Cristina Navarro: Em defesa da Serra da Cantareira

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Macumba Antropófaga pela Serra da Cantareira

por Cristina Navarro, no Moto-Próprio

Intelectuais assinam manifesto contra obras do anel viário e argumentam que rodovia prejudicará a Serra da Cantareira.

Carta Capital, 30/09/2011

O polêmico projeto do governador Geraldo Alckmin para o trecho norte do Rodoanel será submetido a uma macumba “braba” na próxima semana. O despacho será realizado por alguns dos principais intelectuais brasileiros, que assinam um manifesto contra a realização das obras.

De corpo-fechado ou não, Alckmin terá que lidar com a oposição de Juca de Oliveira, Almir Sater, Maria Bonomi, Raí de Oliveira,

Aziz’Ab Saber, José Celso Martinez Correa, Araquém Alcântara, Maria Adelaide Amaral, Denis Carvalho, Ivaldo Bertazzo, Fulvio Stefanini, Silvio de Abreu, Fabio Konder Comparato, Raquel Rolnik, Rosa Kliass, Aziz Ab’Saber – este último, por exemplo, responsável por inovar a classificação de ecossistemas no Brasil.

No manifesto, os intelectuais apontam que ainda não há uma avaliação isenta sobre os prejuízos causados pela obra – serão construídos 44 km, com término previsto para 2014. O manifesto argumenta que as obras serão prejudiciais ao Parque Estadual da Cantareira, que abriga todo o ecossistema da Serra da Cantareira, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), a partir de uma iniciativa do próprio Ab’Saber em 1983.

Além disso, o documento alerta para o grande número de desapropriações que serão necessárias. “São mais de 20 mil pessoas, várias delas com raízes fincadas na região, que de uma hora para outra terão que sair de suas casas e abandonar suas referências”, escrevem.

O custo total previsto é de 6,51 bilhões – 1,72 bilhão de reais do governo federal, 2,79 bilhões de reais do governo de São Paulo e 2 bilhões de reais obtidos por meio de um empréstimo do BID – que, inclusive, abriu uma investigação para apurar possíveis problemas no projeto.

O manifesto, intitulado “Contra o Rodoanel, a favor de São Paulo” será lançado na segunda-feira 3 de outubro, às 19h, no Teatro Oficina – símbolo da vanguarda artística dos anos 70 e quem tem José Celso Martinez Corrêa (diretor de teatro que também assina o manifesto) como liderança. O evento promete uma “macumba antropófaga”, em referência ao movimento antropofágico de Oswald Andrade e outros modernistas do início do século XX.

O trecho ligará a Rodovia Fernão Dias com vias já conectadas pelos trechos Oeste e Sul do Rodoanel, como Bandeirantes, Castelo Branco e Anhanguera. Foram construídos mais de 80 km – ao todo, o projeto prevê 176 km de estradas. A obra iniciou em 1998. Desde então, denúncias de superfaturamento circundam a construção.

A questão das desapropriações também tem mobilizado os moradores que serão atingidos pelas obras. O grande risco é que a via fracione os bairros de forma desordenada. Além disso, a carta afirma que as famílias não se sentem seguras quanto às medidas estatais.

*****

Nós que colocamos a vida, a natureza e o planeta acima de qualquer interesse, estaremos lá!

Segunda-Feira, dia 03/10, 19hs no Teatro Oficina, Rua Jaceguai, 520

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Comentários

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Ilka

Ola, meu nome e Ilka, e gostaria de saber se ainda e permitido construir no Parque Petropolis, vivo aqui muitos anos, e o terreno ao lado de 1200 metros acolhe muitos animais como sagui macaco delaranja, nao sei o nome, tucanos, aguias, gamba, beija flor, os macacos sempre vem perto do nosso terrenoe é realmento lindo a natureza ainda esta muito presente e agora depois de 20 anos agora estao permitido a construçaode residencias,como pode tirar isso da natureza que ainda temos, mas por quanto tempo…, nao deixem que tirem os animais deste habitat, que esta cada vez mas … Obrigado espero uma ajuda.

Robinson Dias

Do jeito que o assunto trecho norte rodoanel vem sendo veiculado, a impressão que fica é a de que tudo não passa de mais um meio de justificar o desmando ambiental que vevemos em São Paulo. Penso e naliso que estamos diante da possibilidade de fazermos uma racha na questão. Disso tudo poderia ser alicerçado o real debate do tema. Apesar de saber quem são, inda não li na midia os nomes dos membros do CONSEMA, que são os responsaveis pela liberação e o aval para que seja ou não executada a obra, e, no caso do rodoanel a licença já foi concedida….. Assim, fico me lembrando da campanha paulista e paulistana a favor de Serra á presidente que teve a imensa guinada dos ambientalistas eleitores do Ricardo Tripoli, da Marina e do PV o apoiando…Diziam-se eles que a preocupação ambiental no pais é a que deve ser sempre a 1 a ser discutida quando diante de uma obra como a Belo Monte, no entanto pergunto: a Serra da Cantareira não é importante?????????

carlao75

como se não bastasse a especulação imobiliaria que está acabando com a serra, temos ainda escolas como o dante alighieri e associações como os arautos do evangelho que derrubam a mata sem o menor problema e quem fiscaliza, os mesmos beneficiados pela propina. Agora vai um morador de lá arrancar um mato rasteiro, a Policia Florestal cai matando. Eu falo porq ando por lá há 20 anos e é gritante o aumento de construções que, ou estão totalmente ilegais, ou que não respeitam as normas de conservação. E agora essa aberração desse rodoanel, que ainda por cima leva o nome de um pulha tucano.

Lousan

os intelectuais em questão não precisam sair d casa as 7 da manhã, pegar onibus, atravessar a cidade pra trabalhar, ralar o dia inteiro e chegar só as 8 da noite em casa por causa do transito caótico da cidade.

o ideal é chegar a um equilibrio e nao ser radical a ponto de suspender as obras.

não adiantaria salvar alguns hectares em troca do transito continuar caótico e as emissões de gases aumentarem…se o transito flui, é mais gente chegando cedo em casa, ficando menos tempo na rua, gastando menos combustivel e emitindo menos gases para que as arvores 'trabalhem' menos.
na outra ponta do equilibrio também de nada adiantaria fazer por fazer, sem que haja um estudo, não priorizando o ecossistema e ajudando pouco no transito.

Bernardino

Nesse Pais, a elite politica e economica,junto com a Midia corrupta fazem o que querem porque a Materia Prima(povo) é ignorante e capacha bem ao estilo portugues,subserviente e corrupta.Fosse na Europa,inglaterra ou França a populaçao cercaria o parlamento e o pau cantava.Nao adianta meia duzia de gatos pingados miarem se a maioria nem sabe o que é Meio ambiente e sua preservaçao.
A populaçao faz trafico de animais silvestre de norte a sul do país e pouco se lixa para a natureza.O velho ditado continua de Pé:VAO ver o Povinho que colocarei lá.apesar do belo País"

pap

Bom como o governador, segundo a imprensa, tem a ver com a opus dei, sugiro que em vez de macumba antropo
fagica, chamem dirigentes e jogadores do clube mais reacionario,obscuro,bizantino e medieval do futebol brasi-
leiro: o palmeiras. Com certeza a "urucubaca" e a "ziquizira" que assola o palmeiras "passe" para o malfadado pro-
jeto do rodoanel norte na cantareira rsss.

Fernando

Se os caras tem a cara de pau de fazer Belo Monte na Amazônia, imagina o rodoanel na pequena Cantareira.

Em breve quem é contra vai ser tachado de imperialista a serviço de ONGs estrangeiras.

erivaldosilva

Sim, de fato as obra do Rodoanel na Serra da Cantareira será um crime ecologico de grandes propoçoes, mas porque só agora as pesoas tem se mobilizado?

    Robinson Dias

    Erivaldo não é de agora que o movimento contra o monstro começa. Este movimento já passa de duas décadas, é você e quem mais ainda não sabia que só agora toma o conhecimento dos fatos……

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