VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Denúncias

Mario Lobato: CPI dos Leitos pisa na bola com servidores do Denasus


25/10/2011 - 22h32

do Blog do Mário Lobato

O relatório da CPI dos Leitos da Assembleia Legislativa do Paraná (AL-PR) cometeu um pecado mortal com os servidores do DENASUS.

Explico: No início dos trabalhos da CPI, alguns integrantes da Comissão estiveram no Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde no Paraná SEAUD-PR/DENASUS para pedir apoio aos trabalhos.

Observação: Atualmente o SEAUD-PR é – provavelmente – o melhor aparelhado e que conta com uma das maiores e melhores equipes de técnicos dentre as representações estaduais do DENASUS. A equipe técnica é composta por contadores, médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutica, administradores e técnicos de nível médio. Existe um núcleo especializado em avaliação epidemiológica e o serviço conta com suporte de TI. Cada servidor dispõe um computador ligado em rede na intranet do Ministério da Saúde, as equipes deslocam-se com laptop, celular e câmera digital fornecidos pelo serviço.

Na ocasião o pessoal do DENASUS informou aos integrantes da CPI o seguinte:

Naquele momento não havia disponibilidade de pessoal para poder designar um técnico para ficar exclusivamente a disposição da CPI. O SEAUD estava realizando ações simultâneas de mapeamento de mamógrafos, laboratórios de citopatologia e hospitais psiquiátricos no Paraná, com envolvimento de 100% dos técnicos.

Caso houvesse interesse da Comissão trabalhar com as informações dos relatórios DENASUS, bastaria oficiar à direção do DENASUS em Brasília para que esta disponibilizasse uma senha de acesso ao SISAUD (sistema informatizado de auditoria). Com isto, seria possível à CPI acessar todos os relatórios produzidos pelo DENASUS em serviços de saúde do Paraná, MESMO QUE TIVESSEM SIDO REALIZADOS POR EQUIPES PROVENIENTES DE OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO.

Atendendo ao pedido do pessoal da CPI que solicitou acesso a “um relatório qualquer para ver o modo de atuação do DENASUS e servir de modelo”, a equipe do SEAUD disponibilizou um relatório de auditoria já encerrada e publicada datado de 2007.

Agora vejam só a “pérola” que saiu nas conclusões da CPI:

“DENASUS – departamento Nacional de Auditoria do SUS no Paraná encontra-se desaparelhado, sem funcionários auditores, não cumprindo com sua função, sem autonomia dependendo de ordem da esfera federal para atuar – última auditoria apresentada à CPI, feita em 2007;”

O pessoal do DENASUS (aquele mesmo que está desaparelhado, sem funcionários auditores, não cumprindo com sua função, sem autonomia dependendo de ordem da esfera federal para atuar“) está ansioso para realizar uma auditoria na AL-PR e descobrir porque cargas d’agua, nos últimos 11 anos, ela vem aprovando ILEGALMENTE as peças orçamentárias do governo do estado que até hoje NUNCA garantiram os valores mínimos constitucionais para a saúde.

Leia também:

Entidades comemoram decisão contra lei da dupla porta nos hospitais públicos de SP

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

João Ávila

26 de outubro de 2011 às 23h28

Caro Lobato, essa postura da AL-PR é a desmonstração clara e inequívoca de que esses parlamentares não estão nem pouco interessados em fiscalização, e ainda, devem "morrerem" de medo de auditores. Certamente os trabalhos dessa CPI não passou de encenações teatrais e a sua conclusão deve ter resultado num "bela" Pizza.

Responder

    mariolobato

    27 de outubro de 2011 às 19h34

    Valeu João! As conclusões no geral, com uma ou duas exceções,foram genéricas e/ou "pontuais". Recomendaram contratar médicos "hospitalistas". O duro foi ver os senhores deputados dando entrevistas, demonstrando sua ignorância e dizendo que:
    …este "programa SUS" é um bom "programa"…

Pall Kunkanen

26 de outubro de 2011 às 11h01

Depois que AL-PR abrigou evento a favor do fumo, patrocinado pelas fumageiras, com diversos integrantes fumando dentro do plenário (fotos no flickr da AL-PR). Ve-se que o forte da AL-PR não é a saúde. Aliás o texto acima só escancara o pouco caso com a saúde dos paranaenses.

Responder

Mario Lobato: CPI dos Leitos pisa na bola com servidores do Denasus

26 de outubro de 2011 às 01h05

[…] do Blog do Mário Lobato, publicado no Viomundo […]

Responder

FrancoAtirador

26 de outubro de 2011 às 00h18

.
.
AL-PR
Integrantes da CPI dos Leitos

Leonaldo Paranhos (PSC) – Presidente

Marcelo Rangel (PPS) – Relator (!!!)

Elio Lino Rusch (DEM)

Adelino Ribeiro Silva (PSL)

Nelson Luersen (PDT)

Ênio Verri (PT)

Dr. Batista (PMN)
.
.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.