VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Após denúncia do Viomundo, Polícia Federal e ministro da Justiça acordam: Agora, atentado contra Instituto Lula vai ser investigado
Denúncias Falatório

Após denúncia do Viomundo, Polícia Federal e ministro da Justiça acordam: Agora, atentado contra Instituto Lula vai ser investigado


15/08/2015 - 12h06

atentado e cardozo-001

por Conceição Lemes

O Viomundo denunciou nessa sexta-feira, 14, às 14h32: Bomba contra o Instituto Lula: Polícia Federal não está no caso; investigação está sendo feita pela Polícia Civil.

Foi a própria assessoria de imprensa da Superintendência da PF-São Paulo, que deu essa informação a mim, Conceição Lemes, e justificou:

“A Polícia Federal só age quando o fato envolve prédio da União. Como o Instituto Lula, é um órgão privado, a apuração está sendo feita  pela Polícia Civil. Nós estivemos lá e oferecemos a nossa colaboração, caso necessitem. Se a Polícia Civil chegar à conclusão que a bomba foi jogada contra o Instituto Lula por questões políticas – o que por enquanto não está provado –, aí, poderemos atuar”.

A justificativa da PF é absurda: o Instituto Lula não abriga o armazém do Zezinho da esquina, mas o ex-presidente Lula, que é o maior líder popular do Brasil e um dos grandes líderes mundiais.

Não bastasse isso, no dia seguinte ao atentado, o próprio presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por telefone e mensagem eletrônica, que a Polícia Federal investigasse o caso.

No final da reportagem, nós perguntamos:

Lá no fundo, será que o ministro Cardozo acha que é crime comum, coisa de baderneiros, como alardeou o secretário de Segurança paulista? Com a palavra o ministro Cardozo, chefe da PF.

A Polícia Federal tem conexão instantânea com a grande mídia, com quem é politicamente alinhada.

Às 18h01 dessa sexta-feira — portanto, algumas horas após a reportagem do Viomundo ser publicada e 15 dias depois do atentado contra o Instituto Lula –saiu no Estadão: A pedido do ministro da Justiça, a PF vai investigar ataque a bomba contra Instituto Lula. A decisão foi tomada nessa sexta-feira, 14.

Instituto Lula

O pedido do ministro Cardozo à PF foi após a publicação da matéria do Viomundo.

Correção na matéria do Estadão. O jornal diz que o atentado foi no dia 31 de julho. Errado. Foi em 30 de julho, quinta-feira, às 22h18.  As imagens das câmeras do Instituto Lula comprovam.

Diante do comportamento nada isento nem profissional da Polícia Federal em relação ao Instituto Lula até agora, algumas perguntas são inevitáveis:

* Por que o ministro Cardozo não mandou investigar antes?

* Ou será que Cardozo mandou, e a PF ignorou a solicitação do seu chefe em tese?

* Por que só depois de 15 dias do atentado a PF, flagrantemente tucana, vai investigar o caso?

* Por que a PF é tão ligeira para divulgar denúncias contra o PT e o ex-presidente Lula e tão tartaruga para agir quando ele é a vítima?

* Será que se o atentado fosse contra o Instituto Fernando Henrique Cardoso, a PF já não teria agido para descobrir os responsáveis?

A propósito, uma lembrança para a nossa PF que um sonha um dia ser o poderoso FBI. Nos EUA, o atentado contra o Instituto Lula seria considerado ato de terrorismo, independentemente de quem fosse o presidente. Perceberam a diferença?

[A produção de conteúdo exclusivo do Viomundo só é possível graças à contribuição de nossos assinantes. Torne-se um deles!]

Leia também:

Bomba contra o Instituto Lula: Polícia Federal não está no caso; investigação está sendo feita pela Polícia Civil.

Seminário discutido por Lula em grampo com executivo foi promovido pelo Valor Econômico 





33 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Dilma Coelho

20 de agosto de 2015 às 10h57

Olá Fábio Brito, parabéns pelo blog, fiquei fã.
https://rebeldesilente.wordpress.com/…/a-verdade-por…/
Um grande abraço.
É muito bom ser de esquerda…

Responder

Dilma Coelho

20 de agosto de 2015 às 10h32

Alguém acredita que esse ministrinho de nada vai fazer alguma coisa?
Podemos juntar ele, os delegados fajutos da polícia federal, os delegados hipócritas do moro, colocar todos no mesmo saco e amarrar. Gostaria de ter uma bola de cristal para saber por quê, exatamente, a Dilma mantém essa criatura no ministério. Nem nos vinte e tantos livros do Freud encontraremos explicação.

Responder

FrancoAtirador

18 de agosto de 2015 às 12h45

.
.
Espiões Invadem Gabinete do Ministro da Justiça em Brasília
.
A Polícia Federal investiga uma possível invasão ao gabinete do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,
que teria ocorrido em 26 de julho, um domingo, quando a sala principal do Palácio da Justiça
costuma ficar vazia.
.
O Ministério da Justiça enviou um documento na segunda-feira (27) ao diretor-geral da Polícia Federal,
Leandro Daiello, para comunicar a suposta “violação de espaços restritos do prédio” –o gabinete ministerial
.
No documento enviado à PF, a pasta solicita a apuração dos fatos e a adoção de medidas cabíveis.
.
Na manhã daquela segunda, ao chegarem para trabalhar, servidores do ministério
notaram que uma das portas do gabinete de Cardozo estava aberta.
..
Perceberam ainda que o computador que fica sobre a mesa do ministro estava ligado.
.
A máquina da sala do chefe de gabinete de Cardozo, Márcio Lopes de Freitas Filho, também estava ligada.
.
O ministro ainda não havia chegado ao Palácio da Justiça e, ao ser informado do cenário, ordenou que a Polícia Federal fosse comunicada imediatamente.
.
Segundo a Folha apurou, servidores do ministério e integrantes da Polícia Federal acreditam
que pode ter havido o comprometimento de dados do computador do gabinete do ministro.
.
(http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/08/1670048-policia-federal-apura-possivel-invasao-a-gabinte-do-ministro-da-justica.shtml)
.
.

Responder

Antonio

17 de agosto de 2015 às 07h45

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência
http://jornalggn.com.br/noticia/a-delacao-super-premiada-que-levara-lula-a-cadeia-por-amaro-doce

A delação super premiada que levará Lula à cadeia, por Amaro Doce
dom, 16/08/2015 – 19:18

Por Amaro Doce

Ficção? Você acha que isto é impossível?

Fulano me disse que o tio dele tinha dito que a namorada do teu irmão fez um filme pornô financiado com dinheiro de propina da Petrobrax, e isto chegou ao ouvido do juiz Morno.

Por isso, teu irmão está sendo acusado de ter emprestado a namorada que, depois do bem bom, teria saído do motel com uma mala cheia de dinheiro depois de ter aplicado o golpe do Boa Noite Cinderela no Eduardo Cunha.

Por sua vez, Eduardo Cunha disse que o dinheiro da mala cheia seria para ser usado na campanha de Lula em 2018, e como prova exibiu uma foto bem grande do Sapo Barbudo numa moldura, foto que teria sido encontrada na cabeceira da cama no quarto onde o filme pornô teria sido rodado. Tal delação será super premiada com a ratificação do nome de Eduardo Cunha como presidente da Câmara.

Por tudo isso, um juiz da suprema corte, cujas iniciais do nome é também a de uma fábrica de automóveis, resolveu processar o Lula por dois motivos: 1 – voyeurismo; 2 – por ter participado “indiretamente” do Boa Noite Cinderela contra o Eduardo Cunha.

E questionou nos autos falantes o seguinte :”o que o retrato de Lula, numa moldura, estaria fazendo na cabeceira da cama de um motel?” E ele mesmo respondeu: “Perscrutando as taras das pessoas comuns, claro!” E complementou em pleno Jornal Nacional: “isto é invasão de privacidade; este Lula é um tremendo taradão”.

Com relação ao fato do Lula ter participado “indiretamente” do Boa Noite Cinderela, o ministro do supremo disse que teria sido encontrado na moldura do retrato o sonífero que foi colocado na coca-cola do Eduardo Cunha e que o fez adormecer por horas. E segundo o Jornal O Globo, tal sonífero só é vendido em São Bernardo do Campo, exatamente no bairro onde o Lula mora. E a Polícia Federal do Zé Cardozo endossou a investigação do Jornal da Famiglia Marinho.

Foi então que o juiz Morno entrou na jogada e decretou a invasão do Instituto Lula. “E com o Lula dentro ou fora!”, teria bradado aos quatro cantos o ilustre magistrado paranaense.

Do Instituto foram subtraídos os computadores, atas em papel, fotos do filho de Lula abraçando a moça que faz o Telejornal da Bandeirantes com o Boechart – o Lulinha é o dono do Friboi, certo? -, além de “milhares de documentos comprometedores”, segundo os agentes da Polícia Federal do Zé da justiça que participaram da operação.

Depois da ação, o juiz Morno resolveu dá uma prensa no tesoureiro do PT que se encontra preso, um tal de JVN, e disse calmamente para o mesmo: “ou você explica essa mala cheia de dinheiro roubada do Eduardo Cunha, ou você não voltará para sua casa mais nunca”.

Dizem que é aguardada a prisão do Lula a qualquer momento, por ordem do juiz Morno, porque provas mais contundentes contra Lula do que estas descritas no texto jamais serão encontradas novamente.

PS – Quando Kafka escreveu O Processo, ele era um inocente. Ele não imaginava que um dia poderia existir uma justiça tão parcial e desmoralizada quanto à brasileira em nenhuma parte do mundo. Se desconfiasse, ele teria se mudado para o Brasil logo cedo. E teria ficado milionário sem nada inventar, apenas descrevendo minuciosamente o que acontece com a justiça dessa república bananeira de tantos bandidos de toga.

Responder

Roberto Locatelli

16 de agosto de 2015 às 15h22

Olha, confio mais na Polícia Civil de SP do que na polícia “federal” do zé.

Responder

Urbano

16 de agosto de 2015 às 12h13

Parabéns Dona Conceição Lemes! Uma senhora aula do que é justo e direito para quem não tem tais noções…

Responder

Marcos Faria

16 de agosto de 2015 às 00h28

A inação do Ministro da Injustiça Zé Cardoso, chegou ao limite. É um irresponsável.
Por isso, criei um abaixo-assinado direcionado a Presidenta Dilma para que demita o Zé.
Quem quiser assinar entre no link:
https://www.change.org/p/presidenta-da-rep%C3%BAblica-dilma-roussef-pedimos-a-demiss%C3%A3o-do-ministro-da-justi%C3%A7a-jos%C3%A9-eduardo-cardoso?recruiter=46437973&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink

Responder

Nier

16 de agosto de 2015 às 00h22

“Fundação da USP paga empresas de docentes ”

Elas receberam R$ 2,3 mi em contratos de 20 dos 56 projetos analisados pelo ‘Estado’ A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), principal entidade privada ligada à USP, tem usado projetos firmados com órgãos públicos para contratar empresas de professores e pesquisadores.
O Estado analisou 56 projetos. Em 20 desses havia 44 contratos feitos com 12 empresas de professores e pesquisadores. Elas receberam R$ 2,3 milhões do total de R$ 29 milhões destinados aos 20 projetos. Uma dessas empresas é ligada ao próprio diretor da Fusp.

Vamos investigar a USP?

Responder

FrancoAtirador

15 de agosto de 2015 às 23h51

.
.
PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DOS ESQUADRÕES DA MORTE
.
Todas as Investigações de Crimes em que houvesse Indícios de Autoria
.
ou Participação, Direta ou Indireta, de Agentes Estaduais de Segurança
.
devem ser Objeto de Inquérito da Polícia Federal, sob Comando do MPF.
.
Os Sucessivos Casos de Atentados Praticados por Grupos de Extermínio,
.
integrados por Policiais Militares, inclusive, são deveras Paradigmáticos.
.
(http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ3A3AE4F4ITEMID9F97FA5E49A54265AD62FBA170C1898APTBRIE.htm)
.
.

Responder

FrancoAtirador

15 de agosto de 2015 às 23h23

.
.
Hierarquia da Segurança Pública no braZil:
.
A Autoridade do Cardozo sobre o Daiéllo
.
é Equivalente à do Pezão sobre o Beltrâme.
.
(http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/tag/leandro-daiello)
.
.

Responder

[email protected]

15 de agosto de 2015 às 23h16

não sei como a presidenta Dilma mantém um ministro que não tem nenhuma autoridade sobre os seus comandados. Entregue o cargo Eduardo.

Responder

chico

15 de agosto de 2015 às 23h11

não sei como a presidente Dilma ainda mantém um “chefe” que não tem nenhuma autoridade sobre os seus comandados. Acorda Eduardo. Entregue o seu cargo.

Responder

Marat

15 de agosto de 2015 às 21h06

Os tucanos, no fundo, no fundo são galinhas, porém, para certos petistas são enormes e poderosos falcões. Por que tanto medo? Só porque eles são protegidos da imprensa e do judiciário???

Responder

Marat

15 de agosto de 2015 às 21h02

Texto pra lá de perfeito… irretocável… Será que o Ministro tem algum controle na PF? Será que ele é respeitado pelos seus subordinados??? Acorda, Ministro!!! Não se finja de parvo!!!

Responder

marcosomag

15 de agosto de 2015 às 20h36

Muito bom o trabalho do “Ví o Mundo”! Até quando o cargo de ministro da Justiça permanecerá vago? Com a palavra, a Presidente da República.

Responder

jõao

15 de agosto de 2015 às 20h26

http://www.pt.org.br/aecio-tem-72-horas-para-prestar-esclarecimentos-ao-tse/
Aécio tem 72 horas para prestar esclarecimentos ao TSE
Área técnica do tribunal encontrou erros na prestação de contas da campanha do tucano à Presidência, em 2014
O Tribunal Superior Eleitoral solicitou que o senador e candidato derrotado à Presidência, Aécio Neves (PSDB), preste esclarecimentos em até 72 horas sobre indícios de irregularidades na prestação de contas da campanha presidencial de 2014.
O despacho, assinado pela relatora do processo, a ministra Maria Thereza Moura, não detalha quais são as irregularidades, mas informa que os erros foram apontados pela área técnica do tribunal.
As informações financeiras da campanha do tucano ainda não foram julgadas pelo plenário do TSE. Em dezembro do ano passado, o Partido dos Trabalhadores denunciou ao tribunal ilegalidades na relação da campanha com empresas prestadoras de serviços.
O principal indício apontado pelo PT no requerimento foi que 28 dessas empresas foram criadas somente em 2014. Além disso, apenas 21% das notas fiscais das pessoas jurídicas foram juntadas aos autos entregues ao TSE.
Faltaram, ainda de acordo com os advogados do PT, documentos obrigatórios, como extratos bancários do período de campanha e o termo de encerramento das contas bancárias.
A prestação de contas também não apresentou o contrato com o fotógrafo da campanha, nem da produção e oferta de conteúdo para celulares, como vídeos para aplicativos.
O PT também apontou que a campanha tucana recebeu doação no valor de R$ 100 mil pela Associação das Indústrias Químicas (Abiquim). A legislação eleitoral proíbe a doação por entidades de classes.
Segundo a ação protocolada no TSE, há evidências de que o valor tenha sido transferido, em 31 de julho, da conta do partido para a campanha de Aécio.
Há ainda suspeita de fraudes e nulidades na emissão de três notas fiscais de gráficas, que teriam sido duplicadas e emitidas fora do prazo eleitoral, no valor total acima de R$ 2,5 milhões.
As notas fiscais não são numeradas, o que dificulta a conferência das informações prestadas pelo comitê financeiro da campanha.
Lava Jato – Levantamento feito pela Agência PT de Notícias mostra que Empresas citadas nas investigações da Operação Lava Jato doaram, ao menos, R$ 35,77 milhões à campanha do tucano. O valor representa 16% das doações apresentadas ao TSE.
O valor refere-se à soma, item por item, das doações declaradas no site do TSE por instituições que integram o cartel denominado “clube das empreiteiras”, responsável pelo esquema de desvios junto a doleiros e ex-diretores da empresa.
Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Responder

    Aristides Bartolomeu Novaes

    16 de agosto de 2015 às 21h42

    Isto não vasa de forma nenhuma, né!
    Vamos colocar na Internet o máximo possível para ver como se porta o rapaz do Leblon, segundo PHA!
    Trata-se de justiça para um lado só; aliás, a corrupção grassa nesse país a muito tempo e só agora vem à tona. É uma beleza!

luiz mattos

15 de agosto de 2015 às 19h28

Falar o que deste cara que ocupa o ministério da justiça?

Responder

Angela Simões

15 de agosto de 2015 às 19h12

Não temos ministro da justiça, aquele ser é uma figura inoperante. Suponhamos que ele investigue e descubra quem foi. Uma pergunta me aflige, ele punirá.

Responder

FrancoAtirador

15 de agosto de 2015 às 18h45

.
.
O braZil é o único paíZ em que Liberdade de Imprensa é um Valor Absoluto.
.
Qualquer Pessoa que propuser Regulação do Setor corre até Risco de Morte.
.
10 Agosto 2004 | 13h 53
AGENCIA ESTADO
.
Liberdade de Imprensa Não é um Valor Absoluto, diz Gushiken
.
O Ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e de Gestão Estratégica,
Luiz Gushiken, disse que a liberdade de imprensa é um valor definitivo à democracia,
mas não é algo absoluto.
.
Ele fez tal comentário ao defender a criação do Conselho Federal de Jornalismo,
órgão que, conforme a proposta do governo, irá fiscalizar e orientar a atuação dos jornalistas.
.
Segundo Gushiken, este é um assunto pertinente aos jornalistas e que, portanto,
a maneira como se deve conduzir o debate deve ser definida pela categoria.
.
Já o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, disse
que qualquer tentativa de cercear a informação é inconstitucional.
.
Ele ressaltou, no entanto, que desconhecia o teor do projeto
e que estava falando em tese sobre o assunto.
.
Gushiken e Vidigal falaram à Imprensa depois da cerimônia de lançamento
do programa Soldado Cidadão, no QG do Exército.
.
Prioridade
O líder do governo na Câmara, deputado Professor Luizinho (PT-SP),
afirmou que o projeto que cria o Conselho Federal de Jornalismo
é uma prioridade do governo no Congresso.
.
“Se o governo mandou o projeto significa prioridade
mas não significa que ele será votado em regime de urgência.
É um projeto importante e necessário.
Se há problemas vamos discutir e debater”, afirmou.
.
(http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,liberdade-de-imprensa-nao-e-um-valor-absoluto-diz-gushiken,20040810p37396)
.
.

Responder

Patrice L

15 de agosto de 2015 às 17h38

Parabéns, Viomundo e C. Lemes!
Ensinando esse ministrinho a trabalhar. A não contemporizar, uma vez mais, com a sua tradicional inércia, com plutocratas, demotucanos e fascistas interessados em atingir a maior liderança popular do Brasil e quiçá do mundo atual.

Responder

leandro oliveira

15 de agosto de 2015 às 17h05

a PF há muito tempo deixou de ser Polícia Federal. Hoje é PF de Polícia do Faz de conta… 1) Já se declararam partidária na campanha eleitoral, com seus agentes e delegados puxando voto pro Aécim cheira cheira; 2) Não obedecem comando algum, fazem o que bem querem… espionam, vazam esgoto, atiram na figura da Dilma como mira e … nada acontece … 3) Estão confundindo autonomia com bagunça, não se deve ter parcialidade com o governo, mas se deve obedecer pelo menos a Constituição… 4) Acorda Zé, faça um limpa com esses insubordinados e transfira todos lá pra fronteira com a Colômbia/Peru/Venezuela/Paraguai, para descobrirem o que encobriram com o helicoca !!!

Responder

Luiz

15 de agosto de 2015 às 15h26

Do jeito que está esse lixo da PF, vão dizer que foi o lula que colocou a bomba…..PF de orgulho a uma enorme vergonha…….

Responder

roberto

15 de agosto de 2015 às 15h01

Se a casa do Bush sofresse um atentado à bomba, será que o FBI teria alguma dúvida de entrar no caso, ou entraria 2 segundos depois do crime?
O problema é que o FBI tem um Setor de Inteligência e a nossa PF,ou FBI dos pobres, tem um Setor de Burrice.
Aí ,somos chamados de Terceiro Mundo, com toda e completa razão.

Responder

    Yule Cristina

    15 de agosto de 2015 às 20h36

    Você não está querendo comparar o FBI com a pf do Zé, tá? Você já pensou na pf do Zé prendendo os chefões da FIFA na Suíça? Eles cairiam na gargalha na cara deles.

Afonso Guedes

15 de agosto de 2015 às 14h10

Vocês do PT vivem reclamando. Será que não veem que a polícia federal anda atarefada demais? Nossos Eliot Ness não tem mais mãos a medir de tanta investigação, tanta prisão, tantos mandados…É tanta coisa…Afinal só o José já foi preso duas vezes. E os outros? vão somando…é trabalho sem fim. E além disso é de fácil observação que que a pf não usa de dois pesos , duas medidas; a balança dela só tem um prato…

Responder

marcio ramos

15 de agosto de 2015 às 13h15

Policia neste Brasil é palavra de baixo calão.

Responder

Julio Silveira

15 de agosto de 2015 às 12h20

Finalmente o governo conseguiu um Ministro da Justiça com as credenciais para o cargo vago, agora só falta voce ser convidado Azenha.

Responder

    FrancoAtirador

    16 de agosto de 2015 às 03h48

    .
    .
    Conceição Lemes para a Direção-Geral da Polícia Federal.
    .
    .

Luiz Gonzaga de Brito

15 de agosto de 2015 às 12h14

Se tivéssemos um Ministro da Justiça o caso seria apurado.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding