou.”

Alardeado como crucial para que o país possa engrenar no caminho de um desenvolvimento sustentável, o controle das finanças públicas se tornou, na verdade, um instrumento de controle do setor privado sobre o Estado. Isto ficou estampado na “administração” Bolsonaro.

Enquanto Bolsonaro ultrapassava da forma como bem queria os “Teto dos gastos”, o tal “deus-mercado” não dava um pio. Isto porque, Paulo Guedes garantia a transferência, para controle desse mesmo “deus”, de nacos cada vez maiores do patrimônio e das riquezas pertencentes ao povo.

Ao mesmo tempo, o descontrole das finanças poderia ser utilizado, no futuro, como pretexto para mais privatizações, para a entrega do restante desse patrimônio e riquezas exatamente para esse “deus”.

Essa última é a razão principal para o “deus-mercado” preferir o Bozo a Lula. Ainda que milhões ainda acreditem, piamente, que Bolsonaro é um patriota, este e sua camarilha eram um grande trunfo para a consecução do projeto desse “deus” de se assenhorear do que é do povo.

O “deus-mercado” não queria Lula porque sabe que o “Barbudo” vai ter que, em alguma medida, pelo menos, responder aos anseios populares e, portanto, seu projeto terá que, no mínimo, sofrer um atraso.

RiaJ Otim

desde 64 que não temos mais um dia que não se acorde com temor do que chamamos de eércio ter perpetrado não apenas um golpe, como ainda um dos maiores massacre humanos da humanidade .

Zé Maria

.

E a Imprensa-Empresa Tradicional Neoliberal
continua nomeando o Ministro da Defesa, GSI
e os Comandantes das Três Forças Armadas.

https://twitter.com/EmirSader/status/1599019568646717440
https://twitter.com/Maringoni50/status/1598989612432912385

“A imprensa não entende qual é o papel das Forças Armadas.
Oficiais não devem opinar sobre montagem de governo.
O papel deles não é dizer: ‘Desse eu gosto’, ‘Esse eu aceito’.
É obedecer a quem quer que seja escolhido”.

Jornalista TATIANA DIAS
Editora em Intercept BR
https://twitter.com/tatikmd/status/1598716781937713154

.

Deixe seu comentário

Leia também