Ciro Gomes: Militância perplexa corre o risco de ser engolida pela direita

Tempo de leitura: 3 min

Valores usurpados

A militância de esquerda está perplexa, cada vez mais distante do clamor popular, e corre o risco de ser engolida pela direita reacionária e golpista

por Ciro Gomes, em CartaCapital

Ao pensar em nossos desafios presentes e futuros, tento entender as perplexidades que fizeram, em pouco mais de uma década, nossa militância progressista e de esquerda deixar de ser estilingue, baladeira para os cearenses, e tornar-se vitrine. O moralismo de goela, é indisfarçável, virou-se contra seus apologistas e desde o assim chamado “mensalão” o grosso da militância de esquerda apanha no canto do ringue com a denúncia multifacetada da corrupção, para ficar no exemplo mais malcheiroso.

Não é só isso. Valores como ordem, segurança pública, austeridade fiscal e comportamental, eficiência, juntam-se à moralidade como temas que foram ou têm sido usurpados pela direita reacionária, sem que a nossa militância de esquerda reaja ou até mesmo se dê conta.

Na verdade, ainda estamos sob a influência de uma geração que viu esses valores serem agitados pelo pensamento golpista, quando não truculento, para justificar a ruptura da ordem democrática e do Estado de direito e as violações chocantes das mínimas liberdades e franquias inerentes ao ser humano.

Compreende-se, portanto. Não se justifica mais, entretanto, sob pena de desertarmos da agenda popular e cairmos de novo no equívoco de transferir valores universais e progressistas à militância reacionária. Pior, sob pena de pautarmos nossa prática pela forma vesga com que o mundo conservador interpreta esses valores como creio, comovidamente, que fazemos hoje.

Tomemos a forma com que, perplexa e atabalhoadamente, boa parte de nossas autoridades reagiu à violência física de pequenos grupos protofascistas infiltrados nas manifestações populares.

Uma forçada tolerância, uma inibição desrespeitosa da polícia, um descumprimento generalizado da lei que, ao lado de garantir plena liberdade de manifestação, garante também o direito de ir e vir nas vias públicas, a incolumidade de seus patrimônios públicos ou privados, a inviolabilidade do domicílio, mesmo que seja de um político impopular, a eleição de prioridades por aqueles que têm legitimidade para tanto controladas pelas instituições da democracia.

Crimes de ação pública cometidos à frente das câmeras de tevê, em vez de resultarem no devido procedimento legal, trazem integrantes politiqueiros, felizmente ínfima minoria, do Ministério Público à ribalta com um discurso de demagogia pura, enquanto pequenos comerciantes choram impotentes a destruição de suas lojas e ao assalto de suas mercadorias.

Daqui a pouco, e em meio às manifestações já surgiram os primeiros cartazes, o povo começará a chamar de volta os militares. Ou nossa demagogia revogará a história para desconhecer as imensas manifestações populares que antecederam 1964 sob o jargão da Marcha com Deus e a Liberdade? Estamos muito longe disso, claro, mas minha reflexão é sobre valores. E esses só se afirmam na militância permanente e no exemplo.

Ao transpor essa mesma inquietação para a administração pública, de novo encontramos a perplexidade a nos colocar cada vez mais distantes do clamor popular. Ao lado da saúde, o desejo generalizado da família brasileira em toda parte é uma resposta à explosão relativamente recente dos indicadores de violência, especialmente dos assaltos à mão armada e dos homicídios.

Incrível. Não há uma única iniciativa institucional ou administrativa que guarde a mais remota coerência ou proporção com a agenda do medo que se dissemina pelo País afora. No nosso vácuo, ideias toscas ganham popularidade imensa. A redução da maioridade penal ou a pena de morte são as respostas da reação. E as nossas?

Na economia não é diferente. Ao contrário, aqui se pratica o crime perfeito. Ou a tentativa dele. O mundo reacionário colocou a esquerda quase toda na defensa e prática de seu modo de interpretar o equilíbrio fiscal, austeridade monetária e integração internacional.

Aqui a tragédia cobrará um preço histórico. O atual e inexplicável aumento de meio ponto porcentual na taxa de juros gera uma excedente no gasto corrente do País de cerca de 8 bilhões de reais por ano.

Valores… Coordenação estratégica do governo, iniciativa privada e academia para executar um projeto pactuado de desenvolvimento. Substituição de importações, compras governamentais, desenvolvimento regional, legislação antitruste, crítica aos atuais marcos de propriedade intelectual e remessa de lucros… Heresia pura?

Leia também:

Roberto Messias vs. Henrique Pizzolato: Uma visita aos bastidores dos governos Lula e Dilma

Vagner Freitas diz que Folha mente sobre multa dos 10% sobre FGTS

Mulheres atacam a “misoginia dos patriarcas eclesiais”

Paulo Moreira Leite: Os ministros do STF vão se render ao medo?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Daiane Rodrigues

Vejam este vídeo: Debate entre o economista Rodrigo Constantino e Ciro Gomes. Sensacional!! http://www.youtube.com/watch?v=xxnn-lPglz4&list=PLB75C145719B36AF6

Daniella

SErio reacionários de direita,dá vontade de rir,vergonha essa é a palavra simples em meio a um discurso pronto, de político que tenta defender os crimes de seus colegas ladrões e bandidos, e queremos todos os lixos que se ousam achar ser humano,pior é ainda defender os bandidos,sejam adolescentes ou não, na verdade uma grande incongruência, podem votar, mas não podem pagar por seus crimes e diga de passagem crime hediondo, matam sem dó o cidadão que está lutando para sobreviver em meio ao caos do nosso Brasil deve faltar cérebro mesmo. Só isso!

    Frank

    Quanta besteira, senso comum, discurso prefabricado pela mídia fascista, Daniela, talvez, você possa ser uma coxinha a “partidária”, que é como a nova direita , se é que existe, se é possível a direita ser nova, pois, já nasce velha carregada de preconceitos, melhor, enfim, uma pequeno burguesinha mais competente, expresse-se melhor, parece não ter sido suficientemente treinada. Uma rola bosta inexperiente.

pierre

O Ciro tomou bomba até no PSDB. Ciro vai para Recife distribuir santinhos do Eduardo, mas cuidado, faça uma “boa viagem” se não o tubarão de pega. Ciro, vai procurar um pau pra você subir, vai . . .

Julio Silveira

O Ciro é a cara dos nossos tradicionais políticos, multifaces, teatral, oportunista, com rompantes . É o novo, velho e carcomido.

Umberto

Ciro quando foi que este pais teve esquerda? Ser da esquerda é não ser governo ou pensar e agir contra tudo e contra todos? Me parece que estamos repetindo o mesmo movimento da época dos militares ou seja quem é meu amigo não tem defeito mas, quem não é meu amigo se não tiver defeito eu coloco. Eu entendo que não há diferença nenhuma entre direita e esquerda ou seja, a direita abafa para dominar e a esquerda domina para abafar, falei!!!!!

    Luis Queiroz

    Meus parabéns Umberto. Sua percepção é muito alta para algumas pessoas. Dera as pessoas tivessem essas percepções. Fim do corporativismo.

Sérgio

Por que não lamentar também pelos comerciantes que tiveram suas lojas
depredadas e pilhadas?
Todos os atacados são necessariamente culpados pelas injustiças sociais?
Não dá para acreditar nisso!
Democracia não é liberdade para insatisfeitos prepotentes destruir aqui-
lo que eles acham porque acham que devem destruir.
Até onde irá a paciência do Povo?
Quando as autoridades legítimas, eleitas e pagas para governar, vão fazer cumprir a lei?

Gildásio

Ciro realmente poderia ter ficado calado. Não faria falta

nona fernandes

Eu não acredito em absolutamente nada dito por Ciro Gomes. Essa descrença começou quando, em uma certa vez ele caiu da pau em cima de ACM (Malvadeza), mas, em pouco tempo depois o jogo político mudou, e como era conveniente para ele, desdisse tudo que havia dito e passou a elogiar ACM.
Recentemente ele condenou veementemente a candidatura de Eduardo Campos, em várias mídias. Chegou a dizer que Campos não teria o seu apoio à Presidência, em 2014. Em um mês depois voltou atrás, fez de conta que nunca tinha dito nada sobre o assunto, e, desavergonhadamente passou a admitir apoiá-lo. É o maior cara de pau.

José Américo

Não me comove o texto do Ciro exortando a esquerda a manter acesso e revigorar a militância.

Ciro é um camaleão, passeou do PSDB para ancorar no PSB e manter a sua oligarquia local com apoio dos governantes de ocasião. A incoerência e verborragia – sem correspondente atitudes concretas – marcam sua trajetória política. É um cidadão inteligente, sem dúvida, mas não inspira a menor confiança. Ladra muito mais do que morde.

Cid Gomes, então, esse sim parece um daqueles aristocratas que só lembram do povo na hora de abrir a porta do carro ou carregar suas malas. O episódio com os professores em greve no ceará bem ilustra seu perfil de liderança democrática e de esquerda.

Sinceramente, do jeito que a coisa anda, a esquerda e os progressistas não tem como se animar.

    Gilberto Marques

    O amigo poderia esclarecer a qual “oligarquia local” está se referindo?

    Seria a fictícia “oligarquia dos Ferreira Gomes” inventada por setores do PSOL e da corrente DS do PT de Fortaleza?

    Os fatos demonstram claramente que tal oligarquia dos “Ferreira Gomes” simplesmente não existe.

    Não existe absolutamente nenhum fundamento em achar que três irmãos não podem se dedicar à carreira política, sem com isso formarem uma “oligarquia”. Três irmãos dedicados à política não são o suficiente para caracterizar uma “oligarquia”.

    Os irmãos Ciro, Cid, e Ivo Gomes estão muito longe de possuir qualquer das características das oligarquias clássicas.

    Os três tem origem em uma família de classe média urbana, da cidade de Sobral (nota: atualmente a cidade com o maior valor do IDEB, que mede a qualidade da Educação, entre todas as cidades do Brasil com mais de 50 mil habitantes – supera Campinas, Joinville, Londrina e Blumenau). Não são latifundiários, não são donos de grandes extensões de terras. Não são empresários, não são donos de grandes empresas. Não tem controle sobre a mídia, não são donos de jornais, emissoras de rádio nem de televisão.

    Ou seja, a fictícia “oligarquia dos Ferreira Gomes” fica muito bonita nos discursos do PSOL e da DS, mas não existe no mundo real. O discurso serve para ludibriar os incautos, e os que associam políticos com o mesmo sobrenome com uma “oligarquia”, sem saber ao certo o que é uma oligarquia.

lulipe

Parafraseando o “filósofo” Romário: O Ciro calado é um poeta!!!

Gilberto Marotta

Hmmm… texto bem coxinha de Ciro, não que eu me surpreenda. Me surpreende é ter sido publicado na Carta e reproduzido aqui, pelo seu gutural vazio. Acho que Mino confiou no articulista e nem leu, Azenha idem. Torça o papel e não fica absolutamente nada. E não acredito em gente que lamenta pelos comerciantes chorosos mas nada disse sobre os massacres perpetuados, todos os dias, nas favelas de São Paulo ou do Rio. E o amarildo, Ciro? Não te comove? e os incêndios criminosos nas favelas de São Paulo? não te comovem? os estupros e maus tratos de Pinheirinho não te comovem?

matheus

Agora um oligarca nordestino e ex-tucano virou Guru da “esquerda” governista?

O poço não tem fundo.

    Athos

    Ex Tucano? Em que planeta vc vive?

    matheus

    São só ex-tucano, como ex-ARENA:
    “Em 1979, disputou as eleições da UNE, onde concorreu para vice-presidente na chapa Maioria, que na época era vista como uma tentativa da direita de buscar influência no âmbito estudantil. Iniciou a carreira política no PDS, sucessor da Aliança Renovadora Nacional, a Arena, partido que dava sustentação à Ditadura Militar Brasileira. Em 1980 a agremiação passou a se chamar PDS, partido pelo qual disputou seu primeiro pleito, tendo se filiado ao partido poucos meses antes, elegendo-se deputado estadual em 1982.3 Em 1983 trocou de partido, passando para o PMDB, partido pelo qual reelegeu-se deputado estadual em 1986. Em 1988 migrou ao PSDB e conseguiu ser eleito, neste mesmo ano, prefeito de Fortaleza. Na eleição presidencial de 1989, apoiou no primeiro turno Mário Covas, candidato de seu partido, e Lula, no segundo turno. Em 1990, foi eleito governador do Ceará vencendo Paulo Lustosa. Foi o primeiro governador a ser eleito pelo PSDB. Ficou no posto entre 1991 e 1994.

    Deixou o cargo para assumir o Ministério da Fazenda em 6 de setembro de 1994 a convite do então presidente Itamar Franco. Sucedeu, nesta ocasião, Rubens Ricupero, flagrado confidenciando ao jornalista Carlos Monforte que havia problemas no Plano Real no instante em que a Rede Globo estava se preparando para colocar no ar um programa jornalístico (no episódio conhecido como escândalo da parabólica).

    Foi membro do PSDB até 1996, quando filiou-se ao recém-criado PPS (do antigo Partido Comunista Brasileiro, presidido por Roberto Freire – fundado em 19 de março de 1992) para concorrer à presidência da República em 1998.”
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciro_Gomes

João Vargas

O poder não aceita vácuo. Dilma despenca nas pesquisas, quem assumirá este espaço? creio que esta é a grande questão. Dilma eo PT responderam mal às pressões das ruas. Dilma, no seu início de governo, enfrentou bem as questões do juro alto no país, conseguindo baixar as taxas absurdas cobradas pelos bancos em seus financiamentos. Mas, parece, seu fôlego acabou, os especuladores e donos do capital prevalecem novamente e forçam a alta dos juros.Seguindo nesta senda, Dilma e o PT correm sério risco em 2014. Ainda há tempo de uma verdadeira guinada à esquerda para não entregar o ouro ao bandido, só depende deles.

Icaro

Quem acompanha as redes sociais, blogs e mídia tradicional, com um mínimo de análise, percebe uma programação cerebral em curso.
E este processo depois de vários anos em curso e sem nenhuma ação forte para fazer as pessoas discernir, acaba por programar a mente das pessoas de tal forma que as mesmas ficam agressivas quando você põe um contraponto para elas.
Temos que entender que a maioria da classe média sempre foi conservadora, e esta juventude das ruas é de classe média, não sabe o que veio antes, e é facilmente manipulada. Mas, veja bem, esta manipulação pega todos!.
Lei de Meios Já!
Reforma política!
Reforma do Judiciário! É preciso levar democracia ao Judiciário, juízes, desembargadores, promotores, sejam cargos eleitos. E não uma casta intocável da sociedade. Onde se chega ao cúmulo de “aposentar” ser uma punição.
Ciro! Precisamos de mais democracia!

abolicionista

Ciro Gomes é aquele cara que acha que não há nada de errado com a mídia brasileira. Ah…

    Vlad

    Esse mesmo.
    Mas também é o cara que foi humilhado em 2009 com sua transferência de domicílio tabajara a pedido do Lula, ficando pendurado pela broxa.
    Feito assim de pateta, devia ter sumido. Se não o fez é porque falta-lhe vergonha; ou sobra-lhe ganância.

Biru-biru

“Desde que Lula optou pelo nome de Dilma Rousseff para disputar a eleição em 2010, ficou implícito que ele voltaria em 2014. Justamente por isso, escolhou um poste, ao invés de um político profissional, como Mercadante, Tarso Genro, Eduardo Suplicy e outros que se insinuavam como pré-candidatos, e qualquer um deles teria ganho a eleição até com mais facilidade que Dilma.

Se Lula tivesse optado por um desses profissionais da política, não poderia voltar em 2014, é óbvio. Teria de esperar até 2018, e isso ele não aceitava em hipótese alguma. Aí, Lula entronizou Dilma e lutou pela eleição dela com todas as forças, em dedicação total, numa performance impressionante.”

    Fernando A

    Citou tres políticos, mas só um se aproveita Tarso Genro.
    O Suplicy, não tem expressão de petista e sim de tucano. O Mercadante, prefere dizer amém á Folha golpista, (aquela que mostrou a ficha falsa da Dilma)
    Aliás, Mercadante, Zé Cardoso, Ibernardo, H. Chaga e Messias, não merecem fazer parte do governo. A Dilma tende a perder mais prestigio ao não fazer a reforma ministerial e colocar em seus ministérios gente competente e ativa.
    Acorda Dilma teimosa, o prazo de validade está se esgotando.

    Urbano

    Fernando, o problema é que está se esperando o sinal verde dado pelo pig para se demitir ministros. No ano passado ou retrasado foram oito, acusados de corrupção. Mas como neste exato momento só há os de ilibada austeridade, então é só esperar o nível de boston alcançar as fossas nasais. Outra coisa… da tríade colocada em exposição, pra mim nem o genro. Quando nada, deve ser o trauma dos dois últimos daquelas bandas… Obrigado.

Deixe seu comentário

Leia também