VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Sanud vai enterrar Ricardo Teixeira (na Suiça)

27 de dezembro de 2011 às 15h36

Justiça suíça obriga Fifa a revelar documentos da ISL

Por Equipe Trivela.com 27/12/2011 – 11h35

A Suprema Corte do estado de Zug, na Suíça, ordenou que a Fifa revele os documentos sobre o controverso caso da ISL, empresa suíça de marketing esportivo que faliu e tinha diversos negócios com a entidade, entre eles os direitos de televisão da Copa do Mundo.

O órgão máximo do futebol mundial planejava soltar essa informação na reunião do comitê executivo em uma reunião no Japão no dia 17 de dezembro, mas uma ação legal de uma terceira parte envolvida no escândalo forçou a decisão a ser adiada por tempo indeterminado.

De acordo com a rede inglesa BBC, os documentos mostram que o ex-presidente da Fifa, João Havelange, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, receberam milhões de dólares em suborno para que a ISL recebesse os direitos de transmissão da Copa do Mundo.

Os dois teriam admitido terem recebido propinas diante da justiça suíça e devolveram o dinheiro na condição que suas identidades permanecessem anônimas. A denúncia foi feita no programa Panorama, do jornalista escocês Andrew Jennings.

Segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o tribunal de Zug o inocentou de qualquer ato ilegal, mas os arquivos poderiam mostrar subornos sendo pagos para pessoas do alto escalão da Fifa.

A Fifa tem 30 dias para recorrer da decisão na Suprema Corte da Suíça, localizada em Lausanne.

PS do Viomundo: Quem batalha pelo direito à informação, neste caso, são meus colegas Jean François Tanda e Andrew Jennings, com os quais tive o prazer de trocar figurinhas ao longo de 2010. Ambos enfrentam os advogados de Ricardo Teixeira e de João Havelange, que buscam suprimir a divulgação dos documentos. Tanda escreveu um artigo importantíssimo sobre o caso na revista Economist. Jennings, além de um livro, fez o documentário para a rede BBC acusando Teixeira e João Havelange de receber propinas da ISL através da empresa Sanud. Amaury Ribeiro Jr. ajudou a levantar os documentos sobre a dobradinha Sanud-Ricardo Teixeira no Rio de Janeiro, que embasaram a série de reportagens que foi ao ar no Jornal da Record (veja aqui a série completa). A revista Piauí conseguiu publicar um perfil de 876.540 palavras sobre Teixeira sem mencionar uma única vez a palavra Sanud. Milagres do jornalismo brasileiro!

Leia também:

A bomba que vai estourar no colo de Teixeira

Líder do PT no Senado pede CPI da Privataria. Tucano reage

Amaury Ribeiro Jr: O primo mais esperto de José Serra

Gilberto Maringoni: Internautas driblam a censura privata

Serra, sobre livro: “Lixo, lixo, lixo”

Amaury Ribeiro Jr: O primo mais esperto de José Serra

E a subespécie andrea-aecius?

Fernando Brito: A conexão Citco-PHC

Luís Nassif: A reportagem investigativa da década

E já que vocês querem ler sobre lavagem de dinheiro…

CartaCapital: “Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro

Apoie o VIOMUNDO

Crowdfunding

Veja como nos apoiar »

O lado sujo do futebol

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Entre os mais vendidos da VEJA, O Globo, Época e PublishNews. O Lado Sujo do Futebol é o retrato definitivo do que acontece além das quatro linhas. Um dos livros mais corajosos da história da literatura esportiva, revela informações contundentes sobre as negociatas que empestearam o futebol nos últimos anos. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e materiais esportivos. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo.

por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet.

Compre agora online e receba em sua casa!

 

28 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Carlos Jaques

02/01/2012 - 16h43

Para se manter informado quanto a corrupção e safadeza no mundo do futebol, recomendo a todos o site FOOTLEAKS.COM

O site expõe toda baixaria do futebol sem rodeios. Muito bom, abriu meus olhos para muita coisa.

Responder

Robert

28/12/2011 - 17h09

É gratificante saber q apesar de tudo ainda existem politicos serios no controle das obras da copa 2014

Veja exemplo, q lhe encaminho cronologicamente: Em agosto, vereador do RJ Eliomar Coelho (PSOL) (engenheiro) entra c/ representação no TCM/RJ contra o edital da obra do entorno do Maracanã, pois o projeto da obra continha irregularidades técnicas, nos custos inclusive, incompativeis com as construções, e pede suspensão de licitação para obras no entorno do Maracanã conforme link:
http://cbn.globoradio.globo.com/cbn-rj/2011/08/18

e aqui:
http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/10/inf

Em novembro TCM após analise da denuncia do vereador informou que o projeto apresentado pela Prefeitura – orçado em cerca de R$ 118 milhões – não tinha coerência c/ orçamento cancelando a licitação:
http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspensa-licita

Parabens pelo Viomundo

Responder

CMundim

28/12/2011 - 14h35

Mr Teixiera did you received bribe money? Please answer Mr Teixeira…

Quero ver quando a interpol estiver no pé dele, vai ser que nem o pobre do dep. Paulo Maluf, vai ter que se eleger deputado de 4 em 4 anos ou pagar pelos HC 24X7 a preco de ouro, digo Franco Suisso e também Mr Teixiera o não vai poder apreciar viagens intercontinentais em seu novo jato executivo nem os luxos de Paris, Londres, Roma e Geneve. Estará salvo somente no Brasil do Dr Gilmar, do primo Marco das Alagoas e do Cesare Borgia Peludo.

Em relacão ao Maitre Jean Marie du Havelange, bem este está bem velhinho mas como vaso ruim não quebra vamos ter que aturar ele por mais alguns anos ou então ter a honra de ter o presidiário mais velho do mundo, 94 e contando. Acredito que o Maitre Havelange está salvo da justica terrena, agora a divina eu não sei não.

Feliz 2012 e que os brasileiros facam a sua Praca Tahrir em frente ao STF, STJ e outros tribunais de (in)justica pelo Brasil afora.

Responder

beattrice

28/12/2011 - 10h39

Vai ter vassoura na saideira do Ricardo da CBF???

Responder

sergio

28/12/2011 - 09h01

A mídia brasileira está caindo de podre, o chamado PIG tentou ignorar o livro do Amaury Ribeiro Junior mas, ele vai virar best seller, afinal histórias de vampiros são muito atraentes.

Responder

Paulo P.

28/12/2011 - 06h50

Abaixo-assinado A Privataria Tucana na sala de aula
Para:Ministério da Educação

Inserir o livro "A Privataria Tucana" entre os livros didáticos distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Educação ao ensino médio brasileiro.
http://peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P

Responder

    Andrew

    28/12/2011 - 11h47

    Acho que deveriam ensinar os alunos a lerem e escreverem primeiro.
    Depois interpretação de texto, matemática, etc.
    É preciso formar cidadãos e não cabos eleitorais…

    Tenório

    28/12/2011 - 13h10

    Ensinar a LER e ESCREVER…

    M. S. Romares

    28/12/2011 - 14h49

    Bastante dúbio esse seu conceito de "formar cidadãos". Entretanto, a seu favor, também concordo que deveríamos ensiná-los a ler, a escrever, a somar frações, etc,etc. Mas não só isso, porque entendo que cabeças de planilhas serão sempre somente cabeças de planilhas.

    afrfb09ba

    28/12/2011 - 15h25

    Por que será que todo Tucano quando não tem argumento sempre fala em partidarismo político. Até mesmo contra um livro recheado de provas documentais?
    Andrew, vai procurar um passeata para se cansar!

    Leider_Lincoln

    28/12/2011 - 15h43

    Como assim, cabos eleitorais? É informação de qualidade, baseada em documentos: tanto ensinaria aos alunos sobre como era nosso país, o que realmente fizeram alguns de nosso líderes (incluindo presidente e ministros) como também como se comporta e para quem trabalha nossa mídia. Sem falar que ensina a diferenciar o bom do péssimo jornalismo… Ah, e este Andrew é o que, irlandês?

    paulo ricette

    28/12/2011 - 17h18

    Andrew, de que adianta saber ler e escrever e ao mesmo tempo ser um analfabeto político e não perceber que está sendo manipulado? O livro A Privataria Tucana não trata de política, mas de crimes e criminosos.

    PAULO MENDONÇA

    28/12/2011 - 18h01

    Ensinar a LEREM e ESCREVEREM? KKKKK

Roberval

28/12/2011 - 02h41

Vai Ricardo, abra logo o jogo dos milhões!!! Revela aí pra gente, vai!!!_Aproveita cara, você está no Brasil e não vai rolar punição nenhuma pra ti!!!_Quem vai ter moral pra te julgar? O Judiciário brasileiro? kakakaka_Aproveita, vai… fala aí? Eu sou muito curioso e não vou conseguir dormir.__Ah!!! Ricardo, os manos aqui da Favela Urubu Véio estão na maior gozação com o Romário depois que você deu aquela sacaneada no cara com a história dos ingressos. Já apelidaram o cara de Romané e estão querendo lançar o cara nas próximas eleições para prefeito da favela. Romané 23 (milhões). Ricardo gozadô!!!_

Responder

souza

27/12/2011 - 23h07

seu azenha vi hoje 27/12/11 os vídeos do senhor falano do ricardim techera, o caro é sinistro, será desta vez nós pegamos este cara pra sempre?

Responder

Mario Siqueira

27/12/2011 - 22h07

Azenha, no texto não ficou claro o que vem a ser essa tal de empresa SANUD. Dá para ampliar a informação ?

Responder

pperez

27/12/2011 - 21h49

Aí cadê o peixe!
Isso será um prato feito pra ele azarar ainda mais a vida do Ricardão!

Responder

caio bretas

27/12/2011 - 20h53

Bem que aqui no Brasil também poderiamos ter direito a informações nos processos do STF e nos Ministérios, que simplesmente abusam do sigilo para não informar a população…

Responder

Roberto CR

27/12/2011 - 18h52

E ainda temos de aturar aquela propaganda ridícula da CBF, dizendo que "está cuidando" do futebol brasileiro.

Responder

Rafael

27/12/2011 - 18h43

Espero que a globo entre junto nessa porque é claro o vínculo da globo e Ricardo Teixeira. Será outro caso abafado pela mídia.

Responder

schmidt

27/12/2011 - 18h34

A revista Veja, como paladina da moral e da ética deveria fazer uma investigação séria a respeito.

Responder

a. barbosa filho

27/12/2011 - 18h30

Vergonhoso é vermos que o Judiciário brasileiro, na sua mais alta instância, cuida de defender juízes suspeitos, de aumentar seus gigantescos (maiores que em países ricos) salários e mordomias. E jamais pegou um corrupto de alto escalão!
Nossos grandes ladrões, principalmente do dinheiro público, só são apanhados pelos judiciários de outros países. Aqui eles têm "facilidades". Até quando?

Responder

Sanud vai enterrar Ricardo Teixeira (na Suiça) | Viomundo - O que você não vê na mídia | Mesa do Futepoca | Scoop.it

27/12/2011 - 18h30

[…] jQuery("#errors*").hide(); window.location= data.themeInternalUrl; } }); } https://www.viomundo.com.br – Today, 4:30 […]

Responder

M. S. Romares

27/12/2011 - 18h24

RIcardo teixeira na CBF e gilmar dantas no supremo…ninguem merece.

Responder

    Marcio H Silva

    27/12/2011 - 19h35

    Esqueceste do M. A de Mello, lewadosvsky, Gilmar dantas, PELUSO?

Xandão

27/12/2011 - 17h06

Talvez ninguém tenha percebido, mas Sanud é Dunas ao contrário. Dunas é um motel antigo e conhecido na Barra da Tijuca, bairro onde mora o cartola. Bastante apropriado.

Responder

Antonio

27/12/2011 - 16h59

Tem deputado federal brasileiro condenado por lavagem de dinheiro e corrupção nos EUA. Porque não pode ter um presidente da CBF acusado de corrupção comandando a Copa do Mundo?

Não pode porque a Copa é do Mundo e extrapola a FIFA e a CBF. É uma disputa e confraternização mundial. Pega muito mal um corrupto comandando o espetáculo no Brasil.

Fora Teixeira.

Responder

Deixe uma resposta