Ibope dá Haddad, Russomanno e Serra com 22%; Datafolha aponta tucano na dianteira, mas PT diz que ele está em terceiro

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Já descrevi neste espaço, anteriormente, situações em que eu, pessoalmente, queimei a língua com pesquisas eleitorais na televisão.

Os motivos para a guerra de números são diversos: demonstrar que um candidato é viável e, portanto, deve ser financiado; provocar o voto útil nos eleitores indecisos, ou pelo menos naqueles que querem escolher o vencedor; animar ou desanimar a militância; dar cobertura para fraudes eleitorais.

Minha experiência pessoal relevante, no Brasil, como descrevi, foi com a pesquisa de boca de urna do Datafolha, nas eleições municipais paulistanas de 1985, transmitida pela TV Manchete, que indicava vitória de Fernando Henrique Cardoso sobre Jânio Quadros, acompanhando a tendência verificada pelo instituto ao longo de algumas semanas. Eu transmiti os números de dentro da redação da Folha, na Barão de Limeira, e fiquei esperando a confirmação da apuração, que nunca veio.

Para se contrapor ao que enxergava como um eixo FHC-Globo-Folha, Jânio preferia confiar em enquetes realizadas ao vivo pela rádio Jovem Pan, que entrevistava eleitores nas ruas. Neste caso, em pesquisas não científicas, Jânio aparecia com vantagem folgada sobre FHC. A pesquisa da Pan era não científica e acertou. A do Datafolha, “científica”, errou grosseiramente.

Não dá para dizer que havia um esquema FHC-Datafolha, nem outro Jânio-Jovem Pan. O que disseram alguns assessores de Jânio, à época (quando ainda não existiam as urnas eletrônicas)? Que a pesquisa de boca-de-urna daria cobertura à fraude, caso fosse mínima a distância entre Jânio e FHC.

Não houve da parte deles, por motivos óbvios, interesse em apurar a história, já que seu candidato se elegeu.

Eu acredito que tenha havido erro metodológico.

Essa história me ocorreu depois que a pesquisa interna (tracking) do PT, a derradeira, deu Fernando Haddad com 23%, Celso Russomano com 22% e José Serra com 21% — pesquisa feita pelo Vox Populi encomendada pelo partido deu o mesmo resultado –, enquanto o último Datafolha apontou José Serra com 28%, Celso Russomano com 27% e Fernando Haddad com 24%.

De qualquer forma, é empate na margem do erro.

O que indica que o segundo turno da eleição paulistana será resolvido na boca da urna, como nos velhos tempos.

PS do Viomundo: Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (6) aponta empate entre Haddad, Russomanno e Serra — todos com 22%. Chalita teve 11%.

Leia também:

Lula: “Disputa em SP é a mais complicada que já vi”

Cynara Menezes: Celia Lundberg, vítima esquecida do terror

Lighia Horodynski-Matsushigue: Por que a greve das federais foi unificada

Fátima Oliveira: Senador maranhense, Gracimar e a maca fria do corredor do hospital

Serra pede apreensão de jornal alegando que texto denegria sua imagem; Sindicato dos Bancários acusa tucano de praticar censura

Altamiro Borges: Kassab e o “mensalão” da Veja

Vereadora denuncia instalação de SAMU de “lata” em SP: custam caro, são provisórios e desconfortáveis

Leonardo Boff: Justiça ou preconceito jurídico?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jose Eduardo

Como sempre essa briga do PMDB e PT.

Só rindo. kkkk

Jose Eduardo, Admirador das Acompanhante de Luxo São Paulo, Brasil – SP

Paulo

E agora? Quem chama o Datafolha de Datafalha mordeu a língua. Deveriam ter ao menos a hombridade de se desculparem.

FrancoAtirador

.
.
OLHA SÓ O QUE ACONTECEU COM O PRESIDENTE DO PSDB,

QUANDO SOUBE DO RESULTADO DO TRACKING DO PT:
.
.
PSDB
NOTA À IMPRENSA

Presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, é internado no Recife

O PSDB informa que o deputado federal Sérgio Guerra,
presidente nacional da legenda,
encontra-se internado desde ontem (06/10)
no Hospital Santa Joana, no Recife,
após ser acometido de uma infecção intestinal
e apresentar um quadro de desidratação.

O internamento foi recomendado pelos médicos
para que seja realizado com mais tranquilidade
o processo de reidratação do paciente.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-desidratacao-de-sergio-guerra

Julio Silveira

Daqui a pouco saberemos aonde se esconde a mentira.

    Paulo

    Quem?

Donizete

datafolha = técnico de time jogando e perdendo por goleada , faltando tempo minimo para o encerramento ainda incentiva o atleta J.S.

J Souza

O “carrasco” do PT diz que sempre votou no PT para presidente?

E agora, mídia golpista?

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/70604-joaquim-o-anti-heroi.shtml

    Anderson Flávio

    Sim MÍDIA GOLPISTA, e ponto final.

    O “cavaleiro das trevas” apenas está tentando se fazer de santo para que o golpe se processe naturalmente em Gotan City. Será difícil perceber isso? Ou seu comentário apenas quer reforçar a cortina de fumaça da MÍDIA GOLPISTA. Eu aposto na segunda opção.

    Julio Silveira

    Os carrascos do PT foram os que subornaram a militância filiada.

Antonio Marcos

Tenho certeza que o Haddad tem eleitorado para chegar ao segundo turno, meu único medo é uma possível manipulação nas urnas eletrônico, busquei informações no google e descobri que a urna eletrônica pode ter seu sistema violado.

Vamos ficar atentos, lembram do Caso Proconsult em 1982.

luiz mattos

Vamos mostrar a gurgel e ao STenueF que o povo é soberano.Força militancia!

    Anderson Flávio

    STênueF, muito bom. Vamos divulgar no twitter. #STenueF

Delano

Azenha alguma coisa muito estranha está em curso com essa lei da ficha limpa , e é necessário um reflexão do impactos que está lei pode provocar , e quais os interesses nebulosos estão por trás dessa lei disfarçadamente para o combate a corrupção, que está no fundo sendo usada para enfraquecer o poder político e o direito livre do povo de escolher seu representante , para que no fundo a mídia golpista desse páis e seus interesses sujos, seja o substituto do poder político com ampla aliança do STF e do poder judiciário. Com a lei da ficha limpa o voto e as escolhas do povo nao valem nada. Quem manda agora é o STF e a mídia golpista para transformar em inelegível quem eles quiserem. Essa é nova modalidade de golpe de estado , é o golpe preventivo e antecipado.
Lei da ficha limpa ? Fomos enganados !!!
O poder de escolha do povo através do voto , não vale mais nada com essa lei . Lei da ficha limpa + mídia golpista e essa nova jurisprudência do STF de condenar sem provas, sem ato de ofício , bastando ter só o tal ” dominio de fato ” é a nova modalidade de golpe Paraguaio aqui no Brasil!
E tenho dito !

Quem terá coragem de falar sobre isso ?

    Bonifa

    Temos que lutar contra tais dispositivos que colocam o poder judiciário e eleitoral numa área sombria e incontrolável pelo povo. Leis de ficha limpa e de fidelidade partidária são instrumentos do fascismo.

LEANDRO

Comecem a arrumas desculpas…..golpe, fraude,…SP vai mostras ao Brasil que a quadrilha petista não vai longe, o tempo do pt já passou, tiveram a chance de mudar o país e optaram pela covardia, mesmo com a aprovação do povo nos dois governos do lula escolheram o enriquecimento pessoal. Hoje a elite é petista.

    Antonio Marcos

    Ops, leitor da Veja detectado.
    Marionete da mídia golpista, parece um papagaio, repete tudo que lê e vê no PIG…
    Não tem opinião própria e senso critico, apenas aceita tudo que o PIG apresenta para ele como verdade absoluta…

    Robozinho da plim-plim-bip-bip-bip

    Paulo

    Que argumentação fantástica! Adorei seu tirocínio! Seu QI dve ser 350 ou mais! Parabéns pela profundidade dos argumentos e pela lógica do raciocínio. Fui convencido.

Cláudio

“dar cobertura para fraudes eleitorais.”… Preocupante, mas…

Que segundo turno, qual nada! Nesse ‘imbroglio’ todo, Haddad leva essa eleição logo no primeiro turno ! ! !

Ricardo J Fontes Almeida

ELEITORES PAULISTANOS, FRANCAMENTE, VOCÊS TEM A CORAGEM DE ENTREGAR SUA CIDADE NAS MÃOS DE UM homem DESTES?? http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,para-serra-promessa-feita-em-2004-era-apenas-um-papelzinho-,850619,0.htm..Para Serra, promessa feita em 2004 era apenas ‘um papelzinho’ …..“Primeiro, eu não assinei nada em cartório. Isso é folclore”, disse Serra em entrevista à rádio Capital, nesta segunda-feira, 19. “Houve um debate, uma entrevista. O pessoal perguntou: ‘Se o senhor for eleito prefeito vai sair para se candidatar à Presidência?’ Eu disse que não. ‘Então assina aqui.’ Eu assinei um papelzinho. Não era nada… Eu estava dizendo a absoluta verdade”, complementou….. pois é agora dá pra entender por que ele é tão sem educação para responder sobre propostas para a cidade, VAI QUE ALGUEM O COBRE DEPOIS? …. ……………………………………………………………..Uma coisa é certa, quando o CONTRIBUINTE PAULISTANO questioná-lo de suas propostas não executadas na maior cidade da América Latina, a resposta dele estará na ponta da lingua … NÃO RESPONDO A SEM VERGONHAS ……. olhem a prova do que falo ai…. http://www.youtube.com/watch?v=eh7d6K7Pevw

vinícius

É nessas horas que a militância faz a diferença.
Vamos lá galera.
É PAtrus, Haddad, Humberto Costa, Pergrino, Vanessa…

everaldo

…pesquisa datafalha não vale nada, o que vale é isto:

Moro em Goiãnia, aqui vamos ganhar no primeiro turno. Há dias venho cadastrando número de celulares aí de São Paulo, via classificados de jornais, estou enviando a seguinte mensagem a todos: ” Moro aí em São Paulo, estou em Goiânia a trabalho…vota aí por mim no Haddad…é o melhor para nossa cidade…um abraço e obrigado”. Acabei de passar uma para o Francisco que se oferecia para trabalhar como pintor. VAMÚ QUI VAMÚ…

Eduardo Guimarães

Es-can-da-lo-so. Essa pesquisa Datafolha foi claramente “operada” dentro da “margem de erro”. A má notícia é que pesquisas, conforme teorias como da do sociólogo Carlos Alberto Almeida em A Cabeça do Eleitor, têm poder de influir. Quando se precisa de um ou dois pontos, indução do eleitorado pode fazer efeito… A boa notícia é a de que o Ibope soltou números bem diferentes, o que por certo lança suspeição sobre o Datafolha e, claro, sobre o próprio Ibope. No fim, as pessoas vão ficar inseguras em se basear em pesquisas e isso é muito bom em um quadro em que se vê que tem gente disposta a tudo pra tentar evitar que a carreira de Serra termine já.

    Bonifa

    O Ipobe é um pouco mais zeloso por sua reputação. De véspera, trouxe tudo para a estaca zero, o que o redime de “engano” seja qual for o resultado.

Taques

“Datafolha aponta tucano na dianteira, mas PT diz que ele está em terceiro”

Quanta excitação!!!

Calma, amanhã saberemos quem está mentindo (EU JÁ SEI FAZ TEMPO).

Simples assim.

Boa noite e bons sonhos.

    Paulo

    E aí, quem está mentindo?

Messias Franca de Macedo

PARA OS ELEITORES [AINDA] INDECISOS EM ‘SAMPA’! E A PÁ DE CAL PARA O (S)erra!

http://pensenovotv.com.br/descricao/decidi-haddad?source=destaquerotativo

Vale a pena ver e ouvir, a conscientização, a civilidade!…

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Marat

A boca de urna já começou. No intervalo da novela “Avenida Brasil” inseriram uma propaganda política do Alckmin, parceiro das organizações Globo…

    Maralina Matoso

    Verdade, eu reparei também.

Eduardo Vieira Miranda

Meu palpite para as urnas amanhã:

Haddad – 27%

Serra – 21%

Russomano – 20%

Chalita – 19%

Anna

Gente, vc se lembram da eleição passada para senador ?
Esse tal de Aloyzio Nunes estava em terceiro e venceu ” milagrosamente”, depois de esculhambarem com o Netinho?
sei não!!
dra.Cureau (sem papel para confrontar essa urnas)

fraude á vista…

neopartisan

O sistema Datafolha/FSP segue o bom figurino da mídia-partido: agita uma estatística (em favor do Serra, no meio dos eleitores), cobre a agitação (na mídia) e depois agita a cobertura (no meio dos eleitores outra vez). Ao Cansei deles, vamos antagonizar com o Acordei!

Paulo Roberto

Estranho esse negócio de divulgação de percentuais de pesquisa só do que os institutos consideram como votos úteis, descartando os indecisos. Dependendo do que esses decidirem na hora de votar, os números podem ficar diferentes na soma real.

Bonifa

Alguém precisa esclarecer para o TSE que votar em candidatos “limpos” não basta, nem de longe. É preciso que se vote em candidatos bons, que tenham propostas sérias, que pertença a algum partido que tenha alta credibilidade ou lastro incontestável de realizações e serviços em favor do povo e do país. E é preciso esclarecer também que um rebanho de ladrões pode muito bem comprar um candidato supostamente “limpo” para servir de boi de piranha e facilitar a travessia eleitoral de assaltantes dos cofres públicos.

rita

pra voces verem como a coisas nao batem. em sp o candidato do PT merece ser prefeito da maior cidade do pais… ja na minha cidade, o PT nao merece nao… por isso vou de PMDB. se em brasilia, PT e PMDB sao aliados, na minha cidade PMDB está fazendo uma campanha isolada… quer dizer, sem coligação politica. alguém me explica essa confusão? se eu morasse em sampa, minha cidade natal, iria com o PT.

Pedro Leonardo

Azenha,

Este ano não vai ter aquele post para os leitores dizerem os candidatos que apoiarão nas urnas?

    Marcelo de Matos

    99% dos leitores daqui apoiam Haddad. Para que enquete?

    Ricardo

    Engraçada foi a cara da Cristina Lobo quando viu o gráfico que indicava o Haddad bem na frente. Chamou logo o intervalo. Globo News, nem eles acreditam!

    Pedro Leonardo

    Tem gente do Brasil inteiro que comenta aqui. Eleitores que não votam em São Paulo – SP podem dizer suas perspectivas também, não?

Marcelo de Matos

Oba. Estamos no páreo. Amanhã vou levantar cedo porque estou ansioso para acabar com a carreira do Nosferatu. Em 2014 haverá novo processo de mensalão, tentando juntar Daniel Dantas, Marcos Valério e PT. O UOL já anunciou esse Mensalão 2. Tudo bem: será uma nova luta. Agora, é derrotar Serra.

Márcio Gaspar

O Jornal Nacional da Globo escondeu o Ibope que mostra empate entre Haddad, Russomano e Serra,para apresentar o Datafolha, que dá o Serra em primeiro, Russomano em segundo e o Haddad em terceiro. Escolheu o instituto de forma bem pensada para dar um ajudinha ao Serra. E teve também apresentação de gráfico em barras para fixar a mensagem de quem vai para o segundo turno e Serra e Russomano. Demais.

FrancoAtirador

.
.
OBSERVEM ESTA CURVA ESTATÍSTICA TRAÇADA

E VERIFIQUEM QUEM CHEGARÁ EM 1º LUGAR:

NOTEM QUE SERRA E RUSSOMANO PARTIRAM DE 26%

E AGORA ESTÃO COM 22%. EM DECLÍNIO, PORTANTO.

JÁ FERNANDO HADDAD SAIU DE 9% PARA 22% E SUBINDO !!!

FERNANDO HADDAD SERÁ O PREFEITO DE SÃO PAULO !!!
.
.

    Zezinho

    Hehe vc como matemático é um ótimo militante.

    Bonifa

    Esta história está mal contada a partir de setembro, basta ver o gráfico. “Eles” contam com um efeito bombástico do “mensalão” que, como se sabe, não existiu. Mesmo assim, eles fingem que existiu e desenham uma curva fantasiosa no terreno virtual. Fantasia perigosa para a Democracia e para a cidade, já que dispensa a deliberação do povo na eleição do candidato “deles”.

Regina Braga

Teve gente que multiplicou peixes…Agora a datafolha quer multiplicar votos,pro Cerra! Mas milagre é só uma vez.Haddad, no primeiro turno!!!!

Messias Franca de Macedo

… O ‘DataFalha’ é “o domínio de fato [de fato!] do (S)erra!”

Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

EM TEMPO: em Salvador, o neto do Malvadeza continua “comendo poeira”! Senão vejamos:

Conforme o levantamento estimulado do Ibope, quando são oferecidos os nomes dos prefeituráveis, o candidato do PT, Nelson Pelegrino, manteve a dianteira, com 34% das intenções de voto, seguido pelo postulante do DEMo, ACM Neto, com 29%. (Ganha uma acarajé com vatapá e pimenta quem adivinhar o campeão disparado no quesito rejeição! Pode preparar “o bucho” quem respondeu o neto do Malvadeza, o (S)erra daqui: 36%.) Em relação apenas aos votos válidos, Pelegrino (PT) teria 43%; Neto 37%;
FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/

RESCALDO: até praticamente ontem (sic), os confiáveis (idem sic) institutos de pesquisas apontavam que o neto do Malvadeza ganharia, “livre e solto”(!), no primeiro turno!…

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo – empanturrado de pipoca e caldo de cana, elevando a audiência da TV (In)Justiça!…

Jair de Souza

Eu me lembro das palavras de Edward Bernays, sobrinho de Sigmund Freud e o grande inventor da arte de manipulação de massas para benefício do grande capital. Ele dizia a um entrevistador: “Se você me apresentar como Dr. Edward Bernays, isto vai dar mais credibilidade a minhas palavras”. Deve ser por isso que continua havendo gente que gosta de apresentar-se assim. É uma forma de tentar compensar a carência de argumentos fundamentados. Quanto às pesquisas, já sabemos que sempre podem estar a serviço de causas espúrias. Cabe aos que desejam derrotar as forças cavernárias e anti-povo sair à luta amanhã para definir o quadro a favor do bem do povo trabalhador, votando e promovendo o voto em Fernando Haddad.

    assalariado.

    Jair, bem lembrada as palavras do sobrinho de Freud. Cabe aos que pensam socialista politizar as massas na linha do tempo para mudar esta correlação de forças que, desde de 1500, pende para os donos do capital. Sim, esta peleja é apenas um ensaio, um aperitivo, para as eleições de 2014. O bicho PIG, partido único do capital, vai endoidar. Nunca, em tempo algum da republica, as esquerdas estiveram tão perto de sermos hegemônicos, tanto nos executivos como nos legislativos, nesta luta do CAPITAL X TRABALHO. Resta saber se o Estado de DireitA e os serviçais do capital dentro do Estado nas suas várias roupagens e cores, vão aceitar. Entenderam?

    Saudações Soocialistas.

Dimas Pacheco

O instituto de pesquisa que mais acerta – praticamente 100% – tanto por sua metodologia mais científica quanto pela honestidade do ógão é o Vox Populi de Marcos Coimbra.

Lembrando que o IBOPE deu 57% para Dilma no primeiro turno e ela obteve 47%. O Data Folha deu Dilma como 50% na mesma época.

Este mesmo IBOPE fez 17 bocas de urnas, isso mesmo, bocas de urnas onde não se tem como errar, e errou 12 delas fora da margem de erro.

Eu só confio no Vox Populi mesmo, é o que mais acerta sempre.

Aroeira

Aos intenautas do blog minhas descupas.Eu comparei os resultados da pesquisa com os resultados dos votos válidos. Por isso estranhei a diferença muito grande entre Serra e Haddad (que seria de 6%).

Me desculpe, Azenha, me desculpem todos.

Lu Witovisk

Zéjuisssssssssssssss!!!! Amamhã é o dia!!! Aqui em Curitiba, o do PSDB vai babar tb!!! milagre!! AEEEEEEEEE

Zemedeiros

Paulistas mostrem como se faz justica, votem em Haddad, isso è fazer justica de verdade.

Wagner

Interessante.

Como bem disse Ricardo Kotscho, estamos talvez na eleição mais acirrada da história paulista, mas não se vê aquele entusiasmo de antigamente no povo.

Por que Azenha?

Francisco Cavalcante Souto

Agora há pouco estava vendo a Globo News e num primeiro instante informaram o resultado do Datafolha com o Serra, Russomano e o Haddad, na seguinte ordem. Depois de alguns comentários, pediram para o Sidney Sanches mostrar novamente a mesma pesquisa. E aí, surpresa, apareceu o seguinte: Haddad com 28%, Russomano com 27% e Serra com 24%. E os demais participantes do programa (Fatos e Versões) ficaram espantados. O que ocorreu? Aí tem.
Só pode ser fraude. O Serra na frente, perdendo para Haddad e Russomano e tendo a maior rejeição. Como pode isso? Pergunto: Como fazer uma auditoria na Pesquisa realizada? É fundamental essa auditoria. Urgente.

    Jaime Balbino

    A que horas foi isso e em qual programa. Dá para confirmar esse absurdo.

    Ricardo

    Foi no programa Globo News, os participantes que estavam comentando ficaram espantados e a apresentadora chamou o intervalo, para o pessoal verificar a informação que estava sendo repassada…Haddad na frente..!

    Messias Franca de Macedo

    … O matuto ‘bananiense’ pede licença ao prezado Jaime Balbino, aos demais comentaristas e aos responsáveis por esta conspícua e – radical e absolutamente – democrática casa cibernética! Objetivamente, respondendo à pergunta indignada: o programa responde pela alcunha de ‘Fatos & Distorções’ – perdão, ato falho -, ‘Fatos e Versões’. A âncora tem o nome de Cristiana Lôba [de Raiva]! (Originalmente, Cristiana Lôbo!) A edição de hoje à noite foi, digamos, um especial sobre as eleições municipais. Regularmente, o programa dura 30 (trinta) minutos; hoje, uma hora e trinta minutos… Pois muito bem, da metade do programa até o final o tema preponderante foi… Ganha um abará com caruru e pimenta, quem pensar no mensalão (o do PT)! “Seu menino, sua menina”, a danada da âncora e os três convidados – como sempre escolhidos a dedo! – buscaram esgotar e acrescentar algumas pitadas de pimenta ao tema, e nem de longe uma palavra que lembrasse algo como, ‘mineiro’, ‘tucano’, ‘Eduardo AZARedo’, ‘privataria’, ‘reeleição de FFHH’, ‘Amaury’, ‘Ribeiro’, ‘Junior’ [nem mesmo uma vaga lembrança do Junior do Flamengo e da seleção canarinho!], ‘Mônicas’, ‘Dantas’,(S)erra…

    Felicidades!

    EM TEMPO: quem ganhou o prêmio, advirto a possibilidade de uma disenteria! Portanto, deguste o quitute baiano com moderação! [RISOS]

    Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo – empanturrado de pipoca e caldo de cana, elevando a audiência da TV (In)Justiça!…

    Ricardo JC

    Caro Francisco

    Mais do que isso. Em qualquer simulação de segundo turno, o Haddad aparece na frente do Serra. Até contra o Russomano, ele sempre estava mais perto do que o Serra. Anota aí…amanhã é impossível o Haddad ficar atrás do Serra. Isso sem falar que não acredito que o Russomano esteja com percentual tão baixo. É mais de um milhão de votos trocando de urna em dez dias…é um movimento inacreditável!!!
    De qualquer maneira, amanhã é dia de acordar cedo e ainda pescar uns votos para Haddad. Esta eleição é muito importante, não só para livrar os paulistanos deste câncer chamado PSDB (no meu conceito, o Serra é pior do que câncer…), mas também para fortalecer, politicamente, o Lula. Vamos precisar muito dele nos próximos anos. Outra eleição importante é a de BH. Se Patrus for ao segundo turno, a coisa vai ficar quente. E se ele conseguir se eleger vai ser uma tremenda vitória.

Adir Tavares

Se o Çerra for para o segundo turno, vou ser preso por dar uma volta pelado aqui no quarteirão de casa.

    pedroholandatavares

    Vai preso não… És descentente de indio. Eu também

FrancoAtirador

.
.
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado aponta empate absoluto

entre os três primeiros colocados na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Contabilizando apenas votos válidos, descontando os nulos e brancos,

Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT)

aparecem com 26%.

Na mesma pesquisa, Gabriel Chalita (PMDB) alcançou 13%,

seguido de Soninha Francine (PPS), com 5%.

Carlos Giannazi (Psol), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho da Força (PDT)

ficaram com 1%.

Na pesquisa estimulada, que leva em conta brancos e nulos,

Celso Russomanno, José Serra e Fernando Haddad também aparecem empatados

com 22% das intenções de voto.

Na sequência, está Gabriel Chalita (11%), seguido de Soninha (4%).

Carlos Giannazi, Levy Fidelix e Paulinho da Força tem 1%.

Brancos e nulos e não souberam responder somaram 8% cada um.

A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 6 de outubro, ouviu 1.204 eleitores na cidade.

A margem de erro é de três pontos percentuais.

Segundo turno

O Ibope também simulou um possível segundo turno

com os nomes dos primeiros colocados na pesquisa.

No primeiro cenário, Russomanno teria 38% contra 33% de Haddad.

No segundo, Russomanno alcançaria 43% e Serra, 32%.

No terceiro, Haddad atingiria 40% na disputa contra Serra, que teria 33%.

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2012/sp/sao-paulo/noticias/0,,OI6208686-EI20654,00-Ibope+Russomanno+Serra+e+Haddad+estao+empatados+com.html

    FrancoAtirador

    .
    .
    REJEIÇÃO

    Do total de entrevistados pelo IBOPE,

    39% afirmam que não votariam nele de jeito nenhum.

    No caso de Russomanno e Haddad, o índice é de 22%.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    39% afirmam que não votariam “nele” de jeito nenhum.

    “ELE” É O ‘COISO’ RUIM, O POSTE DE FHC, O CANDIDATO DO KASSAB,

    O TUCANO REJEITADO ATÉ POR TUCANOS, VULGO JOSÉ SERRA.
    .
    .
    FERNANDO HADDAD SERÁ O PREFEITO DE SÃO PAULO !!!
    .
    .

Aroeira

QUE DIFERENÇA DA GOTA!

Pô, Azenha, eu ia dá a notícia em primeira mão e você chegou primeiro.

Veja que a diferença do Datafolha para o Ibope é enorme. O Ibope praticamente empata com o Tracking do PT e provavelmente a situação deve ser mais ou menos esta: os três candidatos estão empatados, cada um com cerca de 22% das preferências.

Agora eu fiquei extremamente desconfiado com o pesquisa
Datafolha, que deu o Serra em primeiríssimo lugar com 28%, e portanto, com 6 pontos à frente de Haddad, em relação à pesquisa do Ibope. ISSO ESTÁ ME CHEIRANDO À FRAUDE.

Portano, um aviso ao pessoal do PT: FIQUEM ATENTOS.

Agora eu estou entendendo porque o Bandnews falou da pesquisa do Ibope em diversas capitais, mas só comentou sobre à pesquisa Datafolha (pelo menos enquanto eu estava vendo televisão) quando se referiu à São Paulo.

TEM BOI NA LINHA. MANDEM O MAQUINISTA FICAR ATENTO E APITAR BEM ALTO.

Fabio SP

O último tracking do PT, feito no sindicato dos Bancários, deu 98% para o Haddad, 8% para o Russomando e -6% para o Serra…

    Anderson Flávio

    De uma olhada então no “trequim” do blog do Prof. Hariovaldo, o DataPrado.

monge scéptico

Eu juro!. Cheguei a elogiar o paulista pela sua tomada de consciência, ao por
o russomano a frente do indignation cerra. Não que o russomano vá melhorar são
paulo; não. Mas trata-se se livrar do jugo das elites via defenestração do cer-
-ra da da vida pública. O biruta, não deveria nem constar mais da lista de can-
-didatos.
Paulistas! aqui cẽs vão tomar chop quente e chôco, porque vocês não são gente;
são robôs apertadores deparafusetas dos “gringos” de quem cerra mama……..
Vão pro inferno!!!

Marcos Marques de Sousa Trindade

Azenha, algum instituto está mentindo.

No Datafalha e no IBOPE, nas simulaçoes de segundo turno, há diferenças gritantes.

A maior delas em relaçao a uma eventual disputa entre RUSSOMANO x HADDAD. No Datafalha, Haddad 40 a 39 no Russomano. No IBOPE, Russomano 40 a 33 no Haddad.

Quem está mentindo ??? Vamos saber amanhã saberemos.

Fabio SP

Eu acho que, se bobear, o Haddad não se classifica nem para a Libertadores…

    Marcelo

    Nāo transforme sua torcida numa coisa que você acha.

    Fabio SP

    “Não transforme sua torcida em algo que você acha”

    Que c… de resposta é esta?

    Tá todo mundo fazendo isso por aqui!!!

Valdemir Pereira

As forças progressistas de São Paulo tem que dar uma resposta a revista de esgoto, Folha de São Paulo, Estadão, STF e os partidos reacionários desta cidade. Vamos levar HADDAD ao 2º turno. O voto útil é necessário neste momento. O único candidato capaz de derrotar as forças reacionárias da cidade de São Paulo é HADDAD.

Rafael

Se Haddad for para o segundo turno será espetacular. Não tenho dúvida que o Datafolha está mentindo. Que há participação do psdb nessas pesquisas, que são manipuladas para ajudar o candidato tucanos sem dúvida. Quem sabe um dia da mesma forma que julgam o processo 470, poderiam provar envolvimento dos tucanos na fraude da pesquisa eleitoral. Acredito que deve ser crime manipulação de pesquisa eleitoral.

Antonio Marcos

Amanhã vamos dar uma resposta nas urnas contra este golpe que estão querendo dar no governo PTista.

HADDAD no segundo turno e rumo a vitória !

    Sena

    Eles não estão tentando, eles já estão dando um golpe.

Rose PE

Jairo, nem todos os pernambucanos gostam da administração tucana, sou um exemplo disso, além disso, lembro-me muito bem esse candidato que agora a datafalha anuncia na dianteira, falou que o péssimo desempeho da educação de São Paulo era da migração, além disso existem outros poréns , um que sr. cita muito e outros que pessoas bem informadas sabem, por isso amanhã meu voto será de HADDAD e ainda uso meu carro para fazer propaganda para ele. Então não reneralize.

Gerson Carneiro

Fraude total.

Candidato com maior índice de rejeição na frente em São Paulo. Informa o DataFalha.

    ricardo

    É mesmo. E não me surpreenderia se os eleitores estivessem envolvidos na conspiração fraudulenta.

José Carlos Araújo

Está chegando a Hora!…
Vamos dar uma resposta a essa Mídia Golpista. aos Ministros do STF, ao MPF e a esses Partidos da Direita reacionária…
Vamos Votar nos candidatos do PT e nos candidatos de esquerda…
Vamos derrotar mais uma vez esses traidores do povo Brasileiro.

É Lulala, É Dilma.

Paulo Marconi

Realmente as pesquisas sempre dão margem a duvidas, contudo, naquela época em que Janio venceu ainda havia o papelzinho, que o Brizola lutou tanto para que voltasse, agora com a tal da urna eletrônica o golpe se tornou mais facil pois elas podem apenas confirmar aquilo que as “pesquisas” já anunciaram e sem a possibilidade de pedido de recontagem dos votos.

Gerson Carneiro

Calma, pessoal. O DataFalha está apenas querendo tocar axé-music no velório político do Çerra pra dá aquela animada.

miguel

Parabéns ao PT,mesmo com a campanha do supremo,consegue esses números,Parabéns!

Mateus

Olha isso. Eu clico em começar e vai direto para o perfil de Cerra. Será se é só aqui comigo ou têm nos demais PC´s também? Se for em todos, isso é um claro favorecimento para o Cerra.
http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/eleicoes2012/biografia-ilustrada/

FrancoAtirador

.
.
O DataFrias, como sempre, extrapolou em favor do candidato do Kassab, o Poste de FHC, Jose Serra.

Aliás, por que somente nesta reta final da campanha o Instituto de Pesquisa da Folha resolveu desprezar os votos brancos e nulos e divulgar
apenas os votos válidos?

Será para dar a falsa idéia de crescimento vertiginoso da candidatura Serra ?

Mesmo assim, a pesquisa aponta tendências importantes do eleitorado que dão pistas extremamente favoráveis a Fernando Haddad.

Há algum tempo, o Datafrias deixou de esconder que o candidato do PT derrotará o candidato do PSDB no segundo turno.

Mas, agora, de acordo com essa sondagem da Folha, Haddad também vencerá Russomanno, em 28 de outubro.

Esta é a primeira vez, desde o início da campanha, que o Frias admite este fato.

Contra Serra, Haddad venceria por 45% x 39%.

Contra Russomanno, o candidato do PT venceria por 40% x 39%.

Quanto ao índice de rejeição, Serra tem 42%, contra 30% de Russomanno (mais do que dobrou em relação ao início da campanha) e 25% de Haddad.

Assim, Haddad tem a menor rejeição entre os três líderes e isso explica, em grande parte, porque ele derrotaria os dois, Serra e Russomanno, no segundo turno.

Mais detalhes em:

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/

Joana

Haddad empata com Serra e Russomanno no 1o. turno e ganha dos 2 no 2o. turno!
Deu no G1, sobre a pesquisa Datafolha deste sábado:

Segundo turno
.
O Datafolha também simulou o segundo turno com os nomes dos três primeiros colocados na pesquisa. Russomanno venceria se disputasse contra Serra. Haddad venceria Serra e Russomanno. Os resultados dos três cenários foram:
.
– Russomanno 44% x 37% Serra
– Haddad 40% x 39% Russomanno
– Haddad 45% x 39% Serra
Repetindo:
Haddad 45% x 39% Serra
Haddad 40% x 39% Russomanno

Portanto Haddad é o único que ganha de qualquer um que vá ao segundo turno com contra ele. Tanto Serra, como Russomanno perdem dele.

E José Serra é o único que perde para os dois no segundo turno. José Serra perderia tanto para Haddad, como perderia para Russomanno.

Segundo turno
O Datafolha também simulou o segundo turno com os nomes dos três primeiros colocados na pesquisa. Russomanno venceria se disputasse contra Serra. Haddad venceria Serra e Russomanno. Os resultados dos três cenários foram:

HADDAD BATE NOS DOIS NO SEGUNDO TURNO

– Russomanno 44% x 37% Serra
– Haddad 40% x 39% Russomanno
– Haddad 45% x 39% Serra

http://g1.globo.com/sao-paulo/eleicoes/2012/noticia/2012/10/serra-tem-28-e-russomanno-27-dos-votos-validos-diz-datafolha.html

Dr. Marcelo Silber

Caro Luiz Carlos Azenha
Como você e Conceição perceberam, faz tempo que não comento no Vi O Mundo.
Comecei a frequentar o blog timidamente e depois assiduamente a partir de 2008. Odeio os tucanos (arghh..) e tenho ojeriza pelo PT (arghh..) e gostei do jeito “independente” do blog. Só pra constatar votei em Marina Silva em 2010. Infelizmente (para mim, é claro)hoje quase não participo pois seu Blog, hoje partidarizado, todo petista, mas você permanece tendo bom senso… Não precisa jogar pra “galera”.-Qual a “relevância” de pesquisa petista? Obviamente NENHUMA, a mesma de pesquisa do PSDB, NENHUMA.
-Por Quê você não cita as dezenas de pesquisas do Datafolha certas, inclusive as de 2010 (Alckmin-PSDB no primeiro turno e as percentagens corretas das presidenciais no primeiro e segundo turno), sempre a mesma ladainha do Jânio X FHC…
Gosto mais do Azenha jornalista (brilhante, de verdade, talvez o melhor do Brasil) do que do comentarista político (ideologizado demais, preciso de menos..)mais, de qualquer maneira, continuo te respeitando demais, por sua honestidade e caráter. Abraço do amigo Dr. Marcelo Silber

    Luiz Carlos Azenha

    Um abraço, dr. Marcelo.

    M. S. Romares

    Então tá. Siga achando que a Marina seja a solução. E esse negócio de Dr antes do nome é cômico, exceto em casos nos quais o sujeito tem o 1º nome Dr.

    Anderson Flávio

    Acho que o Azenha deve sempre contar essa história que ele vivenciou. Afinal, sempre tem novos internautas por aqui, que nunca souberam dela.

    Quanto ao voto em Marina Silva na eleição passada, e já que é um “dotô” poderia nos explicar os discursos dela. Porque eu não entendia nada dos seus projetos, se é que os tinha.

Aroeira

SÓ AMANHÃ SABEREMOS

Amanhã à noite saberemos. Não há mais tempo para nada, nem mesmo para um novo “mensalão”. Mas o resultado do LINCHAMENTO pode interferir na decisão dos indecisos – pelo menos assim deseja o Prevaricador-mor da República, Roberto Gurgel- no momento de colocarem seus votos na urna.

Além disso, a Rede Globo, Folha, Estadão e companhia quase que ilimitada falarão nessa última pesquisa ad nauseam (vixe, eu tô falando difícil) e os indecisos que “não gostam de perder o voto”, poderão votar no Serra ou Russomano. A Manchete da Folha, de amanhã, será: Datafolha: Russomano e Serra no segundo turno.

Mas tem mais: existe um perigo de uma tentativa de fraude, e a pesquisa de hoje já estaria facilitando as coisas para os fraudadores.

Por outro lado, se esta última pesquisa do Datafolha não se confirmar, o Instituto poderá dizer que a queda livre de Russsomano embaralhou tudo e que, portanto, muita gente definiu o seu voto na boca da urna.

Existe ainda a possibilidade do Haddad de fato não chegar ao segundo turno através uma votação 100% limpa. Nesse caso haverá festa na Suprema Corte, com champanhe e tudo, e com a presença dos juízes que participaram do LINCHAMENTO POLITICO do Genoíno e do Dirceu. A única ausência no convescote será a de Lewandowski, este um juiz de respeito.

Jairo Beraldo

Depois que eu vi que os pernambucanos, que foram o maiores beneficiados pelo governo Lula, elegerÃO um tucano, não espero nada da filial nordestina no sudeste. Senhores nordestinos em sunpaulu, façam como seus conterraneos…elejam o tucano…VIVA A VIOLENCIA TUCANA!!!PERNAMBUCANO ADORA VIOLENCIA!!!

    claudio

    Gostei! O paulistano merece apanhar e junto com nordestinos que lá vivem!
    O paulistano não percebe que a Folha , Globo, Estadão e Veja, querem manter o PSDB no comando, pois este gasta milhões com essa mídia golpista!

    Bonifa

    Os pernambucanos de Recife não elegerão um tucano. Elegerão o candidato do governador Eduardo Campos, do PSB, isolado em primeiro lugar em todas as pesquisas.

    Scan

    Onde em Pernambuco?
    Em Recife deve levar o Geraldo Júlio do PSB.
    Se bem que este partidinho de aluguel…

paulo

Busque na Youtube e vc verá varios casos de fraude nas urnas eletronicas, teve em caxias-Ma, em Osasco, sp,

    evert

    serra ta cainDo nao vai pro seguundo turno so se houver fraude

Deixe seu comentário

Leia também