VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Blogueiros e twiteiros progressistas do RN reúnem-se com Nicolelis

27 de janeiro de 2011 às 23h21

de Conceição Lemes

De 25 a 27 de março, os blogueiros progressistas do Rio Grande do Norte realizam, em Natal,  o  seu I Encontro Estadual.

Nesta sexta-feira, 28,  o neurocientista Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke, nos EUA, e co-fundador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lilly Safra, dá o pontapé inicial.

Às 20h (21h, horário de Brasília), palestrará sobre Redes sociais, participação política e desenvolvimento da ciência, em seguida debaterá com a plateia. Será na Livraria Siciliano (Midway Mall). Como o auditório é pequeno (cabem 50 pessoas), haverá transmissão por twitcam, por meio do perfil @blogprogRN.

“Assim que começamos a divulgar o evento, colegas  passaram a nos criticar e ao professor Nicolelis”, conta o jornalista e blogueiro Daniel Dantas. “Um chegou a dizer que não iria a um evento com Nicolelis para levar carão, já que Nicolelis dá carão em ‘prefeito, governador, presidente e, agora, na imprensa’. Reação de blogueiros conservadores, que tentam inviabilizar o nosso movimento. Só que, além de papa-jerimuns e comedores de camarões, nós, blogueiros sujos potiguares, não nos rendemos a essas intempéries.”

Daniel Dantas é um dos organizadores do encontro estadual e do evento desta sexta-feira. Faz doutorado em estudos da linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“O professor Nicolelis é um caso à parte no meio científico brasileiro”, considera Dantas. “É apenas suportado na Academia brasileira, como disse em entrevista ao Estadão (clique aqui). O mais surpreendente é que ele não é  proveniente das ciências humanas, mas da área médica! Característica que transborda nas ideias que ele tem expressado em artigos e entrevistas publicados pelo Viomundo.

“A recente crítica que Nicolelis fez aos governantes do RN por terem sempre boicotado o Centro do Cérebro deixou a nossa blogosfera reacionária em polvorosa”, prossegue Dantas. “Uma das representantes daqui chegou a debater longamente no twitter para provar que o Nicolelis era fake. Ela disse, textualmente, a postura dele não era a de um cientista!”

“Aqui os ataques a Nicolelis sempre foram de outra ordem, como o de uma promotora que não lhe permitiu calçar a rua que dá acesso à sede do Centro do Cérebro. Por isso, esse encontro com ele nesta sexta-feira é uma forma de lhe dizer que parte da sociedade de Natal o apóia”, empolga-se  Dantas.”Poder interagir diretamente, via twitter, com um dos maiores cientistas do mundo, é um privilégio para todos nós. É importante não apenas para o movimento de blogueiros e twiteiros progressistas do Rio Grande do Norte, mas de todo o país.”

*****

Para ler o documento, divulgado em primeira mão pelo Viomundo, em que Nicolelis propõe o desenvolvimento da Ciência Tropical, clique aqui.

Para ouvir uma entrevista de Nicolelis, clique aqui.

Para ler a reportagem da revista Science sobre a ciência brasileira que quase ninguém repercutiu, clique aqui.

Para ler o artigo que, na época da eleição presidencial, irritou setores conservadores , por defender a descriminalização do aborto e a união civil entre os homossexuais, clique aqui.

Meu twitter: @conceicao_lemes

 

24 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Paulo Elias Delage

02/02/2011 - 22h02

Nicolelis rules!

Responder

Maria Ines Azambuja

28/01/2011 - 23h58

Parabéns pela proposta desta palestra " Redes sociais, participação política e desenvolvimento da ciência."
Creio que esta é a maneira de democratizarmos a discussão sobre ciência no país. Da mesma forma, a discussão através das redes sociais será a forma de promovermos a democracia social e a reforma urbana necessárias para a melhoria da saúde e a redução das desigualdades .
Eu, pelo menos, estou apostando nisto.
Maria Ines Azambuja – Prof. da Faculdade de Medicina da UFRGS

Responder

Olga

28/01/2011 - 21h10

Gostaria de estar em Natal para aplaudir este grande brasileiro…

Responder

Niveo Campos e Souza

28/01/2011 - 18h07

Nicolelis é destes seres humanos diferenciados.
Estes são os que sempre fizeram e fazem a humanidade avançar. Causam inveja.
A turma do "amém", "sim senhor" etc, são os chamados "paus mandados", não são como os diferenciados que descobrem novas possibilidades para os seres humanos.

Niveo Campos

Responder

Mario Alberto Dantas

28/01/2011 - 16h28

Sobre como qualquer pessoa se definir como "progressista", tenho poucas e humildes consideracoes. Primeiro, e' um direito de cada cidadao se proclamar, posto que nao e' probido por Lei. Segundo, nao e' qualquer cidadao que tem este poder, ou regalia. Por exemplo, duvido que o candidato tucano derrotado Jose Serra tenha a coragem de se proclamar "progressista", apos ter se alinhado com as forcas politicas e economicas mais atrasadas, retrogradas, reacionarias e fascistas do Brasil, e do mundo. O tucano presidenciavel derrotado fez uma campanha do odio e das repeticoes de mentiras, muito bem orquestrada e com o apoio da grande midia nacional (Globo, SBT, Band, Veja, Abril, Folha, Estadao etc). Serra ate' pode um dia novamente tentar se maquiar, mas com o previo consentimento das forcas que ele representa. Um entreguista deslavado nao tem o privilegio de se proclamar "progressista"!
Em contrapartida, respeito os cidadaos ou raros politicos que tem a coragem de rejeitar, ate' com veemencia, qualquer aproximacao com palavras que o definem como "progressista", de "esquerda", neste pais da hipocrisia.

Responder

aurica_sp

28/01/2011 - 14h38

Eita gente invejosa…

Responder

Tiago

28/01/2011 - 12h45

Mais uma vez, fico com a dúvida: qual critério foi utilizado para definir Fulano ou Beltrano como "progressista"?

Responder

    Franciscão

    28/01/2011 - 13h29

    Eu posso te explicar, Tiago… mas primeiro me explique quais critérios o orientaram na escolha de quem é Fulano, e quem é Beltrano.

    Fernando

    28/01/2011 - 14h07

    Auto-afirmação.

beattrice

28/01/2011 - 12h16

Tenha longa vida Miguel, para suportar tanta ignorância alheia.
Esse termo "blogueiros progressistas" merece revisão histórica criteriosa, muito criteriosa.

Responder

Bonifa

28/01/2011 - 11h58

Nicolelis não é um dos cientistas-robôs fabricados em série no primeiro mundo, nos quais o cérebro só se desenvolve na área específica destinada a uma tarefa determinada. Nicolelis é um cientista no sentido holístico, um sociólogo, um filósofo, um político e um ideólogo. Pessoas assim devem ser protegidas o quanto mais possível seja, das garras destruidoras da política banal, da mesquinharia e da mediocridade. Elas são preciosas sementes de aperfeiçoamento da Humanidade.

Responder

@Doradu

28/01/2011 - 11h57

qual o twitter do Nicolelis?

Responder

@Doradu

28/01/2011 - 11h52

só presenciais?

Responder

marilamar

28/01/2011 - 11h37

Ele tem que se aproxima muito do povo, pois o RN é igual a SP, SC, MG, PR, GO, PA, e outros estados que sao desgovernado pelo PSDB/DEM/PPS/PMDB/PTB/PV/ e etc!!! Estados que querem que o povo produz sem direito algum……inclusive a cultura. Junte-se a nós Professor e vamos a luta!!!!!

Responder

Hans Bintje

28/01/2011 - 11h07

Conceição Lemes:

Obrigado por nos manter informados, seus "Boletins Nicolelis" estão impagáveis.

Eu vi também que "baixou o espírito" do Anthony Bourdain (do programa de TV "No Reservations") em nosso amigo Azenha.

É bom vê-lo se movimentar no meio do povão, observando os dramas, contando histórias.

Jornalista também é artista. Eu confirmei essa impressão tanto com você, Conceição Lemes, quanto com o Azenha.

E não tem jeito: como canta o Milton Nascimento, "todo artista tem de ir aonde o povo está".

Se vocês conseguirem impregnar os "corações e mentes" dos blogueiros progressistas com esse modo de pensar e de agir, o evento do RN tem tudo para ser um enorme sucesso!

Responder

Luís

28/01/2011 - 10h56

Progressistas é? Penso da mesma maneira que o Prof. Idelber a respeito desse termo.

Responder

    Pedro

    28/01/2011 - 20h01

    De que maneira? De que durante o encontro de blogueiros o termo que designaria os blogueiros de esquerda foi votado e ganhou progressista? Não acho o melhor termo, mas vir aqui e ficar nessas picuinhas, despejando besteiras, é ridículo.

JoséIvanMayer Aquino

28/01/2011 - 10h34

Excelente iniciativa. Trará resultados científicos, de comunicação, políticos e de atualização sociológica.
Nossos melhores cumprimentos aos(às) organizadores(as).

José Ivan Mayer de Aquino
Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

Responder

Mario Alberto Dantas

28/01/2011 - 09h51

Na condicao de cidadao brasileiro e leitor assiduo dos blogs sujos, alem de admirador do Dr. Miguel Nicolelis, faco questao de prestar homenagens aos organizadores do I Encontro Estadual de blogueiros progressistas do RN. Alem e' claro de expressar meus mais profundos agradecimentos ao Dr. Nicolelis, por seu exemplo de altivez e de amor 'a ciencia, em beneficio de todos. Sua presenca no RN muito nos orgulha!
Nao escondo minha inveja em nao estar presente no auditorio no qual o Dr. Miguel Nicolelis palestrará sobre Redes sociais, participação política e desenvolvimento da ciência. Despeitado, sou obrigado a tomar conhecimento apos a realizacao do evento! Parabens tambem ao Luiz Carlos Azenha, que desde sempre tem prestigiado o Dr. Nicolelis. Abracos a todos!

Responder

João Maurício

28/01/2011 - 09h34

Não seria Diógenes Dantas, ao invés de Daniel Dantas?

Responder

    Conceição Lemes

    28/01/2011 - 10h10

    Nâo, João Maurício. É Daniel Dantas, mesmo.

    Jean Carlos

    29/01/2011 - 12h05

    Hilário, um blogueiro "sujo" com o nome Daniel Dantas. Deve ter que se explicar a toda hora que não é "aquele" Dantas… Parabéns pela iniciativa: o Nicolelis é uma figura ímpar, a cara desse novo Brasil que emerge.

Aracy_

28/01/2011 - 07h10

Nicolelis incomoda muita gente porque é competente, bem sucedido e tem a grandeza de ser humilde e sincero. O importante não é ser paparicado pelos acadêmicos, mas ser respeitável, e isso ele é.
Grande evento no Twitter hoje, devemos participar!

Responder

Fátima Oliveira

28/01/2011 - 01h14

A inveja, sem dúvida, é um corrosivo de neurônios, já que nada mais é do que um modo distorcido de admirar. Basta ter dois neurônios para chegar a tal conclusão.
Vida longa a Nicolelis, com base na sabedoria que diz que "A inveja é a homenagem que a inferioridade tributa ao mérito" (Puiseux)

Responder

Deixe uma resposta