Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria Telma

Não sabem nem o que liberal e são de direita. É muita gente que só sabe repetir o que leu ou viu e ouviu no jornal.

maria nadiê rodrigues

Nas televisões como nas rádios, as notícias sobre tais pesquisas que faz a Globo é impressionante. Agora temos um tal de Camarote, a estrela do momento para dar pitaco sobre qualquer assunto. A forma como conduz sua opinião varia de acordo com o freguês.
Na GloboNews ele coloca enfaticamente que os eleitores de Lula se situam todos no Nordeste, que são os analfabetos, semi-analfabetos, com renda mínima, e até inferior, ainda assim, pessoas residentes nos municípios distantes da Capital, ou coisa assim – não gravei os termos, apenas o sentido. E o sentido de rebaixar a estatura de Lula, como se isso fosse possível. Aliás, por tais declarações, quase como se ele mesmo, Camarote, tivesse feito as pesquisas, fica muito clara a grosseria contra tais eleitores.
Na CBN, o mesmo idiota, talvez por estar falando pra uma massa grande, envolvendo os tais miseráveis que ele considera, a história é contada de outra forma. Adentra o STF, fazendo conjecturas sobre as posições dos ministros, dizendo não entender essa teima, essa insistência do PT em querer colocar Lula nas eleições, se ele está na Ficha Limpa, “porque ele é ficha suja”, etc. Depois, diz que se Lula teria 33% caso entrasse na disputa, é muito importante o número dos que o rejeitam. Aí diz que “já vimos muitos candidatos bem aprovados, mas perderem por causa do número de rejeição”.
Com plicado demais viver num país onde uma empresa de comunicação diuturnamente faz política partidária, cometendo o crime jornalístico de querer empurrar goela abaixo suas pretensões.

    Maria Telma

    Esses jornalistas do pig salvo raras exceções são uns faz tudo do patrão, uns puxassacos, venderam a alma para o mercado e para a empresa do dono.
    A vida de todo mundo melhorou no governo Lula e piorou no governo Temer.
    Só idiotizados votam num partido que vai sequestrar a nossa aposentadoria. O psdb não tem um projeto de brasil, eles têm um projeto de vender o Brasil e a preço de banana.
    Para esses pseudoanalistas do mercado só serve o Alckimin. Querem emplacar o Alckimin de qualquer jeito.
    Fecharam 25 agências da receita, várias do BB e da CEF. Vote nesses caras e esperem oportunidades de trabalhar só na próxima encarnação. Qdo vc ressuscitar vc arruma um trabalho no céu. Vai ser fiscal de São Pedro pra deixar de ser teimoso e cabeça dura.
    Esses analistas são completamente pró psdb. É o psdb que o mercado quer. Vão privatizar o INSS, com o endurecimento espúrio das regras para se aposentar muita gente vai contratar previdência privada. Isso aí é um jeitinho de meter a mão no dinheiro que o povo contribuiu para se aposentar a vida inteira. Alguém garante que o Itau não vai quebrar. Já surupiaram o dinheiro de vários fundos de pensão pq não irão sumir com a grana de previdência privada.
    Espectativa de vida, não é tempo de vida de fato. Que tal político contribuir no mesmo regime geral de todo mundo tendo o teto de 5 mil.
    Esses analistas que se dizem jornalistas defendem os interesses do patrão deles e não do povo. Eles nem se acham povo.
    Pior é ser de direita e nem saber o que liberal, liberalismo. Liberal incha ou desincha o Estado ? Contrata ou demite ?
    O estado não pode ser dono da petrobras, mas pode injetar dinheiro na globo via propaganda. Aí o Estado presta.

lulipe

Parem de sonhar, lula não pode nem será candidato. É melhor JAIR se acostumando.O mito está a caminho….

Hildermes José Medeiros

Muitos dizem por isso Lula preso, outros por isso Lula não pode continuar como preso político. A notícia é quente. Aproveite que a mídia golpista está evitando dizer a verdade, divulgam notícia falsa, escondendo o resultado (fake news), não o que a pesquisa mostra: Lula eleito no primeiro turno, tendo na margem de erro o mesmo de todos os demais candidatos e o mais do dobro do segundo colocado. Exceção de Lula, todos perdem para brancos e nulos em qualquer hipótese (com ou sem Lula).

MAAR

[nosso comentário]

FRENTE AMPLA PARA CONSCIENTIZAR O ELEITORADO

O artigo em tela aborda de maneira precisa e clara uma questão crucial para garantir uma vitória eficaz das forças populares nas próximas eleições, que é a necessidade de promover a conscientização do eleitorado acerca do risco que decorre da falta do amplo exercício do direito de voto. Isto constitui uma demanda fundamental a ser provida pela cidadania coerente, pela intelectualidade engajada e pela militância política.

E a melhor estratégia para estimular a ampliação da consciência popular e maximizar a participação do eleitorado no pleito que se aproxima é agilizar a formação de uma frente ampla de esquerda, com base numa plataforma política capaz de refletir os anseios e as legítimas demandas da população brasileira como um todo.

Sem dúvida, urge lançar e difundir o debate acerca das premissas e das propostas para viabilização das quais é imprescindível, não apenas vencer as eleições majoritárias, mas também eleger uma maioria parlamentar expressiva, que tenha real compromisso com o programa político a ser implementado através da firme vitória de uma frente ampla de esquerda. Neste sentido, vale transcrever aqui breve texto que escrevi acerca do tema.

POR UMA FRENTE AMPLA DE ESQUERDA

È importante lembrar que uma parceria do PT com o PDT não é a única alternativa para viabilizar uma Frente de Esquerda. Nem seria a melhor opção.

Fato é que Ciro Gomes já perdeu suas credenciais, em razão do seu posicionamento de centro-direita, tanto pela vinculação com o agronegócio, quanto pelo anúncio da ‘trinca de ferro’, encabeçada pelo hermético anglófono Mangabeira Unger.

Na minha humilde opinião, é muito mais adequado formar uma chapa com o PC do B, com base na definição de uma plataforma política democrática, firmada sobre rigoroso compromisso com o resgate da legalidade constitucional, a reversão dos retrocessos e a restauração e ampliação dos direitos sociais.

Creio que esta alternativa de união da esquerda desde o primeiro turno é, sem dúvida, a melhor opção para garantir uma vitória segura e uma expressiva maioria parlamentar.

Todavia, a hora para viabilizar este caminho seguro é agora, pois o tempo urge. Adiar a formação da frente de esquerda seria um erro, que favorece a direita. O mais sensato é construir uma aliança ampla para apoiar uma coligação aglutinadora, capitaneada por nomes de destaque, tais como Manuela D’Ávila e Fernando Haddad.

Manuela, que representa bem a juventude politizada, tem mostrado um amadurecimento político admirável, com uma postura coerente, objetiva, responsável e firme, E Haddad já mostrou sua capacidade de administrador competente, ágil e diplomático.

O PT precisa perceber com urgência que insistir na pré-candidatura de Lula equivale a atirar no próprio pé, visto que o ex-presidente corre o risco iminente de ser impedido por uma condenação em última instância, apesar da inexistência de provas contra ele, pois resta evidenciado que o poder judiciário não se pauta pela Constituição.

E fato é que a direita golpista, apoiada pela mídia oligárquica, teria meios para alardear miríades de mentiras e de meias verdades capazes de prejudicar a candidatura do líder petista, que deve ter a grandeza de apoiar a formação de uma chapa presidencial apta a aglutinar as diversas camadas da população insatisfeitas com o governo temerário.

A formação de uma frente de esquerda tem, neste momento, a possibilidade de utilizar as evidências da relação direta entre as pretensões exibidas por todos os pré-candidatos direitistas e a gritante deterioração das perspectivas de futuro da sociedade brasileira, decorrentes das políticas adotadas pelo governo temerário.

Tanto as populações carentes, quanto as camadas mais esclarecidas da sociedade, que incluem profissionais de diversas áreas, tais como professores, juristas, engenheiros, trabalhadores da indústria em geral e do comércio, bem como as lideranças empresariais que gerenciam as atividades ligadas ao setor real da economia, têm hoje a plena certeza de que é indispensável restaurar e preservar as condições apropriadas para promover o desenvolvimento econômico em bases sustentáveis e inclusivas.

Neste sentido, vale ressaltar que o definhamento da candidatura de Jair Bolsonaro é tão previsível quanto inevitável, em face de seu ranço facista e eugenista. Além disso, a visão de economia do referido deputado é tão elitista e entreguista quanto as posições de outras pré-candidaturas já queimadas de saída, como as de Marina Silva, Geraldo Alkimin, Henrique Meirelles, e demais neoliberais.

Assim, urge defender a formação de uma frente ampla de esquerda, pois a maneira adequada para enfrentar todos os descalabros atuais, inclusive no que tange à escalada da barbárie policial, é promover o uso inteligente dos meios democráticos para construir uma plataforma política para disputar as eleições com base no compromisso firme com o resgate da legalidade constitucional, com o respeito à dignidade humana, com a reversão dos retrocessos e com a proteção e ampliação dos direitos sociais.

Deixe seu comentário

Leia também