André Barrocal: No feriado, sobrou para o gari serrista

Tempo de leitura: 7 min

Marcha contra corrupção acerta Globo, CBF, Sarney, Roriz, Justiça…

No dia da Independência, ato em Brasília convocado pelo Facebook para se queixar da falta de ética faz mais vítimas do que plano original, motivado por escândalos federais. Público recorde presente à Esplanada dos Ministérios para ver desfile militar do 7 de setembro ajuda a encorpar passeata, que nas contas da PM começou com duas mil pessoas. Confirmações eram 26 mil.

André Barrocal, na Carta Maior

BRASÍLIA – A capital brasileira vive dias de baixíssima umidade e altas temperaturas, e não é diferente neste 7 de setembro. Às 13h05, registram-se 34° em termômetro perto da Esplanada dos Ministérios. A grande e central avenida, sede dos Poderes da República, esvazia-se aos poucos. Por duas horas, duas horas e meia, acolhera uma marcha inédita. Mobilizadas por uma das redes sociais mais populares da internet, o Facebook, pessoas comuns toparam botar roupa preta sob sol escaldante e protestar no feriadão.

Batizada de “Marcha contra a Corrupção”, dispara no atacado contra a falta de ética, indignação alimentada por escândalos envolvendo autoridades federais e pela não cassação de uma deputada local. No varejo, atira em alvos como a TV Globo e os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, e do Senado, José Sarney. Ali, há quem flerte com a ideia de alvejar o Congresso não só metaforicamente. Queixas contra indignação seletiva. E uma espécie de quebra de decoro ambiental a ser varrida pela “marcha dos garis” que se seguirá.

Passa das 10h, quando a passeata começa a deixar para trás o Museu da República, local combinado para a concentração. Até voltar ao ponto de partida, os manifestantes vão percorrer 3,5 km, ou 32 campos de futebol. A exemplo de uma escola de samba, são liderados por uma comissão de frente, com pessoas perfiladas a segurar, na altura do peito, uma faixa preta com as palavras “corrupção não” em branco. Na aglomeração, muitos portam vassouras, em referência à faxina da presidenta Dilma Rousseff na área dos Transportes.

Mais atrás, numa das primeiras alas, um jovem empunha sobre a cabeça, preso a um bastão, cartaz que diz “Sorria, você está sendo manipulado”. A inscrição encima desenho que reproduz, em preto e branco, o logotipo da TV Globo. Seu portador recusa-se a revelar o nome. Conta apenas que tem 20 anos e estuda arquitetura. Mas qual a razão dessa crítica dirigida? “A Globo manipula tudo. Não basta vir na marcha. A TV vai manipular muita coisa aqui”, diz.

Do início ao fim do ato, vão se ouvir, algumas vezes, manifestantes ressuscitarem antigo grito de protesto contra a maior emissora do país: “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!”. “Vou ter de fingir que não vi…”, diz uma jornalista das Organizações Globo que está a cobrir a marcha.

Ricardo Teixeira, da CBF, que considera a emissora uma aliada, também é alvo do protestos. Junto com três ou quatro amigos, Felipe Guedes, de 22 anos, anda pela Esplanada carregando uma grande bandeira contra o cartola. “Ele é tão corrupto quanto o Congresso, é o mais corrupto do Brasil”, afirma Felipe, que diz ter anulado o voto para presidente nos dois turnos da eleição de 2010.

Conspiração inspiradora

Felipe faz cursinho e trabalha como roadie, ajudante de ordens de conjuntos musicais em cima ou fora dos palcos. Um roadie auxilia gente como Caio Zenon, músico de 18 anos que também foi à marcha. Está caracterizado, dos pés à cabeça, como Guy Fawkes – ou, ao menos, como o soldado britânico aparece caracterizado em páginas de um romance em quadrinhos e nas telas do cinema, em obras homônimas (V de Vingança).

Fawkes foi enforcado no início do século XVII, depois de capturado e torturado até confessar participação em plano para explodir o parlamento britânico num dia em que o rei da época, Jaime I, estaria lá.

No ato brasiliense do século XXI, Caio não é o único a buscar inspiração em Fawkes, mas é um dos mais entusiasmados. Enquanto outros têm só uma máscara, usa peruca e fantasia preta. “Explodir o Congresso seria uma boa ideia”, comenta, seriamente. “A gente elegeu alguém [Dilma] que não está cumprindo o que prometeu. Essa marcha é um esforço para mudar isso.”

Na eleição do ano passado, Caio já tinha idade para tentar mudar o país por meio do voto. Mas preferiu não votar.

Na iminência de chegar à idade em que o voto torna-se facultativo como foi para Caio em 2010, o aposentado José Roberto Loureiro, de 69 anos, participa da marcha paramentado como pediam os organizadores: de preto. No ano passado, cravou Dilma Rousseff nos dois turnos. E diz não estar arrependido. “Para mim, é principalmente um protesto contra o Congresso e essa Justiça que não pune ninguém.”

O aposentado marcha de mãos dadas com a esposa. Para Zuleika Loureiro, de 64, o ato serve para reclamar de dois dos sobrenomes mais famosos da política nacional. “Esse caso da Jaqueline Roriz é uma vergonha. O Sarney também é uma vergonha, ele é dono do Maranhão.”

“Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” é um dos hits da manifestação. Alguns dos cantos são puxados pelo estudante Igor Tinto Janix, de 23 anos. Megafone à mão, tenta controlar a velocidade da passeata, como um diretor de harmonia em desfile de carnaval. “Estamos cansados de tanta corrupção e safadeza explícitas. Já são 500 anos de corrupção mas antes tinham preocupação de esconder, agora está tudo explítico”, afirma Igor, que diz ter votado em Marina Silva (ex-PV) no primeiro turno do ano passado e nulo no segundo.

É Igor quem aponta Walter Magalhães, empresário de 28 anos, à reportagem. Walter é o principal organizador da marcha, ideia que ele atribui a duas amigas, as irmãs Daniella e Lucianna Kalil. O trio criou uma página para o ato no Facebook, e agora Walter está junto à comissão de frente do ato. “É um protesto para o povo se conscientizar que ele é o culpado por quem está aí. É preciso votar com consciência”, diz Walter. Em quem ele votou para presidente em 2010? “Isso não é relevante.”

Roriz: combustível

A recente vitória da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) contra um pedido de cassação, conta Walter, foi o principal combustível da marcha, planejada de início por causa de denúncias de corrupção no governo Dilma Rousseff. Até Jaqueline escapar, dia 30 de agosto, 10 mil pessoas haviam confirmado, via Facebook, presença na marcha. Dali até a véspera do ato, outras 16 mil resolveram aderir.

Jaqueline foi a julgamento pelos colegas por ter sido flagrada, em vídeo, recebendo dinheiro de um esquema celebrizado como “mensalão do DEM”, escândalo tornado público em 2009 e que levou à cassação do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. A filmagem é de 2006, mas só apareceu no início do ano.

Entre os parlamentares, prevaleceu a tese de que a colega não poderia ser cassada por algo feito antes do mandato. Resultado: 265 votos secretos a favor da ré e 166 votos secretos, contra. “Voto secreto, não, eu quero ver a cara do ladrão”, grita-se na marcha.

O “mensalão do DEM” pregado à memória recente pelo julgamento de Jaqueline contribui para a irritação do estudante de pedagogia Thiago Magalhães, quando ele vê um jovem sacar máscara com a foto do deputado cassado José Dirceu (PT) e reunir em torno de si um grupo a bradar contra o “mensalão do PT”. “E o mensalão do DEM? E o mensalão do DEM?”, grita Thiago.

“A marcha contra a corrupção é uma reivindicação legítima e importante”, diz o estudante, que usa um boné vermelho do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). “Mas, para além disso, precisamos discutir mais questões que são estruturais, como a reforma política e a reforma agrária. A corrupção incomoda muito a classe média, mas há outros males que atingem toda a sociedade”, completa Thiago, que diz ter votado em Dilma nos dois turnos no ano passado.

Parada militar: reforço

Apesar de 26 mil pessoas terem dito no Facebook que iriam à marcha, quando o ato começa, a Polícia Militar (PM) conta duas mil, informa a major Ana Luíza Azevedo. A massa vai encorpar a partir das 11h, quando terminar o desfile militar que acontece na mesma Esplanada, mas nas faixas de rolamento que levam ao sentido oposto, separadas das outras por um gramado de mais ou menos 100 metros.

A parada militar foi vista por algo entre 30 mil e 40 mil pessoas, nas contas da PM. E é com este número que a polícia trabalhará oficialmente, no fim do dia, ao informar o tamanho do ato contra a corrupção.

Dilma Rousseff assiste ao desfile de 7 de setembro pela primeira vez como presidenta, ladeada por ministros. A presença do presidente da República é uma tradição no evento, mas não deixa de ser outro gesto simpático de Dilma na direção da caserna, ao optar por seguir o costume.

Uma semana antes, mandara ao Congresso proposta de orçamento 2012 com um orçamento militar quase 50% maior, um dos aumentos mais generosos. Prova também do prestígio do ministro da Defesa, Celso Amorim, que assumiu prometendo reforçar as finanças das forças armadas para deixá-las mais adequadas ao peso geopolítico que o Brasil conquistou.

No último domingo, Dilma estivera pela primeira vez na solenidade mensal em que se troca a bandeira brasileira hasteada na praça dos três poderes, onde ficam as sedes do governo federal, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando a marcha contra a Corrupção chega à Praça, uma parte dos manifestantes vai para a frente do Palácio do Planalto, local de trabalho da presidenta, e grita: “Oh Dilma, cadê você?, eu vim aqui só para ter ver”. Não foi a única menção à presidenta no ato. Um dos cantos recorre a palavrões, para garantir rima e sonoridade. “Oh Dilma, como é que pode? Eles que roubam e a gente é que se fode.”

Na noite da véspera, Dilma pôde ser vista por todos os brasileiros, em pronuncimamento à nação feito pela TV, o que também é praxe para presidentes nas comemorações da Independência. No finzinho do discurso de 10 minutos, dá um recado sobre corrupção. Diz a presidenta que o Brasil é “um país que, como o malfeito, não se acumplicia jamais. E que tem na defesa da moralidade, no combate à corrupção, uma ação permanente e inquebrantável”.

Marcha derradeira

Quando os protestantes contra a corrupção voltam para a casa, começa a última marcha do dia na Esplanada dos Ministérios. Seus participantes também estão uniformizados, como os militares que primeiro haviam marchado. Todos carregam vassoura, como alguns na passeata do Facebook.

É uma manifestação silenciosa e remunerada, para quem “faxina” não é retórica, mas realidade. A marcha dos garis varre o produto de uma espécie de quebra do decoro ambiental e urbanístico de alguns dos que ocuparam a Esplanada para atacar a falta de decoro ético na política. Garrafas de água, latas de refrigerante e cerveja, abanadores de papel, sacolas plásticas, palitos de sorvete… Tudo forma o rastro de uma manifestação em que se via uma faixa condenar mudanças no Código Florestal brasileiro que o Congresso está a discutir.

Vestido de laranja, vassoura em punho, Bras Costa, de 42 anos, cata três embalagens de salgadinhos no gramado em frente ao Palácio do Itamaraty, a sede do ministério das Relações Exteriores. Está a recolher lixo desde o meio dia. Não sabe o que acaba de acontecer na Esplanada, quem protestava e por quê. Mas lamenta a sujeira que o obriga a trabalhar no feriado. “Acho que cada um poderia fazer melhor a sua parte e não deixar tanto lixo”, diz Costa, que declara ter votado em Marina Silva (ex-PV) depois em José Serra (PSDB).

Leia também:

Brasil de Fato: Quem paga a roubalheira é o povão

Privatas do Caribe: Onde foi parar o dinheiro das privatizações?

Vermelho: Nova classe média ainda vive em favelas e cortiços

Altamiro Borges: FHC apoia faxina que nunca fez

Faxina: Risco e oportunidade para o governo Dilma

Delfim Netto: Um viva para a queda dos juros


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hildegard Angel e a alpinista social | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] André Barrocal: Tinha de tudo um pouco […]

Militantes do Facebook descobrem a política | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] André Barrocal: Tinha de tudo um pouco […]

SILOÉ-RJ

A marcha deu chabú!!!
Diante do cenário PRÓ- DILMA, e com adesão de gente realmente contra a todo tipo de corruptores e corruptos, o Pig e a direita vestiram a carapuça, enfiaram a viola no saco e sairam de fininho…

marceloralacoco

Para constar: http://www.reformapolitica.org.br/

Lucas

"Um roadie auxilia gente como Caio Zenon, músico de 18 anos que também foi à marcha. Está caracterizado, dos pés à cabeça, como Guy Fawkes – ou, ao menos, como o soldado britânico aparece caracterizado em páginas de um romance em quadrinhos e nas telas do cinema, em obras homônimas (V de Vingança)."

Concordo que V de vingança é uma ótima história em quadrinhos, mas se você não é um terrorista anarquista explodindo prédios numa Inglaterra fascista, não use fantasia de Guy Fawkes fora de uma festa à fantasia. É ridículo. :)

    Caio Zenon

    Ridículo é alguém achar que esforço, determinação e coragem pra sair nas ruas, de alguma forma, tentando mostrar o sacrifício que este o faz contra aqueles que lhe devem o mais que obrigatório e necessário, é "ridículo".

    E você, fez o que pelo seu país e suas próximas gerações no dia?

denis dias ferreira

A turma do "Cansei" está de volta!

denis dias ferreira

Eu proponho uma Marcha Contra a Sonegação de Impostos no Brasil.

Marcio H Silva

Como não tinha lugar para colocar, posto aqui. Copiei do Facebook de uma amiga que mora em condomínio próximo onde vai ocorrer o Rock In Rio ( RIR ):

VOCES NAO VÃO ACREDITAR,MAS AQUI NO MEU CONDOMINIO,VAMOS TER HORA PARA SAIR DE CASA,COM CARTAÕ E TUDO.ATE O FINAL DO ROCK IN RIO.NAO VAMOS SAIR HA HORA QUE QUEREMOS NÃO.VAI SER ESTIPULADO.EU AGUENTO?!!!!!!!!!!!!!!!

Tá em maiúsculas porque copiei e colei!

Fernando

a maioria desses jovens entrevistados anularam o voto no segundo turno ou votaram na M no primeiro…..todos alienados midiáticos..massa de manobra do Pig!!!!

Luiz Fortaleza

UMA PASSEATA ECLÉTICA… KKKKKKKKKKKK

Raphael Tsavkko

Chega a ser irônico – para não dizer hipócrita – que membros, militantes e simpatizantes do partido no poder critiquem irrestritamente uma manifestação por esta ter sido organizada por e ter caráter de "classe média", quando sua presidente anuncia para quem quiser ouvir – e é aplaudida por estes mesmos militantes, simpatizantes e etc – que seu objetivo é construir um país de… classe média!

Que seu objetivo é trazer todos para a classe média (todos os abaixo, claro, no lucro dos ricos não haverá mudança, só pra cima).

Mais recente fonte de ódio da militância petista/governista é a Marcha Contra a Corrupção que possui reivindicações legítimas, mas que se perde no foco, pregando o "contra tudo e todos", além de ter sido claramente infiltrada por DEM e PSDB.

A Marcha não nasceu, porém, para atacar o governo petista, e sim para atacar um congresso efetivamente viciado, corrupto em sua maioria, que lava as mãos para o roubo de seus pares (vide a absolvição já esperada de Jaqueline Roriz, apenas mais uma ladra a se safar), mas que não é exclusivo deste ou de outro partido, mas generalizado. Mas, mesmo assim, a Marcha pecou pelo excesso de generalização, que demonstra e promove a mais absoluta e completa despolitização.

Marchas devem ter objetivos claros, reivindicações, e estas devem ir além do mero "eu odeio tudo e todos", mas apresentar propostas e saber seus limites.

Se por um lado é verdade que a Marcha foi desvirtuada com a presença de expoentes da corrupção de direita, por outro o evento foi repudiado pelos governistas muito antes, pois não se pode criticar a corrupção do governo, mesmo que eles tenham passado todo o governo FHC denunciando a corrupção do PSDB. Só é "moralismo" para os outros.
http://www.tsavkko.com.br/2011/09/marcha-contra-c

    alexandre

    Bom texto. mas eu ,particularmente só critico a apropriação e manipulação por parte da direita nativa. isso é nojento. a marcha em si não me diz muito pois não sei certamente de onde surgiu. mas desconfio.

    Mari

    Tsavkko concordo com vc. que corrupição seja ela qual for deve ser combatida, de direita ou esquerda o que queremos chamar atenção é para que esta bandeira seja usada para perseguir e derrubar um governo eleito pelo voto, para demissão de ministros pura e simples sem nada ser apurado baseado apenas no denuncismo da imprensa, o que não concordamos é com a seletividade das denuncias, será que só no governo federal há corruptos? e nos Estados? tomemos como exemplos São Paulo e Minas e agora as denuncias da CBF, sem contar que esquecemos a era FHC e sua privataria, não se lê uma linha não se escuta uma única voz a reclamar e se indignar, não vamos esquecer 64, começou assim, prá gente não se tornar inocentes úteis para os golpistas de plantão.

    jorob

    Menos Mari, a marcha não tinha intenção de derrubar ninguém, tinha apenas o objetivo de protestar contra a corrupção, ainda que de uma forma geral.
    Parem de achar que todo mundo que critica algo quer derrubar o governo. Quem fazia isso era o PT quando era oposição.
    Falam tanto que a CBF é corrupta. Pode até ser, mas então é melhor avisarem o LULA , porque assim como a Globo, ele também se dá muito bem com o Ricardo Teixeira, tanto que foi jantar com ele semana passada. Se não depois ele vai falar que não sabia de nada, assim como no mensalão.
    Com relação a privataria, o PT já está desde 2002 no poder. Se houve tanta corrupção assim, e não estou afirmando que não houve, porque o governo não mandou a PF investigar a fundo? Se de fato houve, então o PT tornou-se cúmplice.

Rafael

Acredito que NUNCA vai haver um país no mundo que não existirirá corrupção. Tenho certeza que independente de quem seja eleito se existir judiciário que puna rigorasamente os políticos corrupção não será preocupação. Questão reside na impunidade.

ZePovinho

COMO SEMPRE,ESSES "ÉTICOS" QUEREM TIRAR "ESSA GENTINHA" DO PODER………………….

http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/09/08/o

Olá PHA.

Fiquei “cabreiro” com as manifestações contra a corrupção ocorridas ontem. Ninguém aqui é a favor da corrupção, mas por que este discurso voltou a tona agora??

Estava eu navegando pelas águas turvas e perigosas dos organismos do PIG, quando entrei no blog do Reinaldo Azevedo (é sempre necessário conhecer o adversário) e li uma matéria na qual aquele blogueiro clama aos seus leitores para assinarem a petição a favor do voto distrital – transcrevo abaixo parte da mesma

“O “Eu Voto Distrital” também pertence ao MSP — só que, nesse caso, deve-se ler “Movimento dos Sem-Partido”. Trata-se de uma parcela da sociedade civil que considera que uma das raízes estruturais do males do país é o sistema proporcional para a eleição de parlamentares. O Legislativo brasileiro, com as exceções de sempre, transformou-se num aglomerado de corporações, boa parte delas interessada em assaltar os cofres públicos”.

– Vamos por partes: no site do Brizola Neto há uma matéria na qual este deputado prova que o domínio “euvotodistrital.org.br” pertence à Associação Comercial de São Paulo: http://www.tijolaco.com/pv-o-partido-da-veja/

– Agora, diz o blogueiro de Dois Córregos, que há um “Movimento dos Sem-Partido”, mas que o movimento “euvotodistrital” também pertence ao MSP. Por sua vez, o domínio do “euvotodistrital” está em nome da Associação Comercial de Sao Paulo, que já foi presidida pelo Guilherme Afif Domingues.

Mais uma vez estão querendo, com o discurso lacerdista, desacreditar o Governo Federal. Sim, porque do governo de São Paulo e Minas o PIG nada fala, nada ouve, nada vê.

Abraços

João

Goiânia DIVAS

Seria muito bom que fosse mostrado as imagens da passeata em Brasília. A TV Brasil mostrou no noticiário de ontem à noite.

fernandoeudonatelo

Pelo que entendi, a marcha era pra ter começado como o Cansei (se lembra do Cansei ??), direcionada politicamente a figuras corruptas, de partidos determinados.

Mas, acabou terminando como uma manifestação de reivindicação ética mais ampla, de crítica a todo o sistema envolvido, com mais personagens.

João

Azenha,

por que não se cria o Imposto sobre Grandes Fortunas ao invés da volta da CPMF.

A $áude brasileira agradeceria muito.

o que acham?

    beattrice

    Porque a democracia brasileira passo a passo se torna refém dessas grandes fortunas, que são os cappi das grandes corporações, que financiam suas campanhas eleitorais y otras cositas más.

adenilde petrina

Vi os telejornais do pig e notei que alguns entrevistaram manifestantes de luto convocados pelo pig e não deram meio segundo para o pessoal da "Marcha do Excluídos" que há 17 anos vão às ruas de todo o país no dia 7 de setembro: por aí dá para perceber quais são as intenções e o quanto é insenta a imprensa piguenta e os interesses que ela defende. O povo não é bobo!

Fabio Fonseca

Mais uma vitório do PHA Juíza extingue ação de Dantas contra PHA http://observatorionline.blogspot.com/

    SILOÉ-RJ

    Juiza porreta!!!
    Precisam ver a defesa que ela fez dos blogueiros!!!

Adriana Ramos

A frase "Público recorde presente à Esplanada dos Ministérios para ver desfile militar do 7 de setembro ajuda a encorpar passeata" só faz sentido para quem não estava lá. Não tem como as pessoas se misturarem com um gramado de mais de uma centena de metros entre um grupo e outro! A marcha juntou mais de 20 mil pessoas e foi uma manifestação de cidadãos absolutamente legítima.

Mário

CONFIRMADO ! ( informação de Anselmo Góis, de O Globo ) : Dia 27 de setembro agora, Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Sorbonne, solo sagrado do saber em que pisou Jean-Paul Sartre e Claude Lévi- Strauss. SEGUREM O SOCIÓLOGO !

    beattrice

    Não segurem, soltem a criatura, quem sabe é dessa vez…

    Morvan

    Boa noite.

    Obrigado pela informação, Mário.

    Não é simplesmente segurar o CdQ: escondam todas as doses de cicuta e todas as lâminas de barbear possíveis.
    Também deixem longe do alcance do sr. [José Carlos] Aleluia todos estes itens…

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    SILOÉ-RJ

    Não acredito que o brasileiro hoje, mais famoso do que o PELÉ, vai receber mais essa honraria, entre enúmeras já recebidas.
    LULA É DILMAIS!!!

Eduardo Raio X

Querido amigo Azenha cadê as faixas na manifestação contra a seita PIG, neoliberais (libertinos) , burgUeSiA que não quer pagar imposto, direitalha endoidada, PSDB e seus 45 escândalos entre os principais a privataria e tem muito mais se formos mexer no lamaçal. Sempre digo e vou continuar dizendo o PT nunca foi e jamais será um céu de santos ou anjos! No caso do PSDB e companhia todos encontra-se numa categoria muito especial dos santos do PAU OCO e anjos da cara SUJA!

Eduardo Guimarães

Magnífico. Mas vamos admitir: a mídia foi esperta ao organizar essa marcha ao lado do desfile de 7 de setembro sabendo que quem estava ali para assisti-lo, adotando uma postura cívica, não deixaria de se manifestar contra a "corrupção", e sem se questionar por que ninguém, então, lembrou que, para haver corruptos, é preciso que, antes, haja corruptores…

    beattrice

    Espertíssima Eduardo.
    E continua valendo aquela história, quem chega primeiro leva.

jaime

O Dodô esqueceu uma muito importante: faz marcha por faxina moral e provoca uma enorme faxina material. As palavras convencem, o exemplo arrasta.

vera oliveria

e o gado vai às ruas …. antigamente quando agitadores no orkut (que não foi endeusado por róliúdi) pediam ao povo que fosse às ruas protestar por qualquer assunto,não aparecia niguem,mas depois de tanta propaganda da midia falando de varios protestos convocados pelo FACEBOOK e TWITTER,os brasileiros como gado saem "protestanto" e repetindo palavras …nem sabem porque,mas estão lá afinal tá na moda obedecer ao chamados desde que seja pelo face,criado exclusivamente pra isso,pra testar as massas, o seu nível de agitação,de obediencia…

luiz pinheiro

Temos aqui, Azenha, um internauta – Marcelo – que faz apologia da tortura e ainda debocha da torturada, que por um acaso é ninguém menos que a presidenta da República. Considero esse crime de extrema gravidade – e pela lei ele é inafiançável. Sugiro a identificação desse elemento criminoso e o encaminhamento do caso à Polícia Federal.

    Maria Fulô

    De pleno acordo…

    Conceição Lemes

    Luiz e Maria Fulô, realmente o comentário foge dos nossos padrões. Já o deletamos. Obrigada pelo alerta. abs

    Morvan

    Bom dia.
    Obrigado ao Luiz Pinheiro, à Conceição e à Maria Fulô por terem me poupado de ter que folhear as diatribes deste sem-noção. Vade Retro.

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Mailson

O que houve com a Globo?
O JN de ontem dedicou menos de 15 segundos à marcha contra a corrupção. Mesmo assim diluiu o assunto entre outras manifestações reivindicatórias. Eu estava esperando por uns 5 minutos de Udenismo.

Muito estranho, muito estranho. Até porque o assunto evaporou das páginas da Folha/UOL e outros respeitados jornais do PIG. Ninguém toca mais no assunto.

É o próprio PIG boicotando a marcha? Que diabo é isso? Tá tudo invertido?

Bom, depois que eu li a matéria acima eu comecei a entender. São os cartazes fazendo alusão a Globo e a Ricardo Teixeira.
Ambos estão também metidos em maracutais?
KKKKKKKKKK,

    Morvan

    Bom dia.
    Como não assisto a tal #$&1!))_, obrigado.
    Acredito que o fato de as diversas manifestações não hostilizarem a Presidente, sendo que alguns grupos até mostraram apoio à "faxina" de Dilma, arrefeça um pouco o udenismo da PIGlobo.

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Tio Dodô

"Tá Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso?
Brasileiro reclama de quê?
O Brasileiro é assim:
A- Coloca nome em trabalho que não fez.
B- Coloca nome de colega que faltou em lista de presença.
C- Paga para alguém fazer seus trabalhos.
1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.
5. – Fala no celular enquanto dirige.
6. – Usa o telefone da empresa onde trabalha para ligar para o celular dos amigos (me dá um toque que eu retorno…) – assim o amigo não gasta nada.
7. – Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
8. – Para em filas duplas, triplas, em frente às escolas.
9. – Viola a lei do silêncio.
10. – Dirige após consumir bebida alcoólica.
11. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
12. – Espalha churrasqueira, mesas, nas calçadas.
13. – Pega atestado médico sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
14. – Faz "gato " de luz, de água e de tv a cabo.
15. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
16. – Compra recibo para abater na declaração de renda para pagar menos imposto.
17. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
18. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota fiscal de 20.
19. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
20. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
21.. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se
fosse pouco rodado.
22. – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
23. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
24. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
25. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
26. – Frequenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
27. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis… como se isso não fosse roubo.
28. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
29. – Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
30. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
31. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
E quer que os políticos sejam honestos….
Escandaliza-se com o mensalão, o dinheiro na cueca, a farra das passagens aéreas…
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo, ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo!
Espalhe essa idéia!
"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos…."

    Evandro

    concordo

    cronopio

    Era isso que eu temia, descambamos para a retórica de lavadeira. Daqui a pouco alguém vai falar de "trabalho de formiguinha", aí eu volto pro meu Marx e não volto mais.

    Fabio SP

    Vc jura que volta pro seu Marx? A sua ausência preencherá uma grande lacuna.

    cronopio

    Essa pelo menos teve alguma graça, embora eu já estivesse prevendo o comentário. Então, ainda estamos esperando sua presença lá na matéria sobre a arapongagem mineira. Vai fugir do assunto até quando? Enquanto você não aparece por lá, juro que volto para o meu Marx e te deixo pelegar à vontade…

    cronopio

    Fábio?

    dioniso artuffo

    Olha o preconceito, cara. O que você tem contra as lavadeiras?

    cronopio

    Acho que o pessoal deveria parar de explorá-las e lavar a própria roupa.

    Jairo_Beraldo

    Gente como voce que estraga um debate….mostre onde está o preconceito, mané!

    sonia

    Concordo plenamente…somos um pais de "gersons:… só levando vantagem….
    Estou farta disto e sou recriminada quando digo que SOMOS UM POVO CORRUPTO POR ESSENCIA !!
    Está no DNA do brasileiro…desde que o indio recebeu o espelhinho do portugues.
    'Não temos questão moral e sim uma questão de preço !!!
    E que jogue uma pedra quem não cometeu nenhum destes deslizes acima !!

    @gui_barreiro

    "Está no DNA do brasileiro…desde que o indio recebeu o espelhinho do portugues."

    Sou obrigado a discordar… essa colocação foi altamente infeliz e cretina… Nem deveria estar neste blog…

    Bem se vc tbm é brasileira, então vc tem o gene sujo… Ou vc faz parte da casta superior? Quer dizer que a corrupção só va iterminar quando fizermos um mega genocídio?

    Hitler pensou a mesma coisa, e comandou uma matança de 6 milhões de pessoas…

    Nós somos corruptos por conta da nossa genética… mas por conta de uma educação distorcida, parte pela omissão de governos com a educação básica parte por uma mídia vergonhosa que dá mais enfase a semi-celebridades e jogadores de futebol.

    Ainda bem dá pra consertar… essa é a boa notícia…

    Marcos C. Campos

    Concordo, mas nossas lideranças deveriam dar exemplo de bom comportamento e no entanto, são poucos que nos podemos espelhar, e as ações corretas destes a midia não divulga. Ex. Deputado Federal Dr. Rosinha no PR.
    Mas acredito também que é uma questão de cultura e evolução dos povos, uns mais atrasados outros mais adiantados. Os americanos por ex, se orgulham da sua pujante economia tecnologia, mas sua política externa é uma total m.

    Rafael

    É ingênuo achar que só brasileiros fazem isso, é impossível dizer que nem um povo no mundo não faz malandragem. Essas atitudes são do ser humano. Não podemos é ter a mentalidade do cão vira-lata. Não podemos achar que somos inferirores, que nada que fizemos é bom. Corrupção tem na China, Japãp, EUA, Alemanha, França, Argentina, TODOS países do mundo. Corrupção da natureza humana.

    Jairo_Beraldo

    Tio Dodô, voce se esqueceu de mencionar os "educadores" das UNESQUINAS de prédios iluminados vendedores de diplomas….Paulo Freire, costumava advertir os educadores com a seguinte frase: “Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito, e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer”. As instituições particulares fazem exatamente o contrário. Desprezam o sujeito, deseducando-o. Tratam educação como se fosse mercadoria. Educação é formação, sem viés ideológico, sem interesse econômico e político. Instituições não são pessoas, não devemos fidelidade à elas, devemos ser fiéis apenas aos nossos princípios e à nossa consciência social, desde que comum aos conceitos éticos. E em nome do “negócio”, preferem investir na fabrica de canalhas. E é isso que temos no "mercado"!

    Morvan

    Bom dia.
    Tio Dodô , com relação ao item C – "Paga para alguém fazer seus trabalhos"., eu tenho um trauma: sempre viajava para Itapipoca, minha cidade natal, para ficar com a família, quando minha mãe estava viva. Um dia, ao chegar em casa, havia uma senhora – amiga de minha mãe – querendo contratar meus "serviços técnico-literários". Desejava que eu fizesse a sua tese (TCC), pois, segundo ela, seria certeza de aprovação(?). Com muito cuidado, expliquei que não poderia jamais fazer este tipo de coisa, por razões pessoais. A minha maior derrota foi o de o "comitê de convencimento" ser encabeçado pela minha mãe, a qual achava uma afronta eu não ajudar aquela pessoa amiga! Claro que consegui, com muito custo, dizer não e arranjar vários inimigos, membros da família (abastada) de Itapipoca – isso, Terra do Tiririca. Grande Tiririca. Também recebi inúmeras ofertas de serviço tão ou mais desleal, como, por exemplo, fazer o vestibular por algum ricaço da minha cidade.
    Ilustro estes casos (toscos) somente para mostrar como ainda está a nossa sociedade. É a mesma sociedade que se indigna com muita coisa, porém de modo seletivo e sem qualquer coerência.

    Se quisermos uma sociedade melhor, temos que fazê-la a partir de nós mesmos. Nós somos a sociedade.
    Ps.: alguém aqui citou a lei de Gérson. Pobre Gérson. Pensou que o mal daquela propaganda famosa se limitaria àquele cigarrinho…

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Evaristo

Então a Bandeirantes, do Joemir Betting e cia forjaram as imagens da marcha. No Jornal da Band não mostraram os cartazes contra a Globo e o Ricardo Teixeira. Fizeram um apanhado do final do desfile militar para dar a idéia de que o ato tivera plena participação popular. A Bandeirantes enganou os seus telespectadores! Falam de corrupção mas não seguem a ética.

    Goiânia DIVAS

    No noticiário da TV Brasil mostrou. Eu assisti.

Marcelo Fraga

Fantástico o texto do articulista. As alfinetadas são de uma sutileza muito interessante.
Gostei muito.

Aliás, bem diferente dos conhecidos textos do Reinaldinho Cabeção, que se vale da raiva e de xingamentos e insultos para ter o mesmo efeito. Mas isso é só para combinar com o nível da sua audiência.

Gerson Carneiro

Ode ao Álvaro Dias: Caçador de mim – Milton Nascimento.

[youtube cIuS_lzb5b8&feature=results_video&playnext=1&list=PLC74B33B68469D428 http://www.youtube.com/watch?v=cIuS_lzb5b8&feature=results_video&playnext=1&list=PLC74B33B68469D428 youtube]

mello

Assistindo o balé Kirov, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, tinha 40 mil pessoas, mais do que as passeatas dos cansados em todo o País.
Esses 40 mil não foram convocados pelas redes sociais…Nessa paltéia muitos nem computador teem.
"o povo não é bobo"….

Rasec

Show de matéria! Agora, sim, o negócio anda! Aproveitar essa marcha contra a corrupção pra também reclamar da Rede Globo, da Folha de São Paulo, do Ricardo Teixeira, do mensalão do DEM, dos governos tucanos, e por aí vai!
Tô na próxima!

Fernando

O que eu acho engraçado nessa estória toda é o seguinte:
Se a deputada Jaqueline Roriz recebeu "propina"das mãos do secretário de Estado de Assuntos Sindicais, Durval Barbosa, em setembro de 2006; Se naquela época o governador do Distrito Federal era Joaquim Roriz, pai da deputada; Se Durval Barbosa era Secretário de Joaquim Roriz, cargo de confiança do governador;
Se o governador Joaquim Roriz apoiava -como de fato apoiou- Maria Abadia como candidata à sua sucessão; Se o governador Joaquim Roriz, em conversa com seu advogado, Eri Varela, divulgada pela Tv, referia-se ao candidato José Roberto Arruda com palavrões e prometia acabar com ele…me responda…
Por que Arruda, apesar de tudo issso, é citado na denúncia como chefe desse esquema criminoso?
Apenas porquê Durval Barbosa disse que Arruda comandava esse esquema, mesmo sabendo-se que esse senhor já foi condenado em vários processos, indiciado em diversos outros, investigado e com pedido de prisão feito pela polícia por crime de pedofilia, denunciado pelo ministério público por formação de quadrilha e tentativa de extorão?

    Antônio Carlos

    Na internet apareceu um vídeo onde aparece o Arruda recebendo dinheiro e muito dinheiro e dando as ordens ao entregador. Que eu saiba quem dá ordens para relaizar serviços e receber dinheiro por isso é o chefe!!!!!

denis dias ferreira

Temos que ficar atento à essa onda pseudo-moralista idealizada e encampada por setores reacionários da sociedade brasileira. Segundo o autor da reportagem o principal organizador da marcha contra a corrupção é um empresário, fato bastantante sintomático. Parece-me que muitos cidadãos (inclusive de esquerda) aderem à ideia de que a corrupção é a grande causa dos males que assolam o país e que se acabarmos com ela, todos os nossos problemas serão resovidos. É um modo de se enganar a população brasileira e de nos afastar das verdadeiras discussões sobre as causas das nossas mazelas morais, econômicas e sociais. A corrupção não é causa e sim mais uma das consequências de nossos atávicos e históricos problemas estruturais, para os quais nós nos recusamos a encontrar e aplicar as verdadeiras soluções.

    Étore

    "o principal organizador da marcha contra a corrupção é um empresário, fato bastantante sintomático"

    Este é um dos poucos tipos de bobagem que escrevem por aqui que realmente me incomoda.
    Basta ser empresário para ser taxado como alguém "do mal".

    denis dias ferreira

    André Gide dizia: com as boas intenções faz-se a má literatura. Poderíamos adaptar essa máxima para comentarmos a tal da Marcha Contra a Corrupção (não sei porque essa palavra me lembra 64. Aliás, nesse ano, de que lado estavam os nossos homens do "Bem"?): com as boas intenções faz-se a má política. Ora, sr. Étore, todo escândalo de corrupção conta, sempre, com a participação e o envolvimento de empresários. Estes são os nossos maiores corruptores. Façamos, portanto e cinismo a parte, paralelamente à marcha contra a corrupção dos políticos, uma marcha contra os empresários que corrompem esses políticos.

Klaus

Isto aí, gente, façam seu trabalho. Só a esquerda pode liderar manifestações, ela tem o monopólio. Qualquer manifestação que não seja liderada pela esquerda deve ser desqualificada. Eu achava que iriam umas 100 pessoas, se foram 2.000 estava ótimo. Claro que manifestações de esquerda não deixam lixo, né?

Viram o viés escolhido por Carta Maior para anlisar a manifestação? Fosse uma manifestação a favor vocês acham que entrevistariam o lixeiro? Vocês estão consicientes da intenção, ou se deixam enganar? Ops, vocês não se deixam, vocês enganam, né? Mas fiquem tranquilos, não vai dar em nada, no Brasil nunca dá…rs

    cronopio

    Tá com saudade das manifestações pró-ditadura?

    Marcelo Fraga

    Leitor da Veja falando em viés editorial.
    Só pode ser piada.

alexandre

Azenha ontem deu 'Barriga" ao publicar que a marcha foi um "sucesso'. A informsação de que foram 25 mil é fraudulenta. foram dois mil. Ou alguém acha natural a ABSOLUTA ausência de fotos panorâmicas?
retumbantE fracasso que o Globo"e O Estadão tem a desfaçatez de maquiar e fraudar. ridículo.
No entanto, é preciso estar'Atento e forte'.

    Klaus

    Azenha postou uma foto… Você viu alguma foto panorâmica da manifestação da UNE que a chilena linda foi? alguém aqui reclamou?

    alexandre

    Panorãmica? Não, close up. Barriga. Não desmerecendo o Azenha que é um dos imprescindíveis. Apenas errar é humano.
    Pode-se noticiar e valorizar o fato . A Inflada violenta nos números é que denuncia a má intenção do PIG. às vezes a gente embarca como o Azenha embarcou. por isso é preciso estar atento e forte.

    Klaus

    A matéria é do R7, o Azenha apenas a postou sem juízo de valor. Nem tudo que sai aqui é a opinião do blog.

    alexandre

    ôpa. então desculpa aí,Azenhão. a barriga é toda do R7. e que barriga!

Gerson Carneiro

“É um protesto para o povo se conscientizar que ele é o culpado por quem está aí. É preciso votar com consciência”, diz Walter Magalães, organizador da marcha.

Em quem ele votou para presidente em 2010? “Isso não é relevante” – diz o mesmo Walter.

Óh não! "Pare o mundo que eu quero descer" dizia Raul Seixas.

Que porcaria de organizador de protesto é esse que ele próprio contradiz o sentido do protesto que está organizando? Quem falar que ele é uma besta corre o risco de ser processado, hein.

Sabe na feira quando alguém grita "Pega ladrão!" e o ladrão assustado, para disfarçar, grita também?
Pois é, assim está a velha mídia e a oposição.

    Étore

    O voto continua secreto.

    Gerson Carneiro

    Argumento fraco diante da causa, não?

    – É preciso votar com consciência.
    – Em quem o sr. votou?
    – Isso não é relevante.

    Ah tá, deixa eu ir trabalhar.

    Étore

    A conciência é dele, não sua, portanto não lhe interessa em quem ele votou.

    Bem como não interessa ao "reporter" de pauta pronta que escreveu o texto.
    Ou quem votou em fulano ou ciclana não tem direito de iniciar um movimento popular ?
    Passeatas são um privilégio de quem votou em beltrana ?

    Gerson Carneiro

    Se ele está querendo me dizer como devo votar, e se sente no direito de fazer isso, no mínimo quero saber em quem ele votou para saber se é ao menos coerente com o que quer a mim pregar. Portanto, interessa sim a mim saber em quem ele votou. Senão dará margem a pensar que é um canalha aplicando golpe. Posso pensar que ele votou em um corrupto e agora está se escondendo.

    É relevante sim que ele diga em quem votou.

    Sempre votei com consciência. Sempre votei no Lula, e na Dilma em 2010 e votarei em 2014; e no José Dirceu (se absolvido pelo STF, e tenho certeza que será) em 2018. Consciência é isso, não fazer jogo de gato e rato. Não usar de subterfúgios e não ter vergonha de se assumir, mostrar a face, assumir a dor e a delícia de ser o que é.

    "Não me olhe como se a polícia andasse atrás de mim"
    "Você diz a verdade; A verdade é o seu dom De iludir"

    [youtube 0QJy0iPEEPw http://www.youtube.com/watch?v=0QJy0iPEEPw youtube]

    beattrice

    Não, em um estado democrático de direito todos, TODOS os segmentos sociais tem iguais direitos de se manifestar, dentro da ordem constitucional.

    Morvan

    Boa noite.
    Étore, mesmo que eu morra defendendo o voto secreto e o direito de não divulgá-lo, sob certas circunstâncias, a argumentação dele é débil, não se sustenta. Gente bem humilde, como o gari, o nosso personagem principal, declarou seu voto. Não há nada de errado nisto. A não ser, no caso do gari, ser perseguido pelo Boris [C. C. C.] Casoy, o que não pode ser descartado.
    É no mínimo incoerente afirmar ser "irrelevante" em quem um dos protagonistas da marcha votou.
    Não bate a conta.

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Amélia

Esse trecho explica tudo: "A inscrição encima desenho que reproduz, em preto e branco, o logotipo da TV Globo. Seu portador recusa-se a revelar o nome. Conta apenas que tem 20 anos e estuda arquitetura. Mas qual a razão dessa crítica dirigida? “A Globo manipula tudo. Não basta vir na marcha. A TV vai manipular muita coisa aqui”, diz.

Aaaahhhh! Agora eu entendi porque o JN de ontem foi tão econômico com o ato contra a corrupção (menos de 15 segundos de notícia). A Globo estava na lista dos corruptos. KKKKKKKKKKKKKK

Francisco

“Acho que cada um poderia fazer melhor a sua parte e não deixar tanto lixo”.

E tenho dito!

FrancoAtirador

.
.
FASCINANTE REPORTAGEM DO JORNALISTA ANDRÉ BARROCAL.

Será que os escravos dos manuais de redação
que sobrevivem na Senzala Jornalística
anexa à Casa Grande do Grupo G.A.F.E.
extrairão algum aprendizado desta matéria ?

Difícil, muito difícil.

Estão aí para fazer o que a repórter escrava da Rede Globo fez:

“Vou ter de fingir que não vi…”
.
.

    cronopio

    É o "padrão de qualidade" em ação!

Deixe seu comentário

Leia também