PATROCINE O VIOMUNDO

SOMOS 31.817 FAÇA PARTE !

Miruna Genoino: A coragem é o que dá sentido à liberdade

publicado em 10 de outubro de 2012 às 12:27

por Miruna Genoino

Com essa frase, meu pai, José Genoino Neto, cearense, brasileiro, casado, pai de três filhos, avô de dois netos, explicou-me como estava se sentindo em relação à condenação que hoje, dia 9 de outubro, foi confirmada.

Uma frase saída do livro que está lendo atualmente e que me levou por um caminho enorme de recordações e de perguntas que realmente não têm resposta.

Lembro-me que quando comecei a ser consciente daquilo que meus pais tinham feito e especialmente sofrido, ao enfrentar a ditadura militar, vinha-me uma pergunta à minha mente: será que se eu vivesse algo assim teria essa mesma coragem de colocar a luta política acima do conforto e do bem estar individual? Teria coragem de enfrentar dor e injustiça em nome da democracia?

Eu não tenho essa resposta, mas relembrar essas perguntas me fez pensar em muitas outras que talvez, em meio a toda essa balbúrdia, merecem ser consideradas…

Você seria perseverante o suficiente para andar todos os dias 14 km pelo sertão do Ceará para poder frequentar uma escola? Teria a coragem suficiente de escrever aos seus pais uma carta de despedida e partir para a selva amazônica buscando construir uma forma de resistência a um regime militar? Conseguiria aguentar torturas frequentes e constantes, como pau de arara, queimaduras, choques e afogamentos sem perder a cabeça e partir para a delação? Encontraria forças para presenciar sua futura companheira de vida e de amor ser torturada na sua frente? E seria perseverante o suficiente ao esperar 5 anos dentro de uma prisão até que o regime político de seu país lhe desse a liberdade?

E sigo…

Você seria corajoso o suficiente para enfrentar eleições nacionais sem nenhuma condição financeira? E não se envergonharia de sacrificar as escassas economias familiares para poder adquirir um terno e assim ser possível exercer seu mandato de deputado federal? E teria coragem de ao longo de 20 anos na câmara dos deputados defender os homossexuais, o aborto e os menos favorecidos? E quando todos estivessem desejando estar ao seu lado, e sua posição fosse de destaque, teria a decência e a honra de nunca aceitar nada que não fosse o respeito e o diálogo aberto?

Meu pai teve coragem de fazer tudo isso e muito mais. São mais de 40 anos dedicados à luta política. Nunca, jamais para benefício pessoal. Hoje e sempre, empenhado em defender aquilo que acredita e que eu ouvi de sua boca pela primeira vez aos 8 anos de idade quando reclamava de sua ausência: a única coisa que quero, Mimi, é melhorar a vida das pessoas…

Este seu desejo, que tanto me fez e me faz sentir um enorme orgulho de ser filha de quem sou, não foi o suficiente para que meu pai pudesse ter sua trajetória defendida. Não foi o suficiente para que ganhasse o respeito dos meios de comunicação de nosso Brasil, meios esses que deveriam ser olhados através de outras tantas perguntas…

Você teria coragem de assumir como profissão a manipulação de informações e a especulação? Se sentiria feliz, praticamente em êxtase, em poder noticiar a tragédia de um político honrado? Acharia uma excelente ideia congregar 200 pessoas na porta de uma casa familiar em nome de causar um pânico na televisão? Teria coragem de mandar um fotógrafo às portas de um hospital no dia de um político realizar um procedimento cardíaco? Dedicaria suas energias a colocar-se em dia de eleição a falar, com a boca colada na orelha de uma pessoa, sobre o medo a uma prisão que essa mesma pessoa já vivenciou nos piores anos do Brasil?

Pois os meios de comunicação desse nosso país sim tiveram coragem de fazer isso tudo e muito mais.

Hoje, nesse dia tão triste, pode parecer que ganharam, que seus objetivos foram alcançados. Mas ao encontrar-me com meu pai e sua disposição para lutar e se defender, vejo que apenas deram forças para que esse genuíno homem possa continuar sua história de garra, HONESTIDADE e defesa daquilo que sempre acreditou.

Nossa família entra agora em um período de incertezas. Não sabemos o que virá e para que seja possível aguentar o que vem pela frente pedimos encarecidamente o seu apoio. Seja divulgando esse e/ou outros textos que existem em apoio ao meu pai, seja ajudando no cuidado a duas crianças de 4 e 5 anos que idolatram o avô e que talvez tenham que ficar sem sua presença, seja simplesmente mandando uma palavra de carinho. Nesse momento qualquer atitude, qualquer pequeno gesto nos ajuda, nos fortalece e nos alimenta para ajudar meu pai.

Ele lutará até o fim pela defesa de sua inocência. Não ficará de braços cruzados aceitando aquilo que a mídia e alguns setores da política brasileira querem que todos acreditem e, marca de sua trajetória, está muito bem e muito firme neste propósito, o de defesa de sua INOCÊNCIA e de sua HONESTIDADE. Vocês que aqui nos leem sabem de nossa vida, de nossos princípios e de nossos valores. E sabem que, agora, em um dos momentos mais difíceis de nossa vida, reconhecemos aqui humildemente a ajuda que precisamos de todos, para que possamos seguir em frente.

Com toda minha gratidão, amor e carinho,

Miruna Genoino
09.10.2012

Leia também:

Zé Dirceu: ‘Não me calarei, não abandonarei a luta’

Dirceu, Genoino e Delúbio são condenados pelo STF

Lewandowski: Genoino será condenado apenas por ter sido presidente do PT

Genoino: “Vocês são urubus e torturadores da alma humana”

Paulo Moreira Leite: O lugar de Genoino

 

89 Comentários para “Miruna Genoino: A coragem é o que dá sentido à liberdade”

  1. sáb, 27/10/2012 - 0:09
    Nenen Patriota-Poeta e Professor - São José do Egito-PE

    Miruna,

    A luta do bravo Genoino engrandece o Brasil e os brasileiros. Sua trajetória não será chamuscada pela força da imprensa maniqueísta nem pela “sensatez” frívola do tribunal Midiático dos Magistrados. Que seu pai e familiares superem mais uma “Roda Viva” do “Cálice” da adversidade com os mesmos sonhos e ideais da “Rosa dos Ventos”… “Vai Passar”! Minha integral solidariedade! Nenen Patriota – Poeta e Professor – São José do Egito(PE)

  2. ter, 23/10/2012 - 23:02
    fernando

    Brasil: um país de tolos!
    “Não há provas de que ele recebeu dinheiro do mensalão” hahahaha que piada!

  3. ter, 23/10/2012 - 22:59
    fernando

    Não sou de direita ou esquerda, apenas gostaria de saber se Genoíno é um homem de tanta coragem e ética moral porque recebeu o dinheiro do mensalão e não fez absolutamente nada?

  4. ter, 23/10/2012 - 13:32
    Alberto Miranda

    O fato de ele ter sido decisivo e fundamental em causas nobres não o coloca acima da lei….

    Não há provas?? haha

    Quero o Genoino na cadeia!! JUSTIÇA!!

  5. sex, 12/10/2012 - 19:47
    Roberval

    O Amor genuíno

    “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
    E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. ”

    A inteligência sem amor… te faz perverso!
    A justiça sem amor… te faz implacável!
    A diplomacia sem amor… te faz hipócrita!
    O êxito sem amor… te faz arrogante!
    A riqueza sem amor… te faz avarento!
    A pobreza sem amor… te faz orgulhoso!
    A autoridade sem amor… te faz tirano!
    A simplicidade sem amor… te deprecia!
    A fé sem amor… te deixa fanático!
    A cruz sem amor… se converte em tortura!
    A oração sem amor… não tem valor!
    A vida sem amor… não tem sentido!

    Sabe o que é melhor??? É que DEUS é amor!!!

  6. qui, 11/10/2012 - 22:16
    Marco

    A injustiça dói. Ele que lutou pela liberdade de imprensa, que hoje não existe e é confundida com liberdade de alguns meios de comunicação domados pelo capital multinacional. Ele vai vencer porque a boa vjitória é sempre dos bons combatentes. Todos os deputados e senadores honestos devem fazer o meio que Suplici. Os candidatos no segundo turno, idem.

  7. qui, 11/10/2012 - 15:13
    Angela Liuti

    Deixo aqui registrado meu apoio e solidariedade à José Genoino extensivo aos seus familiares. Conte conosco para irmos ás ruas protestar com o estado de exceção e insegurança jurídica, colocado pelo STF, pressionado pela midia golpista que faz a vez da enfraquecida oposição partidaria.O brasileiro (a) não é mais refém desta midia, haja vista a resposta nas urnas.

  8. qui, 11/10/2012 - 14:50

    Não tenho acompanhado muito o caso, mas se há alguém com poucas chances de ser culpado, acredito que seja o José Genuíno; afinal, seu padrão de vida manteve-se o mesmo.

  9. qui, 11/10/2012 - 14:12
    José Leite

    Miruna, Parabens! Seu texto demonstra com clareza e sentimentos de todos aqueles que acompanha a historia do JOSÉ GENOINO DO PT e das classes menos favorecidas. Sim! Hoje os partidos de oposição falam em governar para os pobres, mas ate que seu PAI juntamente com outros companheiros do PT não o fizessem as classes pobre e média pouco podia esperar dos politicos que hoje comemoram a condenação.
    Mas, lhe digo! Quem acompanha politica e tambem os interesses oculto da midia, sabe que tudo faz parte de um complo orquestrado para impedir o crescimento de um partido que repito! Mudou a forma de se fazer politica, ou seja! Para todos.
    Por fim, o cidadão JOSÉ GENOINO DO PT, foi, é e será sempre um dos muitos idolos que tenho na politica do BRASIL.

  10. qui, 11/10/2012 - 12:27
    lulipe

    Como bem disse a ministra Carmen Lúcia, o STF não está julgando a história de ninguém, mas fatos.Ele deveria ter pensado nesta história antes de fazer o que fez,agora só resta o direito de espernear!!!!

  11. qui, 11/10/2012 - 11:06
    Patricio

    “Portanto condenam o réu… a que, com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca, e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça … será pregada em um poste alto, até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos, e pregados em postes, …, onde o réu teve as suas infames práticas, e os mais nos sítios das maiores povoações, até que o tempo também os consuma, declaram o réu infame, e seus filhos e netos … e a casa em que vivia … será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique, e não sendo própria será avaliada e paga a seu dono pelos bens confiscados, e mesmo chão se levantará um padrão pelo qual se conserve em memória a infâmia deste abominável réu”

    No caso do Tiradentes pelo menos disseram o motivo real da condenação: José ousou conspirar contra o rei.

  12. qui, 11/10/2012 - 10:49
    abolicionista

    Parabéns ao Genoino, cuja perseguição (que enfrentou a vida toda, é preciso que se diga) o insere no rol dos rebeldes brasileiros, ou seja, de nossos heróis. Todos sabem que vivemos em um dos países mais injustos do mundo, para mudar isso ainda teremos de enfrentar muitas perseguições, canalhices, infâmias Contudo, o exemplo de pessoas como Genoino nos permite fazer isso de cabeça erguida.

  13. qui, 11/10/2012 - 10:23
    zilda

    Força Genoino! Estamos com você.

  14. qui, 11/10/2012 - 9:40
    LEANDRO

    ..E se for para falar de história pessoal prefiro a do Joaquim Barbosa.

  15. qui, 11/10/2012 - 9:33
    LEANDRO

    Quando o esquema funcionava e a grana entrava ninguém reclamava, ao contrário, riam. Como disse delúbio na época sobre as denúmcias, “vão virar piada de salão” agora vem chorar??

    “Quanto a José Genoino, a defesa destacou sua história pessoal. Não estamos julgando histórias pessoais porque, às vezes, elas são construídas com desvios. Não estou julgando pessoas que em diversas situações tiveram condutas sérias. Estou julgando apenas se houve a prática imputada pelo Ministério Público.” simplesmente perfeito, parabéns Carmen.

  16. qui, 11/10/2012 - 9:19
    Raimundo Bacabal

    Olá Miruna,

    Excelente esclarecimentos sobre o passado e presente deste valioso cidadão brasileiro chamado José Genoíno. Cidadão este que tem a cara do Brasil e talvez por conta disso provoque inveja e muito mais a pessoas que não conhecem sua luta por esse Brasil.

  17. qui, 11/10/2012 - 7:37
    Messias Franca de Macedo

    … Em nota assinada pela presidente do IDDD Marina Dias, a entidade afirma que “considera a manifestação, feita no Plenário do STF, de indignação pelo fato de um crime ter sido confessado da tribuna da Corte, durante o julgamento da ação penal 470, como indevida restrição a um direito sagrado, que a Constituição exige que seja exercido de forma ampla”.
    “Não cabe ao Judiciário dizer quais teses a defesa pode ou não pode sustentar, pois somente sendo livre ela se exerce em sua plenitude”, de acordo com a nota.
    O IDDD ainda aponta que “como assentou o ministro Eros Grau, em memorável julgamento no Plenário da Suprema Corte, direito de defesa –é disso que se trata quando se fala em Estado Democrático de Direito”. Toda restrição ao direito de defesa põe em risco o Estado de Direito”.
    Entre os integrantes do IDDD está o advogado autor da sustentação oral que levou à manifestação da ministra, Arnaldo Malheiros. Também fazem parte da entidade outros defensores de reús do mensalão, como os criminalistas Márcio Thomaz Bastos, José Carlos Dias e Luiz Fernando Pacheco.
    #####################################

    O RESCALDO DO MATUTO ‘BANANIENSE’

    ‘A caixa de Pandora’ do conluio da DIREITONA – PIG/STF – está sendo aberta!

    AVISO: A DIREITONA está apostando na [suposta] ‘memória curta’ do nosso povo!

    AVANTE POVO BRASILEIRO!

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao honesto, sapiente e trabalhador povo brasileiro
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    • qui, 11/10/2012 - 10:57
      Messias Franca de Macedo

      QUESTÃO DE ESCLARECIMENTO:

      IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa)

      AVANTE POVO BRASILEIRO!

      BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao honesto, sapiente e trabalhador povo brasileiro
      Bahia, Feira de Santana
      Messias Franca de Macedo

  18. qui, 11/10/2012 - 6:34
    Pedro Ribeiro

    Miruna,
    Solidariedade!
    O povo já está dando a resposta ao PSTF, pois há muito tempo o ex-stf já é um partido..
    As pessoas bem intecionadas deste país sabem o quanto devemos ao Genoino.

    Força e coragem.

  19. qui, 11/10/2012 - 5:21
    spin

    Debochados este ministrins que estão de 4 para a mídia, fizeram a alegria do pig, foram sarcárticos para aparecer com destaque no JN. Os golpistas do paraguaios fizeram escola.

    Os brasileiros precisamos fazer uma grande mobilização para que, por uma questão de isonomia, os 79 tucanos excluídos do processo do mensalão tucano retorem aos autos ou sejam denunciados novamente, isto com base na nova jurisprudência do STF sobre caixa 2 para campanhas eleitorais:

    MPF também tratou de forma diferente ‘mensalões’ do PSDB e PT, diz advogado

    O advogado Marcelo Leonardo, responsável pela defesa do o publicitário Marcos Valério nos dois processos, denunciou que o Ministério Público Federal (MPF) tratou os dois casos de forma diversa. No tucano, o repasse de dinheiro a parlamentares, via agência de publicidade, foi entendido como mero caixa dois de campanha. Já no petista, como crimes de corrupção ativa, peculato e formação de quadrilha, entre outros.

    Najla Passos, na Carta Maior

    Brasília – Não foi apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) que adotou um pesos e duas medidas no tratamento dispensado aos chamados ‘mensalões’ do PT e do PSDB. De acordo com o advogado Marcelo Leonardo, responsável pela defesa do o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza nos dois processos, o Ministério Público Federal (MPF) também tratou os dois casos de forma diferenciada.
    A desigualdade foi explorada pelo advogado nesta segunda (5), durante a defesa de seu cliente na ação penal 470, referente ao ‘mensalão do PT’. Embora ocorrido cinco anos antes, o ‘mensalão do PSDB’ ainda não foi a julgamento. Marcos Valério, sócio das agências de comunicação SMP&B e DNA, é acusado de ser o principal operador de ambos: o do PSDB, criado em 1998 para saldar as dívidas de campanha do então governador eleitor Eduardo Azeredo, e o do PT, operado nos mesmos moldes para saldar as dívidas do PT, após a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.

    Conhecedor dos meandros dos dois processos, Marcelo Leonardo afirma que na ação penal contra o PT, o MPF entendeu que o repasse de dinheiro, via agências de publicidade, para saldar dívidas de campanha configura crimes como corrupção ativa, peculato e formação de quadrilha. Já no processo contra o PSDB, o entendimento foi de que era mero caixa dois eleitoral, crime previsto pelo Código Eleitoral.

    “Na acusação contra o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), o próprio MPF pediu o arquivamento do inquérito contra 79 deputados e ex-deputados que comprovadamente receberam recursos através da SMP&B Comunicação, em 1998, reconhecendo que isso era caixa dois”, afirmou. Para ele, o crime executado por Valério no caso petista também foi “mero caixa dois de campanha”, já prescrito.

  20. qui, 11/10/2012 - 0:05
    Fabio Passos

    Genoino dedicou a vida na luta contra o Apartheid Social construído pelos donos do poder. Exemplo que a “elite” branca e rica precisa punir para evitar que outros sigam.
    A dedicação de Genoino na defesa dos interesses dos trabalhadores é admirável e entusiasmante.
    A nossa solidariedade diante de tamanha injustiça é que vai fazer este tiro golpista sair pela culatra.

  21. .
    .
    CUT repudia postura do STF

    “STF está a serviço de conservadores e da imprensa neoliberal”

    A Executiva Nacional da CUT divulgou nota oficial repudiando o comportamento do Supremo Tribunal Federal e acusando-o de ter se colocado “a serviço dos conservadores, da imprensa neoliberal e de todos que querem criminalizar os movimentos sociais e seus representantes no parlamento, usando, inclusive, o processo eleitoral a serviço dos reacionários”.

    Central anuncia que vai defender legado de transformações sociais no país.

    Redação Carta Maior

    A Executiva Nacional da CUT, reunida em São Paulo com representantes das CUTs Estaduais das 27 unidades da federação, divulgou nota, nesta quarta-feira (10), sobre o julgamento da Ação Penal 470, em que repudia o comportamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e acusa-o de ter se colocado “a serviço dos conservadores, da imprensa neoliberal e de todos que querem criminalizar os movimentos sociais e seus representantes no parlamento, usando, inclusive, o processo eleitoral a serviço dos reacionários”.

    “A CUT, que sempre defendeu e sempre defenderá o combate à corrupção e aos corruptores, não admite, no entanto, que os juízes julguem por “inferência”, pela intenção premeditada. Exigimos que todos os brasileiros sejam julgados e condenados a partir de provas concretas e que a lei tenha o mesmo rigor independentemente de partido, ideias ou concepções políticas. Ou seja, que o comportamento recente do STF não abra caminho para a “flexibilização” da lei brasileira, conforme conveniências políticas”, afirma a nota.

    E prossegue:

    “Para que tenhamos um Brasil mais democrático, mais honesto, mais inclusivo e competitivo internacionalmente, defendemos que seja feita uma ampla reforma do Sistema Judiciário Brasileiro, para que as regras legais sejam adequadas à realidade, diminuindo as subjetividades e aumentando a transparência e controle social na gestão, evitando manipulações e casuísmos na Justiça.

    Reiteramos a importância de realizarmos a reforma política, com financiamento público de campanhas. Democracia se conquista praticando e quem deve governar são os eleitos pelo povo”.

    A CUT manifesta solidariedade com LULA e com o Partido dos Trabalhadores, apontando-os como responsáveis pelas profundas transformações recentes no País. E anuncia que “vai defender o legado de transformações sociais que conquistamos nos últimos anos, debatendo este tema em todo o Brasil e nas instâncias internacionais”.

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21053

  22. qua, 10/10/2012 - 23:37
    Edineuza

    Miruna,

    Eu sei que nada vai diminuir a dor que sentes hoje, mas o povo brasileiro já começou a dar a resposta e vai terminar no dia 28, elegendo Haddad e muitos outros homens de fibra como seu pai, aos facisnazista que não se conformam que pobre possa estudar nas grandes universidades, possam andar de carro e comer pelo menos uma vez ao dia, coisa que só um nordestino analfabeto, pobre e trabalhador foi capaz de fazer.

    Força nesse momento dificil.

  23. qua, 10/10/2012 - 23:03
    Omar

    Mirnua, o povo brasileiro não manipulável está com vocês! Não sei qual a sua crença mas tenha certeza que a JUSTIÇA de VERDADE, a JUSTIÇA DIVINA nunca dorme! A hora dos manipuladores chegará e eles se arrependerão! FORÇA, FORÇA E FORÇA! A MILITÂNCIA DO PT ESTÁ COM VOCêS!!!!

  24. qua, 10/10/2012 - 23:00
    Sérgio José de Andrade

    Querida, seu pai é um guerreiro histórico, toda a minha solidariedade e de todos os brasileiros que tem consciência política e histórica. Um abraço a toda a sua familia e principalmente ao seu pai. Ele não está sozinho.

  25. qua, 10/10/2012 - 22:17
    J Souza

    As biografias dos ministros do STF, que nunca lutaram pelo povo, são ridículas se comparadas às do Genoíno e do Dirceu.

    P.S.: Aos desavisados, não confundir biografia com currículo.

    • qua, 10/10/2012 - 23:32
      edson brito

      Olha me revolta ver um ser humano honrado e descente ser execrado, nenhuma gratidão com seu passado,nesta hora tenho vergonha da justiça de nosso País ,o que move aqueles magistrados, qual o prazer de condenar sem provas, ainda como pode o ministro Tófulos a unica esperança de dignidade seguir os aprendizes de Torquemada, sinto asco,Jóse Genuino sempre fui seu eleitor você sempre foi o mais eloquente defensor dos direitos humanos, e agora isto lhe é negado pela mais alta (baixa) corte deste País, sinto vergonha de ser brasileiro.

  26. qua, 10/10/2012 - 21:56
    Darci Scavone

    Miruna,
    Poderia ir na tua casa e falar pessoalmente. Miruna fomos vizinhas. Te conheci pequena. Lembro teu pai quando fomos comprar a casa no Butanta. Financiada pelo Bradesco. Ele já era deputado, não tinha conta no banco e nem sabia como fazer empréstimo em banco. Sou testemunha da dedicação e do despreendimento do Genoino para as coisas materiais e sei também o quanto ele confia nas pessoas. Quando confia confia por inteiro. Minha solidariedade.
    Darci Scavone

  27. qua, 10/10/2012 - 21:41
    Isidoro Guedes

    Desejo à família Genoino muita força, coragem e determinação. E tenham a certeza de que contarão com o apoio e carinho de milhões de brasileiros anômimos, porém solidários com essa injustiça gestada e produzida pela mídia e por partidos políticos que não se conformam com derrotas no campo democrático. E o que é pior, com a participação da mais alta corte de justiça do país, que se acovardou e se apequenou ante essa pressão avassaladora que os donos do poder e as elites econômicas exercem contra o PT.
    Na sede vingança para criminalizar o partido do presidente não mediram consequências. E não se constrangeram em forçar a condenação de pessoas inocentes (mesmo sem provas).
    Agora podemos dizer que temos um retrocesso. E se é que tinhamos uma democracia, essa democracia fragilizou-se com a criminalização da política e as manobras bem urdidas da mídia para solapar (através dos tribunais viciados pela pressão) os direitos constitucionais garantidos pelo Estado Democrático de Direito (e justificar futuras investidas contra o ex-presidente Lula e contra a presidente Dilma).
    Se nada for feito, tempos negros virão, agora não mais através de uma ditadura militar, mas de uma ditadura judicial-midiática (que mesmo sem o poder do voto se acha no direito de desrespeitar e de controlar a tudo e a todos).

  28. Miruna,

    parabéns pela iniciativa de não se esconder e de se expor em defesa do seu pai. Genoino é herói. Era gente como ele que o povo brasileiro queria ver governando o país. Gente que sentiu na pele as dores e injustiças da nossa história. O fato é que a guerra ainda não acabou. Ter chegado ao governo do país não foi o último capítulo. Na nossa realidade, não se vive feliz para sempre. O que move agora é saber que também esse julgamento tendencioso foi apenas mais um capítulo nessa história. Mais um golpe nessa luta de classes que o país enfrenta. Seu pai está do lado certo e não está sozinho. E todos que estamos ao lado dele somos mais corajosos, porque somos movidos pela certeza da justiça, temos a honra dentro de nós, e cabe a nós fazer da nossa vida inteira a bandeira em defesa do povo. Lembra dos homens essenciais, aqueles acima dos bons? São os que morrem lutando. Mas não tardará para que a imagem do herói seja revelada de novo. Lula precisou de muito tempo até convencer o povo de que a imagem que a mídia havia criado era mentirosa. E ele conseguiu. Genoino não foi julgado pelo povo. Foi vítima de um jogo de cartas marcadas do interesse de uma elite econômica. Genoino é absolvido pelo povo brasileiro e tem todo o nosso apoio. Coragem!

  29. qua, 10/10/2012 - 21:14
    sil

    Minha total solidariedade!A Luta continua!

  30. qua, 10/10/2012 - 21:10
    Regina Braga

    Grande Genoino…o povo brasileiro deve muito a vcs.Acatar sim,Calar não.Continuem na luta,com a coragem de sempre,com o nacionalismo de sempre e com a causa de sempre:a democracia.A pior ditadura ,é aquela que oprime,massacra,executa, e que ninguém parece ver.Força!!!

  31. qua, 10/10/2012 - 21:10
    Gerson Carneiro

    Em função do que acontece com os dois (Genoíno e Dirceu) revi ao filme LAMARCA e concluí: ambos entraram para a galeria dos meus herois.

  32. seu pai é um herói.

    honras. ao herói.

    ..

  33. qua, 10/10/2012 - 20:44
    Arlete

    Em tempo: Miruna veja o aumento de vitórias para prefeituras que serão governadas pelo PT. Isto nos engrandece e nos faz refletir que a luta deste Genoino/GENUINO senhor não foi, e nunca terá sido em vão. E VIVA A DEMOCRACIA, sempre ferida, MAS JAMAIS DERROTADA!!!!!!!

  34. qua, 10/10/2012 - 20:39
    Arlete

    Miruna, nem Jesus conseguiu agradar o mundo, todas as pessoas que contestam erros de poderosos, que lutam pelos pobres e desfavorecidos são e serão sempre perseguidos. A ditadura no Brasil não acabou, os feitores da escravidão continuam aí,apenas ao invés de chicotes no sentido real da palavra utilizam a mídia para ferir e condenar e encontram apoio dos covardes que se travestem de togas e outros paramentos para legalizar a injustiça.

  35. qua, 10/10/2012 - 20:37
    Julio Silveira

    Tenho profundo respeito pela dor dos familiares que afinal também acabam de certa forma sendo punidos pelo punição ao familiar.
    Mas em relação a pessoa do Genuino, a sua punição, não lhe presto solidariedade. Por que, de posse dos autos, que eu não possuo, os juizes entenderam, a meu ver justamente, pela sua culpabilidade.
    Para mim um fato foi preponderante para minha pouca solidariedade foi que ele enquanto lider de um partido importante, teve um familiar cuja imagem foi exposta carregando dinheiro na cueca. Francamente, por que? Quem explica isso? Os militantes apaixonados poderão dizer que não foi ele, no que estão certos, mas foi de seu partido, seu irmão, só muita ingenuidade para dissociá-lo do fato, da cultura, da falta de respeito ao proprio partido. Ali perdi o respeito por essa turma e achei que poderiam esconder muito mais.

    • qua, 10/10/2012 - 22:49
      Bertold

      Cara, você passou do limite da ignorância e da desinformação. Na existiu “dinheiro na cueca”, o portador não era parente do Genoíno, os tais dóllares foram devidamente devolvidos pela justiça ao seu dono porque era legal e o irmão do Genoíno injustamente envolvido e acusado nessa trama midiática foi também inocentado pela justiça. Sendo assim, por quê não se cala?

      • qui, 11/10/2012 - 7:46
        Julio Silveira

        Cara, minha sugestão é que “as vitimas” fossem a justiça exigir da midia que divulgou o trabalho da Policia um esclarecimento publico, para que desinformados como eu pudessem ser esclarecidos e isso não ficasse apenas no exclusivo nucleo dos amigos bem informados. Não ví nenhum desmentido publico nem empenho para que isso ocorresse, e não esqueça essa gente vive de informação. Não sou vaca de presépio de poderoso nem de midia corporativa. Acho que este governo foi tão bonzinho com a midia e suas inconsequências que não pode reclamar dela depois das consequencias e apenas quando os proprios passam a ser vitimas, se é que realmente são.
        E a propósito mandar calar sem entender a base da critica e se comportar com a mesma arrogancia dos trolls que gente como vc diz existir de outro lado, para mim voce inaugura outro tipo de troll o troll progressista.

  36. qua, 10/10/2012 - 20:26
    cybelle cardozo

    Miruna, todo apoio a vcs, ao Dirceu e ao Genoino!!

    Vergonha do STF!!Vamos às ruas quantas vezes for preciso.

    Força, venceremos
    Abraços
    Cybelle Cardozo – socióloga

  37. qua, 10/10/2012 - 19:36
    Messias Franca de Macedo

    O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!

    GOLPE NUNCA MAIS!

    AS RUAS ESPERAM, ANSIOSAS, POR VOZES! OU NÃO?!…

    Hasta la Victoria Siempre!

    Saudações democráticas, progressistas, nacionalistas, civilizatórias e anti-golpistas,

    BRASIL NAÇÃO
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  38. qua, 10/10/2012 - 19:23
    Messias Franca de Macedo

    Homem de conspícua estatura moral e intelectual, José Genoíno não tem familiares, apenas, entre os seus entes consaguíneos…
    Consideram, também, seus familiares todos os verdadeiros brasileiros e brasileiros que conhecem um pouco da história do Brasil – e que se identificam com os ideais de fraternidade, solidariedade, humanismo, justiça social, honradez, intrepidez, nacionalismo… E nos orgulhamos deste privilégio e honra!
    Portanto, Miruna Genoino, você, realmente, tem que idolatrar o seu pai; você e os seus irmãos devem – ainda que na dor lancinante – festejar a excelsa ventura de ter o pai digno, combativo, humano… De valor inefável para a [autêntica] história do Brasil…
    Todavia, “não é hora de chover no molhado! Afinal” Dileta Miruna, creia, nós confiamos, admiramos e respeitamos muito o seu pai, e lhe somos gratos. Ademais, nós sabemos quem são os biltres de sempre a enxovalhar a nação, movidos do desprezo pelas próprias ignorâncias, lembrando o eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano.

    • qua, 10/10/2012 - 19:34
      Messias Franca de Macedo

      Dileta Miruna, segue uma ínfima tentativa de contribuição, originalmente encaminhada aos ‘blogueiros progressistas’ ["os blogueiros sujos"! (RISOS)]

      Felicidades a todos vocês!

      Respeitosas saudações democráticas, progressistas, nacionalistas e civilizatórias,

      Brasil Nação – em homenagem ao egrégio, competente,nacionalista, honesto, intrépido e valoroso brasileiro José Genoíno
      Bahia, Feira de Santana
      Messias Franca de Macedo

      Prezados, competentes, impávidos e radicalmente democráticos blogueiros progressistas, humildemente, sugiro que os senhores disponibilizem em suas conspícuas e democráticas casas cibernéticas um documento manifestando o repúdio veemente do verdadeiro povo brasileiro ao golpe perpetrado pelo conluio mídia hegemônica e STF. O documento deve enfatizar a lídima não aceitação de uma condenação sem provas nos autos, eivada de subjetivismos e desprezo aos mais elementares pressupostos jurídicos. Uma afronta inaceitável ao Estado Democrático e de Direito…

      • qua, 10/10/2012 - 19:35
        Messias Franca de Macedo

        … O documento serviria, também, para compor o recurso a ser encaminhado à Corte Internacional da OEA… Corte do Direito do Direito de Defesa…

        NOTA: o documento teria como primeiros signátários “os blogueiros sujos”! Em seguida, o abaixo-assinado ficaria disponível na internete, nas Igrejas, nos sindicatos, nas vilas, nas ruas…

        (“A praça é do povo,
        como o céu é do condor”
        Castro Alves)

        Brasil Nação – em homenagem ao egrégio, competente,nacionalista, honesto, intrépido e valoroso brasileiro José Genoíno
        Bahia, Feira de Santana
        Messias Franca de Macedo

  39. qua, 10/10/2012 - 19:22
    Ricardo Maciel

    Miruna, tenho vergonha do STF e me solidarizo com você, sua família e, especialmente, com seu pai.
    Ricardo Maciel.

  40. qua, 10/10/2012 - 18:15
    ejedelmal

    Há uma “boa” notícia nisso: enquanto a direita regurgita seu ódio, sufoca-se enquanto se delicia com o próprio vômito.

    • qua, 10/10/2012 - 18:44
      Samira

      Concordo com você. Os que condenam o pai da Miruna e toda a cúpula do partido do pai da Miruna são da mesma cepa dos que condenavam, nas auditorias militares, os que se opunham à ditadura vigente. Também condenavam sem provas, em um regime de exceção – que era um eufemismo para classificar a ditadura. Miruna, o povo ama o Lula, Genoíno, Dirceu, todos agora te amamos também! A prova disso está nas urnas: o PT cresceu nessas eleições, ganhou mais vereadores e prefeitos. Você, sua mãe, seu pai e toda sua família fazem parte do nosso coração e de nossas preces.

  41. qua, 10/10/2012 - 18:14
    Wildner Arcanjo

    Estou triste pelos acontecimentos dos últimos dias. Algo tão escabroso, nebuloso e truculento como o Golpe de 64… para mim, que não era vivo em 64, acho que pode ter sido até pior! Ao menos em 64 a Esquerda, TODA ELA, se insurgiu contra o golpe gestado pela Elite e seus capachos. Neste episódio igualmente gestado por esses mesmos crápulas o PT ficou mudo! a Esquerda ficou muda! Os setores sociais e populares ficaram mudos! não houve defesa veemente do PT, do Genuíno, do Dirceu, mas, acima de tudo e o que é mais grave, não houve defesa das Leis, da Democracia, da nossa Carta Magna (que diz que todos somos iguais perante a lei)! Não houve defesa de um plano de governo realmente voltado para o Brasil para os valores do povo brasileiro, feito por brasileiros. O PT se fechou em uma disputa interna política, aproveitando o fato para enfraquecer antigas lideranças, a Esquerda aproveitou o fato para atingir um partido político que tinha conseguido êxito em sua proposta. Esquerda nossa esta que, à exemplo da Direita retrógrada deste País (de Bananas, Cafezais, Plantações de Cana e senhores de fazendas e engenhos) não tinham sequer um plano político que atendesse a Sociedade (qual era a outra via que se apresentava à esquerda ou à direita que não o plano político traçado pelo PT?). PT e Equerda esqueceram a quem representavam para satisfazer os seus projetos ideológicos. Esqueceram aqueles que representavam e que podem os maiores prejudicados neste episódio: o Povo.

    • qui, 11/10/2012 - 7:17
      Larissa

      O que este senhor quis dizer. Um tradutor, por favor! Não venha aqui enlamear um grito de dor. Tenha piedade já que vergonha é o que lhe falta. Não adianta comer hóstia todo dia se é um ferrinho de dentista

      • qui, 11/10/2012 - 11:32
        Wildner Arcanjo

        Preciso desenhar para você? Ou você só vê esquerda e direita?

      • qui, 11/10/2012 - 11:43
        Wildner Arcanjo

        Ademais, não vou ficar lastimando o acontecido, demostrando dor ou piedade. Genuino não é homem que se preze a este papel! Ele não merece isso! Ele é homem de tomar choque, porrada no pau de arara e continuar de cabeça em pé! Ele é brasileiro e que a dispeito de tudo o que sofreu, continuou sóbrio e íntegro para nos dar o que temos hoje: a esperança de um país realmente democrático, igualitário e livre! Fico triste porque muitos que demonstram pesares, dores, lágrimas (de crocodilho ou não) nada fizeram antes para que isto não tivesse acontecido! Eu me incluo no meio detes que nada fizeram. Mas também não encaro esta condenação como derrota é sim uma vitória (vitória sim!). Nos mostra o quanto mesquinho, rancoroso e medonho é a nossa República. O quanto estamos longe para sermos realmente Democracia e o quanto ainda estamos longe para sermos realmente livres e independentes!

  42. qua, 10/10/2012 - 18:08
    Roland

    Miruna, lamento viver num país em que esse tipo de julgamentos ainda acontecem. Muita força, fé e esperança para você, Genoíno e toda a família. De longe, o meu abraço solidário!

  43. qua, 10/10/2012 - 17:38
    Suzana Guerra Albornoz

    Sinto-me inteiramente solidária com o companheiro José Genoino e sua família! E estou convencida de que devemos ser muitos os que estamos sensibilizados com o que está acontecendo, sob as aparências de progresso moral. Julgo detestável essa perseguição maciça espetacular, orquestrada pelos meios de comunicação que não são isentos e tomaram partido. Arvoram-se em defensores da moral com um jogo de cena sem escrúpulos, em busca de um sucesso fácil!
    Votos de muita força! As vicissitudes são ocasião para aprendizagem e fortalecimento.
    Um grande abraço!
    Suzana Albornoz(escritora- Rio Grande do Sul)

  44. qua, 10/10/2012 - 17:25
    Manico

    Querida Miruna,
    Recebas o nosso apoio. Se necessário sairemos de novo às ruas e mostraremos a nossa cara.
    Um salafrário como o sr. rodrigo leme, só pode ter participado da luta nos porões da ditadura.
    Cara de páu, ainda tem coragem de se manifestar. Com certeza não honra a Pátria Brasileira e nem conhece a sua história.
    Teu lugar está garantido para que responda pelo que ja cometeu e ainda pelo que cometes.

  45. qua, 10/10/2012 - 17:19
    babi

    Diariamente acesso esse blog, porém, raramente participo com comentários, mas hoje preciso externar toda minha solidariedade. Miruna, força, mas muita força mesmo. Muita força, luta, coragem, determinação e fé. Não esmoreçam, não desistam! Esperança, sempre. Grande abraço.

  46. qua, 10/10/2012 - 17:05
    valter

    Contra a injustiça, covardia, ódio e rancor do pstf, demotucanos, pig, prevaricador, envio à toda familia de José Genoino a minha sincera solidariedade. Vocês vencerão tudo. Deus e os homens de bem estão ao seu lado. Abraços.

  47. Durante o “julgamento do século”, no Supremo,tentei me enganar,talvez como autodefesa, e não acreditava que José Genoino e José Dirceu fossem condenados, pelo simples fato de não existirem provas concretas sobre ambos. Mas hoje,especialmente quando li as cartas de Miruna e de Genoino,caí no choro. Cheguei a ter choros convulsivos. Nesso momento gostaria de estar pertinho da família Genoino.Gostaria de oferecer o meu ombro, o meu colo; de dar um abraço forte e prolongado em todos, e de oferecer também, e principalmente, os meus ouvidos para toda da família reclamar à vontade. Acho pouco tudo isso, mas pode acalentar um pouquinho. Genoino,sei que é difícil,mas se você acreditar que todos nós acreditamos em você, certamente que um certo alívio

  48. qua, 10/10/2012 - 16:58
    Uchoa

    Cara Miruna, escrevo esta mensagem com lágrimas caindo sobre o teclado para prestar minha solidariedade ao conterraneo, companheiro e incançável lutador da liberdade e da igualdade José Genoíno.

  49. qua, 10/10/2012 - 15:42
    J Souza

    O Supremo Tribunal Federal provou que, no Brasil, a lei não é igual para todos!

  50. qua, 10/10/2012 - 14:47
    Luís Carlos

    Ontem foi o dia da condenação da democracia. Julgamento e condenação sem fundamento nos autos, sem base em evidências documentais, sem provas… …por outro lado, aqueles que se agarram a essa suposta vitória, entram para história como ratos, traindo mais uma vez o Estado Democrático de Direito, atacando as liberdades e adoecendo ainda mais as instituições tentando impor sua versão, sem fundamento em evidências, como se fosse A verdade.
    A aparente derrota será novamente corrigida pela história. Somente a história pode corrigir e resgatar violências como as cometidas pelo STF e pela grande mídia e seu moralismo seletivo. Seletivo, pois não defenderão as mesmas teses para julgar tucanos, demos, empresários e jornalistas criminosos. Farão. vitas grossas, pois odeiam a democracia , mesmo essa pálida democracia representativa que sustentam, quando na verdade anseiam pelo autoritarismo explícito a beneficiar seus inconfessáveis interesses.
    Genoíno, ontem, novamente deu mais um passo para ficar imortalizado na história. Na disputa das versões sobre o fato, contaremos uma bem diferente da verdade prostituída disseminada pela grande mídia. Genoíno nela terá o papel de herói, resistente aos sofisticados torturadores da verdade.

  51. Miruna
    Que orgulho deve estar sentindo o Genuino com o que voce escreveu. Eu tenho 62 anos e chorei ao ler seu relato. Eu também viví esta epoca como militante. Nunca fui preso mas tive muitos amigos que foram mortos pela ditadura que teu pai enfrentou com coragem e paixão pelo povo brasileiro. Acompaqmho com angústia, raiva e decepção o julgaqmento do “século” conforme cunhou a imprensa. É uma vegonha para todo o Brasil a forma como tratam aqueles que nos livraram da sangrenta ditadura que matou, incinerou, violentou e aterrorizou o povo brasileiro. diga ao Genuino que muitos milhares de bgrasileiros estão sofrendo com ele e estão solidários com a familia, os filhos e os netos. Logo ali adiante o sol aparecerá e com ele a verdade virá a tona. Me sinto condenado junto com ele. Não desanime que estaremos junto com vocês.

    Jairo Carneiro
    Federação dos metalúrgicos-RS

  52. qua, 10/10/2012 - 14:11
    Marcia Noemia

    Tenho 56 anos e sou filha de pais nordestinos e comunistas. Em meio a ditadura militar, momento em que o Exército brasileiro invadia a minha casa e levava o meu pai preso, eu menina, na década de 60, não entendia bem o que acontecia. Em um episódio da minha infância, a minha amiga de brincadeiras de boneca me disse que não poderia mais brincar comigo porque eu era comunista. Sou solidária a sua família. Você não imagina a dor que sinto por tudo isto pelo o que o seu pai está passando. É duro, muito duro saber da história e da memória dele em contraponto aos verdadeiros bandidos que vilipendiaram e vilipendiam de fato esta nação e nunca foram punidos. FORÇA Genoíno! A luta não acabou, ela continua.

  53. qua, 10/10/2012 - 13:56
    Valmont

    O comentário desse Rodrigo Leme nos dá ânsia de vômito.
    Ultrapassa os limites da trollagem para atingir os píncaros da CANALHICE.

  54. qua, 10/10/2012 - 13:47
    maria regina lima

    Miruna, a você, sua famíla, em particular a Genoino, minha gratidão e admiração, como vocês sofro muito com esse embuste de justiça, o que desejo acima de tudo é a verdade e que ela nos redima de todo esse mal.

  55. qua, 10/10/2012 - 13:18
    Rodrigo Leme

    A cadeia está cheia de gente que viveu uma vida humilde e passou por dificuldade. Genoíno é mais um. O que muda pra essa patota que o apóia é um senso burro de colocar o partido acima do que é justo, como se fosse uma entidade acima das leis.

    Ontem foi o dia de cair na real pra quem achava que no Brasil o PT tudo podia.

    • qua, 10/10/2012 - 13:56
      Tursi

      Ao contrário caro reacionário, quem tudo pode no Brasil é o PSDB, partido que tem licença 007 para roubar, mentir e fazer qualquer maracutaia à vontade sem ser incomodado e ainda posando de ético pois tem no bolso procuradores, juízes e mídia.

    • qua, 10/10/2012 - 13:58
      Marcia Noemia

      Você deveria respeitar a dor dos outros e simplismente se calar.

    • qua, 10/10/2012 - 14:18
      Chomsky

      Vc nem sabe quem é o Genoíno, cara. Acima da lei está, sim, o Maluf, o Dantas, o Cacciola, o Collor, o Serra e muitos outros meliantes q pessoas como vc exaltam. Acima da lei estão os delinquentes da Veja. Ou então os torturadore e estupradores do regime militar q pessoas de sua laia devem adorar. Gente abjeta. Vcs são o lixo do mundo.

    • qua, 10/10/2012 - 17:15
      Charles

      1 minuto de silêncio para o seu comentário………….você não merece resposta rapaz!!!

    • qua, 10/10/2012 - 18:28
      valdecir

      Rodrigo Leme,
      Ao que parece você não tem nada a acrescentar. O melhor que poderia fazer é ficar calado.

    • qua, 10/10/2012 - 18:40
      Edno Lima

      José Genoíno diz que ainda vai provar a própria inocência. Já foi condenado por corrupção pela mais alta corte do país. Onde ele pensa provar a inocência? Num tribunal do sistema solar ou na Via Láctea??

    • qua, 10/10/2012 - 19:27
      Mário SF Alves

      O troll deveria ao menos saber a hora na qual seus precários argumentos são, não apenas estéreis, mas, sobretudo, degradantes.
      Aderir e se submeter à ideologia e ao capitalismo mais selvagem do mundo, viver de renda e/ou de especulação financeira e arrotar grandeza deve ser seu estado de glória, não?
      Saiba troll: nem todos admitem morrer como covardes.

    • qua, 10/10/2012 - 19:46
      Francisco

      Dizem que esse julgamento é o do século. Errado. É um julgamento banal.

      Nada mais comum do que julgar, condenar e executar quem se coloca ao lado das lutas populares. Para esses, o STF e a justiça sempre funcionou nos prazos e com rigor:

      Luis Carlos Prestes
      João Cândido
      João Sabino
      Marighella
      Dilma
      Frei Tito
      Pagu
      Não há nenhuma novidade em meter comunista na cadeia

      Do século será o julgamento, em que o STF julgar com o rigor, a desfaçatez (chegaram a dormir durante a defesa dos réus…) e o açodamento, QUALQUER dos crimes politicos atribuidos aos partidos “da Casa Grande”.

      Carandiru
      Carajás
      Furnas
      Privataria
      Cachoeira
      Crimes contra a humanidade do Regime militar.

    • qui, 11/10/2012 - 0:13
      Márcio Carneiro

      O comentário está perfeito, doa a quem doer.

      O maior pecado do PT foi achar que o partido estava acima do estado e das leis.

      Como não dizer isso se nem o ex-advogado do PT (Toffoli) considerou o Genoíno inocente? É muita suspensão de juízo acreditar que quem há três anos atrás estava na folha de pagamento do PT, agora condena um ex-presidente do partido dele, fez isso por estar ligado as ditas elites reacionárias.

  56. qua, 10/10/2012 - 13:17
    Eunice

    Usaram um ser humano para um espetáculo! Na atual situação ninguém mais tem garantia alguma, a não ser a eláite.

    Neste momento penso em oração e silêncio, apenas. Estejam confiantes,
    haverá uma saída.Forte Abraço.

  57. qua, 10/10/2012 - 13:10
    Danilo Morais

    Em nome da justiça e da verdade todo apoio e solidariedade a José Genoino e sua família.

    • Estamos com a família Genuíno para o que der e vier. Odeio esse STF que tem dois pesos e duas medidas. Quantos crimes hediondos eles fizeram vistas grossas????Agora para aparecer na mídia dão uma de justiceiros. Fora essa elite corrupta e esse judiciário conivente.

  58. qua, 10/10/2012 - 13:05
    Bonifa

    Esta patranha do mensalão tem todo o jeito de um tipo padrão de patranha brasileira bolada para ter uma sequência crescente de acontecimentos complementares, pretendendo tudo ao fim jogar o país nos braços de um grupo político conservador, pelo golpe de eleições viciadas por propaganda enganosa. Pelo exame da história, prevemos então que tal manobra está condenada ao fracasso completo, já que este tipo de patranha não pode ter vida longa no Brasil. Os acontecimentos completares falharão e faltarão. Será tudo então desmascarado por seguidos esclarecimentos que haverão de deixar em tão má situação os comparsas da patranha, que melhor para as forças conservadoras será tirálos do palco e tentar escondêlos nas cavernas do frio esquecimento.

  59. qua, 10/10/2012 - 13:02
    Agostinho

    Comentar…Que vergonha uma corte suprema condenar pessoas sem provas. A democracia do país está em risco. A elite e agrande mídia preferem a ditadura. É uma pena. O povo deverá reagir. Deveremos tirar a palavra supremo da corte. Ela não pode, com esses juízes, ser suprema.

  60. qua, 10/10/2012 - 12:47
    Alberto

    Miruna, a minha solidariedade e que seu sofrimento acabe logo

  61. qua, 10/10/2012 - 12:47
    JoãoP

    Desejo `a família muita energia, lucidez e saúde para seguir em frente e desmontar a farsa. É uma pena que muitas pessoas ainda não perceberam a gravidade do que vem acontecendo: um julgamento de ideológico!

Comentar