“Levy erra. Problema é a alta rotatividade e não o seguro-desemprego”

Tempo de leitura: 2 min

levy

Juvandia Moreira

Para Juvandia Moreira, o ministro  Joaquim Levy está “atacando as consequências e não a causa”

por Conceição Lemes

Em 29 de dezembro de 2014, o governo Dilma editou uma série de medidas provisórias (MPs) que alterarão auxílios previdenciários, como a pensão por morte, seguro-desemprego e auxílio-doença.

Especificamente em relação ao seguro-desemprego, as novas regras que passam a valer a partir de março são as seguintes:

*O trabalhador que solicitar o benefício pela primeira vez, terá de ter trabalhado por 18 meses nos 24 anteriores.

*Na segunda solicitação do benefício, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 anteriores.

*A partir da terceira solicitação, terá de ter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16 meses.

As centrais sindicais, dentre as quais a CUT, são contra essas medidas.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) calcula que a mudança pode restringir o acesso ao benefício a mais de 2 milhões de trabalhadores.

Para colocar mais lenha na fogueira, na última sexta-feira 23, o ministro Joaquim Levy disse que o atual modelo de auxílio-desemprego do país está “completamente ultrapassado”.

A declaração foi dada em entrevista ao jornal Financial Times, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Matéria do G1 explica:

Em inglês, Levy utilizou a expressão “out-of-date” (em tradução livre, obsoleto ou ultrapassado) para se referir ao sistema de benefícios previdenciários. Ele citou a necessidade de “livrar-se de subsídios e ajustar os preços” como providências imediatas de sua política fiscal.

Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, discorda da declaração.

“Para começar, o ministro Joaquim Levy ignorou totalmente o lado dos trabalhadores”, detona Juvandia em entrevista a esta repórter.

“O foco do ministro Levy está completamente errado. O problema não é o seguro-desemprego, mas a nossa alta rotatividade”.

“O ministro deveria estar preocupado com a rotatividade imensa, apesar da baixa taxa de desemprego”.

“Antes de sair dando declaração por aí, o ministro tem de investigar por que, apesar da baixa taxa de desemprego, a rotatividade é alta”.

Alta rotatividade significa que as pessoas não estão ficando muito tempo no emprego.

A questão é por quê. Tem a ver com as características do setor? É problema de sazonalidade? Ou será que as demissões não são formas de reduzir custos? Demite-se um que está para ganhar mais para pagar menos ao novo trabalhador?

Juvandia prossegue nas críticas à proposta de Levy:

“A alta rotatividade é que tem de ser investigada e combatida”.

” O ministro Levy precisa olhar mais e melhor o mercado brasileiro para depois falar. E aí buscar soluções que não prejudiquem os trabalhadores”.

“Para resolver o problema de fato, é fundamental um processo de negociação. E não ficar atacando as consequências e não o problema em si”

Leia também:

Rodrigo Vianna: Syriza e Podemos avançam, enquanto Dilma se rende


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

flavio jose

Isto é uma prova incontestável de que Levy está totalmente por fora de realidade brasileira. Só vai fazer bobagens daqui pra a frente.

marcio gaúcho

A principal causa da rotatividade de empregos sao os baixos salarios pagos pelos empregadores. Salarios de escravidao, diga-se de passagem. Se assim continuar, logo mais os empregadores nao terao funcionarios para tocar os negocios, advindo a falencia da propria empresa. Dinheiro e um bem social: deve trocar de maos, circular, promover a satisfacao das necessidades dos cidadaos. Nunca acumular em algumas poucas maos.

O Mar da Silva

Discordo completamente da Juvandia.

Votamos na Dilma e não no Levy.

Quem está errada é a Dilma.

O resto é conversa para boi dormir.

José Souza

O Brasil não pode ter juros baixos porque não tem a máquina de imprimir os US$. Sem os US$ as contas não fecham, então é preciso manter os juros altos para atrair os dólares que vem do exterior. O problema está no prazo de permanência desses dólares no mercado financeiro nacional. É, praticamente, o overnight voltando. Quanto ao Seguro Desemprego a medida foi correta pois visa diminuir o montante de seguros solicitados mas gostaria de ver uma medida sobre os rentistas também. Outra coisa: todo avião que chega está cheio de contrabandistas fantasiados de turistas vindos, principalmente, de Miami. Onde está a fiscalização? Amostragem não pega a grande maioria. O correto é fiscalizar todos. Mais outra: cobrar as empresas que devem aos fiscos Federal, Estaduais e Municipais. Outra mais: porque as igrejas não são tributadas em seus negócios? Não estou me referindo a doações e sim aos negócios que elas exploram. Tá errado eu explorar um negócio e pagar imposto e as igrejas explorarem o mesmo tipo de negócio e não pagarem nada. Será que elas são mais bonitas? Tem alguma coisa errada aí.

cleo

O seguro desemprego precisa de novas regras para evitar o uso indevido destes recursos e também para aproveitar melhor os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Porém, isso não pode ser arcado apenas pelo trabalhador. A empresas também devem fazer parte dos ajustes. Da mesma forma que foi feito com o RAT (Riscos Ambientais do Trabalho), deveria ser feito com o seguro desemprego. No caso dos riscos ambientais de trabalho, foi criado o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), em que cada empresa tem que seu fator próprio, que pode resultar em aumento, ou redução do valor do RAT.
No seguro desemprego também deveria haver um índice para medir empresas que utilizam mais os recursos do FAT e que, portanto, deveriam contribuir mais.

Francisco

Com o baixo desemprego, o trabalhador passou a “escolher” onde trabalhar.

Esse fenômeno do pleno emprego é banal nos países desenvolvidos.

Mais uma vez, quando algo de “diferente do normal” acontece (como trabalhador viajar de avião) instalasse o “caos”.

Que a direita racista, ignorante e burra faça isso, compreende-se – não sabem fazer outra coisa.

Mas a pessoa a quem eu dei o emprego de presidente da República não permito esse grau de leviandade (é, eu falei leviandade mesmo…).

A não ser que ela esteja de olho no salário desemprego DELA.

Fabio

Legal Dilma, 2018 vou é de PSOL.

Léo

O seguro desemprego é mal usado por muita gente. Conheço basta gente que usa ou usava o seguro desemprego como férias estendidas.

Não citarei um nome em especifico, mas o cara trabalhava dois ou três meses e passava outros três de férias recebendo, e sem trabalhar.

Outro exemplo esse é mais generalizado. Boa parte dos amigos e conhecidos que tenho, descartam uma vaga de emprego para “não perder o seguro desemprego”. Contra os dois exemplos citados, existe abuso por parte do trabalhador.

Quanto a primeira solicitção, acho errado. Afinal quem vai pedir o primeiro seguro desemprego talvez esteja realmente precisando do beneficio e penaliza trabalhadores. Os demais talvez evite que “malandros” (espertos) tirem férias prolongadas.

Ambos devem ser temporarios e não perpetuados, a exemplos de senadores, deputados… kkkk

Moacir

O Levy é um mero servidor (não do público)e sabe muito bem a qual poder deve sua indicação ao cargo. É a essência da corrupção: a compra de poder político pelo poder econômico. Como não ser um dos países mais corruptos (e mais violentos)sem a promoção do interesse público acima dos interesses privados de uma minoria ultra privilegiada?

Jorge

Volta da CPMF de 0,01 para operações acima de 10.000,00/dia.
Combate a lavagem de dinheiro. Garante receita de quem tem mais dinheiro.

Jorge

Os sindicatos acatam o que os patrões fazem…
contratos tortos de clt cotas…clt flex ..

As pessoas também pedem para ser demitidas e receber o auxílio e o salário por fora… vi e conheço vários que fazem isso…
provocam a demissão….pegam o auxílio e vão entregar pizza para complementar…
quando acaba o auxílio arrumam um novo emprego…

O que deveria ser feito é a proposta de taxar grandes fortunas…e taxar impostos das Igrejas e Templos.
Conheço donos de igreja que possuem escolas…eles andam de caminhonete importada e carros caros..tudo no nome da igreja…nada de pagar impostos…

FrancoAtirador

.
.
Se os United States of America

não tivesse Auxílio-Desemprego

seria a Nação Mais Miserável

e Faminta da Face da Terra.
.
.

Zanchetta

E porque a Dilma não colocou a Juvandia lá???

    Lagrange

    Acho que estava esperando seu aval!

Gil de Almeida

Nunca as empresas precisaram tanto de mão de obra e nunca a rotatividade foi tão grande. Quem está falando o contrário nao sabe o que está dizendo e nunca empregou ninguém.

Gil de Almeida

Sou contra perda de garantias do trabalhador, mas o seguro desemprego como está é uma anomalia. Nas pequenas e médias empresas dificilmente se consegue segurar um empregado com mais de um ano de contrato. Neste momento de pleno emprego ou você aceita fazer um acordo ou terá um empregado problemático na sua empresa. Ele fará tudo parq ser despedido pois sabe que facilmente conseguirá trabalho avulso e então receberá salário dobrado. Ao contrario do que alguém comentou o empregador não se beneficia. Ou faz acordo ou terá que despedi lo de qualquer jeito.

Fabio Silva

Já vi fritar ministro, mas ex-ministro é a primeira vez! Agora, alguém no Planalto ou na direção do PT está achando que os trabalhadores estão reagindo ao Programa de Governo de Aécio incentivados por Guido Mantega. Estão detonando o ex-ministro via Folha de São Paulo, da mesma forma que Serra usa a Veja.

Copiar programa de governo do perdedor já era feio, praticar as mesmas maldades que ele, aí parece patologia psicoemocional!

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/01/1580897-planalto-confirma-que-mantega-ajudou-na-revisao-de-leis-trabalhistas.shtml

Jorge

Como de costume, encontram fartura de argumentos para mexer em benefícios ao povo.
Talvez não se estranhasse tanto uma medida como essa, se com a mesma eficácia e ferocidade se controlasse os gastos públicos e principalmente a farra do desvio do dinheiro público. Escondidos por trás das Forças Armadas, Polícia Federal e também da Polícia Militar, sempre estão apostos para rotular de Black Blocs a qualquer movimento que possa colocar em risco a estrutura de corrupção neste país.

Julio Silveira

Nem adianta tentar, nem com desenho, esses caras usam viseiras.

Vlad

Hahaha

Agora a culpa é do funcionário da Dilma (aquele que o Bradesco liberou, pois o Trabuco estava ocupado). Sim, a Presidanta é refém da mídia, coitadinha.

Tenham dignidade e admitam que fizeram m… ao ajudar a pisotear a candidatura da Marina.

Não…pensando melhor, não tenham. Ficariam irreconhecíveis a seus pares.

Antonio

As medidas estão corretas.
Infelizmente para uma imensa parcela da população que dele precisa.
Entre os que usam o seguro desemprego, existem inúmeras pessoas que provocam sua demissão, no dia seguinte arruma outro emprego e pedem para não serem registrados de imediato para que possam continuar recebendo o seguro-desemprego.
É fato e conheço muitos que fazem isso!
Transformaram o que seria um meio de sobrevivência pelo desemprego repentino em uma segunda fonte de renda.
O que fazem as centrais sindicais contra os aviltantes salários que nossos arrojados empresários pagam?
O que fazem de fato contra a rotatividade?
O que fazem contra a terceirização?
Não falo pelo oba-oba bem propício aos dirigentes eternos dessas centrais e sindicatos.
Falo de ações efetivas.
Nada, não fazem nada!
Vivem de mamar as contribuições e promover cervejadas no dia do trabalho.

    Yacov

    Sim, é óbvio que existem esses casos, mas os casos de gente que começa a ganhar um pouco melhor e é demitido para a empresa contratar outro ganhando menos no mesmo cargo, também ocorrem muito, e há muito tempo.

    Além do mais, é preferível termos alguns trabalhadores metidos a ‘espertinhos’ e ganhando umas merrecas a mais de SD, que acabam voltando para a economia na forma de compra de bens e alimentos, do que nas mão de banqueiros e rentistas vagabundos que vivem de especulação.

    É evidente que o levy é só mais um funcionário do sistema financeiro concentrador, escalado para carrear recursos públicos para os Bancos e sabotar o desenvolvimento do Brasil e que é um Brasileiro de fachada, como todos os tucanos entreguistas quintas-coluna.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    Observador

    Yacov, a questão é essa mesma, isto é: Até o momento o “sistema financeiro concentrador” venceu politicamente e economicamente, o que não se esperava de quem votou na candidata do PT, isto é: é estranho!

    O sistema da dívida é a questão e, é estranho o PT não trazer isso para pauta!

    O problema do cambio no Brasil é recorrente em várias décadas!

    Há setores que prejudicam a balança comercial e, isso nunca foi atacado.

    Os Juros deste país são altos, todos nós sabemos!

    Os juros são usados para fechar a conta externa e, alimentar o rentismo!

    Já sabemos que este ministro irá aumentar a dívida pública bruta!

    Levy com seu idealismo, não enxerga que o Estado tem receita à arrecadar e, sua política irá afetar justamente à receita do Estado, além de, prejudicar os compromissos constitucionais e, conseqüentemente gerar crise social, afetará o caixa do governo com aumento de juros e portanto à dívida pública.

    Com esta política o problema sempre continuará – pro causa do juro altíssimo!

    Há algo errado no Brasil que a política não quer enxergar!

    O próprio sistema da dívida prejudica a conta externa, pois o capital que sai do País é maior do que entrou, isto é: se originou!

    Em momentos de altas com as commodittes e, crescimento econômico internacional – o BC acumulou todos os ganhos com a conta externa e os reservou nos bancos dos EUA – FED!

    Cabe uma pergunta!

    Será que os bancos dos EUA estão financiando os déficits deste país – devido os juros atrativo do mister Levy?

    Para que servem as reservas deste País?

    Sidnei Brito

    Ótima resposta!
    Fraudes e espertezas, é claro, devem ser combatidas. Mas não dá para todo o momento usarmos os maus cidadãos como justificativas para medidas duras, na linha dos “bons pagando pelos maus”.
    Como sugerido pela Juvandia, as mudanças propostas no SD parecem meio fora de lugar num país com alta rotatividade no emprego.
    E por falar em alta rotatividade, por que não aparece nenhum neoliberal espertinho querendo “punir” aqueles especuladores de “alta rotatividade”, sobretudo estrangeiros, que usam o mercado financeiro brasileiro como motel? Põem o dinheiro hoje, ganham a maior grana, e tiram amanhã.

    tiago carneiro

    O problema é uma certa Coração Valente dar lugar a um sem vergonha desses.

    Yacov

    Grande comentário amigo, OBSERVADOR.

    Quando a DILMA baixou a SELIC a 7% em 2012, o PIG enraivecido iniciou ataques virulentos ao Governo que culminaram com as Manifestações de 2013, Black Blocks, MPLs, e agora a justi$$a Black Block do Paraná querendo destruir a PETROBRAS.

    Não creio que seja o Governo o maior interessado em manter os juros altos. Mas é muito preocupante a não colocação da questão da Dìvida Pública em debate.

    Parece que o Governo está refém das subelites rentistas NAZIonais. O que poderíamos fazer para virar esse jogo ?!? Ir às ruas ?!? CHAMA QUE EU VOU DILMA !!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Igor_

Pois é … Um verdadeiro absurdo Levy estar lá defendendo lá para defender/ agradar e deixar mais bilionários $$$ o pessoal do mercado financeiro , banqueiros e especuladores. E o pior tudo isso a custa do suor da população que paga essas taxas de juros absurdas que são, na verdade um verdadeiro roubo aos nossos s bolsos tão explorados pelos banqueiros. Creio somente no Brasil mesmo essa “coisa” feita para se combater inflação se aumenta os juros…. então tá né ? A gente acredita ! Nesse sentido e em outros também feliz é os EUA com seus juros baixinhos aí que inveja que dá !…E nós aqui como esses juros e esse dólar “mortíferos” lá nas alturas…coisa absurda …Brasil mesmo, pura trizteza !
O Brasil, infelizmente continua a ser o paraíso, o parque de diversões p/ esse pessoal do mercado financeiro que, pelo jeitão, continua ditando as regras economicas, por aqui e aí de quem “ousar” contrariá-los não é mesmo ?

Deixe seu comentário

Leia também