Dilma: “Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em SP”

Tempo de leitura: 3 min

Dilma em ato pró-Haddad: ‘Meter o bico em São Paulo significa muito para mim’

Discurso da presidenta fez referência direta às críticas de Serra sobre sua participação na disputa da capital paulista; é a primeira vez que ela sobe em um palanque nesta eleição

Fábio Matos – iG São Paulo | 01/10/2012 21:57:34

A seis dias do primeiro turno da eleição em São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff subiu nesta segunda-feira (1º) no palanque do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad , numa tentativa de levar o petista ao segundo turno na reta final da campanha. Recentes pesquisas mostram Haddad tecnicamente empatado em segundo lugar com o adversário tucano José Serra . Esta é a primeira vez que Dilma participa de um comício nesta eleição.

O evento aconteceu na zona leste de São Paulo e contou com a presença de várias lideranças petistas, entre elas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Também estiveram presentes o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), parlamentares petistas e até o ex-ministro do Esporte e candidato a vereador pelo PCdoB em São Paulo Orlando Silva Júnior e o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez.

Em seu discurso, Dilma fez uma referência direta às críticas de Serra, mas sem citar o nome do tucano. “Quem vai governar essa cidade é muito importante para a presidenta do Brasil. Eu estou aqui hoje metendo o bico nesta eleição porque para o Brasil São Paulo é um fato, um acontecimento. Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo”, afirmou. O candidato do PSDB criticou recentemente a presidenta por “meter o bico” na eleição paulistana.

Segundo Dilma, São Paulo é uma cidade importante para qualquer presidente da República, o que justificaria sua presença no palanque de Haddad na capital paulista. “Eu vim aqui hoje porque meter o bico na eleição em São Paulo significa muito para mim. Eu morei aqui perto, ali na Celso Garcia, depois conheci a luta contra a ditadura pelo direito de cada um dos brasileiros de meter o bico em todos os assuntos. Eu estive presa no Presídio Tiradentes. São Paulo é a cidade à qual eu devo respeito e gratidão por ter me protegido e acolhido”, continuou a presidenta ao lado de Haddad e Lula.

Haddad falou logo após Dilma e também usou a expressão “meter o bico” para atacar Serra. “Depois que eu vi a Dilma falar de meter o bico em São Paulo, se eu fosse um certo candidato, eu ficava de bico fechado”, afirmou.

Ovacionado pela militância petista, o ex-presidente Lula foi o último a discursar e disse que Dilma é “extraordinária” por vir “meter o bico em São Paulo”. “Mas ele não é bico de tucano, não é predador, não é para matar ninguém, é para conversar com o povo da zona leste”, afirmou.

Embora o mensalão, escândalo que marcou o primeiro mandato de Lula na Presidência da República, não tenha sido citado diretamente, Dilma e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aproveitaram o evento para fazer uma espécie de desagravo a Lula, defendendo seu governo e seu legado.

“Eu fico mais feliz ainda quando estou com Lula porque se tem um homem neste País que fez a diferença, esse homem é Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou Dilma. “Há muita gente que tenta mudar essa situação e ninguém vai tirar de nós essa herança bendita que o Lula nos deixou. Ninguém nos fará esquecer isso”, afirmou.

Em sua fala, Mercadante também defendeu o ex-presidente. “Tem muita gente nos atacando, principalmente atacando o PT. Seguramente, nós cometemos erros na nossa história, mas o que o Lula fez por este País é muito maior do que os erros e as pessoas sempre vão lembrar”, disse.

Além de defender Lula, Dilma pediu votos para Haddad, a quem chamou de “realizador de sonhos”. Na sequência, o ex-ministro da Educação pediu aos militantes petistas que se esforcem nesta reta final da campanha para obter votos dos eleitores indecisos. “Nosso papel é usar bem o tempo que nos resta para conversar com o vizinho, o nosso colega do trabalho, a nossa família e, sobretudo, com as pessoas que estão indecisas”, apontou Haddad. “Nós precisamos voltar a governar São Paulo. Estamos há dez anos governando o Brasil.”

A ex-prefeita Marta Suplicy, que acabou preterida pelo PT na disputa interna com Haddad pela indicação do partido à prefeitura, disse ter muita confiança na vitória do candidato. “Eu fui uma boa prefeita, mas agora a gente tem a chance de ter um prefeito ainda melhor. Ele tem programa, que os outros não têm. Ele tem um partido muito forte, que os outros não têm. E tem o apoio duas pessoas maravilhosas, o Lula e a Dilma”, citou. “Vocês acham que tem alguma chance de o nosso candidato não emplacar? Não tem.”

Leia também:

Memória: Queimando a língua com as pesquisas

Na ONU, Dilma critica guerra cambial, islamofobia e bloqueio a Cuba

Requião: “Oportunismo, irresponsabilidade, ciumeira e ressentimento”

Lincoln Secco: A esquerda precisa ver os pobres como sujeitos históricos

Roberto Amaral: É preciso vomitar o “sapo barbudo”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Renato

Olha o Desespero tomando conta da Turminha do PT (Azenha e Conceição incluso) Ai gente! Nem o Tucano e nem a Família Petralha vão para prefeitura de SP no ano que vem e sim a Raposa.
Pode uma presidente da república usar dinheiro público em campanha do partidão? Cade o congresso para enquadra-la?

ricardo silveira

Se os tucanos e russomanos têm o STF para ajudá-los, os petistas tem a Presidente e o Ex-Presidente Lula. Acho que a Dilma resolveu reagir antes que STF a condene por governar o país para os brasileiros.

Vlad

Fixação em bico.
Bem apropriado aos neotucanos.

Rodrigo Leme

“Ovacionado pela militância petista, o ex-presidente Lula foi o último a discursar e disse que Dilma é “extraordinária” por vir “meter o bico em São Paulo”. “Mas ele não é bico de tucano, não é predador, não é para matar ninguém, é para conversar com o povo da zona leste”, afirmou.”

Não achei que Lula estivesse tão desesperado. Mas é só mais um papelão verbal entre PT e PSDB (além do assunto “bico” de cá e de lá) que só ajuda a explicar pq os dois vão ver Russomanno na prefeitura.

Zezinho

Nao sabia que o/a presidente da república podia fazer campanha com o dinheiro da União. O desespero é claro.

Geysa Guimarães

Ai que delícia, ter um blog antenado com os fatos de última hora!
Vi há pouco os comentários de Serra – pra variar, desdizendo o que disse (não mandou a Dilma não meter o bico aqui não, apenas se referiu à troca de ministras…).
Essa criatura equivocada ainda recomendou a Lula “se aposentar”, por causa do mensalão.
Vai não, Serrágio! E pra teu azar, Dilma tá afiada feito Lula: veio meter o bico e ainda te deu uma baita bicada. kkkkkkkkkkkkk!

FrancoAtirador

.
.
DILMA ROUSSEFF “METENDO O BICO EM SÃO PAULO”

Em discurso no comício de Haddad, Dilma responde a Serra:

“Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo”

Hoje (1º/10), na capital paulista, a presidente Dilma Rousseff, participou do comício de Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, com a presença de LULA, Marta e Mercadante

Em seu discurso, Dilma fez uma referência direta às críticas de Serra, porém sem citar seu nome.

“Quem vai governar essa cidade é muito importante para a presidenta do Brasil.

Eu estou aqui hoje metendo o bico nesta eleição, porque para o Brasil São Paulo é um fato, um acontecimento.

Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo”, afirmou.

“Eu vim aqui hoje, porque meter o bico na eleição em São Paulo significa muito para mim.

Eu morei aqui perto, ali na Celso Garcia, depois conheci a luta contra a ditadura pelo direito de cada um dos brasileiros de meter o bico em todos os assuntos.

Eu estive presa no Presídio Tiradentes e São Paulo é a cidade a qual eu devo respeito e gratidão por ter me protegido e acolhido”, continuou a presidenta ao lado de Haddad e Lula.

“No coração de São Paulo tem as 27 bandeiras (das unidades da federação)”, declarou.

Dilma aproveitou ainda para retomar a defesa do governo Lula.

“Fico aqui feliz de estar com dois ministros meus, o (Aloizio) Mercadante (Educação) e a Marta (Suplicy, da Cultura).

Mas fico mais feliz de estar com o Lula.

O Lula deixou uma herança bendita para o país.

Tem muita gente aí que tenta mudar essa situação, mas não dá para mudar o fato de que ele fez o melhor governo da história deste país.

Ninguém nos fará esquecer isso”.

Ao final, pediu votos para Fernando Haddad, candidato do PT a prefeito de São Paulo:

“Fernando Haddad é um companheiro de fé, uma pessoa que melhorou as condições de nossa educação, garantindo acesso universitário a quem não tinha esperança.
Fernando Haddad é um realizador de sonhos.
É honesto, trabalhador e pode dirigir a prefeitura.
Eu vim aqui não ser contra quem quer que seja, mas ser a favor de Fernando Haddad”.

E concluiu:

“Vamos garantir creche para as crianças, vamos continuar a garantir a distribuição de renda agora e sobretudo vamos continuar sendo um governo para o povo.

O Fernando Haddad faz a diferença.

Por isso que, na urna, na hora que votarem, votem em quem faz a diferença aqui em São Paulo.

Votem em Fernando Haddad.

Vote 13”
.
.
Haddad falou logo após a presidente e também usou a expressão “meter o bico” em São Paulo para atacar Serra.

“Depois que eu vi a Dilma falar de meter o bico em São Paulo, se eu fosse um certo candidato, eu ficava de bico fechado”, afirmou.

Lula fechou o discurso dizendo:

“Dilma é extraordinária por vir meter o bico em São Paulo.
Mas ele não é bico de tucano, não é predador, não é para matar ninguém,
é para conversar com o povo de São Paulo”.
.
.
A frase “meter o bico em São Paulo” foi dita, há duas semanas atrás, pelo candidato do PSDB José Serra para criticar a participação de Dilma Rousseff, que é filiada ao PT, na campanha eleitoral em São Paulo.

“Ela vem meter o bico em São Paulo, mas faz parte das regras do jogo.
Ela vem dizer aos paulistanos como eles devem votar.
Ela, que mal conhece São Paulo, vem aqui dar o seu palpite”,
declarou Serra, em 12 de setembro, se referindo à presidente Dilma.
.
.
Fonte: Os Amigos do Presidente Lula, com informações do iG, G1, Valor e R7

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/10/em-comicio-de-haddad-dilma-responde.html

Deixe seu comentário

Leia também