Haddad anuncia ação contra o WhatsApp nos EUA: Democracia brasileira foi atacada e empresa se recusa a abrir dados; veja vídeo

Tempo de leitura: 3 min
Lula Marques

Haddad anuncia ação contra o WhatsApp nos EUA por violar a democracia no Brasil

PT na Câmara

O ex-prefeito de São Paulo e ex-candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, anunciou hoje (21) que poderá ingressar com uma ação judicial contra o Whatsapp nos Estados Unidos, país sede da empresa.

O objetivo é forçar a empresa a esclarecer como o aplicativo de rede social foi utilizado no Brasil para a disseminação em massa de notícias falsas durante o período eleitoral.

Segundo ele, a democracia brasileira foi frontalmente atacada pelo WhatsApp durante as eleições.

“Nesta minha viagem aos EUA, estamos avaliando entrar com ação judicial contra o Whatsapp, para que ela lá preste contas do que fez aqui, desconhecendo a jurisdição das autoridades brasileiras”, afirmou.

Haddad informou que dirigentes da empresa no Brasil estão se recusando a abrir os dados sobre a onda de fake news na última semana do primeiro turno, o que fez alterar o quadro eleitoral, favorecendo sobretudo a candidatura de extrema direita do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

“Queremos saber quem contratou, quantas mensagens foram disseminadas, para ludibriar quem?”, disse Haddad.

Mentiras pagas – Em meados de novembro, o WhatsApp informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não teria sido contratado pela campanha de Bolsonaro para fornecer “serviços de impulsionamento de conteúdo na rede mundial de computadores”, mas não informou nada sobre as empresas que prestaram serviço e fizeram uma avalanche de mentiras pelo aplicativo, atacando o candidato do PT.

”As redes sociais devem ser utilizadas em benefício das pessoas, não para destruir a democracia. No campo do mau uso da tecnologia da informação, temos que aprofundar o debate interno para que isso não se repita”, frisou Haddad.

Haddad, em entrevista coletiva após reunião com parlamentares das bancadas do PT na Câmara e no Senado, em Brasília, informou que a ação em Nova York ainda vai ser formatada e poderá ter a participação de entidades de outros países, pois o que se fez no Brasil não pode ser repetido em nenhum outro lugar.

“É preciso frear o mau uso das redes sociais, que devem ser usadas em benefício das pessoas, não contra a democracia”.

Caixa dois – Ele disse que a ação na Justiça dos EUA contra o WhatsApp deve ser em caráter universal, para ajudar o mundo a encontrar um caminho para uma democracia estável, que não pode ser “ameaçada com o uso de dinheiro que ninguém sabe de onde vem”, referindo-se indiretamente à campanha de seu adversário Bolsonaro, que foi eleito com o uso massivo do Whatsapp à custa de financiamentos que até agora a justiça brasileira não identificou.

O jornal Folha de S. Paulo publicou denúncias com o nome de empresários que participaram desse financiamento por meio de caixa dois.

Haddad informou que iniciará uma campanha internacional de contatos com setores de centro-esquerda nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

“Vamos manter contatos com a centro-esquerda europeia, setores progressistas na Itália, na França, e na Alemanha preocupados com o crescimento do conservadorismo e com o corte dos direitos sociais”.

Ele lembrou que a onda conservadora no mundo tem se valido de “modernas tecnologias para solapar as bases da democracia”.

Frente Progressista de Esquerda – Fernando Haddad adiantou que irá semana que vem a Nova York a fim de participar do lançamento de uma frente progressista internacional.

O convite foi feito pelo ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis, que enviou uma carta ao ex-prefeito de São Paulo.

Varoufakis lidera o movimento ao lado do senador americano Bernie Sanders, que perdeu as primárias democratas para Hillary Clinton, em 2016.  O lançamento da frente será realizado em Nova York, no dia 1º de dezembro.

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), disse que o encontro dos parlamentares petistas com Haddad serviu para que transmitissem a ele o reconhecimento por seu desempenho nas eleições.

Para Pimenta, Haddad, com seus 47 milhões de votos, Haddad saiu do processo eleitoral como uma das grandes lideranças de centro-esquerda não só do Brasil, como de todo o mundo.

As bancadas do PT na Câmara e no Senado fizeram com Haddad um balanço do processo eleitoral e debateram os principais eixos da oposição ao governo ultradireitista Jair Bolsonaro.

Segundo Haddad, haverá duas trincheiras básicas da oposição. Uma mais restrita, em defesa dos direitos sociais, com a atuação conjunta dos partidos de centro-esquerda.

A outra agenda visa a defender os direitos civis mais amplos – como uma escola pública laica – com uma frente que abranja não só a centro-esquerda, mas também setores liberais e de centro-direita.

Leia também: 

Uma análise do discurso do Mito para os minions


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Otto

Sem nada para fazer (e ainda correndo o risco de ser reduzido à insignificância política dentro do PT) Haddad tenta criar um factoide para permanecer um pouco nos holofotes.

SANDRA OLIVEIRA

Haddad é convidado a compor frente internacional progressista com Sanders e Yanis. Como o bolsonazis dizem mesmo? Chola mais kkkkkkkkk

https://jornalggn.com.br/…/haddad-e-convidado-a-compor…

[Wasp] Lisbeth Salander

Tudo pirão feito do mesmo caldo… so muda a farinha. De um lado um palhaço que bate continência para a bandeira dos EUA, do outro um partido supostamente de esquerda (sic!) que não combate nas ruas ( se aburguesaram … não descem mais na baixada!) mas quer abrir causas judiciais na justiça americana…
Tá foda!

Aureliano

ESCOLA SEM PARTIDO SERÁ UM GRANDE NEGÓCIO

Jornal GGN – Jair Bolsonaro recebe quinta-feira (22) o procurador da República Guilherme Schelb. Ao jornal O Globo, o capitão da reserva disse que Schelb é “cotado sim” para assumir o Ministério da Educação.

Bolsonaro deixou claro que não escolherá para a Pasta um nome que possa desagradar a bancada evangélica, que tenta emplacar a qualquer custo o projeto de lei da Escola Sem Partido. Nesse sentido, o perfil de Schelb cai como uma luva: na internet, ele ganhou fama disponibilizando um modelo de nofiticação extrajudicial para ser usado por pais contrários à “ideologia de gênero” nas escolas.

Além disso, o procurador vende um curso digital em que ensina o que é a tal “ideologia de gênero” em sua visão e como os pais podem utilizar essa “doutrina” para ameaçar ou processar de fato instituições públicas ou privadas. Ele frisa que a ação é vantajosa: cada caso pode gerar de R$ 5 a R$ 30 mil por danos morais.

https://jornalggn.com.br/noticia/cotado-por-bolsonaro-para-a-educacao-ensina-a-processar-escolas-e-professores

lulipe

A possibilidade de ter sucesso nessa patacoada é a mesma de Dilma ganhar o Nobel de Física, ou seja, nenhuma.

Fernando Carneiro

Será que ainda não perceberam que essas empresas são parte do esquema?

Julio Silveira

Minha opinião sumiu.

Renato

Desnecessário, vai continuar com a eleição perdida.

Zé Maria

Haddad prestigiado na Internacional Progressista
no Foro da Esquerda Mundial em New York!

Agora mesmo que os bolsonazis vão ficar rabiosos!
Espumem, FDPs! Não passarão!

    lulipe

    Cuidado senão logo logo ele não precisará visitar o presidiário, vai fazer companhia a ele.

    Zé Maria

    Falei que espumariam de raiva, olhaí…

Julio Silveira

Avaliando? Ainda avaliando? Foi esse permissivismo, essa falta de si mancol, que deu liberação geral confiando em ferramentas frageis de controle que fez esses grupos para esses grupos yankes, que se instalaram aqui, tão poderosos. Como dizia a katy Lira, brasileiro é muito bonzinho. E digo eu, de esquerda alem de bonzinhos são também otarios. Botaram as ferramentas de nosso adversario secular ao protagonismo, na fé de que se submeteriam a uma democracia fragil de país quintal.

Deixe seu comentário

Leia também