Zé Dirceu: A gritaria contra as concessões dos aeroportos

Tempo de leitura: 3 min

Gritaria contra as concessões tem duas boas razões

por José Dirceu, em seu blog

Os tucanos estão inquietos, desarvorados diante do sucesso do leilão dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas, do qual participaram 11 consórcios e se chegou a um ágio médio de 348% acima do preço inicial.

Foi o suficiente para várias estrelas de plumagem colorida tucana saírem do ninho para criticar as concessões dos aeroportos. Fazem de tudo para passar à opinião pública a ideia de que elas são a retomada do processo de privatização que eles promoveram durante os oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso.

O agora – e de novo – presidenciável senador Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo, acusa o PT de copiar iniciativas econômicas da gestão tucana. “Há um software pirata em execução no Brasil. Porque o original é nosso”, afirmou. Outro senador tucano, Aloysio Nunes Ferreira Ferreira Filho (PSDB-SP) prefere a ironia: “Quero saudar esse reposicionamento do PT em relação às privatizações. Vamos ficar livres da cantilena do PT que a cada eleição as demoniza”.

E o mais destacado editorial do principal reforço tucano nessa linha, o Estadão de hoje, tem o título “A primeira privatização petista”.  Entre os tucanos, a mais entusiasmada com a estratégia de passar a opinião pública que o PT também privatiza, a economista Elena Landau, em entrevista à Folha de S.Paulo pontifica: “passei o bastão, a musa das privatizações agora é a presidenta”. E fulmina: as concessões agora igualam o PT ao PSDB.

Desatinos da gestão tucana

Luiz Carlos Mendonca de Barros – presidente do BNDES e ministro das Comunicações no governo FHC até faz reparos. O modelo das concessões dos aeroportos, confessa, “não é o meu modelo ideal”. Realmente, concordo, não é o mesmo modelo que deu de presente a Vale e retirou o Estado da telefonia desnacionalizando o setor.

Toda essa orquestração não passa de desespero do tucanato frente ao sucesso das concessões feitas pelos governos do PT. Aliás, há que se diferenciar concessão de privatização, como bem pontua, hoje, o nosso colaborador José Augusto Valente, em seu artigo “Governo faz gol de placa em licitação de aeroportos ”.

Com estas concessões de agora, apenas repete-se o bom desempenho dos governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff no setor de rodovias – concedidas mediante exigências completamente diferentes das estabelecidas nesta área pelo tucanato. E vêm aí as concessões dos portos e as revisões dos contratos das ferrovias, onde nunca o poder público investiu tanto.

É bom que se diga, ainda, que boa parte das ações do governo é feita para consertar desatinos da gestão tucana. É por isso que hoje assistimos a ampliação dos investimentos públicos na infraestrutura, em energia, petróleo e gás, que praticamente não existiram nos oito anos da era FHC.

Arrogância e desespero

Quando os tucanos apresentam as concessões como “privatizações” –  e eles sabem a diferença – e com apoio de parte da mídia, as consideram prova de que não temos “capacidade administrativa” e de investir, na verdade apenas externam seu nervosismo e arrogância.

Comparando-se os dois períodos (oito anos de tucanato e nove de petismo) os dados e números os desmentem tranquilamente. No caso dos aeroportos, indicam exatamente o contrário: foi o governo Lula quem mais investiu na área.

A percepção pode até ser outra – também, devidamente auxiliada pela mídia – mas porque vivemos um boom de crescimento do setor com o aumento do número de passageiros. O total de pessoas que viajam de avião mais do que dobrou na era Lula.

Passaram recibo

Na era tucana o cenário era outro. O país parou, não crescia, e quebrou duas vezes. O Brasil foi de pires na mão pedir dinheiro ao FMI. Não investia quase nada em infraestrutura, e nada em petróleo e gás. Em energia, nem vale a pena mencionar. O apagão de 2001 fala por si.

Tanto alarde feito pelo PSDB comprova apenas uma coisa: os tucanos passaram recibo, estão com ciúmes! Como vemos, o motivo para tanto nervoso é que… o Brasil está dando certo!

Mas há, ainda, uma outra razão oculta para os tucanos baterem tanto nos contratos de concessões. Eles estão de olho é no livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., publicado pela Geração Editorial. Toda essa gritaria é para esconder a privataria tucana denunciada no livro. Com documentos. Esta, sim, precisa ser investigada e sua história contada…

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

beattrice

Mais um maquiador da privataria petista que perde oportunidade de ouro de calar-se.

Sagarana

E os poços da OGX do seu cliente Eike Batista, foram "concedidos" tambem?

Daniel Ciasca

Não me venha com esse papo de que privatizar aeroportos é privatizar serviços e não recursos básicos à população. Privatizar é privatizar!
Ontem o PT se igualou ao PSDB.
Nessa toada, como no partido trabalhista na Inglaterra e outros por aí afora, tudo vira bosta!

Irineu

Sou contra esse sistema de "consseção".
Azenha!
Porque as empresas entram em negociação de algo que ja esta pronto?
Estradas,aeroportos,ferrovias etc
Nunca vi privatizar uma estrada, aeroporto ou qualquer outra coisa a ser construida.
Primeiro constroem com o nosso dinheiro e depois as empresas apresentam as propostas e ganham e ainda por cima financiadas com dinheiro publico( BNDS)

Abraços
Irineu Amorim
Sao Paulo

dimitri

Putz! Que coisa estúpida. Esse negócio de "privatizou" x "não privatizou" só tem eco aqui entre nós – classe média urbana e tradicional, uma "elitizinha intelectual" que nos ocupamos com ideologia política. Vamos combinar de fazer uma auto-análise e deixar a hipocrisia de lado.

O povão das classes D e C que subiram na vida nos últimos 10 anos estão se lixando pra essa discussão semântico-ideológica! E é a maioria que vota, galera! Só mesmo a gente aqui pra perder a noite de sono resolvendo se vamos votar num PT privatista ou não.

Só sei que esse papo já deu. Só mesmo agora um bando de trolls de direita e esquerda se repercutindo e os bobos ideológicos dando corda e se perturbando com isso…. E la nave va'.

Julio Silveira

Esse Golberi (imagem que gosta de ser associado) lobista é impressionante.

Edfg.

Falta o impagável zé dirceu, e sua turma que vem com eufemismos, convencerem o Lindbergh farias, que em debate com Aécio disse:

“A privatização dos aeroportos foi a privatização mais bem sucedida no Brasil"

Lucas

Não tem tucano gritando contra a privatização. Só tem esquerdistas e sindicatos, setores que o PT não mais representa. O FHC mesmo elogiou a operação.

joni

É duro ser muito inteligente onde imperam os medianamente inteligentes.

Fabricio

fico muito triste com os comentarios. As pessoas tratam partidos como se fosse time de futebol. tem até gente q diz q a Dilma é a salvadora da patria kkkkkkk

    jaime

    È verdade, Fabrício. Para além de times de futebol, agora está sendo criada uma seita, os Dilmólatras, os adoradores da Dilma.

Ary Moraes

Abaixo as privatizações e a ditadura do capital.

Viva a autogestão e a democracia econômica !!!

Paulo P.

Caro Azenha,
fora de tema, mas recomendo o excelente texto do post – 'O preço da modernização da desorganização'
no link http://www.fluminenseetc.com.br/fluminense-em-ger

alguns trechos,,,,
————————————————————-

Mas…em alguns anos começamos a ver o preço que o torcedor paga por essa desorganização aumentar estratosfericamente. Pra mim, aí está o problema em termos simbólicos. Aí esta a novidade, ou, melhor, a materialização econômica da desordem de quem tem o poder de mando no futebol carioca. O fenômeno é amplo, porque sabemos, leitores desse debutante blog, que o futebol, que é composto por vários mundos sociais que se interligam, não é “apenas” um jogo em si. É uma das formas mais fortes de socialização no Brasil, e começar relações, de se fazer metaforicamente um caminhão de comentários.

As explicações, de modo geral, a meu ver, estão ligadas por uma onda de modernizar tudo – sempre com termos estrangeiros colocados com pouca precisão. Sei que canibalizamos muitos desses termos desde muitas décadas, como gari, cachimbo etc. Mas não é esse o caso. Da boca de Luciano do Vale, nas transmissões da NBA na época anterior à formação do Dream Team – estou falando grego aos mais novos? Aconselho, modernamente, buscar lindas imagens no Youtube – a palavra “assistência” passou para as suas transmissões do Campeonato Paulista e, depois, para as mesas-redondas da TV a cabo. Isso tudo para substituir os termos “passe preciso” para a “entrada em facão”, o “lançamento”, a “trivela”, a “enfiada de bola”. Durante os anos em que o PSDB dominou a esfera política federal, época da tal “reengenharia” de tudo e de financeirização das relações de trabalho, o faxineiro não teve o salário aumentado, mas seu nome ficou mais bonito como “auxiliar de serviços gerais”, assim como os office boys. Os mais jovens que vierem a escutar a música de Kid Vinyl talvez não entendam nada do que ele disse sobre o cotidiano desse trabalhador. Nossa, estou falando como ancião! O colunista Zé Simão chamou, de maneira precisa, essa forma de comportamento de “tucanada”.
————————————————————

Esse mundo do novo futebol sem memória é o do PPV, não só das assistências. É da falta de cultivo da memória – muito diferente de passar jogos marcantes de quando em vez em toscos ou quase que mononarrativos documentários. O Museu do Futebol é um suspiro nisso tudo. Mas não é no Rio, né? A forma de ver o mundo do estilo carioca de entrar no mercado financeiro é aquele mesmo de comer donut que custa 87 centavos de dólar com garfo e faca pagando mais de 5 reais. Tudo deve ser remodelado, ou melhor, repaginado, com novo layout, new visu! Trata-se de um processo que notei no Maracanã, vivi com amigos e conhecidos, com minha esposa. Porque ir ao Maracanã…

Pausa emocionada. Ele foi assassinado! E eu sou, como muitos dos leitores, um viúvo.

—————————

Ary Moraes

Se o governo quer mesmo diminuir as desigualdades no Brasil, e acabar com com farra das privatizações que só continua beneficiando os poderosos.

Fomente a autogestão dos trabalhadores/as dos aeroportos, promova licitação e a concessão para este segmento, certamente, Dilma tomaria uma decisão coerente com os compromissos assumidos durante a campanha e a sua história.

Bonifa

Idiotice não merece consideração. Mas esta estratégia imbecil do PSDB, quando eles sabem muito bem que o que foi feito é justamente o oposto do que faziam, tem dois tempos: Um de afirmação e outro de maturação. Um primeiro, de afirmação, é quando tentarão colar imagem de privatista ao governo trabalhista. A hora não é boa para que tucanos tentem firmar esta imagem na face do governo. Mesmo com todo o esforço da imprensa corporativa tucana, a imagem não ficará bem colada, ainda mais que sobre o próprio processo eles mesmos se levantam raivosamente contrários, o que facilita muito o fracasso da colagem de uma imagem falsa. Com sua aitude de revolta, eles mesmos automaticamente reconhecem que o processo governamental é uma "privatização" recheada de "poréns" e senões", muito diferente da privatização pura, doutrinariamente neoliberal, entreguista e inevitavelmente muito corrupta que eles pregam. Por outro lado, esta mesma tentativa de colar a imagem falsa no governo, em segundo momento, com mais tempo para reflexão e para possibilidades de comparação dos dois tipos de atitude econômica, terminará por fazer emergir em todo o seu esplendor o que os tucanos e sua imprensa tanto têm se empenhado por evitar que apareça: A face majestosa da fastástica Privataria tucana. São tão burros que nem para permanecerem de boca fechada servem.

Luiz Fortaleza

Estatismo versus Privatismo… nem Cuba escapou de privatizar alguns setores…

    luiz pinheiro

    Quando necessário, para manter a essência da revolução socialista, Fidel não hesitou em abrir a ilha ao turismo dos grandes hotéis privados. Chegou mesmo a permitir o dólar como moeda de livre circulação. O resultado foi que Cuba sobreviveu e recuperou suia economia, e está aí vivinha da silva, duas décadas após a ruína da URSS, desmentindo o Roberto Freire (o que não é lá coisa difícil), o qual previu que Fidel cairia em questão de semanas. Como pode ajudar a construir a soberania nacional quem não sabe o que é e o que não é estratégico?

    Sagarana

    Cuba vive hoje aas custas de Chavez. Depois da URSS e de Chavez eles vão ter que se virar. Quem sabe no Faustao?

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

O "ZÉ" nem toca no ponto de que quem ganhou foram multinacionais, com dinheiro do BNDES e de fundos de pensão de estatais, IGUALZINHO ao governo do PSDB(quem quiser ver Boris Casoy no "igualzinho" que veja, o PT ta, cada dia mais , se esforçando para ficar IGUALZINHO ao PSDB.)Ah , se não fosse o boom chines e as commodities la em cima , ai eu queria ver viu…

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Ah, para os desavisados de sempre, ontem , na Globonews, o Carlos Monforte já estava fazendo lobby, certamente a mando das ganhadoras dos leiloes, de que as tarifas vão ter que AUMENTAR nos aeroportos!Toma Brasil, toma eleitor , incluindo eu!

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Ah, Jose Dirceu, pergunta pra ele como anda o Daniel Dantas…

    beattrice

    E aproveita pergunta se ele fica tenso quando falam no Paulo Lacerda.

Sagarana

O missivista eh aquele "consultor" do Eike Batista no processo de "concessão" das áreas de petróleo? Nao precisa explicar, eu só queria entender.

Euler Conrado

Na prática, alguém pode me explicar a diferença entre CONCESSÃO e PRIVATIZAÇÃO? O autor do texto não conseguiu explicar – acho que nem tentou.

LULA VESCOVI

Artigo desse "consultor de grandes empresários",é duro de engolir.

João-PR

Vou discordar do discurso do Zé Dirceu. Vou explicar:
– O Governo Dilma (no qual votei, e vou defensor – basta ver as postagens que faço no viomundo) tinha outra opção: criar (se já não existe) uma empresa de economia mista, no qual o Governo detivesse mais de 50% das ações com direito a voto.
– Cria-se um Conselho Diretor nessa empresa, no qual são discutidos ações/investimentos, e com participação ativa dos funcionários.
– Os funcionários dessa empresa de economia mista seriam contratados, via CLT, e justamente o Conselho Diretor é que permite que os mesmos não sejam perseguidos, independente de coloração partidária.
– Quando uma empresa desse tipo é competente, o próprio povo a defende.
– A COPEL, aqui no Paraná, funciona desta maneira, e tem ações negociadas na bolsa de Nova York. A Petrobrás, idem. Então, por que não adotar esse modelo ao invés das ditas concessões??

Agora explica pro povo que concessão é diferente de privatização!!

Meus caros,

    Bonifa

    49% é bastante para assumir o controle quando e se for conveniente. E a administração fica a cargo de um conselho comandado por empresa privada. Uma administração estatal não resolveria o problema da falta de tecnologia e experiência internacional neste tipo de negócio. É uma bobagem inominável agir de forma doutrinária contra a participação da iniciativa privada, em casos como este. É doutrinarismo igual, a outra face da mesma moeda, generalização igual, a pensar que franquear à iniciativa privada a participação em certos negócios antes geridos pelo Estado são característica exclusiva de governos neoliberais. Pensamento tacanho. É um recurso de economia que pode muito bem ser usado pelo mais socialista dos governos socialistas. Vejam a China: o governo construiu e gerencia a usina hidrelétrica de Três Gargantas, empreendimento de enorme significado estratégico. Mas os aeroportos principais foram franqueados à administração da iniciativa privada, com tecnologia internacional.

    willforlife

    é bem por aí mesmo!

    francisco.latorre

    senso. comum.

    tá em falta.

    ..

    já ideologia..

    tá sobrando. encalhe de outro século.

    validade. vencida. melhor mandar pro reciclável.

    ..

    Varela

    João,

    Os funcionários da Infraero já são celetistas, assim como os de todas as empresas públicas.

    Morvan

    Boa tarde.

    Você fala com muita propriedade, João-PR.
    Ontem, eu perguntei, no mesmo tom do seu Post: "se o negócio é rentável, porque só funciona com a iniciativa privada?". Ou seja, sempre, no Brasil, o próprio poder público passa a mensagem de que o Estado não sabe tocar nada.
    Os próprios eleitos por nós se tornam, querendo ou não (no mais das vezes, por covardia), arautos do Estado Mínimo.
    Depois quer que o eleitor veja a diferença (quando há) entre partido 'A' e partido 'B'. É pedir demais.
    Frisando bem, os dous exemplos que você cita são perfeitos: Petrobrás e a COPEL.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

antonio carlos

Rapaziada relaxem, bandido e mocinho e tudo farinha do mesmo saco, essa turma PT/PSDB vem saqueando a nação com a cumplicidade de boa parte da imprensa e do judiciario. Todos deveriam estar na cadeia bem longe daqui, que tal na siberia. Stalin faz uma falta.

Operante Livre

Daqui a trinta anos não sei quem será o dono do presépio para NEGOCIAR os contratos de cessão.

Baader

Eis que, pela primeira vez, discordo de um texto do Vi o Mundo para concordar com algo divulgado pela grande mídia… Privatização é privatização e o modelo a que se respeita é o do neoliberalismo! Não venha me dizer que uma torta de pimenta fica diferente quando se coloca uma cereja em cima!

EUNAOSABIA

São só 111 anos mesmo gente?

zezinho

1 – O fato do ágio médio ter sido de 348% mostra que os cálculos do governo estavam errados.
2 – Nenhuma estrela de plumagem tucano criticou as concessões dos aeroportos. Somente a imprensa e boa parte da militância de esquerda.
3 – Se ele faz questão de diferenciar privatização e concessão então não pode colocar as telefônicas e a Vale no mesmo cesto.
4 – Se ele realmente considera um sucesso o caso dos aeroportos, então ele não deveria tentar equipará-lo ao das rodovias concessionadas pelo PT. Essas rodovias cobram pedágios baixíssimos mas o usuário ainda não tem retorno pois as estradas continuam esburacadas e em más condições. Ou seja estão pagando para nada. Se elas são equiparáveis então não teremos aeroportos para a Copa.
5 – "boa parte das ações do governo é feita para consertar desatinos da gestão tucana". O governo não tomou nenhuma medida que desfizesse qualquer medida tomada antes.
6 – Investimentos públicos na infraestrutura, em energia, petróleo e gás foram aumentados porque a economia permitiu. Com dinheiro em caixa é muito mais fácil investir.
7 – O governo FHC foi incompetente ao não investir a tempo na geração e distribuição de energia.
8 – É mentira que não se investia em infraestrutura ou energia, um exemplo: o gasoduto Brasil Bolívia iniciou em 1997.
9 – O governo do PT foi incompetente ao não investir nos aeroportos. As concessões são evidência disto.
10 – É mentira que o país não crescia. O país cresceu e gerou empregos, apesar da grande diferença em relação aos anos em que o PT está no poder. Ainda bem que o PT não mudou a política econômica nem monetária como antes pregara.
11 – O cenário na era tucana era realmente outro. O Brasil deixou a era da hiperinflação e estava colocando a casa em ordem e em paralelo sofreu inúmeros solavancos das crises internacionais. Na época não havia a China dando sustentação e comprando commodities nas proporções de agora. Fora os preços das mesmas que subiram muito.

12 – O PT gosta de citar o livro Privataria Tucana como solução para todos os problemas do mundo e tenta utilizá-lo para borrar qualquer das benfeitorias alcançadas na gestão tucana. Na realidade, mesmo que sejam verdadeiras as acusações do livro, ou mesmo que realmente não houvesse ocorrido qualquer favorecimento ou enriquecimento ilícito por algumas das partes envolvidas as privatizações e concessões teriam ocorrido da mesma forma, talvez com outros atores mas teriam sido concretizadas nos mesmos moldes.

Mad Hatter

Para mim a Dilma foi parar na Bacia das almas. Perdeu meu voto na sua reeleição.

Rafael

O Brasil é um páis muito estranho. Sem dúvida é o país com mais riqueza do mundo, não sei se existe algum país com tanta riqueza, no entanto é o povo mais entreguista que existe. Não se respeita nada aqui. Qualquer um vem aqui cochicha no ouvido da presidente e pronto ganha um aeroporto, ganha uma estatal ou uma reserva de algum mineral raro e caríssimo. Me lembro de um caso alguns anos da venda de uma refinaria nos EUA. A estatal chinesa ofereceu a melhor proposta, sem comparação com o segundo, mas naturalmente o congresso americano não permitiu o negócio e quem comprou a refinaria foi a empresa americana. O congresso americano argumentou que não seria seguro para soberania americana e interesse dos EUA permitir que a empresa chinesa entrasse no mercado americano. Aqui senhores o congresso é um balcão de negócios. A China proibiu o seus portos de receber os supernavios da Vale construídos lá mesmo. Infelizmente nós brasileiros bancamos os idiotas, os bobos nessa história. Todo mundo defende o que é seu, já o Brasil aqui é a casa da mãe joana. Pode entrar que é tudo seu.

M. S. Romares

Elena Landau….o sobrenome nos remete a um dos maiores físicos russos de todos os tempos. Um sujeito brilhante e de caracter muito firme. As semelhanças ficam apenas no sobrenome.

dom pedrito

Pois é Dirceu, vai ficar dificil emplacar a CPI da privataria tucana depois deste leilão dos aeroportos. Nada a ver…tudo bem, mas diga isso aos tucanos e ao povo já enojado de tanta privatização. Onde entra o privado, o povo sai ferrado.

Operante Livre

Eu consigo entender que há diferenças apontadas entre os modelos do PT e do PSDB.
A questão está no que há de semelhante – transferência para setor privado de áreas estratégicas e lucrativas.

jaime

Acho que José Dirceu deveria, entre um e outro texto, ler alguns comentários que estão sendo feitos diariamente – neste blog, por exemplo, e em outros também – sobre as mais variadas questões que afetam o cidadão. Com certeza ele imagina seus leitores como mentecaptos. Aproveite a Internet, José Dirceu; a era de ouro dos "formadores de opiniões" já sumiu pelo retrovisor. Vaya con Dios! Se possível, não volte.

Bernardino

Que moral tem esse patife sr DIRCEU para falar de concessoes e privatizaçoes.Ele nao passsa de um office -Boy do sr Carlos SLIM,maganata mexicano e dono da Embratel do Brasil. A Corja petista [é igual ou pior que a da direita.Essa é mais unida nas falcatruas,enquanto aquela se digladiam pelas boquinhas!!!
Concessao com dinheiro do BNDES me engana que eu gosto!!
pera aí gente tem uma grande diferença:Privatizaçao é pra toda vida,Cocessão é por alguns SEculos!!!
A esquerda brasileira é igual a todas por ai a fora Europa e cia bela.Eles sao moleques de recado das Grandes CORPORAÇOES,particulamente na CULtura Portuguesa é mesmo que dar Açúcar à FORMIGA

José do Ceará

Quem era o ministro da AREA SOCIAL no governo FHC ? Não sabem ?Nem poderiam saber, pois esse ministro NUNCA EXISTIU…….(coisa de tucanos)

    zezinho

    O governo FHC não precisou de um ministério específico para criar o Bolsa Família. Quantidade não é sinônimo de qualidade.

Lucas

Não é surpresa que o PT e agregados queiram defender o indefensável, mas já que o senhor Dirceu mencionou o BNDES, é bom lembrar que o BNDES contribuiu com as "concessões" dos aeroportos que mais dão lucro do Brasil. E o lucro só fará aumentar, às nossas custas (quem duvida, olhe para as estradas que foram generosamente "concedidas" para empresas de pedágio).

A filosofia do governo continua a mesma do Collor, do FHC e do convênio de Taubaté: privatizar o lucro (com dinheiro dos nossos impostos), e socializar o prejuízo.

Rafael

Uma coisa que o PT e o zé Dirceu pelo jeito não aprendeu é que não importa o que realmente acontece, fato que a concessão do aeroporto não se compara com as privatizações do fhc, mas na realidade a mídia vai passar a idéia que é tudo igual e ponto final. Pode o Zé Dirceu dizer o contrário, pode a Dilma dizer também que não é igual a privatização do FHC isso não importa a mídia vai passar impressão que é igual e não haverá argumento contra isso. O povo vai entender como privatização que nem a do FHC e por lógica vai associar o PT à privatização do mesmo modo que o PSDB foi associado a privatização e perdeu 3 disputas presidenciais. O preço será caríssimo. Lá na frente abrirá brexa para privatizar nossas estatais. Se com aeroporto deu certo por que com a Petrobras não vai dar certo? É só prometer que a gasolina vai ficar barata e pronto, o PT vai dizer o quê? Vai argumentar que aeroporto é diferente não é suficiente para o povo. O PT tem que ter em mente qual significado para o povo , que imagem vai ter para o povo do que o governo faz . Nao importa qual intenção, importa é a imagem que fica na mente do povo. E vale lembrar que a mída é quem mais manipula isso. Quando o povo não diferenciar mais o PT do PSDB aí o PSDB venceu, já era para o PT. E está perto disso acontecer. Sempre votei no PT, cada dia vejo cada coisa do PT que me assusta. Agora o governo quer criar o fundo de pensão para aposentadoria do funcionários federais, daqui a pouco vem a flexibilização das leis trablhistas. Pelo jeito os tucanos ganharão a presidência sem fazer força alguma, vai cair no colo deles. E sim vamos ver os tucanos deitar e rolar no patrimônio público.

    luiz pinheiro

    Rafael, o que diferencia o PT do PSDB não é o que diz a mídia. Se dependesse da mídia, nem Lula nem Dilma teriam sido eleitos. A diferença é que com o PT o Brasil dá certo, após ter dado inapelavelmente errado com o PSDB.

tomaz

Pelego com P maiúsculo.
Que vergonha PT!

Antônio

José Dirceu, que tal o Sr., sempre preocupado com o país, liderar a bancada do PT em favor da INSTALAÇÃO DA CPI DA PRIVATARIA, EM? O nosso querido pais tão espoliado ficaria enternamente grato ao Sr. É mais fácil do que o Sr tentar justificar o injustificável.

    juan

    Verdade.

    Vlad

    Agora não dá.
    Tá ocupado com o "problema" do etanol e as linhas do BNDES.

    luiz pinheiro

    O Zé Dirceu, pelas notícias que tenho acompanhado, defende a CPI da Privataria. É preciso lembrar que ele teve os direitos políticos cassados, não é mais deputado há muito tempo, portanto não tem como "liderar a bancada do PT". Mas não se preocupe, Antônio, a bancada do PT está apoiando em massa a CPI.
    Quanto à opinião de que a concessão dos três aeroportos seria "injustificável", é apenas isso mesmo, uma opinião. Pra muita gente, a concessão se justifica sim. O assunto é polêmico. Chamar de "injustificável" uma outra opinião, contrária à sua, Antônio, é querer implantar o discurso da verdade única.

    Antônio Nunes

    Pois é, o problema é enfrentar uma CPI do mensalão também. É o sujo falando do mal lavado.

    mariano

    As consultorias para as empresas que fizeram parte da privatização não deixam tempo disponível para isso.

_Rorschach_

Não vi ninguém da direita gritando "contra" as privatizações.

Até porque, por eles, se privatizaria o ar que respiramos.

Pelo contrário, o grupo dos privatistas comemora, isso sim, a chegada de mais um partido ao clube.

Como já se disse aqui: quando o PT age como o PSDB, fica com uma vergonha danada.

    Julio Silveira

    Pior é que estão ficando sem vergonha.

José X.

A Elena Landau é, com o perdão da palavra, uma cretina. Nunca me esqueço de uma foto dela com o Serra "batendo o martelo" de uma das "privatizações" do PSDB.

Além disso me lembro de outra que me autoriza a chamá-la de cretina: uma postagem dela no twitter, trolando a Dilma por causa de…alguma questão de infra-estrutura ? alguma questão econômica ? Não, trolando a Dilma por causa de aborto…coisa onde a mulher e a musa do Serra têm "culpa" no cartório…essa Elena Landau simplesmente não presta.

    Celso

    A Elena não faz jus ao nome. Na verdade, ela é Helena Pé-de-Boi.Observe as olheiras, o cabelo ralo, o porte de serviçal…. Serve pra qualquer servicinho que não se exija muita sofisticação. Landau só o Galaxie. rsrs

    Cláudio Fironi

    Responder no mesmo nível dos seus inimigos não o torna melhor.
    Criticar a aparência da pessoa é outro traço de ranço elitista, desvia o foco da discussão.
    Evolua

    Celso

    Você é um mal humorado, Claudio. Dar-se ao trabalho de responder a um comentário bobinho como o meu. ahahahahaha

Deixe seu comentário

Leia também