Adilson Filho: Anonymous tira do ar site de Sindicato; é o fim da picada

Tempo de leitura: 2 min

por Adilson Filho, especial para o Viomundo

Primeiro, tentaram calar os partidos políticos a base da violência, depois se infiltraram no movimento social para, de forma arrogante, impor a prática de violência. Depois, uma tal de Sininho aparece no Globo dizendo que o sindicato não tem legitimidade para deliberar o fim da greve mas sim o povo (quem ela pensa que é?!).

Aí, o pessoal da Mídia Ninja tenta nos fazer crer que vivemos numa ditadura e que o país tá mergulhado numa m. sem fim. Na linha de frente, uma garotada dos subúrbios cheia de gás pra botar pra quebrar nas ruas, essa agora dominada quase que exclusivamente, por jovens burgueses equipados com máscaras, capacetes e Iphones, determinados pro confronto em nome da causa que defendem.

Agora, no final de semana, Anonymous tirou do ar o site do Sindicato Estadual  dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ). É o fim da picada atrapalhar um canal de comunicação que a classe trabalhadora dispõe,  bem como levar uma menina com ares de “musa dos protestos”, a dizer numa assembleia que quem tem que decidir pelo fim da greve é o povo (!) e não os professores…

Há quem diga que não é possível observar uma linha única de atuação, pois os movimentos são multifacetados. Concordo em parte.

Os movimentos têm, de fato, muitas causas e motivações, mas é possível, sim, enxergar traços em comum nas pessoas que participam dos protestos pós-junho. Um descaso com as lutas anteriores e as conquistas históricas da nossa democracia (fruto, acredito, de um certo grau de desconhecimento da nossa conturbada trajetória política social), um desprezo pelos instrumentos democráticos tradicionais – pelos partidos políticos, e agora como vimos pelo sindicato – uma certa dose de arrogância e, pelo visto, muita disposição de ir pra cima do que tiver que ser na base do atropelo, da imposição e da violência se for preciso.

Acho que essa turma, precisa, sim, saber que esse rompante alucinado de atropelar tudo na base da violência (física, verbal ou simbólica) demonstra traços autoritários encontrados nesses governantes que ela mesmo está pedindo a cabeça.

Nota do  Sepe: Site sofre sofre ataque de hackers

O Sepe informa que a página do sindicato foi atacada por hackers na madrugada deste sábado e, por conta disto, várias notícias foram deletadas do nosso noticiário. Pedimos desculpas ao profissionais de educação pelo contratempo e estamos trabalhando para atualizar o site novamente.

Entre as informações perdidas, o post sobre o resultado da assembleia da rede municipal de ontem (dia 25), que decidiu pela suspensão da greve nas escolas municipais do Rio.

Leia também:

Bepe Damasco: Professores do Rio perdem com a violência

Marcio Saraiva: Sem querer, Black Bloc ajuda direita antidemocrática

Adilson Filho: Nós não precisamos de violência para sermos ouvidos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

IZA

A maior parte desses garotos são de classe média e média alta. Estão se lascando para o povo pobre, os miseráveis.
São ignorantes que nada conhecem de nossa história, das lutas duríssimas que foram travadas pela democracia.
Infelizmente, esses patetas não conseguem enxergar meio metro na frente do nariz.
A cobrança da sociedade para o aumento da repressão a esse babacas dos BBs, fará com que a direita coloque as manguinha de fora, e criminalize cada vez mais os legítimos e verdadeiros movimentos socais.

Mardones

Depois que rede pediu o ‘Mostra o DARF’. Agora é preciso pedir ‘Mostra o rosto’. Caetano já mostrou. rs rs rs.

Djijo

Quando personagens não tem rosto, qualquer um pode assumi-la. Daí que existem “anonymous” para todos os gostos e interesses. Atrás das máscaras podem estar os bem intencionados (sem coragem para assumir) até as mais patológica das taras. Melhor então assumir o que se faz sem máscaras. Isso dá autenticidade aos interesses que se defende.

    Matheus

    Sim, é óbvio né. Assim facilita o trabalho dos espiões de fotografar quem estava em manifestações e depois repassar as informações para os bandidos de verdade, esses que dominam bairros inteiros pela força das armas e do dinheiro, com a conivência de governantes e polícias.

    andre

    antigamente isso se chamava radicalismo pequeno burguês, querem fazer revolução violenta com meia dúzia de gatos pingados mas nao querem repressão da policia. reclamam do ‘ sistema’ mas sao os que mais acreditam nele. Se quer tomar atitudes contra o ‘sistema’ agüente as consequencias. Muitos verdadeiros revolucionarios foram presos sem reclamar da ‘repressão policial’ pois isso era dado como certo e sabiam pelo que estavam lutando,

Francisco

“Depois, uma tal de Sininho aparece no Globo dizendo que o sindicato não tem legitimidade para deliberar o fim da greve mas sim o povo (quem ela pensa que é?!)”.

Acho que ela pensa que é o povo…

É interessante ver a dinâmica desse pessoal para a gente se dar conta de como esse negócio de “vanguarda do proletariado” era meio esquisito no meu tempo.

Digo meio esquisito porque num sindicato, num partido, etc., há, pelo menos, um processo de legitimação pela vontade expressa da maioria… do sindicato, do partido… Essa moça fala representando quem? Ela mesma?

Anote ai em algum lugar: esse pessoal vai acabar botando bomba por ai, mais ou menos como se fazia na Itália dos anos 70, ou na Inglaterra do IRA. Botando bomba no meio do povo, por raiva do povo “não alcançar o entendimento” que eles (pensam que) têm.

Já disse aqui e repito: acho bom o Estado brasileiro se situar e fazer o dever de casa no âmbito da segurança… Sim, já pode ser afirmado com todas as letras: há terrorismo no Brasil.

Se persignou? Agora escute: quanto tempo vai levar para sair uma cruza de Black Block com PCC?

    Rafael V K

    Você tá de brincadeira, né?
    É raro, ler tanta porcaria junta, parece um texto escrito durante um surto psicótico, ou melhor, soa como porcaria esquizofrênica mesmo.
    Terrorismo?!
    Black Blocs e PCC?!
    MINHA NOSSA.
    Vá a merda Anauê.

andre

Nao e só a esquerda que busca se adaptar as mudanças da sociedade, a extrema direita tambem inventa novas formas de se organizar, inclusive se apropriando de formas inventadas pela esquerda. Qualquer um que pesquise o movimento da extrema direita nos EUA e na Europa sabe que hoje a imagem de carecas seguidores de um único líder em uma organização hierarquizada já nao corresponde mais a realidade. A ‘nova’ extrema direita se organiza em células, pratica o ‘entrismo’,se mobiliza pela internet e ecológicamente correta e usa símbolos e discursos da esquerda. A ‘marca’ socialismo, utilizada pela extrema direita na Europa Ocidental nos anos 1920 Já nao e uma boa propaganda, a marca ‘anarquismo’ serve melhor como estrategia de marketing para a extrema direita atrair descontentes nos dias de hoje.

    valmont

    O discurso anarquista, ultimamente, tem servido a todo o tipo de manipulação. Punks, Anonymous, black blocs e, agora, anarcocapitalistas (!), sempre rejeitando qualquer identificação ideológica dentro do espectro político vigente, pretendem ser “a nova ordem”. Rejeitam o que se convencionou chamar “a velha política”, mas, conquanto não dominem sequer noções elementares da Ciência Política, tentam reinventar a própria política, como quem reinventa a roda. Ora, o estágio inicial, pré-histórico, das relações de poder foi exatamente a tirania em meio a hordas errantes. Eis o que vemos hoje: o desejo de “resetar” a política, sem perceber que isto significa retornar à barbárie.

Pedro Florêncio

Então…eles são contra “tudo que está aí!”

Mesmo assim, pode ter sido qualquer um…

renato

os caras lêem email de dilma a merckel e o sujeito preocupado com o site do sindicato, certamente o obama não acompanha

    Matheus

    Até agora não entendi o que aconteceu. A greve foi encerrada, mas os professores conseguiram o que reivindicava? Ou foi a pressão das autoridades sem autoridade (ou seja, déspotas), com polícias, juízes, espiões, mídias corporativas e mafiosos assediando professores e ativistas? Aquele plano de carreira foi afastado de vez? Foi instituído algum que contemplasse as demandas dos trabalhadores da educação?

    Ao invés disso, a postura criminalizante. O datenismo invadiu a política de vez. Ao invés de estudar o contexto, discutir as relações de força, os antagonismos sociais e propostas para a sua resolução, o que temos é uma eterna ladainha moralizante e criminalizante, em estilo marcadamente autoritário, pedindo sempre o uso da força legal e ilegal (as duas juntas, melhor ainda) para reprimir conflitos e reivindicações.

    É claro que tudo isso é muito útil para instaurar um ESTADO DE EXCEÇÃO, e já ficou claro que a intenção dos governistas e direitistas é essa mesmo.

Adelson

Concordo com o Paulo Cesar Peixoto, se tivessemos um regime prisional igual a de muitos paises “desenvolvidos”, onde o preso tem que trabalhar, inclusive em “trabalhos forçados”, aqui no Brasil, os orgãos de direitos humanos seriam os primeiros a ser contra e defender esses criminosos. Os tais membros do black-blocs são na verdade os filhinhos de papai que são rentistas do mercado financeiro, e não querem perder o seu status, querem apenas tudo para eles, e a melhor forma de eles “GANHAR” cada vez mais, é impedindo que haja educação de qualidade para todos, só os professores não enxergaram isso, quando eles lhes deram apoio, na historia recente do país, o stf deu “DEMONSTRAÇÃO” disso, “O STF INVENTOU O MENTIRÃO”, para acabar com o PT e com os politicos do PT, pois os ricos e poderosos não toleraram as politicas publicas do presidente LULA (educação, melhoria do salario minimo, geração de empregos, credito para todos, obras de infra estrutura em todo o Brasil), os ricos e poderosos, querem um “POVO FAMINTO E UM PAIS POBRE”, assim eles se tornam muito mais ricos e poderosos.

    Matheus

    Petistinha demonizando e mistificando os direitos humanos?

    É o lulodatenismo – ou seria o nazi-lulismo?

    AEVER NÉSCIO

    Acho que está mais para um intelectualóidismo Matheusiano.

Luís Carlos

Esse é um tema sobre o qual ainda não conseguimos (ao menos eu) debater com maior profundidade, ou seja, os grupos que surgiram em manifestações desse ano, suas metodologias e objetivos. Não entendo que todos sejam a mesma coisa. Vejo diferenças quanto ao método e objetivos. MPL, Black Blocks, Anonymous, etc. Este último se mostra muito alinhado com interesses externos, sempre manipulando massas via redes sociais e sem coragem de se apresentar publicamente, defendendo suas posições abertamente, agora com ataques a sindicatos e antes a partidos. Niilismo puro e “contra tudo que está aí”, ou seja, incapaz de discernir e apontar inimigos por isso ataca tudo. Não se posiciona ideologicamente de forma clara. Na confusão se esconde e se acovarda. Alinhado a interesses estrangeiros, seu modelo é retirado de um filme sustentado em modelo fascista.
Black Blocks, violentos sim, inegavelmente, e por isso mesmo, incorrendo em excessos desnecessários e perigosos. Porém, ainda consigo ver nessa tática, apesar dos excessos, maior sustentação ideológica. Suas manifestações são mais focadas em símbolos político/econômicos permitindo maior identificação política/social. Porém, como disse, incorrem em práticas perigosas pois, em minha opinião, “andam no fio da navalha” social, angariando hoje menos adeptos e simpatizantes do que o contrário, e se um movimento ou grupo não busca angariar simpatias para o convencimento de suas posições, se não se importa com isso, das duas uma: ou não tem objetivo nenhum de transformação social, ou de fato, não se importa com a democracia e almeja alguma forma de ditadura.
Do MPL, espero mais, pois creio que podem muito mais com sua capacidade de luta social aberta, sem máscaras, sem omissões, mesmo arriscando muito, como em junho e perdendo o controle das manifestações como admitiram, mas sendo capazes de apresentar pautas pertinentes e necessárias. Política não se faz sem mobilização social. Partidos ou grupos sem capacidade de mobilização social se restringem a “inteligentsias” burocráticas nada participativas. O MPL, bem o mal deu importante contribuição para desacomodar a ordem política, e pode contribuir mais, aprendendo com sua própria trajetória e com nossa história política brasileira, de partidos, sindicatos, movimentos, etc, assim como nossos partidos políticos também necessitam se revisitar.

Zanchetta

Danton e Robespierre fizeram a “cabeça” de muitos opositores até que a deles rolaram também…
Agora, movimentos sociais não prestam? Ou só prestam no cabresto?

    Matheus

    Tudo no mundo só presta quando serve aos interesses eleitorais do PT.

ma.rosa

Ola Azenha, peço corrigir no texto, parte final, a palavra “roupante”. Acredito que na indignação de escrever sobre o fato ocorrido o escritor equivocou-se e escreveu errado. A palavra correta é:rompante. Que quer dizer: “reação impetuosa e/ou violenta.”
Obrigada.

Paulo César Peixoto

É muito fácil ser “revolucionário” e “patriota” quando se é burguês e pode passar horas em cima de um computador e de um iPhone (último modelo) porque papai ou mamãe estão pagando a conta. Quem trabalha e dá duro para ganhar a vida, não passa os dias nas redes sociais da vida lançando piadinhas e organizado quebra-quebras. Vocês são ginkaneiros fazendo brincadeirinha de menino rico. Na Itália dos anos 30 haviam os “fascistas”; no Brasil de 2013 surgiram os “feicistas” com os facebooks deles.

Quem quer mudar um país, não se alia com interesses estrangeiros como vocês e outros desocupados. Basta ver quem são os ídolos dos feicistas : todos são norte-americanos ou ingleses. E quem são os autores da maioria das frases que eles publicam como “exemplo”? todos são norte-americanos ou europeus. Feicistas, você são um bando de entreguistas, são eternos colonizados e corrompidos já desde cedo.

Se não gostam do Brasil, então peçam uma grana a papai e vão morar nos países que vocês tanto idolatram. Mas não venham de volta chorar miséria aqui no Brasil porque vão levar pau de verdade de quem está lutando no dia-a-dia para fazer deste Brasil um país melhor.

lukas

Cría cuervos…

Roney Belhassof

Acho que você não entendeu o que está acontecendo no mundo. Trata-se justamente de uma crise de representatividade onde a coletividade, antes pulverizada, se une de forma caótica, mas cada vez mais coesa, pela Internet.

É isso mesmo: sindicados, partidos, políticos são apenas uma parte dos jogadores no novo tabuleiro da humanidade.

A leitura de Redes de Indignação e Esperança, do Castells, pode ser muito elucidativa para vc.

    José Antonio Meira da Rocha

    A direita com verniz hype. E muito papo furado.

Zilda

Lamento muito, Wagner. E que você consiga outro emprego se assim o desejar.

Zilda

Esse democratismo que instalamos no Brasil desde o fim da ditadura precisa ser rediscutido. Aceitar tudo e qualquer coisa que venha da população (de baixo? de quem?) não está sendo positivo e o resultado pode ser outra quartelada. Não confio nas elites e nos militares que temos.

edir

Agora os anônymus querem determinar greve, “passeatas” e “manifestacöes”. Eles querem mandar em tudo. Se a entidade num acordo determinar que os trabalhadores voltam ao trabalho, mas se os anônymous näo aceitarem, entäo partem para o ataque. Que ponto chegamos. Eles entraram na greve dos professores como penetra , penso eu, sem ser chamados, e exigem que os professores continuem em greve. O mundo tá mesmo perdido. Quando que a PF vai entrar e pegar um por um dos chatos , pentelhos e vaga… dos anônymus e black blog e botarem para fazer servico forcado no campo, bem lá no cerrado debaixo de um sol ardente de 50°C. Pöe essa gente para trabalhar, com corrente nas pernas para näo fugir e dê uma boa enxada para capinar a roca.

A direita, os pitbulls, a Secom e 2014 – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Adilson Filho: Anonymous tira do ar site de Sindicato […]

R Godinho

De tão idiota, me pergunto se a idéia da “musa dos protestos” não foi uma provocação deliberada.
Minha categoria ficou uns vinte dias em greve, e depois fez acordo. Será que deveríamos ter convocado uma eleição nacional para ver se aceitavamos o acordo? Será que não traímos a confiança do Povo e usurpamos seu lugar, decidindo por nós mesmos que aquele acordo estava bom?
É isso que dá ficar enchendo a cabecinha desses burguesotes com ideias de esquerda… não conhecem outro valor senão o autoritarismo inerente a sua própria condição social de pequeno-burgueses, e saltam com toda naturalidade daí para o despotismo iluminado arrevezado que se esconde atras de propostas como essa.
Se essa pobre criança ouvisse o que o tal “povo” diz sobre as greves dos outros… basta andar de trem ou metro e escutar as conversas daqueles que seus amigos e parentes chamam de “gente diferenciada” para ver quanto o povo é conservador sobre essas questões, especialmente se diz respeito aos outros, e não a sua própria categoria profissional. Greve é sempre mal vista. As vezes recebe alguma tolerância, e muito, muito raramente, solidariedade.
Essa é a proposta do Anonymous? (Aliás, o filme de onde tiraram a ideia da máscara se baseia numa vingança pessoal contra um regime tirânico, em que a motivação essencial é dada por um messias que mobiliza as pessoas para derrubar o regime – por vingança pessoal, antes de tudo). É essa a proposta? Derrubar sites de trabalhadores organizados?
VÃO DERRUBAR A NSA, se é que têm coragem de se meter com ela! Se se acham tão talentosos, porque não se põem um desafio real, roubar ou destruir todos os arquivos de espionagem ilegal acumulados pelas pseudo-democracias ricas?
São de doer, se não fossem ridículos!

Roberto Locatelli

Esses black-blocs-tucanonymous-ninjas-eixos-quebrados são o braço armado do capitalismo financeiro. Destruíram o movimento Occupy, ajudaram a derrotar a Primavera Árabe, e querem o PSDB de volta ao governo federal.

    Matheus

    Desculpa, pensei que o braço armado do capitalismo financeiro no Brasil fosse a PM e FFAA. Me enganei, pelo visto, agora que o PT ocupa o Planalto e tem aliados em RJ a PM e FFAA se converteram no Exército Vermelho tupiniquim.

Alemao

Estão provando do próprio veneno. Quando os black-bostas se uniram a eles durante as manifestações foram muito bem vindos e ninguém fez nada contra. Agora não curtiram a violência contra a sua instituição…
Patético, um peso duas medidas.

Que os criminosos sejam punidos igualmente.

    abrantes

    Inclusive em uma reunião( conforme noticiários da época) fizeram um carta de apoio ao referido grupo.

Silas

Sr. Wagner o senhor tem que ser mais claro e incisivo, dar nomes, qual empresa, quais as providências o senhor tomou.Inclusive o próprio blog podia ir atrás desa matéria.

wagner

Desculpe o comentário fora do lugar, mas não consegui encontrar no site um e-mail para poder fazer a denúncia abaixo:

Em matéria de Conceição Lemes, no site Viomundo de 26/08/13, que tinha por título “Alckmin contrata empresas acusadas de envolvimento no propinoduto tucano”, fiz um comentário, usando meu próprio nome e também minha foto, conforme abaixo
er, 27/08/2013 – 9:29
Wagner
Sra. Conceição Lemes
Você já experimentou calcular o preço unitário dos 35 trens contratados pela CPTM e compará-los com os preços unitários dos 30 trens contratados no outro lote. Surpresa: valores muito diferentes para trens iguais. Por que foram divididos em DOIS lotes?

Link da matéria de 26/08/13
http://www.viomundo.com.br/denuncias/cartel-envolvido-no-propinoduto-do-tucanato-paulista-ganhou-licitacoes-em-2013.html

Em 11/09/13 a jornalista aprofundou as denúncias, e usou meu comentário em seu texto:
O leitor Wagner, nos comentários, nos alertou:

Link da matéria de 11/09/13
http://www.viomundo.com.br/denuncias/cptm-e-conivente-com.html
Às 17:00 hs do dia 27/09/13 fui chamado na sala do gerente, que me informou que infelizmente eu “não me enquadrava na reestruturação que a empresa faria”, e desta forma estava sendo demitido. Demorou 16 anos para perceberem que não me enquadrava na empresa!!

    Roberto Locatelli

    Wagner, desculpe se não entendi, mas você trabalhava na CPTM?

    wagner

    Sim!

    Roberto Locatelli

    Isso foi uma demissão política. Infelizmente, não há como provar, creio…

    Bacellar

    Que sacanagem hein! Força ai Wagner. Infelizmente acontece muito de pessoas de esquerda não poderem expressar suas opiniões políticas dentro de seus locais de trabalho ao mesmo tempo que os conservadores tagarelam a vontade.

    Miranda

    Taí um caso em que o sindicato da categoria deveria entrar com uma ação para exigir sua reintegração. Demissão política teria que ser considerada crime contra o trabalhador.

    Fabio Passos

    Caramba.
    Perseguição política para esconder a corrupção tucana.

    Mário SF Alves

    “Demorou 16 anos para perceberem que não me enquadrava na empresa!!”

    _____________________________________
    Boa Wagner. Nada como a velha lógica para jogar por terra a argumentação cretina dos mentirosos.
    _____________________________________________

Deixe seu comentário

Leia também