Alipio Freire: EUA, Síria, México, Brasil e Bolívia

Tempo de leitura: 2 min

por Alipio Freire, no Brasil de Fato, via e-mail

A conjuntura internacional é preocupante. Embora estejamos focados na questão Síria, nosso Continente e especialmente o Brasil, também estão ameaçados pelas articulações da direita em nível mundial.

Não nos deteremos no assunto Síria. Reproduzimos nesta edição (leia aqui), um importante e lúcido artigo do jornalista britânico Robert Fisk – “O alvo do Ocidente é o Irã, não a Síria”, publicado na edição de 30 de agosto (sexta-feira), do The Economist.

Sobre a espionagem levada a cabo pelos EUA – principalmente contra o México e o Brasil, pouco a dizer. Imaginar que presidentes de repúblicas são monitorados diuturnamente em suas atividades, é um pesadelo que supera George Orwell.

Não custa, porém, lembrar que, em declaração feita durante sua viagem ao México e à Costa Rica, no início de maio passado, ‘o presidente Barack Obama deu sinais de que pretende recalibrar sua política externa para a América Latina (…).

Para analistas, os EUA entendem que a região está em rápido processo de desenvolvimento e o melhor caminho é tentar ‘despolitizar’ as relações e oferecer uma parceria econômica ‘entre iguais’, com ênfase em temas como comércio e energia. Na prática, Washington vê duas peças centrais nesse tabuleiro latino-americano: o México, em sua (…) fronteira, e o Brasil, a principal potência em ascensão do continente’ (OESP, 05.05.13 – Grifos nossos).

Agora, é saber se, frente ao escândalo da espionagem, a presidenta Dilma Rousseff manterá sua visita oficial a Washington, marcada para 23 de outubro e já confirmada pelos EUA em 30 de agosto. Outra pergunta é: mantido o encontro (‘despolitizado’ e ‘entre iguais’), qual será a pauta e o teor das conversações entre a nossa presidenta e o senhor Obama?

Por fim, temos o traslado clandestino do senador boliviano e líder da direita local, Roger Pinto, da Embaixada do Brasil em La Paz, para o Brasil, numa operação promovida pelo embaixador interino Eduardo Saboia, e com a participação direta do senador também brasileiro Ricardo Ferraço (PMDB-ES), dois fuzileiros navais e cinco agentes da Polícia Federal.

A participação da direita dos dois países é óbvia, e certamente em parceria com os serviços de inteligência da Casa Branca. Enfim, semear o divisionismo entre os governos progressistas do Continente é fundamental para toda a direita das Américas e, em especial para a geopolítica de Washington.

Leia também:

“Segredo no inquérito 2474 vai na contramão da Lei da Transparência”

Guilherme de Alcantara: Resposta a O Globo sobre greve no Rio

Fernando Brito: A Globo se defende em Nuremberg

Tariq Ali: A revolta dos vassalos do Reino Unido

Fátima Oliveira:”Vou chamar a polícia para deixar de ser safado”

CA da USP: Declaração de Maristela Basso sobre a Bolívia é degradante

Weissheimer: A caixa preta da relação da mídia com a ditadura


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Os ‘patriotas’ que aliviam para a CIA

Por Saul Leblon, Carta Maior

UM FOCO PRIORITÁRIO DO GRAMPO É O PRÉ-SAL.

As petroleiras internacionais querem saber se a regulação soberana das maiores reservas descobertas no planeta, no século XXI, tem lastro político e financeiro para se sustentar.

Ou por outra, se os índices de nacionalização que guarnecem o impulso industrializante embutido na regulação do pré-sal vieram para ficar.

Interessa, naturalmente, o calendário da exploração, o fôlego da Petrobrás para assumir a condição de parceiro cativo em qualquer poço, ademais das avaliações sigilosas das novas descobertas em curso.

Enfim, tudo o que possa ser útil à apropriação da maior faia possível de uma riqueza estimada, por enquanto, em até 60 bilhões de barris.

Leia-se esse número seguido da informação de que a matriz energética do planeta ainda depende 57% do petróleo.

O resultado explica a gula que ordenou as violações, o despudor das escutas palacianas e a ousadia das decodificações perpetradas pela espionagem gringa.

Íntegra em:

(http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=1314)
.
.
Indagações que tod@ braSileir@ que zela pelo patrimônio nacional e que preza pelo desenvolvimento sócio-econômico do Brasil deveria fazer, nesta hora que urge:

– Diante das revelações públicas de espionagem industrial internacional

promovida pelos governos dos United States of America e pelo Reino Unido da Grã-Bretanha, em favor das empresas anglo-saxãs,

será que as petrolíferas norte-americanas e inglesas (Chevron, ExxonMobil, British Petroleum e outras)

que, por conseguinte, são suspeitas de deter informações privilegiadas

não apenas comerciais e de pesquisa tecnológica das empresas braSileiras,
mas principalmente aquelas consideradas Segredo de Estado pelo BraSil,

obtidas através de meios escusos e ilícitos, sejam por escutas telefônicas ou por decodificação de dados criptografados na internet,

ainda assim, irão participar dos leilões de 70% das jazidas de petróleo brasileiro, especialmente para exploração das reservas do Pré-Sal, como o Campo de Libra, por exemplo?

– E, agora que o Brasil se impõe, em nível planetário, de forma contundente, em defesa da autonomia e da dignidade dos povos, e, portanto, da própria Soberania Nacional,
por iniciativa responsável e atitude expressa da Presidente da República Dilma Vana Rousseff, como Chefe do Poder Executivo e Representante Máxima da Nação BraSileira,
será que, desta feita, os poderes Legislativo e Judiciário brasileiros subjugar-se-ão, silenciando e se curvando diante da arrogância e desfaçatez do governo dos United States of America que soberbamente e unilateralmente se julga o administrador e, mais, o dono de todo o Planeta Terra?
.
.
Pela exclusão das petrolíferas estrangeiras, com matrizes nos United States e na Inglaterra, de todas as licitações de direitos de exploração de petróleo e gás no Brasil!
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    13/12/2010
    WikiLeaks

    Nos bastidores, o lobby pelo pré-sal

    Por Natalia Viana

    “A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?”.

    Este é o título de um extenso telegrama enviado pelo consulado americano no Rio de Janeiro a Washington em 2 de dezembro do ano passado [2009].

    RIO’S OIL PLAYERS REACT TO SPECULATION ON PRE-SALT

    09RIODEJANEIRO288 2009-08-27 15:15 CONFIDENTIAL Consulate Rio De Janeiro

    P 271515Z AUG 09

    FM AMCONSUL RIO DE JANEIRO

    INFO RUEHBR/AMEMBASSY BRASILIA PRIORITY 1356
    RUEHRG/AMCONSUL RECIFE PRIORITY 3519
    RUEHSO/AMCONSUL SAO PAULO PRIORITY 5279
    RHEBAAA/DEPT OF ENERGY WASHDC PRIORITY
    RUEAIIA/CIA WASHDC PRIORITY
    RUCPDOC/DEPT OF COMMERCE WASHDC PRIORITY
    RHEHNSC/NSC WASHDC PRIORITY

    (http://wikileaks.ch/cable/2009/08/09RIODEJANEIRO288.html)

    O telegrama deixa claro que as empresas americanas querem ficar no Brasil para explorar o pré-sal.

    Para a Exxon Mobile, o mercado brasileiro é atraente em especial considerando o acesso cada vez mais limitado às reservas no mundo todo.

    “As regras sempre podem mudar depois”, teria afirmado Patrícia Pradal, da Chevron.

    Essa mesma postura teria sido transmitida pelo pré-candidato do PSDB a presidência José Serra, segundo outro telegrama enviado a Washington em 2 de dezembro de 2009.

    CAN THE OIL INDUSTRY BEAT BACK THE PRE-SALT LAW?

    09RIODEJANEIRO369 2009-12-02 21:12 CONFIDENTIAL Consulate Rio De Janeiro

    O 022112Z DEC 09

    FM AMCONSUL RIO DE JANEIRO

    TO RUEHC/SECSTATE WASHDC IMMEDIATE 0037
    INFO RUEHBO/AMEMBASSY BOGOTA IMMEDIATE
    RUEHBR/AMEMBASSY BRASILIA IMMEDIATE
    RUEHSO/AMCONSUL SAO PAULO IMMEDIATE
    RUEHRI/AMCONSUL RIO DE JANEIRO

    (http://wikileaks.ch/cable/2009/12/09RIODEJANEIRO369.html)

    O telegrama intitulado “A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?” detalha a estratégia de lobby adotada pela indústria no Congresso [Brasileiro].

    Uma das maiores preocupações dos americanos era que o modelo favorecesse a competição chinesa, já que a empresa estatal da China poderia oferecer mais lucros ao governo brasileiro.

    “Com a indústria resignada com a aprovação da lei na Câmara dos Deputados, a estratégia agora é recrutar novos parceiros para trabalhar no Senado, buscando aprovar emendas essenciais na lei, assim como empurrar a decisão para depois das eleições de outubro”, conclui o telegrama do consulado.

    Entre os parceiros, a OGX, do empresário Eike Batista, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    “Lacerda, da Exxon, disse que a indústria planeja fazer um ‘marcação cerrada’ no Senado, mas, em todos os casos, a Exxon também iria trabalhar por conta própria para fazer lobby”.

    Já a Chevron afirmou que o futuro embaixador, Thomas Shannon, poderia ter grande influência nesse debate – e pressionou pela confirmação do seu nome no Congresso americano.

    “As empresas vão ter que ser cuidadosas”, conclui o documento.

    “Diversos contatos no Congresso (brasileiro) avaliam que, ao falar mais abertamente sobre o assunto, as empresas de petróleo estrangeiras correm o risco de galvanizar o sentimento nacionalista sobre o tema e prejudicar a sua causa.”

    (http://cartacapitalwikileaks.wordpress.com/2010/12/13/nos-bastidores-o-lobby-pelo-pre-sal)

Jayme Vasconcellos Soares

Molina já não é mais um exilado político da Embaixada do Brasil, na Bolívia. Trata-se de um fugitivo, com vários processos de crimes a responder na Bolívia, e, em sendo assim, tem que ser imediatamente extraditado para ser julgado legalmente naquele País, face a estas acusações. A manutenção deste senhor, em território brasileiro é, antes de tudo um desrespeito à Nação boliviana. O Senador, que proporcionou esta fuga, deveria responder a um Processo de cassação.
Quanto aos embaixadores cúmplices desta fuga, têm que ser destituídos dos cargos que ocupam, e cassados definitivamente para o exercício desta função.

Marat

Ficaram tanto tempo lobotomizando e fazendo lavagens cerebrais com relação aos malvados comunistas, que, com os passar do tempo faz os que tinham medo de tais comunistas terem mais medo dos “defensores da paz e da democracia”

Marat

Quem com drones fere, com drones serão feridos. Não vai demorar muito!

Marat

Temos que agir rapidamente. O “ministro” “Patriota” (de qual pátria?) já foi espirrado, mas não para onde deveria ir. O tal de Diplomata, um malandraço, deverá ser punido exemplarmente. O tal senador deverá ser preso e deportado. O STF deve ser despolitizado, e a direita precisa de um corretivo bem forte!

Marat

Que eu me recorde, os EEUU (para falar apenas no pós-1945) invadiu Granada, desestabilizou a Nicarágua, devastou El Salvador, patrocinou golpes de Estado em n Estados latino-americanos, invadiu o Vietnã, o Iraque, o Afeganistão e a Líbia; tenta desestabilizar Cuba, Coreia do Norte, China e Rússia. Agora querem invadir a Síria, destruir o pouco de decência que resta da imprensa e deseja impor sua ditadura ao mundo inteiro…
Não obstante tudo isso, grande parte de sua população, e as elites mundiais (especialmente as do Brasil) acreditam que eles estão corretos, o resto do mundo errado. Sendo assim, creio que é melhor que a NASA encontre logo um planeta habitável e mude o país para lá, onde eles não terão inimigos!

FrancoAtirador

.
.
Desconfio que o assunto ‘Síria’ seja uma válvula de escape…

Em matéria de estratégia de comunicação e contra-informação

os United States of America estão realmente anos-luz à frente.
.
.

    o adivinho

    Oi franco, nada que nosso cérebro e nossa imaginação não sejam capazes de revelar…

Urbano

Caso essa gente possua algum fragmento de humanismo, só consegue dormir o sono de laboratório.

Mauro Santayana: Já vimos esse filme da Síria no Iraque – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Alipio Freire: EUA, Síria, México, Brasil e Bolívia […]

Deixe seu comentário

Leia também