Carlos Zarattini: Sociedade precisa apoiar o projeto de lei que pune empresas corruptoras

Tempo de leitura: 3 min

por Carlos Zarattini

Nas recorrentes denúncias de corrupção que há décadas afloram no noticiário, surgem diariamente nomes de funcionários públicos e políticos, mas pouco se fala das empresas corruptoras. Na base do processo, costumeiramente há os milionários interesses empresariais na disputa por contratos em todas as esferas e níveis de administração pública – municipal, estadual e federal – que, na ausência de uma legislação rigorosa, se sentem impunes para atuar com práticas condenáveis. Chegou a hora de a sociedade dar uma basta e o Congresso Nacional tem um papel histórico a cumprir, para a vigência dos valores éticos nas relações entre o público e o privado no País.

O projeto de lei 6826/2010, encaminhado ao Congresso pelo presidente Lula, visa a preencher as lacunas existentes na responsabilização de pessoas jurídicas em atos contra a administração pública nacional e estrangeira, em especial os atos de corrupção. Tem uma abrangência maior e prevê punições mais graves do que as previstas na Lei de Licitações. Permite também punir a ação de corrupção em relação à fiscalização tributária, ao sistema bancário público e às agências reguladoras.

Vários países do mundo já dispõem de legislações que contemplam a responsabilização de pessoas jurídicas por atos de corrupção. Apenas para citar alguns: EUA (1977), Espanha(1995), França(2000), Itália (2001), Chile (2009) e Reino Unido (2010). O Brasil obrigou-se a punir de forma efetiva as empresas corruptoras a partir da ratificação de Convenções Internacionais (ONU, OEA e OCDE). Sem legislação nacional, não é possível a punição de empresas brasileiras que atuam irregularmente no exterior.

O PL6826/2010 prevê a responsabilização objetiva das empresas afastando a discussão sobre o dolo ou a culpa da pessoa física na prática da infração. Elimina-se a necessidade de identificação da autoria da conduta, com as dificuldades inerentes de comprovação dos elementos subjetivos envolvidos na caracterização do ilícito. A pessoa jurídica será responsabilizada uma vez comprovado o fato, o resultado e o nexo causal entre eles, o que não exclui a eventual responsabilização da pessoa física em processo apartado. O modelo de responsabilização objetiva da pessoa jurídica é amplamente adotado no sistema jurídico brasileiro (Código de Defesa do Consumidor, Lei Ambiental, Lei do CADE, etc.)

É adotada a ênfase na responsabilização administrativa e civil porque esses processos, sem prejuízo à ampla defesa e ao contraditório, tem se revelado muito mais célere e efetivo no combate à corrupção.

O PL estabelece sanções de caráter pecuniário (multa) e não pecuniário (proibição de contratar com o poder público, por exemplo). Busca-se a repressão do ato ilícito praticado, mas também evitar a sua repetição. As sanções previstas para responsabilização judicial da pessoa jurídica têm o propósito de complementar as penalidades aplicadas na esfera administrativa. Inclui penalidades mais graves indo até a extinção compulsória da pessoa jurídica.

A implantação pelas empresas de normas de controle interno e de ética empresarial é incentivada pelo projeto, visto que sua adoção atenuará as penalidades adotadas.

A comissão especial que analisa o PL 6826/2010, da qual sou relator, já está funcionando e realizando audiências públicas com o objetivo de ouvir a opinião de empresários, juristas e órgãos de controle. Vamos fazer um estudo das legislações de outros países com o objetivo de adotarmos uma legislação moderna que garanta não apenas a inserção plena do Brasil no panorama internacional, mas principalmente de combater empresas que se utilizam de artifícios não republicanos para obter favores.

Há uma tendência, alimentada pela mídia, de se dizer que todos os males resumem-se ao setor público, mas a verdade é que segmentos da iniciativa privada estão inextricavelmente ligados à prática de desvios de recursos públicos e superfaturamento.Isso acontece não só no Brasil mas também em democracias já consolidadas. Há diferentes denúncias de escândalos envolvendo empresas e setor público no Reino Unido, Estados Unidos , Alemanha. A diferença é o tratamento que se dá a cada caso, com multas milionárias e legislação rigorosa.

No Reino Unido, acaba de entrar em vigor uma lei que fecha o cerco à corrupção corporativa, chamada “UK Bribery Act”, que transforma em crime o pagamento de propina, inclusive entre empresas privadas.

A cultura da corrupção assola o país há décadas. Essa cultura acaba impregnando o imaginário da população, dificultando a prática da cidadania e, por extensão, a própria governabilidade. Punir os corruptores é da maior atualidade na medida em que casos de corrupção, envolvendo relações promíscuas entre representantes do setor privado e do setor público, comprometem a idoneidade do processo decisório.

Mas não nos enganemos, para que esse projeto avance e se transforme em lei é fundamental que a opinião pública se manifeste e apóie a sua aprovação. Um processo democrático de organização de políticas públicas exige a participação de todos os setores da sociedade.

Carlos Zarattini é deputado federal (PT-SP).

Leia também:

Repórter joga luz nos bastidores da relação entre mídia e polícia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pitagoras

Apoiar eu apoio. Mas quando é que político vai aprovar esse projeto? Afinal político e empresário vivem uma relação incestuosa, sodômica de duas mãos, às custas do dinheiro do povo. Veja, pra começar, nas câmaras de vereadores a relação entre estes e os donos de empresas de ônibus (concessão lembrem-se bem!)…
Se nem o corrupto vê o sol nascer quadrado imagine o corruptor…

marcosomag

No "Valor" de hoje, já colocaram os manjados "especialistas" para criticar o projeto que pune empresários corruptores. Dizem que a sua aprovação seria "contraproducente", iria "afugentar investidores", "punição excessiva" e outras bobagens.

    Conceição Lemes

    Marcos, vc poderia mandar o link pra gente dessa materia do Valor? abs

Candinho

em nosso país ha uma ótica bem peculiar…o politico corrupto recebe 15% do total da maracutaia..isso quer dizer obviamente que a outra parte, o empresario, embolsou 85%..mas corrupto é só o mané do 15%..mas isso tem origem em mentalidade que so culpa a parte passiva: gay é só o passivo, o outro (gay) é machão, mesmo nos crimes violentos é normal buscar a causa em algo que a vitima fez ou deixou de fazer…esse, definitivamente é um país de ponta cabeça…

mfs

Que viva a Lei Lula! A lei que pune os corruptores tem o nome do maior presidente da historia do Brasil. Lula, o Justo. Viva a Lei Lula!

Sociedade precisa apoiar o projeto de lei que pune empresas corruptoras « Ficha Corrida

[…] Carlos Zarattini: Sociedade precisa apoiar o projeto de lei que pune empresas corruptoras | Viomundo… Sirva-se:Like this:LikeBe the first to like this post. Deixe um comentário […]

Carmen

Eu concordo com entusiasmo… enquanto não punir o corruptor nada vai mudar, ou melhor, só vai mudar o corrupto…pega um e entra outro no lugar. Nunca consegui que um comentário meu cobrando punição ao corruptor fosse publicado na imprensa. Quando houver uma manifestação pedindo a punição dos corruptores estarei lá…contra os corruptos é perda de tempo.

carmen silvia

A corrupção é uma via de mão dúpla.A aprovação dessa lei é fundamental no processo de construção da nossa jovem democracia.

SILOÉ-RJ

No Brasil a corrupção está no DNA da sociedade.
Quando nos indgnamos com essa conduta do parlamentar, nos esquecemos da nossa parcela de culpa na má avaliação da nossa escolha, e também dos nossos pecadinhos no varejo.
Há no BRASIL e no mundo, uma relação simbiótica de corrupção entre o público e o privado, e de muito loooonga data.
A evolução do ser humano passa justamente por essa peneira, e são raros os que passam.
A maioria sempre querendo se dar bem em qualquer situação.
O que precisamos para tentar amenizar, são leis mais rigorosas também para quem faz e aplica.
Difícil é, mas não impossível.
A ficha limpa está aí como exemplo, podendo se estender a todos os segmentos da sociedade inclusive e principalmente, ao judiciário.
Basta o povo pressionar que a vontade política aos trancos e barrancos, aparece.
Claro que ninguém vai virar honesto de uma hora pra outra, mas que a corrupção diminuiria muito, ah!!! isso sim, diminuiria com certeza!!!

Rasec

Não passa! O sistema econômico capitalista vive disso. Não é a toa que é chaga no mundo todo, assim como sonegação fiscal (pouco se fala) e descumprimento de contratos trabalhistas, dentre outros. A exemplo, cito aqui o Hotel Macksoud Plaza que acaba de ir a leilão para quitar dívidas trabalhistas (pasmem!). Quem são os devedores do INSS? Quem são as empresas que utilizam trabalho escravo? Tá tudo no mesmo saco! Os empresários se beneficiam da corrupção, mas não só eles, todo o sistema. Arrisco dizer que o sistema capitalista, por princípio, vive disso (corrupção). Não é por acaso que existe sigilo fiscal, bancário, econômico. É pra proteger bandido rico!
É lamentável, mas esse projeto não passa!

EUJASABIA

Great opportunity. Let's support it!

Ótima oportunidade. Vamos apoiar!

    Eduardo Vieira

    Opportunity?

Klaus

Quem precisa apoiar são os políticos. Vai ser dificil.

Julio Silveira

Antes de qualquer coisa, as pessoas precisam ser esclarecidas de que corrupção não se dá somente na oportunização de favores por um ente publico, em beneficio de outro privado, mediante pagamento em especie. Visão que parecem tentar consolidar, estas corporações midiaticas (corruptas ). Beneficiarias que foram de negociatas em passado recente e que no presente estão sempre prontas a levar as suas vantagens (o caso do terreno publica em SP é basilar e não raro). Camuflando interesses, se fazendo passar por defensores da sociedade, se apropriando das prerrogativas da cidadania. Faz-se necessário sim punir os corruptores, mas educar a sociedade para não cair em esparelas morais também devem ser prerrogativas do estado, para que o cidadão não fique comprando versões da corrupção de conveniência, bradada pelo impolutos imorais de sempre do pais, os oportunizadores ocultos das ditabrandas e outras formas graves de corrupção contra o País. Que formam opiniões aleijadas sobre o quem é de fato corrupto e que se esconde na proteção de seus apadrinhados nas diversas instancias de poder enquanto apontam o dedo, duro, na direção de quem lhes dificultam as posições.

    Klaus

    Ou seja, corruptos são os outros.

    mfs

    É isso aí, grande pensador! A Lei Lula é mais um atentado contra a liberdade de empresa! É a tentativa de cercear a liberdade do proprietario de gastar seu dinheiro com quem quiser! É a truculência contra a optimização de recursos, contra os investimentos necessarios para vencer as malhas político-burocráticas. Todos juntos contra a Lei Lula que visa a punir os empresarios vítimas do PT, das leis trabalhistas e dos direitos sociais desnecessários…

    Sofia

    Você também deve achar que só se deve condenar o pistoleiro, não o mandante do crime… Ô mentalidade!

Deixe seu comentário

Leia também