Romário quer R$ 75 milhões da Veja, que é reincidente em disseminar contas falsas; revista precisa explicar origem do “extrato”

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

Quem produziu o falso extrato de uma conta bancária inexistente do senador Romário na Suiça? Esta é a pergunta da hora.

Foi a própria Veja? Ou alguma “autoridade” vazou o “documento” para a revista?

Isso é crime — e crime grave!

Publicar o documento sem checar a autenticidade dele com o banco da Suiça é apenas demonstração da degradação jornalística de Veja.

Que tem precedentes.

Em 17 de maio de 2006 a revista publicou uma “reportagem” intitulada “A Guerra nos Porões”, com o subtítulo: O banqueiro Daniel Dantas tem uma lista com contas em paraísos fiscais que seriam do presidente Lula e do resto da cúpula do PT.

A “reportagem” era assinada por Marcio Aith, posteriormente assessor de imprensa de José Serra durante a campanha eleitoral e agora assessor do governador paulista Geraldo Alckmin.

Na ocasião, Veja publicou a lista:

Captura de Tela 2015-08-06 às 12.25.36

Qual foi a justificativa da revista para publicar uma lista mesmo sem ter confirmação de sua veracidade?

“Submetido a uma perícia contratada pela revista, o material apresentou inúmeras inconsistências, mas nenhuma suficientemente forte para eliminar completamente a possibilidade de os papéis conterem dados verídicos”, escreveu o autor.

Como questionei à época, “se você achar na lixeira um papel com graves acusações contra qualquer um e não conseguir comprovar a autenticidade dele ou dos dados contidos nele, PUBLIQUE!”.

O ex-ministro Luiz Gushiken, ao qual foram atribuídos 902 mil euros, processou a revista. Depois de longos oito anos, quando ele já havia falecido, a sentença condenatória da revista foi confirmada em segunda instância (ou seja, provavelmente continua tramitando nas instâncias superiores).

Dizia a sentença, divulgada pelo Escrevinhador“A Veja dá a entender que não eram fantasiosas as contas no exterior. E não oferece um único indício digno de confiança. Infere, da identidade dos acusadores e dos interesses em jogo, a verdade do conteúdo do documento. A falácia é de doer na retina.”

No caso de Romário, para agravar a situação hoje a revista dispõe de um grupo de blogueiros que disseminam as mentiras publicadas no impresso pelas redes sociais ou defendem o indefensável de maneira patética.

A Luciana Cerqueira (@lucianaccc)  observou, no twitter, o comportamento de um deles:

IMG_1603

Na noite de ontem, às 19h15m, o Viomundo foi o primeiro site a publicar a existência do documento enviado pelo banco suiço a Romário (que pede, inclusive, investigação ao Ministério Público da Suiça).

Luciana Cerqueira notou que o blogueiro de Veja poderia ter esperado mais um minutinho antes de escrever besteira.

Às 22:07, ele achou uma forma de acusar os “blogs sujos”.

Às 22:08 a revista Veja publicou no twitter sua retratação!

Seria cômico, não fosse trágico.

Image-1 (1)
Image-1

Leia também:

Na TV, PT desafia paneleiros e ataca Aécio Neves


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

O Romário deve cruzar os dedos para que o juiz não seja moroso…

Julio Silveira

Engraça e estranho o comportamento desse jovem que representa direita, como um simbolo. Para ele em se tratando de adversários ao seu compromisso ideologico nem documento estrangeiro, sequer nacional servem. Como seria se fosse, hipoteticamente, num devaneio, com um de seus representantes congressuais? Não dá para afirmar, mas provavelmente confiasse e defendesse cegamente qualquer negativa verbal.

lulipe

Querer é uma coisa, ganhar e receber, aí são outros quinhentos, não é peixe??

    Julio Silveira

    Viu como você reconhece, lá no seu âmago, a gritante verdade. A falsidade cidadão é coisa cultural na direita. Vocês sabem o Brasil que legaram a todos os brasileiros. Se com um cara com oscrecursos do Romário vc já vaticinou, imagino se fosse a cidadania de poucos recursos. A direita se entrega na canalhice de seus pensamentos, ditos por seus inconcientes.

    lulipe

    Caro Julio, adoraria responder a seu comentário, mas faltou a tradução, não entendi nada!!!

    Julio Silveira

    Então, caro cidadão, ficaras sem entender, é que ainda não aprendi a escrita rupestre, e desenhos mesmo os infantis são dificeis para mim com um Ipad. Sds

Messias Franca de Macedo

… O craque e corajoso Romário coloca o [eterno] presidente Lula e o Fábio Luís “na cara do gol”!
“E ensina como é que se dribla “zagueiros nazifascistas!”

##################################

https://www.youtube.com/watch?v=ybmCvunT9A4

Messias Franca de Macedo

O longo percurso da Veja rumo à miséria jornalística.

Por conspícuo e impávido jornalista Paulo Nogueira
Postado em 06 ago 2015
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-longo-percurso-da-veja-rumo-a-miseria-jornalistica-por-paulo-nogueira/

Messias Franca de Macedo

… O craque e corajoso Romário coloca o [eterno] presidente Lula e o Fábio Luís “na cara do gol”!
“E ensina como é que se dribla zagueiros nazifascistas!”

Adilson

É difícil de acreditar que exista gente que lê essa porcaria. Já me ofereceram essa tranqueira de graça e declinei, não pelo fato de que quero ler só o que me agrada, mas certamente não tenho saco para ler mentiras.
O senador está correto, a revista e jornalistas cometeram crime, e não se pode elegar liberdade de expressão para manchar a honra de quem quer que seja.

heitor

Pelo que jogou R$ 75 milhões é justo. Vai pra cima Romário.
Se a Veja não tiver dinheiro pede emprestado da CBF ou da Globo.

marcio ramos

Alguma noticia da ocupação da Globo???

Marat

Vamos torcer para que os processos corram na Suíça, pois, se depender de nosso judi$$$iário, é capaz de o Romário ter de pagar algum tipo de indenização ao esgoto…

Sertão

Vamos fechar esta merda de revista, dá-lhe baixinho.

CaRLoS

Azenha, existe no Nassif um vídeo que fala sobre as pautas da Veja. Foi postado hoje, às 12:13 por J. Moraes. O tema é: “A eleição de Janot e o caso Romário”. O vídeo se fez atual. O que é mais importante é que esse vídeo seja repassado para o senador. Não sei se poderia ser incluído nos autos. Outra coisa, também, é que ele precisa ser reproduzido.

Márcio Gaspar

Esse Felipe Moura de uma ou duas, ou estúpido demais, ou acredita que seus leitores são estúpidos( se nós pensarmos nos leitores da Veja que acreditam piamente no que se publica ali, até dá para entender) O que ele escreve para tentar defender a “Veja que mentira” não tem lógica alguma. Ele escreve:

“Banco diz que Romário “não é o titular desta conta”. Não diz desde quando não é o titular nem se tem/teve acesso a ela. Isto não prova nada.”
Se o banco diz que não é titular da conta, é porque não é titular da conta. Ponto. Acabou. Não precisa dizer desde quando, pois não tem “desde quando” pois não tem conta. Não posso estabelecer data de abertura de uma conta que não existe em seu nome. Outra que ele publicou:

“(…) desmentido do BSI não prova nada(…)”

mas o que prova á a mentira da Veja, como não prova nada cara pálida?!? se o banco é quem administra as contas dos clientes. Vai mais uma:

” Engraçado é ver os blogs sujos tratando o suposto erro não provado como a mentira deliberada que eles tratam todos os dias.” “suposto erro não provado”?!?!?! . Aqui é engraçado, pois podemos SUPOR que poderia não ser um erro da revista, pois o erro é suposto, mas uma prática delituosa para prejudicar o Romário. Esse rapaz para defender o emprego escreve cada uma. Acho que para passar no teste de recrutamento e seleção da revista Veja para ser jornalista tem que ser mau caráter. Me desculpe o bons jornalista, se é que existe, que ainda trabalham na Veja.

abelardo

O pedido de indenização de Romário contra a Revista(?) Veja é o tiro de misericórdia na arrogância, na prepotência, no puxa-saquismo e nos crimes praticados pela agonizante e repulsiva revista

Miranda

A gente pede desculpas quando pisa sem querer no pé de alguem. Está mais do que claro que estamos diante de um crime – a criação de um documento falso. Nesse caso, os responsaveis deveriam ser presos, alem de a revista ser obrigada a publicar uma materia explicativa de seu crime. Na verdade, acho que 75 milhões é pouco.

Cláudio

:
.:. 19:13
… .
Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !
… .
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
… .
Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
.:.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.:.
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:.

D ilma, de uma nação vitoriosa
I lustre brasileira lutadora
L uz de dedicação esplendorosa
M otivando a pátria gloriosa
A uma luta digna, vencedora.
::
L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do Brasil inteiro.
.:.
D ilma, os conscientes te agradecem
I nfinitamente por tua digna história
L utando por todos que reconhecem
M ais a vida no bem comum de fazer na glória
A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
.:.
D ilma, coração valente,
I sso que a gente sente
L ibertar o ser plenamente
M antendo sempre presente
A humanidade inteligente
.:.
D ilma deu mais uma surra na ó-posição
I gual ao que Lula também já fez
L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
M ostrando que o Brasil tem voz e vez
A o mundo todo dignificando sua população
.:.
L ula livrou 40 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
.:.

D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
I nstalada na grande mídia venal
L ula teve a sua participação
M andando o pig & Cia ao
A bismo na quarta eleição
.:.
D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
I luminando a vida de outros seres lhanos
L ouve-se quem bem merece que se cante
M aravilhas de se acreditar nos humanos
A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante
.:.
L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
… .
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

roberto

Notaram que a Veja sempre afirma no “condicional”, que as contas “seriam” do Lula, “poderiam”, “estariam” etc.
Então nós, podemos dizer a mesma coisa:
-A Veja “SERIA” safada, mentirosa, criminosa, sonegadora, conspiradora, propineira, chantagista e trambiqueira.
Só não podemos divulgar a nossa fonte que é sigilosa.

sergio ribeiro

De um discípulo e puxa saco de Olavo de Carvalho não se podia esperar outra coisa a não ser corroborar com mentiras deslavadas.

tiao

Nunca gostei deste cara,sempre o achei canalha,mas gostaria que ele fizesse com os caras da Veja o que fez com aquele torcedor que o vaiava nas arquibancadas do campo do Fluminense.

Julio Silveira

Alem do direito do Romário de requerer indenização, também poderiam estar amparados legalmente para exigir o mesmo todo cidadão que se sente ultrajado com esse estado de coisas sendo praticado por uma revista que muitos permitem que entrem em seus lares como coisa honesta e séria, e que por vezes pagam por isso.

Bacellar

Essa do blogueiro limpinho só uma onomatopeia dá conta:

Quém quém quém quééééiiiiimmmm.

Deixe seu comentário

Leia também