Tucanos querem cassar prefeita que disse “Ordem e Progresso da bandeira lembra a ditadura”. “Meu único respaldo é o povo”, afirma

Tempo de leitura: 7 min

14-08-04 - Início Coleta Seletiva - AN (21) 15-01-26 - Entrega da UBS da Vila Nova - MA (113) 150506 - Prefeita vistoria Bolsão 7 - Aderbau (64) IMG_0372_view IMG_8251

por Conceição Lemes

Com aproximadamente 130 mil habitantes e 100 mil eleitores, Cubatão é um dos nove municípios da Região Metropolitana Baixada Santista. Fica no pé da Serra do Mar, a 65 km da capital paulista.

Desde 2008, é governado por uma mulher: a prefeita petista Marcia Rosa Mendonça, que venceu a eleição com 57,62% dos votos. Em 2012, se reelegeu com 55,36 %. Justamente um dos dois únicos municípios paulistas em que Dilma Rousseff venceu em 2014. Teve mais de 55% dos votos.

Em compensação, dos outros oito municípios da Baixada, quatro — Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e Santos — são comandados por tucanos. DEM, PMDB, PTB e PP estão à frente respectivamente de Bertioga, Guarujá, Peruíbe e São Vicente. Mas, com exceção de São Vicente, fecham com o PSDB. Fizeram até campanha para reeleger o governador Geraldo Alckmin.

Logo, não é preciso bola de cristal para saber que Marcia Rosa vive sob fogo cruzado de emplumados de todos os escalões.

Reunião realizada em 26 de agosto, no Bloco Cultural, a pedido das comunidades de Pilões e Água Fria dá uma amostra de como podem aprontar, mesmo que a  população seja prejudicada.

Antes de avançar nessa armação, este parêntesis:

* Nas décadas de 1950-1970, milhares de operários foram levados pelas empreiteiras para trabalhar lá em obras do governo paulista. Inicialmente, na construção das pistas da Anchieta, depois, nas da rodovia Imigrantes.

* Em função disso, respaldadas pelo governo estadual, as empreiteiras ergueram casas para os trabalhadores em toda essa região. Depois, concluídas as estradas, muitos ficaram e constituíram famílias.

* Resultado: cerca de 20 mil pessoas moravam nos aglomerados ao longo de 60 quilômetros de encostas da Serra do Mar até Cubatão.

* Em 2008, o governo paulista lançou o programa de recuperação da Serra do Mar. Aí, José Serra iniciou e Geraldo Alckmin prosseguiu o programa habitacional da Serra do Mar. A decisão implicou remover os moradores da região e levá-los para edifícios construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo do Estado de São Paulo.

* A partir desse momento, os moradores, antes bem-vindos, passaram a ser considerados invasores, embora a maioria fosse remanescente da construção da Anchieta-Imigrantes.

*Até hoje, há famílias que resistem a sair do lugar, onde algumas já moram 40,50, 60 anos.  Além do mais, muitos moradores, que foram para edifícios da CDHU,  queixam-se de infiltração, rachaduras, falta de infraestrutura nos locais, alto valor da mensalidade, entre outros problemas. Fechando o parêntesis, voltando para armação de 26 de agosto.

“As famílias das comunidades Pilões e Água Fria estão recebendo cartinhas do governo Alckmin para deixar suas casas”, conta a prefeita Marcia Rosa. “Só que elas não querem se mudar, pois os imóveis onde vão morar não estão prontos e ninguém pode dizer com segurança quando isso vai acontecer.”

“O governador sequer escolheu a área em que serão construídos os imóveis para essas duas comunidades”, prossegue. “Em 2011, ele disse que tudo estaria pronto em 12 meses. Até agora nada.”

“Na realidade, as famílias estão sendo coagidas a sair de suas casas com base num auxílio-moradia de 300 reais do governo do Estado, que a Prefeitura complementa com mais 100 reais”, denuncia.

“Aliás, o governador tem dito que paga 400 reais de auxílio-moradia.  Não é verdade. Ele paga para todo mundo 300 reais. Nós é que complementamos com mais 100. Cubatão é o único município que faz isso”, avisa a prefeita. “O problema é que, com 400 reais, você não aluga nem um quarto aqui.”

“A esta altura, os que tinham condições de pagar alguma coisa, já saíram”, observa. “Os que estão lá agora não têm condições complementar aluguel algum. São catadores de papelão, fazem bico como jardineiro…”

Em função disso, os moradores das comunidades Pilões e Água Fria pediram para conversar com a prefeita Marcia Rosa e o CDHU sobre o projeto habitacional da Serra do Mar.

Agendou-se  para 26 de agosto uma reunião no Bloco Cultural com os secretários estaduais da Habitação e do Meio Ambiente, CDHU, Sabesp, Agência Metropolitana de Santos e a prefeita de Cubatão.

Com exceção de Maria Rosa, nenhum compareceu.

Para as comunidades de Pilões e Água Fria, 200 lugares seriam suficientes no auditório. O Bloco Cultural tem 220. Por precaução, colocaram-se mais 50 cadeiras.

Como as pessoas vêm de longe, a pé, a Prefeitura providenciou café, água.

Foi aí que se comprovou a armação. A reunião era apenas para as comunidades de Pilões e Água Fria. Só que membros da oposição tucana ficaram num carro de som chamando moradores de todos os projetos habitacionais construídos na região pela CDHU. São pessoas já instaladas nos edifícios – todos têm problemas! –, bem diferente da situação das famílias de Pilões e Água Fria, para os quais, insistimos, o governo Alckmin nem escolheu a área ainda.

Por essa razão, em vez das 200 pessoas previstas, cerca de mil compareceram à reunião, que durou quase seis horas. Começou às 18h e foi até perto de meia noite.

“Eu poderia ter cancelado”, expõe Marcia Rosa. “Mas não achei justo as famílias pagarem pela irresponsabilidade dos gestores ausentes e a má fé dos tucanos que convocaram todo mundo.”

“Nesse contexto, quando entrei no auditório, estava uma bagunça imensa e a oposição toda lá; a intenção deles era tumultuar, não permitir que a reunião fosse esclarecedora”, avalia. “Porém, em respeito à população, fiquei e conversei.”

De fato, algumas vezes os participantes falavam simultaneamente, outras interrompiam quem estava com a palavra, como aconteceu quando Ednei, de Pilões, expunha a sua situação.

Confira no vídeo abaixo:

Na altura do 1min 27s, a prefeita faz um apelo: “Gente, deixa eu explicar para ele poder entender!”

Na sequência, ela olha para a bandeira do Brasil e diz: “Por isso, eu não dou muito valor para ordem e progresso [a frase que está na bandeira]…Sabe por quê? Porque essa bandeira me lembra a ditadura. Eu ainda prefiro a desordem com amor e com progresso”.

O burburinho aumenta. Tucanos presentes imediatamente apontam os celulares em direção ao rosto da prefeita.

Calejada com o hábito dos tucanos de gravar trechos de suas falas e colocar nas redes sociais, Marcia Rosa levanta-se e repete: “Eu não concordo com ordem e progresso. Eu não concordo com a ditadura”.

Não deu outra. Eles fizeram um corte no vídeo de forma a ter apenas a declaração da prefeita, sem o contexto, e jogaram na internet. Confira abaixo:

Só que desta vez foram além. No sábado seguinte, 29 de agosto, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) esteve no Bloco Cultural, em Cubatão, para participar da filiação de duas pessoas. Antes da cerimônia, eles exibiram no telão o vídeo editado. Aí, detonaram Marcia Rosa, como se ela houvesse desrespeitado a bandeira do Brasil. Depois, cantaram o Hino Nacional, com a bandeira sobre a mesa.

Entre os que a atacaram, Raul  Christiniano, dono do jornal O Povo, de Cubatão, e ex-diretor da CDHU e da Sabesp.

Veja o que ele diz em sua página no Facebook:

cubatão face-001

Das duas, uma. Ou Christiniano não ouviu perfeitamente o que a prefeita disse, talvez por causa do barulho, ou não entendeu direito o significado da frase dita por ela.

Marcia Rosa não falou que a frase Ordem e Progresso teria sido criada na ditadura, mas que “lembrava a época da ditadura’.

Para acabar com a dúvida, volte um pouco atrás e ouça de novo.

“Estão tripudiando em cima de um posicionamento ideológico meu. Eu não fiz nenhum ataque à bandeira. Eu apenas disse que ‘ordem e progresso’ me lembrava a ditadura”, reafirma a prefeita. “Por conta disso, a oposição tucana já está levantando assinaturas para entrar com um pedido de cassação do meu mandato.”

Não é novidade. Tudo o que acontece em Cubatão a oposição tucana ou o Ministério Público local colocam na conta de Marcia Rosa.

“O Alckmin tira as pessoas das suas casas na Serra do Mar e as coloca nos predinhos antes de construir escola e outras obras de infra-estrutura. Em consequência, as pessoas vão largando cachorro na rua”, relata. “Eu respondo ação civil pública em Cubatão por cachorro abandonado e por gravidez precoce!”

No caso do cachorro abandonado, um munícipe, “motivado” por forças escusas, protocolou pedido de cassação de Marcia Rosa na Câmara. Só que esse pedido tem que ser aceito pelo plenário da Casa para, aí, ser instaurada a comissão processante de cassação.

“A  denúncia, por seus fundamentos absurdos, não poderia ser aceita, mas foi, gerando instabilidade política na cidade”, revolta-se. “E me sangrando a cada sessão e matéria veiculada na TV Tribuna, filiada à Globo.”

Desde 2012, Marcia Rosa responde a três processos de cassação.

Um deles foi porque dois funcionários públicos trocaram e-mail, dizendo: Fulano, você viu que na casa do sicrano não tinha placa da Marcia Rosa?  Vamos lá colocar. Marcia Rosa nunca tinha visto um deles na vida.

Um outro porque Marcia Rosa teria usado um jornal para se promover.

“Só que o tal jornal quase não circulou em Cubatão, pois a tiragem era mínima”, esclarece. “O único que realmente circulou muito aqui é um jornal dos tucanos chamado O Povo, bancado pela CDHU e Sabesp.”

“Na verdade, o único respaldo que eu tenho é o povo”, conclui Marcia Rosa, que, como Mílton Nascimento nos Bailes da Vida, vai onde o povo está.

[A produção de conteúdo exclusivo do Viomundo só é possível graças à contribuição de nossos assinantes. Torne-se um deles!]

Leia também:

Paulinho da Força, campeão do impeachment, vira réu no STF: entre outras acusações, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

jotaD

Logo os tucanos, que diariamente desrespeitam o povo? Eles sim; deveriam.
sofrer sanções.

Nelson

Os demo/tucanos perdiam, de goleada, em todos os números no comparativo 2002×2013, PTxPSDB.

Então, como não dispunham de argumentos para lidar com os fatos comprovados, resolveram focar a corrupção nos governos Lula e Dilma, que existiu e existe, não há dúvidas disso.

E passaram a se utilizar de seu monumental aparato de propaganda, a mídia hegemônica, fazendo uso do instrumento do comentarista aquele: “eu aumento, mas não invento”.

E inflaram a corrupção petista à condição de “maior escândalo de corrupção da história”, quando a corrupção deles foi insuperável, a léguas e léguas de distância.

Mark Twain

O problema desta prefeita é que ela é Gata.

Bacellar

Pulhas.

Mário SF Alves

E por falar em Cubatão, História, Ordem e oposição udenista, “30 anos depois, ressurge a dúvida: Quantos morreram na Vila Socó?”

http://www.viomundo.com.br/denuncias/ressurge-a-duvida-30-anos-depois-quantos-morreram-na-vila-soco.html
______________________________
E era pra ter boa lembrança?

Mário SF Alves

“Cubatão/SP – Numa sessão histórica em que serão devolvidos simbólicamente os mandatos de vereadores cassados durante o regime militar, a Câmara de Cubatão encerrará nesta quinta-feira (14/05), a partir das 19h, os trabalhos da Comissão da Verdade que apura as violações de aos direitos humanos no período militar e o acobertamento da “Operação Abafa”, que garantiu a impunidade dos responsáveis pelo incêndio na Vila Socó.

O incêndio provocado pelo vazamento de gasolina numa tubulação da Refinaria Presidente Bernardes, na madrugada de 25 de fevereiro de 1.984, foi o com maior número de vítimas no Brasil – no mínimo 508 pessoas, entre homens, mulheres e crianças – na sua maioria, negros e pobres migrantes nordestinos. Ninguém foi punido e as vítimas nunca foram indenizadas.”
Fonte: http://www.oabcubatao.org.br/vernoticias.php?id=103
_________________________________
E era pra ter boa lembrança?

FrancoAtirador

.
.
E os Zilionários são os Primeiros a Descumprir a Ordem Tributária.
.
.

Urbano

Uma das táticas dos meliantes da oposição ao Brasil é encharcar a Justiça de processos (já empacada com mais de cem milhões deles, se não me engano), a fim de que não haja tempo e espaço para que seja lembrada a devastadora avalanche de falcatruas da facção fascista, cujo lema vem a ser banditismo, cinismo e burrice.

    Urbano

    Normalmente os fascistas se escondem atrás da Bandeira e do Hino brasileiros…

    Urbano

    A única aliança da desordem com o progresso que conheço é a do banditismo dos fascistas da oposição ao Brasil…

    Urbano

    O banditismo dos escroques da oposição ao Brasil se pauta numa sub-reptícia competência, que o Poder Judiciário Republicano não vê, e o poder judiciário da oposição ao Brasil se locupleta.

Moacirp

Esta oposição que aí está é uma vergonha! Ver alguns destes elementos que já estão mais próximos do final da vida e que ainda não tomaram vergonha na cara é realmente lamentável. Será que pensam que são eternos?
Parabéns a prefeita PTista Marcia Rosa Mendonça, pela coragem.
O ilustre Aloysio 300 mil realmente é um encosto que elegeram para o senado.

Renato

Esse prefeita de Cubatão, não é aquela que proibiu o transito de caminhões pesados em Cubatão entupindo a Anchieta de Caminhões parado em 2012?

Muiiito competente. Parabéns PT.

    George Marcel Rosa

    Você quis dizer sobre aquela que quis evitar acidentes, congestionamentos e melhorar o ar, bastante complicado há décadas, dentro da área urbana? Sim, foi ela. Por quê? Ficou magoado em ficar preso na Anchieta? Ligava para Ecovias ou para o Palácio dos Bandeirantes. Mais competente que sua “capacidade” de raciocínio e que a sua progenitora, capaz de parir alguém que além de não acrescentar em nada em nosso país, fica de “mínimo” sem lógica. Responde agora meus argumentos. Tenta.

Ellen

Esses Tucanos não conhecem nada de história.
A inscrição “ordem e progresso” da nossa bandeira reflete a influência da doutrina positivista conservadora de Auguste Comte em nossas instituições jurídicas e polítcas por ocasião da transição do império para a república.
Aliás, nenhum país no mundo foi tão influenciado por esta doutrina como o Brasil. Carregamos até hoje esta influência conservadora.

Julio Silveira

Queria ver esse amor tucano pela bandeira refletida no país e no seu povo. Mas foi diferente quando governaram o Brasil, quando cederam aos interesses estrangeiros até ingredientes importantes de nossa soberania, sem contar nas demonstrações publicas de desrespeito a cidadão brasileiros. Mas isso são coisas que só os que tem memória e boa lemram afinal eles tem parceiros fortes na produção da lavagem cerebral nacional.

    Mário SF Alves

    Difícil é explicar como conseguiram descer tão fundo e tão rapidamente no poço sem fundo dos vende-pátrias.
    Herança da velha e hipócrita UDN?
    O que mais?

Marcio Ramos

Franco Atirador sempre coerente. O “projeto Guri” é pra lavar dinheiro e todo mundo sabe na região…

Re

Trapaça do PSDB que nunca foi comprometido com o povo, como mostrou a ausência na reunião marcada. O negócio são os bastidores, a política suja, como também mostrou o terem chamado pessoas que não tinham que estar na reunião. E a culpa é da prefeita petista!! São perigosos esses tucanos.

    Mário SF Alves

    O nome da tática por eles [ali] usada é este: sa-bo-ta-gem!

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade
.
A que tipo de “Ordem” se referia a Palavra inscrita na Bandeira

que foi instituída por um Decreto de um Marechal em 1889:
.
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1851-1899/D0004.htm)?
.
Ordem Maçônica? Sacerdotal? Arquitetônica? Alfabética? Ou Algébrica?
.
Ou seria ORDEM MILITAR (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_militar)?
.
Ordem Unida? Ordem de Tortura e Execução? Ou Ordem Política e Social:
(https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Fleury)?
(https://pt.wikipedia.org/wiki/DOI-CODI#S.C3.A3o_Paulo)?
.
Ou, quiçá, seria:
.
1. Disciplina.
2. Corporação ou Associação de um Grupo de Profissionais
sujeito a um conjunto de normas (Ordem dos Advogados,
Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Médicos…).
3. Determinação dada por alguém investido de Autoridade.
4. Grau de Classificação dos Seres Vivos em uma Organização Taxonômica imediatamente superior ao das famílias (Biologia)
5. Congregação Religiosa.
6. Sacramento que confere o direito de exercer funções de sacerdote.
7. Lugar ocupado por cada algarismo em um número.
8. Ato de indicar, com Autoridade, de que Modo se devem
fazer a Organização e a Disposição Conveniente das Coisas.
9 Instituição honorífica para recompensar serviços, enaltecer o mérito ou saciar vaidades.
10. Mandado ( Judicial, Administrativo).
11. Cada um dos sistemas clássicos de dispor as partes principais de um edifício (Arquitetura).
12. Instituto religioso que obedece a uma regra.
13. Coro Celestial.
14. Autorização dada por alguém para que certa importância
seja paga a quem de direito (Ordem de Pagamento).
15. Classe, categoria, posição, mérito.
16. Fileira, renque, ala.
17. Natureza, modo de ser, maneira.
18. Prescrição; vontade autoritária.
19. Lei, ação, influência decisiva…
20. (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=ordem)
21. (http://www.dicio.com.br/ordem)
22. (http://www.dicionarioinformal.com.br/ordem)
23. (http://www.priberam.pt/dlpo/ordem)
24. (http://www.lexico.pt/ordem)
25. (http://pt.thefreedictionary.com/ordem)
26. (http://www.dicionarioweb.com.br/ordem)
27. (http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ordem)
28. (http://www.dicionariodoaurelio.com/ordem)
29. (https://pt.wiktionary.org/wiki/ordem)
30. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem)?
.
.

    Mário SF Alves

    Dezenove hipóteses e ainda persiste a dúvida.

    Devido a relações de mútua exclusão, é lógico que a ORDEM contida no lema não poderia englobar, significar ou se referir às dezenove definições apontadas, logo…. algo tão dúbio jamais deveria ser impresso na Bandeira Nacional, o maior dos Símbolos Nacionais.

    Eita, província!

    Não à toa vive ainda como conjunto de capitanias hereditárias.
    Não à toa é tão susceptível à colonização ideológica.
    _____________________________________________
    A lei é ordem; e uma boa lei é uma boa ordem.
    — Aristóteles

    Mário SF Alves

    A lei é ordem; e uma boa lei é uma boa ordem.
    — Aristóteles
    _______________________
    Será por isso que vivem a rasgar, emendar e estuprar a Constituição Federal de 1988, exato ela que nasceu como contraposição à velha e ordem do progresso apenas para uns poucos?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Mestre Mário.
    .
    Esse Preciso Questionamento Explicativo Complementar
    .
    era exatamente minha Resposta ao seu Comentário Inicial.
    .
    Um Abraço Camarada e Libertário.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Em Tempos Antigos, diria-se
.
que o Senador Aloysio300Mil
.
está a Pregar Moral de Cuecas.
.
.

Edson do nordeste

Rapaz! Esses tucanos jogam muito baixo! E com o apoio do ministério público!
Mas antes não tinha a internet e os “blogs sujos”, e ficava tudo escondido, só o pig fazendo a sua tradicional lavagem cerebral! AGORA!!! O POVÃO SABE!! Das armações dos tucanalhas!

    Mário SF Alves

    Edson do Nordeste,

    Edson do Norte, do Leste, do Oeste e do Sul.

    Edson do Oiapoque ao Chuí.

FrancoAtirador

.
.
Quem tem de ser Cassado é o Prefeito Mourão [Nome de Lista de Caixa 2 Tucana],
do PSDB, que há anos faz Falcatruas no Município de Praia Grande (SP).
.
(http://www.prsp.mpf.mp.br/sala-de-imprensa/noticias_prsp/02-06-09-sta.-tereza-mpf-denuncia-mulher-de-paulinho-e-ex-prefeito-de-praia-grande)
(http://www.prsp.mpf.gov.br/sala-de-imprensa/noticias_prsp/noticia-7037)
(https://www.facebook.com/baixadamilgrau/videos/367728073433188)
.
.
O Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu abrir Ação Penal
contra o Deputado Federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SDD-SP).
.
O Parlamentar, ligado à Força Sindical, é Acusado de cometer Crimes
contra o Sistema Financeiro, Lavagem de Dinheiro e Formação de Quadrilha,
num Esquema de Desvios de Dinheiro Público no BNDES, Banco Estatal.
.
Além de Paulinho Boca, a Denúncia do Ministério Público Federal (MPF)
.
apontou também como Membros da Quadrilha, os seguintes Acusados:
.
o PREFEITO MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE (SP), Alberto Mourão (PSDB),
.
João Pedro de Moura, conhecido Lobista, “Braço Direito” do Deputado,
principal indiciado da Operação Santa Tereza da Polícia federal
.
Marcos Mantovani, dono da Empresa de Consultoria PROGUS,
.
e o advogado Ricardo Tosto, ex-Conselheiro do BNDES.
.
Ainda conforme a Acusação do MPF, a Mulher do Deputado Federal,
.
Elza Pereira, teria permitido o uso da Conta Bancária da ONG Meu Guri,
.
presidida por ela e ligada à Força Sindical, para ocultar parte dos valores desviados,
.
(http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=299243)
.
(http://www.vermelho.org.br/noticia/270011-1)
.
http://www.viomundo.com.br/denuncias/paulinho-da-forca-vira-reu-no-stf-mpf-acusa-o-deputado-de-crime-contra-o-sistema-financeiro-lavagem-de-dinheiro-e-formacao-de-quadrilha.html
.
(http://www.conjur.com.br/2011-mar-09/paulinho-forca-condenado-improbidade-administrativa)
.
.

Marcio Ramos

Os bandidos golpistas fazendo o que querem e se depender do povo Maria Rosa vai pra roça.

    Mário SF Alves

    De qual povo?

Kepler

Tive uma aula uma vez na faculdade onde o professor perguntava se ordem e progresso era possível. Claro que ninguém entendeu a perguna e muito menos acertou a resposta. Mas a explicação dele foi a seguinte: Não, não é possível haver progresso com ordem. É necessário que exista primeiro a desordem para que o progresso aconteça. Ele estava se referindo a desordem mental das idéias é claro. Mas levando pra vida real, também acredito que só existe realmente o progresso se existe a desordem. Pois se esta tudo ordenado, não tem sentido haver progresso.

    Maria Thereza

    que bom que não estou sozinha. Apesar de todas as possíveis interpretações que o Franco Atirador deu para a palavra “ordem”, acho que ela significa mesmo a coisa estática, sem participação, contestação, debate. É a ordem da coisa imutável, como se isso fosse possível. E, nesse sentido, com ordem não há progresso, nem criatividade. Estão aí as diversas tentativas de criminalizar movimentos sociais, de qq um poder ser preso por “perturbação da ordem”, por exemplo. Ainda temos muito que caminhar mesmo. E, com esses tucanos fica difícil.

Deixe seu comentário

Leia também