Ibope em SP: O potencial de crescimento dos candidatos até domingo

Tempo de leitura: 2 min

Petista supera tucano em ‘potencial’ de crescimento

03 de outubro de 2012 | 3h 04

O Estado de S.Paulo

Pela primeira vez nesta eleição, o Ibope mediu e divulgou o potencial de voto dos candidatos. Nesse método, cada candidato é avaliado por todos os eleitores, que precisam dizer se votariam nele com certeza, se poderiam votar, se não votariam de jeito nenhum ou se não o conhecem suficientemente para opinar.

O método é um termômetro das chances que cada candidato tem de conquistar o voto dos eleitores indecisos ou dos que estão abandonando outro candidato.

Apesar da queda, Celso Russomanno (PRB) ainda é o que tem maior potencial de voto: 60%, pois 29% dizem que votariam nele com certeza e 31% dizem que poderiam votar nele. Em seguida vêm Fernando Haddad, com potencial de 52% (20% + 32%), Gabriel Chalita (11% + 31% = 42%) e José Serra (19% + 21% = 40%).

Mas como fica o potencial de cada um deles entre os sem candidato, aqueles eleitores que estão indecisos ou dizem pretender votar em branco ou anular? Eles são 20% do eleitorado hoje e, pelo histórico, não devem passar de 10% no dia da eleição. Ou seja, há ao menos 10 pontos em disputa nesse grupo.

Russomanno e Haddad são, teoricamente, os que mais têm a ganhar com a definição dos sem candidato nos próximos cinco dias. O candidato do PRB tem potencial de 37%, e o petista, de 34%. Chalita tem chances de conquistar 22%, e Serra, só 11%.

Se os 10 pontos em disputa fossem distribuídos nessa proporção, Haddad iria a 21%, Serra a 20%, e Chalita bateria em 12%. Isso quer dizer que petista e tucano permaneceriam em empate técnico, mas melhorariam as chances de Haddad.

E Russomanno? Teoricamente ele recuperaria de 3 a 4 pontos entre os sem candidato. Mas vem numa tendência de queda e, se ela se mantiver, eventuais ganhos seriam consumidos pela perda de outros eleitores que por ora declaram voto nele.

Se a sangria persistir, para onde os eleitores de Russomanno têm mais chances de migrar? Pela ordem, quem tem maior potencial são Haddad (53%), Chalita (37%) e Serra (30%). Neste cenário, a disputa pela vaga no segundo turno ficará entre o petista e o tucano, e a definição será por uma margem apertada.

Leia também:

Memória: Queimando a língua com as pesquisas

Na ONU, Dilma critica guerra cambial, islamofobia e bloqueio a Cuba

Requião: “Oportunismo, irresponsabilidade, ciumeira e ressentimento”

Lincoln Secco: A esquerda precisa ver os pobres como sujeitos históricos

Roberto Amaral: É preciso vomitar o “sapo barbudo”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eunice

Nesse caso, cuidem bem das maquininhas de votar. Vai voar tapetão pra todo lado.

Ricardo JC

Outra coisa. A hora é de trabalhar para convencer os mineiros a votarem no Patrus. Esta seria, também, uma vitória maiúscula. E mais…de um candidato espetacular, com alta capacidade administrativa, sensibilidade social e forte ligação com os movimentos sociais. Para mim, Patrus poderia ser o próximo presidente do Brasil. Este país precisa de alguém como ele para continuar a transformação que vem sofrendo nos últimos dez anos.

Ricardo JC

Essa pesquisa é uma piada. Quer dizer então que a candidatura do Russomano simplesmente perdeu quase 1 milhão de votos (10%) em dez dias? E nem um tiquinho disto foi para o Haddad, com todos os votos indo parar na urna do Chalita e do Serra? As duas hipóteses são absurdas e mostram a imensa desconfiança que temos que ter dos resultados apresentados por Datafolha e Ibope… Eles não tem nem mais vergonha na cara. Vai chegar o dia, com Haddad no segundo turno (pode vir aqui cobrar…) e eles vão simplesmente, na cara dura, dizer que o eleitorado estava muito volátil. É muita falta de caráter.

Fabio Passos

globope e datafraude continuam na operação socorre-cadáver. rsrs

serra fora da disputa em segundo turno será uma derrota gigantesca do PiG.

Jairo Beraldo

O Datafolha divulgou, nesta quarta-feira (3), uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo:

Celso Russomanno (PRB) – 25%
José Serra (PSDB) – 23%
Fernando Haddad (PT) – 19%
Gabriel Chalita (PMDB) – 11%
Soninha (PPS) – 4%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Levy Fidelix (PRTB) – 1%
Em branco/nulo – 8%
Não sabe – 6%

Esse DATAFOLHA!!!!!

    FrancoAtirador

    .
    .
    PARADOXO DO DATAFRIAS

    Rejeição

    O Datafolha perguntou ainda

    em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum.

    SERRA FOI O MAIS CITADO, COM ÍNDICE DE REJEIÇÃO DE 45%. (!!!)

    Russomanno tem 26% e Haddad, 25%.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Essa sondagem do Globope foi encerrada antes do comício do Haddad com Dilma e Lula.

Depois que Dilma Rousseff “meteu o bico em São Paulo”, o candidato do PT cresceu 5% nas intenções de voto.

Além disso, os votos que agora se deslocam de Russomano para Chalita acabarão por se consolidar muito mais em Haddad do que em Serra que está com 38% de rejeição, no mínimo.

E, ao contrário do que a mídia oligárquica mafiosa tenta fazer parecer, Fernando Haddad tem uma candidatura sólida, porque é a única que tem conteúdo programático, com propostas concretas, algumas inclusive inovadoras, para resolver os inúmeros problemas da cidade de São Paulo inerentes à terceira maior metrópole do Planeta.

Nesse ritmo, mesmo com toda a exploração midiática do ‘mensalão’, no final da semana, Haddad chegará em primeiro lugar no dia da eleição.

Com Globope ou sem Globope, com DataFrias ou sem DataFrias, a disputa para conseguir chegar no segundo turno é e será entre Serra e Russomano.
.
.

Jairo Beraldo

O G1 fez um “joguinho” legal para ver qual candidato é mais adequado á ideia do eleitor…joguei e deu Haddad como candidato de minha ideologia.

http://g1.globo.com/politica/eleicoes-2012/jogo-eleitoral-prefeitura/platb/jogo-eleitoral-sp

Luiz Oliveira

Acabou o manifesto a favor de Dirceu? Nem partidários seus assinaram?

J Souza

O Barbosa e o Gurgel vão aparecer na propaganda eleitoral do Serra?

Márcia

Enfim a manchete do Plínio deixou de ser a principal! Dar espaço para moralismo de ocasião neste momento é injustificável.

Mariac

Hadad subindo feito rojão! Até Hadad tá surpreso! vamo que vamo!

Mariac

O povo clamando o PT, quase sem propaganda, e sendo Hadad um ilustre desconhecido ( a não ser pelos universitários beneficiados diretamente). Acorda PT, e pare de brigar e brigue pelo voto em todos os estados. Vamo que vamo! Avante! Onda Vermelha!

Talvez tenhamos um fenômeno PT sendo descoberto pelos que ainda não tinham descoberto.

pedro – bahia

Tudo armado para Serra ir para o segundo turno. Com Russomano ou com Haddad. Este último prejudicado pela mídia nativa e pelo STF. A Rede Globo cancelou o debate porque sabia do despreparo de Serra, portanto não queria prejudicá-lo. Já a Record cancelou para não prejudicar o Russomano que vem caindo nas pesquisas.

Maurício Queiroz

Sei que é redundante falar em mau-caratismo do pessoal do IBOPE, mas assim já extrapolou, senão vejamos: na divulgação da pesquisa do dia 02/10, aparece Russomanno com 27%, Serra com 19%, Haddad com 18% e Chalita com 10%. No levantamento acima, que creio ter sido efetuado no mesmo período da referida pesquisa, se questiona o eleitor em quem ele votaria “com certeza”, e o resultado, segundo o próprio IBOPE, é o seguinte: Russomanno 29%, Haddad 20%, Serra 19%, e Chalita 11%!!! É só olhar para ver a manipulação! Quem disse que “vota com certeza” é o mesmo eleitor da pesquisa de intenção direta de voto, “tenho certeza”! Parafraseando o locutor esportivo Sílvio Luis: “Pelo amor dos meus filhinhos”!!!!

Julio Silveira

Acho que vai se confirmar a minha chamada de primeira pagina de antevespera das eleições.
Russomano e Haddad no segundo turno, PT já procura o PSDB e o Cerra para aliança.
Apesar de muito criticada essa hipotese, em publico, onde teve fumaça pode ainda reacender o fogo.
Vai ser curioso ver o rebolado para justificar neste país de passistas.

    Hélio Pereira

    De jeito nenhum existe tal possibilidade,pois em SP se o PT procurar Serra ele não vai ganhar nenhum voto do PSDB e ainda vai perder eleitores para Russomano!
    Ter o apoio de Maluf até da pra engolir,mas apoio de Serra jamais!

    Julio Silveira

    É o que eu também acho meu caro, mas vai saber o que se passa no miolo das cabeças premiadas.

Eduardo Miranda

Torço pelo Haddad. Algo me diz que o segundo turno será entre Haddad e Serra. Em minha opinião, o Russomano perde força no dia da votação, sobretudo por causa de sua chapa para vereadores (o que ajuda a puxar votos ‘casados’ no primeiro turno.

    Elvys

    Eduardo, tenho a mesma percepção, segundo turno entre Haddad e Serra. Além das críticas à Russomano, hoje vi cartazes na rua atacando o candidato do PRB.Dia 07/10 promete!

    Eunice

    O Ibope não é daquele cara que está enrolado no Detran?

Bonifa

Isso pode ser o Ibope fazendo ajustes de aproximação para tentar pousar sem muita discrepância. Em algumas cidades isto está a acontecer.

sandro

Com ibope ou sem ibope.
Russomano 27%- haddad 23 % Serra 17 %

Geraldo

Há erro matemático aí:

Simularam 10 pts de indecisos em disputa. Desses 37% iriam para Russomanno (3,7pts), 34% Haddad (3,4pts), 22% Chalita (2,2pts) e 11% Serra (1,1pt).

Ou seja, Serra iria a 20% (19+1), Haddad 23% (20+3), Chalita 13 (11+2) e Russomanno 32 (29+3).

Erraram os números de Haddad e Chalita para baixo.

Willian

Está claro que quem for com Russomano para o segundo turno será o prefeito de São Paulo.

    Ricardo JC

    Lamento, mas você está redondamente enganado. Você acha mesmo que a candidatura de Russomano derreteu 10% em dez dias? Tal movimento de votos seria incrível (quase 1 milhão, no caso), nesta altura do campeonato. Não seja tolo. Os institutos de pesquisa querem dar a sensação, aos possíveis eleitores do Serra, que nem tudo está perdido. Isto está claro na estratégia adotada pelo Datafolha. Manter o Serra em 2o todo o tempo para não desanimar a campanha e não fazer ela, sim, derreter às vésperas da eleição. Ainda, tentam capturar o voto útil, que ainda aparece entre os indecisos. Uma parte dos brasileiros, infelizmente, ainda pensa que eleição é como no futebol. O que vale é escutar a resenha no domingo depois de seu time vencer…Pode apostar que o Serra não passa de 20% no domingo e que o Russomano é, de fato, o favorito no pleito. Quem ficar fora vai aderir ao Russomano…

Carlos Ribeiro

Serra no segundo turno, ninguém merece!

    MARCELO

    Oh,Carlinhos,já esqueceu que o PT
    ajudou a eleger o Covas contra o
    Maluf em 98?Covas ao contrário de
    Maluf,entregou SP pro PCC.Covas
    já tá no inferno faz tempo.

dukrai

Imagine se nas urnas o Haddad tiver 10% a mais de votos que o Serra. A explicação já está dada,o gLobope e o abEstadão vão dizer que a variação foi na boca da urna kkkkkk

    edmundo

    seu sonho nao se realizou…acorde e vote direito

adriana m carvalho

Com cancelamento do Debate na globo o principal prejudicado é o Haddad e o mais beneficiado é o Serra!. Tel da globo é 4002-2884 ligue é reclame do cancelamento do debate!.

Ze Duarte

Agora Ibope vale?

    Willian

    Entenda: é a favor, vale; não é, não vale.

    Luiz Carlos Azenha

    Publicação não significa endosso. Em blogs os comentaristas são mais importantes que o texto. Alguns são mais lidos que os posts. Ou vcs são novos na blogosfera?

    Ricardo JC

    Caro Zé Duarte

    É evidente uqe você está confundindo as coisas. Primeiro, os números simplesmente não batem…nem no Ibope, nem no Datafolha. Veja as simulações de 2o turno. Em qualquer caso, o Haddad tem mais que o Serra, seja ele contra o Russomano ou contra o próprio Serra. Some isto à mais alta rejeição ao Serra e verá que as intenções de voto no Haddad são, de fato, maiores do que no Serra. Segundo, a análise mais detalhada da pesquisa é mais difícil de ser manipulada. Ela, inclusive, desdiz a própria pesquisa. Se José Serra tem uma rejeição de 45% (medida) e potencial de voto de 40%, isto quer dizer que dos 55% restantes do Serra (100% menos rejeição), mais de 70% (40%, potencial/55%, que não descartam) estão dispostos a votar nele…Convenhamos que isto não é nada razoável!!! Aposto com você que Serra não passa de 20% (estou chutando para cima para você ficar feliz!!!) no domingo, o que já seria espetacular, pois significa que ele conseguiu “capturar” cerca de 35% do seu universo…que está restrito a 55% dos eleitores. Bem, com 20%, ele não tem chance contra Haddad nem contra Russomano…então bye, bye, Serra.

Manoel R.Mello Jr

Eu só espero que o Povo de São Paulo, coloque nas Urnas de 07/10 , o Haddad que já mostrou que tem competência e plano de Trabalho em todas as áreas da Prefeitura e atendera aos anseios dos Paulistanos.

Rose SP

na verdade é mais uma divulgação da GLOGOLPE, querendo salvar Zè 15%.

Deixe seu comentário

Leia também