Bebel: Golpistas levam o Brasil ao abismo econômico

Tempo de leitura: 3 min
Marcello Casal Jr., Agência Brasil

Marcello Casal Jr., Agência Brasil

Os golpistas estão levando o Brasil ao abismo

por Bebel*

A manchete do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira, 27/4, (Investimento público atinge o menor nível em 5 décadas) é a melhor e mais chocante demonstração de que o impeachment inconstitucional da Presidenta Dilma Rousseff representou um golpe contra o nosso país e contra o povo brasileiro.

Esse brutal desinvestimento é consequência direta da chamada PEC da morte, a Emenda Constitucional 95, que congela os gastos públicos por 20 anos aos níveis de 2016, provocando a redução real do papel do Estado na economia e na vida do País, desviando recursos para a geração de superávit primário e pagamento de dívidas especuladores financeiros e, ao mesmo tempo, abrindo caminho para terceirizações e privatização dos serviços públicos.

A reportagem do Estadão diz que “o investimento público no Brasil chegou ao fundo do poço em 2017, quando União, Estados e municípios investiram o equivalente a 1,17% do Produto Interno Bruto (PIB) – o menor nível em quase 50 anos. A situação é tão grave que, no ano passado, o dinheiro aplicado pelos três níveis de governo não foi suficiente sequer para garantir a conservação de estradas, prédios e equipamentos que pertencem ao poder público.”

Diz ainda o jornal que “o chamado “investimento líquido negativo” já aparece nas contas do Tesouro em 2016, mas se agrava em 2017. A série histórica dos investimentos construída pelos economistas Rodrigo Orair e Sergio Gobetti, do Ipea, indica que, antes de 2017, os episódios de menor investimento público foram registrados em 1999 e 2003, quando atingiram cerca de 1,5% do PIB, mas logo voltaram a crescer.”

Os números acima são incontestáveis.

Os golpistas estão levando o Brasil a um limite insustentável do ponto de vista econômico e social, cujas consequências podem ser observadas nas ruas das nossas cidades.

Há cortes profundos e progressivos nos programas sociais, o desemprego atingiu mais de 13 milhões de pessoas em março de 2018 (12,6% da população economicamente ativa).

Em 2017 a pobreza extrema se elevou em 11%.

Conforme os números publicados pelo jornal Valor Econômico, 14,8 milhões de brasileiros são miseráveis —considerando uma linha de R$ 136 mensais.

Neste quesito, o Brasil retrocedeu 10 anos desde que o golpe foi consolidado, em agosto de 2016.

O desinvestimento público provoca um círculo vicioso que trará ainda mais retração da atividade econômica, consequentemente menor arrecadação para o Estado, em todos os seus níveis e, novamente, menores taxas de investimento público.

Com isso, perde o Estado capacidade de suprir os serviços sob sua responsabilidade, gerando piora nas condições de vida da população mais pobre, mais doenças, menor disponibilidade de atendimento médico-hospitalar, extinção das políticas de saúde preventiva e outras consequências em série.

As consequências na educação pública também se fazem sentir.

As escolas estão cada vez mais abandonadas e os profissionais da educação são desvalorizados.

São Paulo, o mais rico estado da Federação, pela primeira vez está pagando salários-base abaixo do piso salarial profissional nacional, que foi uma grande conquista da nossa categoria.

Temer não apenas revogou a lei que destinava 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde como vetou no orçamento de 2018 a prioridade para o financiamento da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Não há outro caminho se quisermos impedir a continuidade desse processo de destruição da economia do nosso país: intensificar a mobilização, denunciar a natureza do golpe em curso, esclarecer a população, lutar pelo restabelecimento da democracia no país, para que o Brasil possa retomar o caminho do desenvolvimento econômico, com distribuição de renda e justiça social.

Nós, da APEOESP, temos este compromisso e estamos firmes na trincheira da luta juntamente com toda a classe trabalhadora brasileira.

*
Presidenta da APEOESP

Leia também:

Dr. Rosinha: O prazer da polícia ao bater em manifestantes em Curitiba


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jardel

Caraterísticas unânimes entre os direitistas e antipetistas que ficam expressando sua ideologia na internet:
1 – Não conseguem escrever mais de 10 palavras sem colocar um palavrão.
2 – Sempre desejam a morte ou querem matar alguém.
3 – Pode-se apresentar provas, números reais e argumentos fáticos, que eles não acreditam nunca.
4 – Acham que sempre tiveram e terão razão.
5 – Reconhecem que o Golpe de 2016 levou o país ao abismo, mas não se consideram culpados e nem que foram enganados.

Sebastião Farias

“Meus caros concidadãos de Porto Velho, de Rondônia e do Brasil, Deus vos abençoem. Temos acompanhado há muito tempo, as reclamações recorrentes, o lamento, o sofrimento, o desrespeito a direitos, atos de desumanidade, etc, sofridos pelos cidadãos e contribuintes, os VERDADEIROS OS DONOS DO PODER CONSTITUCIONAL e Fiscais dos Fiscais Públicos, nos mais diversos setores temáticos do serviço público.
Constantemente, assistimos na imprensa, mídias e meios de comunicações, vários “formadores de opinião”, diariamente, que não são poucos, gritarem indignados com o que assistem de ruim no setor público mas, não vão a raiz dos problemas, que não é o caso só da saúde pública mas, de todas as áreas temáticas públicas, as quais, são resultantes da falta de controle eficiente, responsável e periódico da gestão da execução das Políticas Públicas de interesse do povo, pelas instâncias públicas responsáveis.
Essas deficiências funcionais e éticas na gestão pública, se agravam ainda mais, pela ausência de monitoramento e de fiscalização proativas de conformidade, de qualidade e de funcionalidade “in loco” e periódica, pelos Poderes Legislativos competente, através das suas Comissões Temáticas Permanentes-CPs e/ou Comissões de Fiscalização e Controle -CFCs da ALE-RO ou Câmara Municipal competentes, quando for o caso, auxiliadas pelos TCs competentes, que são instituições públicas especializadas e fiscalizadoras, auxiliares dos Poderes Legislativos para esses fins.
Esses cidadãos citados por nós, no primeiro parágrafo, periodicamente e, de forma democrática, de boa vontade e confiança, as quais, de conformidade e amparados nas Constituições Federal, Estadual e na Lei Orgânica dos municípios brasileiros, delegam esse seu PODER dado por Deus, à pessoas de sua confiança, que são eleitas para que, dentre outras responsabilidades com o povo, tenham compromissos e responsabilidades com a ética e a transparência, com a efetividade, com o controle e fiscalização cidadã. Devem ainda, legislarem e administrarem para o bem, valorizarem, defenderem e protegerem o estado de direito e a democracia, o Patrimônio Público e as Instituições Constitucionais, promoverem o bem-estar geral do povo, a justiça imparcial e a paz social, defenderem e protegerem a unidade, a segurança e a soberania nacionais.
Para que se tenha noção clara, o que se passa com a gestão pública, a fiscalização e controle proativo no Brasil, hoje, pode ser comparado com uma família, cujo patriarca, ao necessitar realizar uma obra em sua residência, contrata a empresa prestadora dos serviços que, conhecido o projeto, inicia os trabalhos de qualquer jeito, constrói, termina os acabamentos, cobre, pinta, termina o piso, por fim, conclui e entrega a obra.
Agora, duas realidades fictícias para sua avaliação e comparação com o setor público:
i) A empresa, durante o seu trabalho, não foi uma única vez, incomodada pela fiscalização do contratante;
ii) A empresa, durante o seu trabalho, esteve sobre permanente fiscalização do contratante;
Pergunta-se: desses cenários, qual o que não é desejável e, que tem mais chance de resultar em problemas para o contratante? Não há dúvidas de que, é o primeiro ítem, certo?
Pois bem, a gestão de um País, de um Estado ou de um Município, segue o mesmo princípio de uma família. Se a família que tem o Patriarca como gestor e fiscal, as unidades federadas possuem os Poderes Constitucionais e todos os meios legais e físicos, para gerar, planejar, executar, fiscalizar, controlar e produzir boas obras públicas, bons produtos públicos e bons serviços públicos para seus beneficiários, os cidadãos e contribuintes.
Qualquer coisa diferente disso, deve ser investigado a responsabilidade dos atores e, identificando-se, os agentes públicos omissos nos prejuízos identificados, os mesmos devem ser punidos, proporcionais aos prejuízos que causam à sociedade e aos recursos públicos. Que cada cidadão daqui em diante, se interesse em ler a Constituição Federal, a Constituição de seu Estado e a Lei Orgânica de seu Município, para conhecer e entender seus direitos e responsabilidades, bem como das Instituições e de seus gestores e auxiliares. Vamos tirar o pé do chão, o Brasil espera de nós, uma atuação consciente, respeitosa e fraterna, na sua defesa.
Para quem não conhecia ou lembrava, aí vão informações interessantes, com base nas mídias, que muito ajudarão na instrução cidadã, de quem interesse. Aproveitem, podem servir, para as próximas eleições.
Combate a corrupção nos Programas de Governo Lula para lembrar,
https://prezi.com/ybfhszewlcxe/governo-lula-1-2003-2006/ (1º Governo);
https://pt.scribd.com/document/316967462/Programa-de-Governo-Lula-Presidente-2007-2010 ; (2º Governo – Reforma do Estado, pg. 23) e Gestão (pg. 24);
http://osamigosdobrasil.com.br/2011/05/16/exclusivo-video-proibido-da-globo-sobre-lula/ (retrospectiva dos 08 anos de governo Lula)
Combate a corrupção nos Programas de Governo -Dilma Presidente: (1º Governo de 2011- 2014, Pg. 18-19)
https://www.scribd.com/fullscreen/34733380?access_key=key-2kzr7z4kjvmivd5w4q44 ;
https://jcrnoticiasonline.wordpress.com/2015/01/01/dilma-rousseff-e-empossada-primeiro-de-janeiro-de-2015-brasil-patria-educadora-e-o-novo-lema/ (Pg. 7-9 do Discurso de Posse em 1º de janeiro de 2015);
https://www.revistaforum.com.br/mariafro/2015/04/13/para-voce-que-nao-conhece-o-combate-corrupcao-brasil/ ;
https://noticias.uol.com.br/politica/listas/veja-9-bombas-reveladas-pela-delacao-de-sergio-machado.htm ;
https://www.youtube.com/watch?v=5T-Uyd14wbE (Delação de Sergio Machado);
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/01/19/em-audio-sobre-estancar-lava-jato-juca-disse-que-teori-nao-tinha-ligacao.htm (Sen Romero Jucá);
http://especiais.g1.globo.com/politica/2017/lava-jato/delacao-da-odebrecht/ ;
https://www.youtube.com/watch?v=RANSE86UYOI (Deleção completa da JBS)
https://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2016/09/09/michel-temer-e-eduardo-cunha-disse-juca-antes-de-estancar-a-sangria/ ;
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/23/cultura/1519387366_857286.html (impeachment de Dilma);
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/01/19/sobre-teori-zavascki.htm ;
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/carta-da-senhora-presuncao-de-inocencia-dirigida-ao-stf-por-leonardo-isaac-yarochewsky/ ;
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/07/tcu-inocenta-dilma-rousseff-de-prejuizo-com-refinaria-de-pasadena.html ;
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pf-nao-ve-provas-contra-dilma-de-obstrucao-a-lava-jato/ ;
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/06/27/pericia-do-senado-mostra-que-nao-houve-crime-diz-dilma.htm ; https://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/13/opinion/1473788979_145979.html (Dilma não era o troféu);
CORAGEM,SOMOS UM POVO HIPÓCRITA, ANALFABETO POLÍTICO E ALIENADO, ESSA, É A VERDADE, MAS TUDO ISSO, PODE MUDAR, SE QUIZERMOS POIS, A HISTÓRIA, SEGUNDO A PRÓPRIA MÍDIA, QUE ESTÁ ACIMA, NOS AMPARA.
Sebastião Farias
Um cidadão brasileiro.

FrancoAtirador

.
Em São Paulo, “Eu não tenho candidato ainda.
Mas pelo menos já sei em quem NÃO votar”…

Monica Iozzi

https://www.facebook.com/monica.iozzi/posts/1799671003431415
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/monica-iozzi-detona-doria-e-critica-favoritismo-do-tucano-em-pesquisas/

cICCERO kLIMA

um povo que vive assistindo a Rede Globo (não só outras também) e não tem consciência politica, vai penas 1 século de atraso; E imaginar que um cara como o Lula nos mostrou que é possível sonhar com um país grande, internacional e próspero, aí vem essa cambada de caipira, escravagistas da época do Café e impõe goela abaixo esse modelo nefasto, atrasado de gestão. Temo por esse país, essa elite vai jogar o Brasil em uma guerra logo logo.

Nelson

O golpe foi planejado, lá no centro do Império, para isso mesmo, amigo. A demolição do Estado brasileiro e de todo o seu aparato é um objetivo, não resultado de erro na condução da economia, e visa a pelo menos duas coisas:

Primeiro, evitar que o país possa desenvolver sua economia, seu parque industrial e tecnológico e, dado seu potencial extraordinário, alçar voo de tal forma a, em um espaço de tempo não muito longo – poucas décadas – ter condições de competir com os países mais avançados.

Segundo, à medida em que o Estado vai ficando impossibilitado de fornecer os serviços que a população demanda, vai abrindo espaços para que a iniciativa privada – notadamente os grandes grupos econômicos – possa expandir seus negócios e, consequentemente, ampliar seus lucros.

E este roteiro não prevê a mais mínima preocupação com micro, pequenos e médios empresários brasileiros, e até mesmo alguns considerados grandes, que conhecerão o caminho da bancarrota.

Já o povão, o povão que se lixe. Uns 30% ou um pouco mais ainda sobrarão com alguma capacidade de renda para garantir o retorno aos negócios privados surgidos do sucateamento e destruição do aparato estatal. Ao restante sobrará a pobreza, miséria e desespero.

Ou nosso povo se dá conta do que está a acontecer no Brasil por detrás da espessa cortina de fumaça do combate à corrupção, e passa a reagir com a firmeza e a energia que o momento exige, ou este será o nosso futuro.

Maria Adélia cezar varejão

que o Lula e Dilma Rousseff reassuma a presidente cianeto do Brasil e
elimine o Temer e seus comparsas

Euler

Globo e Lava Jato: o Estado paralelo – golpista, entreguista e autocrático. Até quando o Brasil vai aceitar isso?

O Brasil vive hoje uma situação inusitada, de um Estado paralelo que age acima das leis, coopta e chantageia as instituições e realiza o sonho dourado dos grandes grupos internacionais sob o comando da CIA e do Departamento de Estado dos EUA.

Nos últimos quatro anos este Estado paralelo arquitetado de fora (dos EUA) para agir como intervenção “legal” (muitas aspas) no país, conseguiu, em nome do pretexto furado do combate à corrupção, o seguinte:

a) derrubou uma presidenta honesta, eleita por 54 milhões de brasileiros e brasileiras – eleita, diga-se, apesar de toda a sabotagem midiática lavajateira -, e colocou no governo federal uma quadrilha inteira de canalhas, corruptos e ladrões da pior espécie;

b) aprovou no Congresso Nacional o maior pacote de cortes das conquistas sociais, trabalhistas e previdenciárias da história do Brasil. O Brasil retrocedeu 100 anos em dois anos de cortes, confiscos e retiradas de direitos e conquistas do nosso povo;

c) destruiu TODAS as maiores empresas brasileiras, que geravam milhões de empregos, tocavam obras, dinamizavam a economia brasileira. Isso gerou enorme desemprego em massa e a transferência de capitais para grupos estrangeiros. A indústria naval, por exemplo, aquecida com a política de Lula e Dilma de valorizar o conteúdo nacional, foi praticamente destruída;

d) destruiu a maior empresa estatal brasileira, símbolo de muitas lutas e de importância estratégica para a economia e para a soberania do Brasil, a Petrobras. Disseram que a Lava Jato conseguiu devolver R$ 2 bilhões de reais apurados em 10 anos de corrupção; enquanto isso, e em função disso, a Petrobras terá que pagar, por conta das denúncias espalhafatosas e midiáticas da Lava Jato contra a Petrobras, apenas para poucos sócios minoritários dos EUA, em torno de R$ 10 bilhões de reais. Ou seja, o combate à corrupção de forma equivocada e irresponsável, lesa-pátria, trouxe enorme prejuízo para a Petrobras e para o povo brasileiro. Além disso, a Petrobras está sendo fatiada e vendida a preço de banana estragada para os gringos;

e) entregaram o pré-sal para grupos estrangeiros, desfazendo a política que havia sido aprovada pelo governo Dilma, de garantir o monopólio da exploração do pré-sal pela Petrobras e o repasse obrigatório de grandes receitas para a Educação e para a Saúde pública. A reserva de petróleo do pré-sal, calculada em 10 trilhões de dólares, será, portanto, como sempre aconteceu aqui, transferida para grupos de rapina internacionais;

f) destruiu a ordem democrática do país, o Estado democrático de direito e o ordenamento jurídico, constitucional. As garantias constitucionais foram rasgadas e as instituições obedecem à chantagem da mídia golpista, Globo à frente, que detêm o criminoso monopólio da informação e da manipulação. Os juízes e promotores públicos, quase todos ligados à autocracia brasileira, oriundos da classe média alta de formação ideológica neofascista e neoliberal, mudam as leis ao bel prazer, sem qualquer respaldo na constituição federal;

g) perseguiu, condenou sem provas e prendeu a maior liderança popular do Brasil e da América Latina, Lula, que é hoje um preso político confinado numa masmorra da Polícia Federal de Curitiba, entidade que serve aos EUA e não ao Brasil.

Em função dessa realidade, é preciso perguntar: até quando vamos aguentar isso? E o que podemos fazer, se é que podemos fazer alguma coisa, para mudar essa realidade de dominação total, e reconstruir os sonhos de um Brasil socialmente mais justo, mais fraterno e autônomo? As instituições estão todas viciadas e os agentes da cúpula, com as devidas exceções, estão comprometidos com o golpe da Globo – Lava Jato. Alguns cederam à chantagem em função do envolvimento deles com a corrupção, como é o caso de muitos juízes e deputados e senadores: ou eles seguem a corrente golpista ou serão desmoralizados publicamente e presos em seguida. A Lava Jato se tornou uma força tarefa estrangeira com ares de legalidade, aspas, que age, apesar de ser uma instituição de primeira instância de Curitiba, em todo o território nacional, acima da Lei, e acima até do STF e do CNJ, cujos ministros se curvam acovardados, apesar das exceções.

O falso combate à corrupção – seletivo, mentiroso, uma vez que os principais ladrões da Petrobras estão soltos, protegidos e milionários – cuja ladainha vazia consegue atrair setores moralistas da classe média, conseguiu, quando interessou, arrastar multidões de otários para as ruas, especialmente para a Avenida Paulista. Agora, quando a corrupção aumentou, quando os ladrões dominam o poder federal para fazerem o jogo dos grupos de rapina internacional, não se vê mais panelas batendo nem manifestações de protesto.

O povo brasileiro foi enganado, manipulado por grupos midiáticos e ligados ao aparato estatal do judiciário, do MP e da PF, os quais não foram eleitos por ninguém, numa verdadeira usurpação do poder que emana do povo, transferindo tal poder para a casta judicial-militar-midiática. O povo brasileiro não pode contar com o poder judiciário, que está envolvido até o pescoço com o golpe. Não pode contar com as Forças Armadas, que traíram seu povo, quando não denunciaram a intervenção estrangeira via Lava Jato-Globo. Uma força militar que tem serviço de inteligência muito eficiente para combater os movimentos sociais, mas é incapaz de detectar a invasão híbrida no próprio país pelos grupos imperialistas, não merece mais a confiança do povo brasileiro.

E para completar, a população é dominada por grupos de mídia golpistas e canalhas, que estão associados aos planos do golpe e dos interesses estrangeiros. Diariamente manipulam a população, criando divisões internas, envenenando de ódio os corações do povo brasileiro contra o próprio povo brasileiro; destruindo a reputação e a imagem de lideranças populares, como Lula e Dilma, explorando preconceitos, sobretudo contra os pobres da periferia, transformados pela mídia em bandidos que devem ser confinados, caçados e mortos por uma polícia treinada para reprimir o povo, e proteger o patrimônio dos ricos.

O povo brasileiro precisa discutir essa realidade, pois estão destruindo o Brasil. E destruindo a América Latina. Querem fazer conosco o que fizeram no Oriente Médio e na África. Nos lançar uns contra os outros, impedir o nosso crescimento social e econômico, a nossa autonomia política para decidir os nossos destinos; nos encher de ódio contra os pobres, contra os nordestinos, contra os negros, contra as mulheres, e com isso provocar uma guerra híbrida entre nós, para que somente os grupos de rapina estrangeiros lucrem com isso. Eles e seus associados internos.

É preciso reunir grupos de pessoas, assembleias populares, nas ruas, nas escolas, nas fábricas, nas periferias do Brasil, no campo, até construir grandes manifestações populares capazes de recuperar e conquistar a UNIDADE dos de baixo, a DEMOCRACIA real, política e social, as garantias constitucionais, e o poder para o povo. Para que possamos construir um presente e um futuro para todos nós.

– Pela imediata libertação de LULA, preso político da Globo e da Lava Jato!
– Pelo fim da Rede Globo e da Lava Jato, inimigos do nosso povo!
– Pela prisão dos traidores do nosso povo, que cometeram crimes lesa-pátria!

    Nelson

    Muito boa análise, meu caro Euler.

    “Diariamente manipulam a população, criando divisões internas, envenenando de ódio os corações do povo brasileiro contra o próprio povo brasileiro […]”

    É isto aí. A mídia hegemônica, a quem foi entregue a tarefa de justificar o golpe perante o povão, aplica, à risca, os ensinamentos de Goebbels e Maquiavel. À exaustão, repete mentiras até que se tornem verdades inquestionáveis, enquanto, de forma sorrateira, secundada por redes sociais fascistas, vai insuflando os preconceitos mais abomináveis no seio do povo.

    Assim, tal mídia e essas redes sociais conseguem disseminar a discórdia irreconciliável e, com isso, a divisão que vai facilitar a dominação do país.

FrancoAtirador

.
.
Nem se Preocupem, que o Alckmin e o Bolsonaro

vão Completar o Serviço do Capirôto Temeroso.
.
.

Roberto Silva

Enquanto isso o Estadão conclama o povo defender o legado de temer vampiro, claro deve estar recebendo pra defender estes golpistas, que querem acabar com direitos da população.Mas outubro está perto.Espero que sejam defenestrados do palácio, juntos PMDB, PSDB, Dem, Estadão, folha, globo, veja todas pro lixo da história.

João Lourenço

Bebel vc tem razão ,mas precisamos cobrar esta fatura do cara que escolheu estes Golpistas pra ser vice da Anta Dilma .Foi uma tremenda sacanagem terem escolhido este safado do Temer pra vice ,mas te confesso que sou interessado em saber que deu a cabeça da Dilma na bandeja pra eles pararem a Lava-Jato .Você vai levar um susto quando descobrir!!!!!!

    assim falou Golbery

    debite tudo na conta de algum safado que não vota no petismos. Pois, se todo mundo votasse só no petismo não seria necessário fazer acordo com golpistas, corruptos e escórias sociais

Deixe seu comentário

Leia também