Será que um dia teremos um Google brasileiro?

Tempo de leitura: 2 min

Banda larga é um direito seu!  Por uma internet rápida e de qualidade para todos e todas

do Centro de Estudos Barão de Itararé

Sem controle de tarifas, continuidade ou metas de universalização para o acesso à internet, o acordo fechado pelo Ministério das Comunicações com as empresas de telecomunicações vai na contramão da democratização dos serviços.

Os ‘termos de compromisso’ assinados são completamente insuficientes para os usuários que continuarão pagando caro pelo uso de uma internet lenta e concentrada nas faixas de maior poder aquisitivo.

Além de inaceitável, o acordo com as teles representa a negação do próprio Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e das diretrizes aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que apontavam para um maior protagonismo do Estado e para o fortalecimento da Telebrás, essenciais para fazer da internet um direito de todos, e não privilégio de alguns. Afinal, mais do que lazer e diversão, a internet é um instrumento fundamental para o desenvolvimento nacional e a inclusão social.

Venha lutar conosco por uma banda larga de qualidade e para todos e todas, prestada em serviço público, com expansão constante das redes e universalização progressiva.

O que está em jogo são os direitos, o presente e o futuro do povo brasileiro.

Junte-se a nós!

PS do Viomundo 1: O ato acontece nesta segunda-feira, 15, às 19 horas, no Sindicato dos Engenheiros, na rua Genebra, 25, centro de São Paulo, perto do metrô Anhangabaú, promovido pela CMS, a Coordenação dos Movimentos Sociais

PS do Viomundo 2: O PNBL, aprovado como descrito pelo ministro Paulo Bernardo, corre o risco de se tornar um dos mais graves erros políticos e de gestão do governo Dilma. Não, não estamos falando apenas da democratização da comunicação, mas de aproveitar todo o potencial de todos os brasileiros. Estamos falando de melhorar a mobilidade urbana. De facilitar novos empreendimentos. De facilitar o ensino à distância e outras atividades que hoje enfrentam as dificuldades da distância geográfica em um país continental. Estamos falando de criar mercado para quem trabalha em tecnologias da informação. De criar um mercado conectado em banda larga de qualidade que justifique o surgimento de um Google ou de um Facebook brasileiros, o que depende de escala. Os serviços no Brasil são caros e péssimos, como qualquer internauta que tenha usado serviços fora do Brasil ou que tenha ficado pendurado no call center de uma das empresas do setor pode atestar. Alguém aí acredita que a Telefonica vai colocar os objetivos acima descritos adiante de seu lucro? Pelo plano do Paulo Bernardo, o risco é de termos para sempre um serviço dividido em castas, disponível em regiões urbanas de alta densidade, caro e lento para boa parte da população. Espero, sinceramente, errar nesta previsão.

PS do@JorgeStolfi, no twitter: O seu post é sobre outra coisa, mas … já existiu um Google brasileiro, o BuscaPé, nascido na UFMG. Foi comprado pela Google.

Eu, assinante premium

Alexandra Peixoto: Mamãe caiu no golpe do pacote telefônico (leitores choram as mágoas)

A banda larga e 40 milhões de sardinhas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Dilma veta aumento real para os aposentados | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] PNBL de Dilma é garantia de que nunca teremos um Google brasileiro   […]

José do Ceará

FORA DA PAUTA: Amanhã,dia 16.08.2011,a Presidenta Dilma Anunciará que a união criará mais 04 Universidades federais.Serão 02 para a Bahia; 01 para o Ceará e 01 para o estado do Pará.Quanto as escolas técnicas federais,serão lançadas várias, de modo que tocou ao Ceará mais 06 Unidades dos CEFETs.É bom sempre lembrar que o governo do psdb proibiu que fossem construídas Escolas profissionais no nefasto periodo (1995-2002) .

Roger Cohen: A revolta dos sem futuro | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] O Brasil não decola sem internet rápida e de qualidade para todos   […]

anônimo

Faltou a referência ao Cadê.com.br http://pt.wikipedia.org/wiki/Yahoo!_Cad%C3%AA%3F
Peço desculpas pelo e-mail informado.

anônimo

CORREÇÕES NECESSÁRIAS:
A primeira ferramenta automática (sem necessidade de ajuda complementar humana) de geral busca nacional NÃO foi o http://www.Buscapé.com.br , NEM FOI o http://www.cade.com.br, FOI o http://www.Todobr.com.br desenvolvido na UFMG.
1 – O Buscapé não era geral e sim um "site de comparação de preços" http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreir
2 – Cadê "páginas catalogadas passavam por verificação humana", que foi o modo de funcionamento inicial do Yahoo
3 – Todobr, ESTE SIM ERA COMO O GOOGLE, http://www.ufmg.br/online/arquivos/003348.shtml tanto que se você tentar acessar http://www.todobr.com.br vai ser redirecionado para a página do Google. No http://www.registro.br a entidade dona do domínio e a Gooble Inc.
Peço desculpas pelo e-mail informado

FrancoAtirador

.
.
Nós só teremos, aqui no Brasil,

um Gúgol ou um Bingue Brasileiro,
uma Telefônica Brasileira ou Telecom Brasil,
ou uma Mídia verdadeiramente Brasileira,

no dia em que as formigas Brasileiras
se conscientizarem que são a maioria explorada
e decidirem juntas, unidas, tomar o poder,
e puserem a minoria dos gafanhotos usurpadores a correr…

[youtube 5VroHq3o9B0 http://www.youtube.com/watch?v=5VroHq3o9B0 youtube]

FrancoAtirador

.
.
Na terra do agronegócio o que mais tem é "LÃ HOUSE".
.
.

monge scéptico

No geral, o grande pavor que certos meios tem, é o de que a informação e a troca de,
se dissemine pelas massas, dificultando as falcatruas ainda ocultas, que ocorrem nos
porões do estado brasileiro. Logo o voto contra o AI5 digital, é um voto patriótico.
Agradeço aos letrados navegantes, as informações sobre a venda dessa criações das
universidades, sem que o arrecadado, tenha sido revertido para novas construções.
É um descalabro indignante, NÃO AO AI5 DIGITAL!!! (É UM GRITO SIM!!)..

Elizabeth

PNBL virou um desgoto… Temos que reverter esta situação! Bora acampar no congresso!rrsrss Gente,BuscaPé!! É verdade!!

Marcio H Silva

Já havia falado aqui no blog, que a curto prazo, o PNBL nacional não sairia pelo governo a qual não tem infra estrutura instalada e para instalar esta infra custaria bilhões. Um leitor do blog me questionou e perguntou qual seria a solução. Respondi que o Governo Federal deveria obrigar as teles nacionais a fazer o PNBL com os custos preconizados pelo Goverrno, já que operavam em regime de concessão. Eles tem direito de operar os serviços, mas a infra instalada pertence ao povo.
O que falta ao Governo Federal é pulso firme para obrigar estas empresas a cumprir o PNBL, como preconizado pelo Governo Federal, mas parece que estão com frouxidão.

Luiz Fernando

Infelizmente ficou constatado o Governo Dilma mandou o caminhão de lixo carregar o PNBL. Não desanimemos vamos à luta fazer tudo de novo e denunciar o Ministro Paulo Bernardo.

Francisco

Os milicos no poder eram lamentáveis (para dizer o minimo…), mas tinham clareza de algumas verdades maquiavélicas: num país continental, as comunicações eletrônicas são fator decisivo de integridade nacional.

Alguém lembra porque a internet foi criada? Foi criada pelos militares gringos para manter coeso e funcional o país no caso de um ataque nuclear. Seja na China, seja no Egito, a internet (como a geografia…) servem para fazer a guerra. Quem domina o espaço virtual (assim como o espaço físico, em antanho) ganha a guerra.

Tudo pode ser negociado e ser privatizável menos energia, transporte e comunicação. A rara exceção é quando é privatizada para empresas autenticamente nacionais. Os países centrais falam muito em privatizar empresas de setores estratégicos, porque ainda não apareceu uma empresa chinesa para controlar a telefonia ou a internet estadunidense, inglesa ou francesa.

O Estado brasileiro esta comendo mosca.

Italo

Pena que esto a mais de mil Km daí, mas vamos a luta

Antonio

Eu queria saber porque o Governo Dilma vai na contramão. Lula alardeou que faria a Banda Larga para todos e Dilma entrega o serviço ao bandido. O que tem por trás dessa história? Quem vai ganhar com isso?

    pedro

    QUEM SERÁ QUE VAI GANHAR? SANTA INOCÊNCIA BATMAN…

Giovani

Azenha,

O Brazil já teve o seu Google !!!
Ao contrário do você informa, não foi o Buscapé e sim a Akwan que foi desenvolvida pelos professores da UFMG e vendida descaradamente para o Google. http://www.akwan.com.br/ ou http://www.google.com.br/press/pressrel/akwan.htm

Detalhe: Nenhum real da venda foi revertido para a UFMG, Alunos ou sociedade !!!

Isso foi um descalabro !!! Eu estava fazendo a minha pos-graduação, na area de TI, na UFMG e questionei os meus "mestres" sobre isso…o silêncio foi sepulcral !!!

Ou seja, os professores foram financiados pelo povo, construiram um poderoso mecanismo de busca e depois se enriqueceram vendendo-o !!!

O pro

    Luiz Carlos Azenha

    Giovani, quem vc sugere que eu entreviste para contar essa história? abs

    Paulo

    Que tal o professor Ziviani? http://homepages.dcc.ufmg.br/~nivio/br/index.php

    Habib

    Azenha, na verdade, antes, bem antes do google existir, o Brasil teve seu "google". O Cadê: http://www.cade.com.br (foi comprado pelo yahoo).

    Da Wikipedia: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cad%C3%AA)

    O Cadê? começou como Gustavo Viberti que, inspirado pelo norte americano Yahoo!, catalogava páginas da internet e disponibilizava os endereços na sua pagina pessoal. Mas foi Fabio de Oliveira quem acreditou que a empresa poderia ter sucesso, passando a se dedicar integralmente a divulgação da página e a busca de anunciantes para seu negocio. O maior problema da empresa no seu início, segundo os próprios fundadores, era a demora para catalogar as novas páginas, já que a rede crescia extremamente rápido e todas as novas páginas catalogadas passavam por verificação humana, diferente de outras maquinas de busca, como por exemplo o Altavista, que incluiam as novas páginas automaticamente.

    Outra dificuldade encontrada no início da empresa "Cadê?" pelos seus fundadores era mostrar as agências de publicidade, possíveis clientes do "Cadê?", que a internet era um nova mídia que deveria ser explorada pela publicidade, já que na época não havia nenhum tipo de publicidade on-line.

    Com isso o Cadê? foi comprado por várias empresas, mas hoje atualmente é do Yahoo!, tornando-se Yahoo! Cadê?

    Giovani

    Azenha,

    Quem sou eu para sugerir uma pauta de reportagem para você, mas já que você perguntou…
    Creio que seria interessante investigar:
    – O utilização real do dinheiro destinado para a pesquisa neste país?
    – Quanto dinheiro é investido em encubadoras de empresas?
    – Quantas empresas "encubadas" nas universidades saem de lá, direto para as mãos de grandes empresas e investidores ?
    – Quanto do dinheiro da venda dessas empresas, ou da patente dos produtos é revertido para a universidade e sociedade?
    – Qual o real retorno para a sociedade em termo de inovação e avanço tecnológico?
    – Quantos professores abandonam a vida acadêmica, após criarem a sua empresa com recursos públicos?
    – Qual a reciprocidade exigida pelos contratos de financiamento?

    Lá na UFMG você pode ter uma palavrinha com….

    Marta Macedo Kerr Pinheiro
    (pós-doutorado-FRANÇA)
    [email protected] http://martapinheiro.eci.ufmg.br
    Telefone: 3409-6108 Sala: 4056

    Renato Pinto Venâncio
    (pós-doutorado USP)
    [email protected] http://rvenancio.eci.ufmg.br
    Telefone: 3409-6120 Sala: 4034

    abs,
    Giovani

    beattrice

    Pegando carona nessa questão das patentes, vale a pena observar que a campanha salarial nas Universidades paulistas praticamente se restringe aos funcionários, os docentes estão "complementando" nas patentes e nas fundações.

    rodrigo.aft

    bela intervenção, Giovani!

    rodrigo.aft

    Giovani,

    essa história de professor universitário enriquecer é antiga….

    tem uns professores q tiram equiptos caríssimos dos laboratórios universitários, para fazer "consultoria" particular, na sexta à noite e devolvem ou domingo à noite ou segunda, bem cedinho…

    e….

    as fundações, hein??? vc sabem o q acontece nos "porões" das fundações universitárias???
    (a maioria dos colegas do blog sabe como funciona uma fundação universitária e a QUEM ela presta contas e a QUEM distribui recebimentos por "consultorias" e "prestação de serviços" com material q pertence à univesidade para entidades privadas e poder público, como prefeituras?)

    Azenha, essa venda do Akwan, em termos de valores, foi fichinha comparando-se com dinheiro q "some" no "triângulo das bermudas" das fundações universitárias (estaduais e federais)… isso, sim, é uma festa boa!!!

    (não generalizo e digo TODAS, mas boa parte está envolvida com negócios "nebulosos")

    beattrice

    Vide as fundações das Universidades estaduais paulistas.

    betinho2

    Rodrigo
    Aqui mesmo parece que tem um baita "embróglio":

    MPMG investiga fundação Renato Azeredo
    A fundação Renato Azeredo recebeu milhões de dinheiro público sem licitação. Nem o nome de seu pai o atual deputado Eduardo Azeredo poupa

    Fundada há 15 anos para servir como fundação de apoio às atividades de pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a Fundação Renato Azeredo transformou-se em “pau para toda obra” na administração tucana em Minas
    http://www.novojornal.com/politica/noticia/mpmg-i

    Werner_Piana

    Mensalão tucano II – reloaded?

    rodrigo.aft

    betinho2 e Werner,

    sinto "decepcioná-los", mas como sou apartidário na luta contra o sumiço do dinheiro público, AS FUNDAÇÕES FEDERAIS (E, SIM, AS ESTADUAIS) tem muitos pontos nebulosos…

    se colocar uma auditoria boa, isenta, vai sobrar pra muita gente "acima de qquer suspeita"….
    vejo isso de perto (e já fiz consultoria… tenho um "olho clínico".mto bom para detectar "rolos")..
    converso com pessoas ligadas a isso (a fundações – clientes, professores e funcionários, mas dou uma de mané… se vc dá a entender q tá por dentro do babado, assusta a lebre… fingindo de bobo, o pessoal normalmente fala mais do q deveria)…

    resumindo, tem "bronca" pra todo mundo… federal e estadual!!!

    hermes

    Giovani, isso nao e' verdade. A UFMG tinha participacao acionaria sobre a Akwan e como tal recebeu a sua devida parte. Ha' material farto na Internet sobre o caso. Houve uma cerimonia oficial inclusive. Veja por exemplo em: http://agregario.com/ufmg-recebe-acoes-da-empresa

    O caso Akwan e' emblematico e deveria servir de modelo para um melhor relacionamento entre empresa e universidade.

    Giovani

    Aê Hermes…Por favor, mostre-me os registros contábeis e escriturais da transação, que aí sim eu acredito que a UFMG tenha recebido algo.

    A internet aceita qualquer texto a favor ou contra, ainda mais em Belo Horizonte, onde não existe uma imprensa isenta (pois toda a midia esta no bolso do Aecinho)

    Duvido que este caso resista a 5 minutos de entrevistas e discussão acirrada.

    A administração da UFMG é um fraude assim como o (des)governo de MG!!!

Augusto

Não haverá banda larga. Simples assim. Eu só queria o meu voto de volta.

Zé Fake

PS do@JorgeStolfi, no twitter: O seu post é sobre outra coisa, mas … já existiu um Google brasileiro, o BuscaPé, nascido na UFMG. Foi comprado pela Google.

O Buscapé foi comprado pelo Naspers, aquele mesmo grupo sul-africano que investiu na Veja, e não pelo Google.

Pelo que me lembro nos primórdios da internet brasileira teve um pessoal da UFMG que criou vários produtos Miner, que eram uma espécie de precursor do Buscapé (mas não sei se o Buscapé se originou do Miner).

Esses produtos Miner (me lembro do BookMiner) foram usados pelo UOL, e à medida que o tempo passou nunca mais ouvi falar deles.

Bonifa

Sem dúvida que teremos mais cedo do que esperaríamos um Google brasileiro. Mas gostaria de chamar a atenção para o seguinte: aproxima-se o dia 24 de Agosto, dia em que Getúlio Vargas matou-se no Rio, por pura percepção de que com este ato estaria defendendo o Brasil a todo custo. Quando em sua carta-testamento Getúlio se referia a "eles", queria ser suscinto. Sabia que depois todos os brasileiros saberiam quem eram "eles". Hoje, é prioridade mundial falar que Getúlio talvez não tenha escrito carta-testamento alguma, quando todos da época não tiveram dúvida alguma sobre isso. Querem até negar a História. Nesta data que se aproxima, esperamos pelo menos homenagens grandes, dignas, não digo de todos os brasileiros porque a quase todos é negada a informação sobre seus grandes homens, no Brasil. Mas digo que esta é a obrigação inescapável de nossos partidos trabalhistas brasileiros, o PDT e o PTB.

    LUCIO FLAVIO

    Caro Bonifa.
    Além do PDT e do PTB, teremos tbém o Partido Pátria Livre, que no dia 24, justamente para homenagear o dia da morte do maior presidente que este país já teve, estará entregando no TSE o seu pedido de registro nacional. O PPL- Partido Pátria Livre- é um partido Nacionalista e tem como base o Projeto Nacional Desenvolvimentista de Getúlio e de Jango. E, portanto abomina esta exploração do capital financeiro internacional sobre a nossa economia. Se eles vem aqui para ajudar no nosso desenvolvimento, tudo bem, são bem vindos. Mas se continuarem a querer, nos surrupiar para salvar as suas matrizes e com isto nos empurrar para o buraco, fooora. Paulo Bernardo tem que ser o próximo a cair. Vamos levar de volta o Rogério Santana, o grande incentivador do PNBL.
    Lucio Flavio Lautenschlager
    Partido Pátria Livre – Santa Maria – Cidade Universitária – RS

    pedro

    SALVO ENGANO 24 DE AGOSTO É DIA DA VOTACAO DO SUICIDIO DA LIBERDADE NA REDE. VAMOS CORRER E ASSINAR A PETICAO PARA NAO APROVACAO DO AI-5 DIGITAL, NO SITE DO IDEC E DO AVAAZ TB, VÃO SUICIDAR NOSSA LIBERDADE HEIM…

    Conceição Lemes

    Pedro, não precisar gritar. Letras maíúsculas dão essa impressão. Por favor, minúsculas nos próximos comentários. abs

betinho2

Depois de Sudão e Etiópia, agora é Moçambique que abre as portas para o Brasil.
Política de subordinação de FHC, ou políca soberana e amistosa de Lula?

Moçambique oferece terra à soja brasileira
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me140820

    EUNAOSABIA

    O seja rapaz, o Sudão e Etiópia estã chamando a Kátia Abreu para o seu país…. ou pensas que quem vai "produzir" soja por lá é a turma do Stedille e seu MST???

    Viva os ruralistas que fazem com que nossa balança comercial seja superavitária…fato que vocês estufam o peito para comemorar aliás….. viva Kátia Abreu….não fosse por Kátia Abreu o Brasil não exportaria 60 Bilhões só em soja em 2009….ou eu tô errado???

    riorevolta

    Isso aí EUNÃOSABIA, seu projeto para o país é nos dedicarmos "as vocações naturais" brasileiras. Exatamente como os colonialistas nos mandavam fazer no final do século XIX e criticavam Mauá e depois a industrialização brasileira nos anos 1930.

    Seu modelo de progresso é exportar soja, carne e minério. Exatamente como uma colonia extrativista fadada ao eterno subdesenvolvimento e enriquecimento de uma elite exportadora. EXATAMENTE como na colônia.

    Para que tantos anos de luta e independência. Para que capitalismo se podemos ir muito bem com extrativismo mercantilista…

    É esse o tipo de progressista brasileiro.

    betinho2

    Stédile e o MST estão mais preocupados com o alimento que vai à mesa do brasileiro, inclusive para que não morram de fome certos energùmeros que adoram fazer o lambe-lambe nas "Kátias de Abreu", e essas nem uma migualha jogam aos seus ronca-e-fuça. Alias, produzem farelo para os porcos da Europa.
    Se certos idiotas dependessem da Kátia, teriam que plantar uns pézinhos de mandioca no fundo do pátio para comer assada.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ou comeriam o farelo.
    .
    .

    Lucas

    Você diz isso como se fosse motivo de orgulho. O fato é que o imperialismo brasileiro estar se tornando transoceânico. Nossos latifundiários, cansados de destruir a Amazônia, resolveram destruir o país dos outros.

    "Alias, produzem farelo para os porcos da Europa. "

    E você acha que essa soja produzida na África é pra quê? Alimentar os africanos é que não vai.

    betinho2

    Lucas
    Primeiramente leia a matéria.
    De qualquer maneira tem de ver o que isso representa para os países Africanos. Talvez até uma barreira contra o intervencionismo, para dizer pouco, do Império. Mais cedo ou mais tarde a Africa vai ter que ser desenvolvida. Melhor que sejamos nós, brasileiros, não é mesmo?
    Mas o que eu realmente quiz ressaltar é sobre a política exterior, comparando FHC x Lula.
    Se fosse a do primeiro, a Africa ficaria como reserva dos Imperialistas, enquanto continuariamos aqui de 4, tirando sapato e dizendo: "vem, ta gostoso"…com ainda sonham pessoas como o EUNAOSABIA e quem sabe voce, pois não ficou clara a intenção de tua intervenção.

    Lucas

    "Primeiramente leia a matéria. "

    A matéria é restrita.

    Mas, de qualquer forma, não importa o que a matéria diz. Meu comentário é sobre o que você está dizendo. O que você está propondo, com um discurso pseudo-esquerdista é que nós façamos aos africanos o que nós não gostamos que façam com a gente. Você diz que o Brasil deve lutar contra o imperialismo estadunidense conquistando nosso próprio domínio no ultramar. Você declara que nós devemos "desenvolver" a África, comprando as terras deles e plantando soja para exportação.

    Isso é desenvolvimento? Mesmo que fosse, por que os africanos não podem desenvolver-se a si mesmos? Daqui a pouco você vai dizer que nós devemos suportar o fardo do homem branco e civilizar os selvagens, quer eles queiram ou não. Os africanos são perfeitamente capazes de fazer sua própria agricultura, e seu próprio agribusiness, sem a "ajuda" dos latifundiários brasileiros.

    É hipocrisia criticar o imperialismo alheio ao mesmo tempo que se elogia o imperialismo do próprio país. O que você diria se fosse alguma empresa estadunidense comprando terras brasileiras pra plantar soja?

Gerson Carneiro

Já era. Eu já me desiludi. E não ficarei surpreso se estourar revelações de corrupção no Ministério das Comunicações. O carequinha gordinho lá está mais afim de uma macarronada no fim de semana. E só.

Também, com um mulherão lindo daquele eu não queria nem que Deus me ajudasse. Tava pouco me lixando pra banda larga pra pobre. É compreensível.

    Elza

    Ai Gerson, acho seus comentários mt inteligente, mas neste na 3ª linha, vc foi infeliz achei machista, ñ vamos misturar as coisas, até pq o artigo não é de humor. Td bem q vc esteja desiludido….

    Gerson Carneiro

    Ah, ciúme…

    "Também, com um mulherão lindo daquele eu não queria nem que Deus me ajudasse"

    O que tem de "machista" nisso? É super normal achar uma mulher linda. A minha esposa é linda. É a mais linda que eu já vi. Até mais que a do fã número 1 do macarrão.

    Elza

    Gerson sem querer polemizar…. ciúme? imagina, ñ sofro mais desse mal. É pq ñ vejo outra conexão no seu comentário, claro q é normal achar uma mulher, um homem, uma criança, um adolescente bonitos.
    Tudo bem aqui é um espaço democrático…. neh? Abs.

    beattrice

    Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem,
    mas ele é mau ministro porque a mulher é bonita?

    rodrigo.aft

    coloca uma mocréia como muié dele pra vc ver como ele passa a se dedicar mais ao trabalho…

    ké valê? (rsrs)

    (eu acho q o HIbernardo, se for honesto, é incompentente – privado intelectualmente – ou mal intencionado… em nenhum dos dois casos deveria ser ministro, ainda mais numa área tão estratégica e sensível… tem coelho nesse mato…)

    rodrigo.aft

    Elza, dou toda razão ao Gersão…

    o cara chega em casa, todo concentrado, preocupado com os destinos da bun… larga… quer dizer, banda larga, democratização da informação, anulação da influência do PIG, coisa e talz…

    aí encontra a Gleisinha em casa… papo vai, papo vem…

    no dia seguinte, pela manhã, fica tão sem noção q perde até o rumo do ministério, qto mais o tinha pra fazer durante o dia… (sem noção), além de muito cansado… (e fica hibernardo o dia inteiro)… rsrs

    por isso, resolveu privatizar os serviços aos amigos do povo, as empresas de telefonia, para não ter q ficar pensando na bun… larga… err… banda larga. entendeu? (não? nem eu! rsrs)

    (brincadeirinha… não precisa me jogar aos leões… foi só pra não perder a deixa da piada…)

    Elza

    Rodrigo, 1º o cara ñ tem q chegar em casa concentrado, nem preocupado com situações do trabalho, "PIG, coisa e talz…" pq essas situações é pra serem deixadas no escritório, no Gabinete, na escola, ou seja fechar a porta e pronto, pra poder chegar em casa e curtir a família mesmo, mulher linda sim pq ñ? Tem algo mais gostoso do que chegarmos em casa e encontrarmos "um cara" ou "uma cara" linda? Não é essa a questão, como disse a beattrice no comentário abaixo, "ele não é mau ministro porque a mulher é bonita".

    2º, fica tranquilo ñ te jogarei aos leões, apenas tento exercitar a coerência no meu cotidiano…. rrss!!

betinho2

Sugiro convocar o expert em telefonia celular conforme vídeo abaixo:

[youtube DLdFB2s694Q&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=DLdFB2s694Q&feature=player_embedded youtube]

    @walterthe

    Bem que eu tentei ver…mas meu 3g de. 1 mega soh da 150k ….

beattrice

Depois de uma luta insana pelo PNBL vem o "gabinete Dilma" que tem DOIS ministros,
e um deles não é o Paulo Bernardo, e provoca esse desastre.
Não há a mais remota possibilidade do PNBL de fato ser implantado sem a interferência do ESTADO.

operantelivre

Este PNBL, como está, é uma traição para com os que mais necessitam da ferramenta.
Será que ainda há o que fazer? O atual governo ainda vai pagar caro por este erro.
E o pior é que não será o P Bernardo que vai pagar. Seremos todos.

O que a Dilma tem a dizer sobre isto para nós que a elegemos?

jõao

veja no blog de altamiro Londres: sociólogo desmonta a TV Globo

ricardo silveira

Acho que quando o ministro Bernardo foi definido para o Ministério das Comunicações ficou claro que o Governo Dilma não faria nada para democratização das comunicações. Mas esse acordo com as empresas privadas do setor mostra que é muito pior, mostra que o Governo Dilma redeu-se aos interesses privados em detrimento do interesse público.

    beattrice

    E a "rendição" não se restringe a este setor, nessa lista pode-se incluir por exemplo a REDE CEGONHA do Padilha.

Deixe seu comentário

Leia também